Angola, Alto Catumbela, 2016

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam e das cinzas renasce A PAZ.

Ver também Notícias de 2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Notícias soltas:

Ganda, 30 de novembro de 2016 - Habitantes da Ganda ganham serviços de identificação civil e criminal.
Os habitantes do município da Ganda, na província de Benguela, contam desde terça-feira com uma repartição dos serviços de identificação civil e criminal, inaugurada pelo governador provincial, Isaac dos Anjos.

Com capacidade para emitir em média 150 bilhetes de identidade por dia, a estrutura possui salas técnica, de atendimento público, de recolha de dados, de registo criminal e para emissão do bilhete de identidade e vai funcionar com quatro trabalhadores. Na ocasião, o chefe de departamento dos Serviços de Identificação Civil e Criminal em Benguela, Celestino Kanguanda, garantiu que estão criadas todas as condições para melhor servir a população em termos de atribuição do direito de cidadania.


Ganda, 20 de novembro de 2016 - Magistério Primário lança novos finalistas.
Trinta e seis finalistas da Escola de Formação de Professores Magistério Primário foram lançados no mercado de emprego, sábado último, no município da Ganda, província de Benguela.

Durante quatro anos, formaram-se em diversos cursos, inseridos nas disciplinas metodológicas e curriculares de língua portuguesa, matemática, física, química, biologia, história, geografia, expressão motora, visual, musical, teoria educacional, análises sociológicas e informática. Constou ainda dos cursos questões metodológicas do estudo sobre o meio, ciências de natureza, psicologia, filosofia, higiene e saúde, formação pessoal, social e deontológico, línguas francesas e inglesa, estágio pedagógico e capacitação. Na sua mensagem, os finalistas realçaram a importância do ensino e aprendizagem na formação do homem novo levado acabo pela instituição, para servir variantes facetas do projecto rumo ao desenvolvimento do país. Ressaltaram o papel e a proporção da actividade educativa desempenhado pelos professores para concretização deste desiderato, entendendo que sem isso a sociedade deixaria de ter um horizonte.


Ganda, 6 de novembro de 2016 - Descarga atmosférica mata uma pessoa e fere 11.
Uma pessoa morreu e 11 outras ficaram gravemente feridas neste sábado, no município da Ganda, província de Benguela, em consequência da descarga atmosféricas causadas pela chuva que se registou na região.

O facto aconteceu por volta das 17 horas, quando uma descarga atmosférica atingiu 12 pessoas de ambos sexos, dentre feirantes e compradores do mercado informal da Ganda, dos quais um jovem de 15 anos que morreu de imediato. Falando à Angop, o director geral do hospital da Ganda, Sebastião Cavaya, informou que duas senhoras, das 11 pessoas feridas e que deram entradas ao hospital para tratamento médico, inspiram muitos cuidados. A falta de para raios é apontada como a causa principal destes desastres catastróficos e naturais que nessa época chuvosa vêem dizimando vidas humanas, animais e vegetais na região. Por outro lado, um jovem de 17 anos morreu sexta-feira, na aldeia de Tchicala Tchovota (Alto Catumbela), em consequência da queda de uma árvore devido aos fortes ventos.


Cubal, 4 de novembro de 2016 - Instituto Médio de Saúde forma 316 técnicos no Cubal.
Trezentos e 16 técnicos de enfermagem foram lançados hoje, sexta-feira, para o mercado de trabalho, no município do Cubal, província de Benguela, pelo Instituto Médio de Saúde local.

Durante dois anos, os técnicos foram formados nas disciplinas de gestão hospitalar, cirurgia, farmácia, saúde mental, nutrição, anatomia, ética e enfermagem. Com estes 316 novos técnicos, eleva-se para 611 formados em enfermagem lançados ao mercado de emprego desde 2013 pela instituição.


Benguela, 6 de outubro de 2016 - Catumbela assinala cinco anos de existência.
O município da Catumbela, a mais nova unidade administrativa da província de Benguela, assinalou esta quarta-feira cinco anos de existência sob o signo de crescimento económico e desenvolvimento social, desde a sua desanexação do Lobito.


Ganda, 4 de outubro de 2016 - Cidadãos recebem terrenos para auto-construção dirigida.
Cento e 80 lotes infra-estruturados no ex-aeródromo do município da Ganda, província de Benguela, foram distribuídos hoje, terça-feira, às populações requerentes para autoconstrução dirigida.

O acto de entrega foi procedido pelo administrador local, António Kapewa Kalianguila, que num breve encontro estabeleceu etapas e modalidades de execução das residências. A administração municipal da Ganda possui cinco reservas fundiárias para infraestruturação de 800 lotes demarcados destinados a auto-construção dirigida nas áreas do ex-aeródromo, adjacente -frontal, Bonjongolo, Dongoroka e Okutuika.


Benguela, 21 de setembro de 2016 - Alfabetizados mais de 600 mil cidadãos na província.
Seiscentos e quarenta mil e 226 cidadãos aprenderam a ler e a escrever no período entre 2007 e 2016, na província de Benguela, no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), afirmou o seu coordenador, Mário João Manuel.


Huambo, 21 de setembro de 2016 - Cidade do Huambo comemora 104 anos.
A cidade do Huambo comemora hoje, quarta-feira, 104 anos desde a sua fundação, pelo então governador-geral de Angola, general José Mendes Ribeiro Norton de Matos.

A cidade vive, desde o dia 1 de Agosto, uma agitação total, festa e folia, ambiente que se nota nas suas principais artérias, tornando-se pequena para os milhares de visitantes e turistas de diferentes pontos do país, ávidos de participar nas comemorações. O nome da urbe se deve ao mítico caçador Huambo Calunga, oriundo do Cuanza Sul, que habitava na localidade de Muangunja, no município da Caála. Contrariamente ao que muitas fontes históricas sustentam, não foi este caçador quem fundou a cidade do Huambo, mas sim o general José Norton de Matos. Logo após a sua fundação, a cidade do Huambo deu um grande impulso para a vida social e económica, principalmente no ramo do comércio, indústria, agricultura, pecuária e construção de infra-estruturas sociais, cujos efeitos positivos e significativos para o desenvolvimento da província tornaram-na numa referência nacional em diversos domínios da vida.

Em 1928, período em que Vicente Ferreira foi governador-geral de Angola, a cidade do Huambo, de acordo com a "Carta Orgânica de Angola", Título I, foi proposta à capital do país, além de a terem atribuído a designação de Nova Lisboa, em homenagem à cidade de Lisboa, capital de Portugal. Vigorou o nome, mas a capitalidade não vingou por várias razões.


Luanda, 19 de setembro de 2016 - Docente universitário fala dos ganhos da paz para Angola
O docente universitário angolano Mário Pinto de Andrade afirmou sábado, na capital bissau-guineense, Bissau, que o acordo de paz assinado em 2002 permitiu Angola consolidar as instituições democráticas e institucionais, com a realização regular de eleições.

O acordo de paz assinado em 2002 deu por encerrado, em definitivo, o longo período de guerra-civil, através do Memorando de Entendimento de Luena. Mário Pinto de Andrade integrou a delegação do MPLA convidada à Conferência Internacional dedicada aos 60 anos da fundação do PAIGC, que hoje, segunda-feira, se assinala, e que decorre em Bissau sob o lema “O legado de Amílcar Cabral face aos desafios da ética contemporânea”. O também membro do Comité Central do MPLA referiu-se igualmente como ganhos da paz, a afirmação da governabilidade estável em todo o território nacional e a livre circulação de pessoas e bens. A construção e reconstrução de vias de transporte terrestres (cerca de 18.000 km de estradas e cerca de 1.500 pontes), aéreos (recuperação e construção de aerogares e aeroportos - o novo aeroporto de Luanda, com capacidade para o trânsito de 15 milhões de passageiros/ano - está em fase final de construção), e ferroviários (com as três principais linhas ferroviárias em plena utilização e com o estudo de ligação vertical, já em fase final, entre o CFB e a Zâmbia), foram igualmente referenciados.

Abordando o tema "O legado de Amílcar Cabral e Agostinho Neto para afirmação da africanidade", Mário Pinto de Andrade falou também da recuperação e reconstrução de novas barragens hidro-eléctricas, visando tornar Angola, no final de 2017, totalmente auto-suficiente em energia eléctrica, como ganho resultante da assinatura do memorando de Paz.


Ganda, 19 de setembro de 2016 - Estudantes da UKB doam material didáctico no Alto Catumbela.
Estudantes da Universidade Katyavala Bwila doaram material didáctico a escola do ensino primário Havemos de voltar, localizada na vila do Alto Catumbela, município da Ganda, província de Benguela, no quadro de uma excursão académica a região.

Durante o acto foram entregues quantidades não especificadas de cadernos, esferográficas, borrachas, lápis, afia lápis, esferográficas, entre outros produtos, para beneficiar 200 crianças da referida escola. Os estudantes, que promoveram uma excursão de três dias a região, mostram-se satisfeitos em ajudar as crianças e a comunidade local louvou o gesto, apelando por mais gestos do género. O colectivo de 62 excursionistas - estudantes do 1º ano da especialidade de pedagogia promoveu, na Ganda, actividades de carácter académica, cultural e desportiva para familiarizar-se com a realidade sócio histórica, cultural e económico, tendo visitado sítios de interesse histórico e turístico do município.


Ganda, 3 de setembro de 2016 - além do café...
O primeiro destaque vai para o café, mas a Ganda espera por outro impulso com a reactivação - a médio e longo prazos, da gigante indústria transformadora de carne e de frutas, como augura, em entrevista à Angop, o administrador municipal, António Calianguila.

Falando, em exclusivo, à nossa reportagem, a propósito do estágio actual de desenvolvimento do município da Ganda, tendo como pano de fundo a diversificação da economia, António Calianguila considera que hoje a região não pode depender só do café, que ganhou, na era colonial, fama, não só em Angola, mas também no mundo. E, então, reportou-se aos projectos que tendem para o relançamento da indústria transformadora, com destaque para a de carne suína - em salsichas e chouriços, a antiga Buçaco, especificamente, que remonta à época colonial. Outro impulso vem da indústria de bebidas fermentadas - "Prazeres", na base do ananás. Isto porque, segundo o administrador municipal, a Ganda também tem potencial na produção do fruto do ananaseiro, apesar do momento menos bom neste domínio. "São produtos que comíamos cá na Ganda, quando éramos pequeninos", recorda.

Há luz verde no fim do túnel, para a instalação de uma nova unidade fabril em substituição do antigo Complexo Industrial da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), situado na vila do Alto Catumbela, na Ganda. O CCPA foi, parcialmente, destruído em 1983, na guerra, e, por isso, paralisou a produção. Hoje, parte dos seus trabalhadores sobrevive do corte de eucaliptos para a madeira. Em curso, está já uma avaliação sobre o real estado do perímetro florestal de eucaliptos – principal matéria-prima da fábrica de celulose (que em 1961 iniciou a produção de pasta e papel), como assume o administrador, antecipando como desígnio repor o polígono dessa espécie, que já anda na “casa” dos 50 mil hectares. A tendência é a de substituir esse eucalipto já velho. E tão logo as novas plantações estiverem prontas para alimentar uma fábrica, irá ser montada, num horizonte de três ou quatro anos, a nova unidade industrial para a região voltar a produzir papel, prevê a fonte.


Lobito, 3 de setembro de 2016 - Desenvolvimento caracteriza 103 anos da cidade do Lobito.
A cidade do Lobito completou, nesta sexta-feira, 103 anos de existência, com olhos postos no desenvolvimento da região, traduzidos no crescimento de factores como o Porto Comercial do Lobito e Caminhos de Ferro de Benguela, visando a diversificação da economia e aproximação dos serviços sociais básicos à população.

A história do município do Lobito remonta dos finais do século XIX, princípios do século XX, marcada pelo contrato mineiro, que tinha por objectivo ligar o caminho de ferro de Benguela à Baía do Lobito. Desde então, dado o desenvolvimento do CFB e do Porto Comercial, empresas de dimensão internacional concorrem entre si, fazendo com que a câmara municipal da Catumbela se mudasse para o Lobito, a 02 de Setembro de 1913. O território angolano foi primeiramente habitado por povos Bosquímanes, então encontrados na Baía e no Morro da Quileva, ambos no Lobito, por Árabes no século VI. Os nativos abandonaram a localidade com a chegada dos povos Bantu, encontrando-se presentemente nas províncias do Sul de Angola, com realce para a Huila, Cunene e Cuando Cubango.

A designação de Lobito, segundo fontes, surgiu aquando das caravanas de comerciantes que vinham do planalto de Angola, Bié, para o mercado da Catumbela. Ao chegarem no morro da Quileva (Vitula), observaram que não tinham nada com a região de mangais, já que o único interesse era o mercado da Catumbela. Daí surge a denominação "Lupito", "vupitilo", que significa na língua portuguesa "Zona de passagem" para o mercado da Catumbela, tendo mais tarde evoluído para "lobito", que era a rota das caravanas de comerciantes e mercadores do planalto central para o litoral.


Caimbambo, 31 de agosto de 2016 - Vila de Caimbambo completa 45 anos de existência.
A vila de Caimbambo, 116 quilómetros a sul da cidade de Benguela, completa quinta-feira, 42 anos da sua existência, com olhos postos ao desenvolvimento da região, traduzido na produção dos citrinos para diversificação da economia e aproximação dos serviços sociais básicos à população.

A história do município de Caimbambo, remonta desde o século XX e consta que a região foi primeiramente habitada por povos oriundos da circunscrição do Bocoio( vatchissanji), que abandonararm à localidade com chegado dos Vahanhas. A designação de Caimbambo, surgiu aquanto da chegada na região de um colono português de nome Régua, por volta de 1914, tendo encontrado um velho caçador e nativo originário da sub-tribo Munganda, chamado Mbambo, que vivia no Quimbo que se situava na margem direita do rio Halo que, na altura, era a rota de caravanas de comerciantes e mercadores do planalto Central e Bié para o litoral.


Ganda, 31 de agosto de 2016 - Oito mil alunos beneficiam de merenda escolar na Ganda.
Pelo menos oito mil alunos, de 21 escolas do ensino primário, do município da Ganda, província de Benguela, beneficiam, desde terça-feira, do programa Merenda Escolar, sendo que os lanches são distribuídos pela Organização Não Governamental (ONG) alemã JAM.

O programa, concebido pelo Governo angolano em parceria com a JAM, vai durar três meses, cujas merendas são constituídas fundamentalmente por papas de farinha de soja. O chefe do Departamento para Monitoria e Avaliação da JAM em Benguela, Herculano Martins, garantiu, em declarações à Angop, que até sexta-feira será concluído o processo de abastecimento, com produtos da merenda escolar, as escolas abrangidas. O sector de Educação da Ganda controla 208 escolas, das quais 195 do ensino primário.


Benguela, 26 de agosto de 2016 - Reabilitação da escola do I e II ciclos proporciona espaço para mais alunos.
A realibilitação e ampliação da escola do I e II Ciclos nº 1056, localizada no bairro da Fronteira, proporciona um espaço para acomodar mais alunos no sistema de ensino, afirmou nesta sexta-feira, o vice-governador provincial, Gika da Conceição Morais.

Falando na cerimónia de inauguração da instituição, cuja reabilitação e ampliação contou com o financiamento da Sonangol-E.P e da BP Angola, o responsavel agradeceu aos patrocinadores e destacou a importância da infra-estrutura, na medida em que coloca ao dispor da comunidade mais espaços académicos para que mais cidadãos possam aumentar o seu nível académico e contribuam da melhor forma no desenvolvimento do país, através da administração e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A obra, orçada em 1.283.665 dólares americanos, incluíu a reabilitação de 12 salas de aulas, bloco administrativo e casas de banho. Incluíu igualmente a construção de 12 novas salas de aulas, uma biblioteca, uma cantina escolar, espaço de lazer, um campo multiuso e o muro de vedação. Após este investimento em apoio ao sector da Educação no país, a referida escola ganha capacidade para 2.880 estudantes por ano, além de proporcionar 45 novos postos de trabalho, entre professores, pessoal administrativo e de serviços de apoio.


Cubal, 25 de agosto de 2016 - Mais de 17 mil alunos do ensino primário formados em língua nacional umbundu no Cubal.
Dezassete mil e 438 alunos do ensino primário foram formados em língua nacional umbundu, no município do Cubal, província de Benguela, no âmbito do projecto Inovação de Ensino de Línguas (IEL) - Umbundu, numa iniciativa do Ministério da Educação.

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o coordenador municipal do projecto de inovação de Ensino de Línguas afecto ao Ministério da Educação, Hilário Sapalo, fez uma avaliação positiva da execução do programa. O responsável revelou que o projecto, que se cinge apenas aos alunos da primeira classe, está implantado em 36 escolas, com 379 turmas, e conta com 190 professores, representados na sede municipal, comunas da Capupa, Tumbulo e Yambala. Para o presente ano lectivo, acrescentou, mil e 401 alunos da primeira classe frequentam aulas na língua nacional umbundu, em 36 turmas, nas mais variadas escolas da circunscrição.


Luanda, 19 de agosto de 2016 - Balanço do primeiro semestre de 2016 constitui destaque da semana.
O balanço do primeiro semestre do ano em curso (2016) que indica um desempenho superavitário da economia do país, na ordem dos 118,6 biliões de kwanzas, o equivalente a sete porcento do Produto Interno Bruto (PIB), constitui o destaque do noticiário económico dos últimos sete dias.

Segundo o ministro das Finanças, Armando Manuel, quando falava aos deputados da Assembleia Nacional, antes da aprovação na generalidade da proposta de revisão do OGE 2016, a posição de financiamento interno situou-se na ordem Akz 170.4 biliões, o equivalente a um porcento do PIB. Quanto à balança de pagamento, os dados do I semestre da economia indicam uma melhoria de 13.5 porcento, tendo fechado com um saldo de seis biliões e 744 milhões de dólares norteamericanos. A semana ficou igualmente marcada pelo anúncio da Sonangol sobre a suspensão das obras de construção de refinaria do Lobito e do Terminal Oceânico da Barra do Dande, para reavaliação da visão estratégica de desenvolvimento e implementação destes projectos. De acordo com uma nota de imprensa da petrolífera nacional chegada à Angop, a nova visão estratégica irá incorporar todos os investimentos já realizados, de modo a maximizar a sua rentabilidade.


Cachiungo, 25 de junho de 2016 - Fábrica de contraplacados quer tornar-se referência nacional.
Em funcionamento desde 2013, a fábrica de contraplacados de madeira e derivados, localizada a três quilómetros da vila municipal do Cachiungo (65 km a Este da cidade do Huambo), quer tornar-se, a médio prazo, numa referência nacional.

A pretensão dos responsáveis desta unidade fabril, designada Almeidas Guotai - uma parceria entre investidores angolanos e chineses, é permitir que o país deixe de importar contraplacados para diversos fins. O primeiro passo para atingir o idealizado está a ser concretizado na província do Huambo, onde o contraplacado usado em obras de construção civil deixou de ser adquirido no exterior do país. A etapa seguinte, segundo os responsáveis da unidade fabril, é fazer chegar o contraplacado as restantes províncias do país, começando pelas limítrofes (Huíla, Bié, Benguela, Cuanza Sul e Cuando Cubango).


Benguela, 22 de junho de 2016 - Disponíveis 200 vagas para professores na Ganda.
Duzentas vagas estão disponíveis para o ingresso de professores, no município da Ganda, província de Benguela, no âmbito do concurso público 2016, cujas inscrições iniciaram hoje, quarta-feira, na localidade.

Em declarações à Angop, o director da repartição de Educação na Ganda, Afonso Sapalo, disse que estão disponíveis 30 vagas para candidatos a professores auxiliares do ensino primário com ou sem agregação pedagógica, 40 formados em Magistério Primário e Escolas de Professores (ADPP), 60 formados no Instituto Normal de Educação, 57 para operários qualificados, 12 para técnicos médios de 3ª classe e uma para motorista. Afonso Sapalo referiu que 33 vagas, das 200 disponíveis, estão já preenchidas com o ingresso dos concorrentes a professores auxiliares do ensino primário, I e II ciclo do concurso público do ano de 2014.


Huambo, 4 de junho de 2016 - Abertura do processo de venda de casas domina noticiário da semana.
A abertura do processo de venda das duas mil e nove casas da centralidade do Lossambo, arredores da cidade do Huambo, foi o destaque do noticiário local, durante a semana que hoje termina.

Ao orientar o acto, o coordenador comercial e marketing da Kora Angola, empresa executora do projecto, Crispin Costa, disse que numa primeira fase as moradias serão comercializadas na modalidade de renda resolúvel, destinadas aos funcionários públicos, devidamente seleccionados a partir das instituições que trabalham. Esclareceu que, neste sistema, os beneficiários das casas, todas da tipologia T3, com uma área aproximadamente de 100 metros quadrados, estarão obrigados ao pagamento de uma renda mensal avaliada em aproximadamente 39 mil kwanzas, num prazo de 25 anos.


Benguela, 23 de maio de 2016 - Província vai beneficiar de mais de 100 salas de aulas em 2017.
A província de Benguela vai contar no ano lectivo de 2017 com mais de 100 novas salas de aulas do ensino primário ao segundo cíclo de ensino, cujas obras estão inscritas no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIB) e seus parceiros, soube a Angop de fonte oficial.


Luena, 23 de maio de 2016 - Parque Nacional da Cameia em restauro.
O Parque Nacional da Cameia, situado no município da Cameia, província do Moxico, beneficia desde Março do ano em curso de obras de restauração, para alavancar o seu desenvolvimento e garantir uma gestão eficaz dos recursos existentes.

O pronunciamento foi feito hoje, segunda-feira, na cidade do Luena, pela directora provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Amélia Olga Masseca Jordão, em declarações à Angop, a propósito do 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, assinalado domingo. Disse que a reabilitação do parque de 14.450 metros quadrados, decorre de uma parceria entre Ministério do Ambiente e a União Europeia (UE), que visa melhorar o estado da reserva e garantir uma gestão eficaz dos recursos naturais. A reabilitação termina ainda este ano e prevê erguer infraestruturas de apoio ao parque e funcionários, assim como o enquadramento de novo pessoal para reforçar a fiscalização e a sua administração.


Benguela, 17 de maio de 2016 - Reinauguração da escola "Paulo Teixeira Jorge" marca 399º aniversário da cidade de Benguela
A reinauguração da escola do I ciclo do ensino secundário "Paulo Teixeira Jorge", antiga escola de arte e ofícios ex-liga, com capacidade para albergar 2.280 alunos, constituiu um dos pontos mais alto do 399º aniversário da cidade de Benguela, que hoje, terça-feira, se comemora.

A cerimónia da reinauguração foi presidida pelo governador provincial de Benguela, Isaac dos Anjos, e pela vice-presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), Maria Nelumba. As obras de infra-estrutura, orçada em dois milhões de dólares, sendo que o trabalho de construção durou dez anos. Numa primeira fase, a escola vai albergar alunos da 7ª classe, dos cursos de Informática, Carpintaria, Electricidade, Construção Civil e Mecânica, em dois turnos. A escola, localizada numa área de 7.215 metros quadrados, comporta 19 salas de aulas, um edifício principal, sala de conferência, oficinas de carpintaria, serralharia e de electricidade, uma quadra polidesportiva, campo de futebol 11, além de armazéns e uma residência.

"A escola ora reinaugurada é detentora de uma rica história de educação e formação de jovens, alguns dos quais exercem funções em várias nas instituições públicas e privadas do país", lembrou. Por sua vez, Isaac dos Anjos enalteceu o esforço empreendido pela FESA para reabilitação da escola "Paulo Teixeira Jorge". A escola "Paulo Teixeira Jorge", ex-liga, existe há 70 anos.


Benguela, 4 de maio de 2016 - Faculdade de Agronomia do Huambo apoia sector agrícola de Benguela.
Uma equipa de especialistas da Faculdade de Agronomia da Universidade José Eduardo dos Santos da província do Huambo trabalhou segunda e terça-feira em Benguela, com intuito de estabelecer vínculos de apoio técnico-científico no sector agrário as escolas básicas e de ensino médio, bem como as comunidades camponesas.

Falando à Angop, Carlos Conceição, chefe de Departamento de Produção Vegetal, que coordenou o grupo, disse que a equipa deslocou-se a província de Benguela para partilhar conhecimentos, dada a função social da instituição, consubstanciada no apoio técnicocientifico das comunidades afins. Referiu que a visita foi de prospecção, no sentido de identificar os pontos para o estabelecimento de parcerias com empresas agrárias e sobretudo para cumprir com a obrigação social da unidade orgânica, que é prestar serviços às comunidades. Carlos Conceição frisou que a visita teve início na última segunda-feira, no Pólo Agro-industrial do Cubal e estendeu-se a escola agrária do Alto Capaca, onde foram identificados duas localidades com alguns problemas que vão merecer a intervenção da faculdade agrária. No Cubal, indicou, foi ainda visitado os campos adstritos ao Pólo Industrial e outros ligados à escola agrária, que forma técnicos básicos de agronomia, nos cursos de Produção Vegetal e de Pecuária, nos quais se pode dar alguma contribuição no que toca aos conteúdos programáticos dos cursos, tão logo a direcção da escola o solicite.


Huambo, 22 de abril de 2016 - Novas locomotivas e carruagens chegam em Agosto.
Cem novas locomotivas e carruagens começam a chegar ao país em Agosto, para reforçar a capacidade de transportação de mercadorias e aumento da circulação dos três caminhos-de-ferro (de Luanda, Benguela e Moçâmedes).

A informação foi avançada hoje à imprensa, na província do Huambo, pelo presidente do conselho de administração do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), José Carlos Gomes. Disse que estes 100 veículos são de fabrico chinês e maior parte deles destina-se ao CFB, por ser o mais extenso do país.


Huambo, 21 de abril de 2016 - Comboios do CFB voltam ligar províncias do Huambo, Bié e Moxico Huambo.
A circulação dos comboios do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) entre as províncias do Huambo, Bié e Moxico foi retomada hoje, quinta-feira, 22 dias depois de ter sido interrompida.


Cuito, 8 de abril de 2016 - Comboio volta a circular dentro de 30 dias no troço Cuito/Huambo/Lobito.
Os comboios dos Caminhos de ferro de Benguela (CFB) voltam a circular no traçado Cuito/Huambo até ao Lobito dentro de 30 dias, informou o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, José Kuvingua.
O comboio dos Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) é considerado como um dos meios de transporte mais utilizado pelas pessoas no corredor Lobito (Benguela) e Luau (Moxico), devido a facilidade que há no transporte de bens e, sobretudo, com custos baixos.

O responsável deu essa informação recentemente durante a sua passagem pela província do Bié, que visou avaliar o trabalho a ser desenvolvido no troço do caminho-de-ferro Huambo/Cuito, que se encontra paralisado em consequência da progressão de uma ravina na localidade de Santo Amaro (Huambo).


Cuito, 8 de abril de 2016 - CFB conta com 100 novas locomotivas este ano
Cem novas locomotivas vão entrar em funcionamento ainda, este ano, na linha dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), informou, na cidade do Cuito, Bié, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, José Carlos Gomes.

Em declarações à Angop, no quadro de uma visita de campo de apenas um dia, realizada a 29 de Marços, à cidade do Cuito (Bié), José Carlos Gomes disse que a aquisição das máquinas visa reforçar a circulação do comboio no percurso Lobito/Luau, no percurso de mil e 344 quilómetros. José Carlos Gomes fez saber que apesar da expectativa, a gestão do Caminho de Ferro de Benguela ainda não foi entregue à empresa, tendo adiantado que ficou para Dezembro próximo, o empreeiteiro (empresa chinesa) passará a responsabilidade à administração do CFB. Disse que as máquinas, que o país receberá, são da General Electric, que no seu entender é considerada a líder no fabrico de locomotivas do mundo, com o modelo C-30, ao passo que o CFB está a usar na presente data o modelo U-20.


Cubal, 5 de abril de 2016 - Educação no Cubal reforçada com duas escolas.
Duas escolas, uma do ensino primário e uma do primeiro ciclo, com capacidade para 540 alunos cada, foram entregues nesta segunda-feira as comunidades de Kassalassito e Kahanga/Malongo, comunas da Yambala e Capupa, município do Cubal, no quadro das comemorações do 14º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional.


Ganda, 5 de abril de 2016 - Administrador apela ao incentivo do sentimento patriótico.
O administrador municipal da Ganda, província de Benguela, António Kalianguila, apelou a sociedade a esquecer as sequelas do passado e trabalhar para unidade nacional, democracia, liberdade, justiça social, respeito dos direitos humanos, diferenças de opiniões e de filiação partidária, com vista a incentivar ao sentimento patriótico da população.

Ao discursar no acto municipal alusivo aos 14 anos da paz e reconciliação nacional, referiu que com a conquista da paz, novos desafios se coloca ao povo angolano para dar continuidade a sua consolidação, através de desenvolvimento de acções que visam combater a fome e pobreza sobretudo, rumo ao progresso do país. Apontou a criação de novos estabelecimentos do ensino e da saúde, extensivas as comunas, como ganhos da paz, como a escola do ensino especial, seis salas no Alto Catumbela, bairro do Atuqui (sede), Karangolo e a missão católica da Kawanga (Casseque), Katanha (Chikuma), bem como o sistema de abastecimento da água.


Luena, 3 de abril de 2016 - Regresso dos comboios do CFB e ensino superior entre os ganhos da paz.
A reposição da circulação do comboio no Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) em 2012 e a institucionalização do ensino superior autónomo nas 18 províncias do país, foram apontados hoje, no Luena, como os maiores ganhos dos 14 anos de paz.

Falando à Angop, sobre os ganhos da paz, o director provincial da Comunicação Social no Moxico, Duarte Cauaha, explicou que, depois de 27 anos paralisados, o regresso do CFB está a dinamizar a economia do “corredor do Lobito” e não só. Afirmou que, pelas vantagens óbvias do CFB, hoje a população e os comerciantes preferem transportar mercadorias nos comboios a ter que fretar camiões que praticam custos elevados.


Alto Catumbela, 30 de março de 2016 - Chuva desabriga mais de 200 pessoas no Alto Catumbela.
Duzentas e 68 pessoas da vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), estão desabrigadas, devido a destruição parcial ou total de 48 residências, em consequências da forte chuva que se registou na região, sábado.

Um levantamento das autoridades policiais e administrativas locais indicou que, a chuva acompanhada de fortes ventos causou muitos prejuízos, tendo além de destruído as casas, deixado também sem coberturas nove salas de aula, duma escola do I e II ciclo e um posto de Saúde. Os bairros 02 e Kalongulo foram os mais fustigados por essas enxurradas de sábado, na vila do Alto Catumbela (Ganda). Em declarações a Angop, o administrador da comuna da Babaera, Feliciano Tchimuco, precisou de apoio urgente de material de construção, para cobertura e levantamento das paredes destes imóveis danificados.


Huambo, 30 de março de 2016 - Florestas próximas da linha férrea devem ser conservadas.
O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, José João Kovíngua, recomendou terça-feira, na província do Huambo, rigor na protecção e conservação das florestas próximas da linha férrea, para se evitar o surgimento de mais ravinas.

Para o responsável, tais florestas impedem o surgimento de ravinas, um fenómeno natural que, muitas vezes, tem cortado a circulação dos comboios. O responsável falava à imprensa no final de uma visita de constatação à linha férrea do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), por causa da paralisação da circulação dos comboios no percurso Huambo/Cuíto/Luena e vice-versa, causada por uma ravina, na província do Huambo. Disse que os trabalhos de recuperação do troço ficam concluídos em Maio. "Esta paralisação da circulação do comboio, por causa de uma ravina, é um alerta para a necessidade de protegermos e conservamos as florestas que se encontram próximas das linhas férreas" - informou.


Bié, 30 de março de 2016 - Caminho-de-ferro de Benguela terá 100 novas locomotivas este ano.
Cem novas locomotivas vão reforçar ainda este ano a linha dos Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), informou, terça-feira, na cidade do Cuito, Bié, o seu Presidente do Conselho de Administração (PCA), José Carlos Gomes.

Em declarações à Angop, no quadro de sua visita de campo de apenas um dia à cidade do Cuito (Bié), José Carlos Gomes disse que a aquisição das máquinas visa reforçar a circulação do comboio Lobito – Luau, no percurso de mil e 344 quilómetros. José Carlos Gomes fez saber que apesar da expectativa, a gestão do Caminho-de-ferro de Benguela ainda não foi entregue à empresa, tendo adiantado para Dezembro próximo, o empreiteiro (empresa chinesa) passar a responsabilidade a administração do CFB. As máquinas que poderão chegar ao país, são de marca General Letrick, que no seu entender e considerado líder das linhas dos Caminho-de-ferro no mundo', com o modelo C-30, ao passo que o CFB está a usar na presente data o modelo U-20, enfatizou.


Moxico, 29 de Fevereiro de 2016 - Comboio impulsiona troca comercial entre as províncias do centro e leste do país.
A circulação dos comboios do caminho-de-ferro de Benguela (CFB) está impulsionar a troca comercial entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, o que satisfaz as necessidades dos habitantes da região. Numa ronda realizada pela Angop na estação ferroviária do Luena, na hora de chegada dos comboios, os interlocutores saudaram por unanimidade, o investimento feito pelo governo na reparação do caminho-de-ferro, por contribuir na melhoria das condições de vida da população.


Luanda, 22 de Fevereiro de 2016 - Novo ciclo económico para Angola.
A baixa do preço do petróleo no mercado internacional abre uma oportunidade soberana ao governo angolano e o empresariado nacional, no sentido de se aproveitar o difícil momento para a identificação de apostas que darão sustentabilidade à diversificação da economia.
Será importante que o redistribuição dos pólos de desenvolvimento venha a ter igualmente em conta os factores de produção. Se já se decidiu o que cultivar, essa produção deverá ser feita onde haja facilidades de água, energia eléctrica, solos aráveis e estradas para o escoamento rápido dos bens produzidos. Para uma produção em grande escala de milho, feijão e arroz, por exemplo, as províncias ideais serão mesmo Benguela, Huambo, Bié e Moxico. Por uma simples razão: a linha do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB). Esta opção não limita outras províncias que, eventualmente, tenham potencialidades nesse domínio, mas o Estado deverá concentrar o esforço nas quatro citadas.


Benguela, 21 de Fevereiro de 2016 - Anúncio da venda das três centralidades da faixa litoral marca destaque da semana.
O anúncio do inicio da venda de residências nas três centralidades da faixa litoral de Benguela, nomeadamente da Baía Farta, Catumbela e Lobito, numa proporção genérica de seis mil apartamentos, no segundo semestre do corrente ano, foi dos principais destaques da Angop, na última semana nesta pronvíncia.

Este processo de comercialização foi anunciado na cidade do Lobito, por Mário Guerra, portavoz da empresa Imogestin, encarregue pela venda e gestão das centralidades do Estado, durante uma visita de trabalhos àquela cidade ferro-portuária. Segundo Mário Guerra, que não se referiu a execução dos projectos de infra-estruturas básicas, como água canalizada, energia eléctrica e telefonia fixa, que no ano transacto condicionaram o processo de vendas, a comercialização das seis mil residências (três mil para a cidade do Lobito, duas mil para Catumbela e mil para a Baía Farta) vai ter inicio no segundo semestre. "No segundo semestre veremos á problemática da falta de residências resolvida", salientou o responsável, frisando que os critérios já estão definidos.


Benguela, 16 de Fevereiro de 2016 - Lançada produção de café arábica na Chikuma.
O governador de Benguela, Isaac Maria dos Anjos, lançou nesta segunda-feira, na comuna da Chikuma, município da Ganda, a campanha de produção do café arábica, num perímetro agricultável de 540 hectares, no quadro do processo de diversificação da economia no país.

Para o êxito deste processo foram disponibilizadas, aos cafeicultores locais, 21 mil e 570 plantas de café, cujo lançamento da produção marcou o início de plantações de quatro e mil 885 mudas, dos oito mil e 664 espaços já abertos para o cultivo do cafeeiro nos perímetros da serra do Ngangawe e Victória. A chefe da brigada técnica do café na Ganda, Ana Canga, informou que algumas associações e cooperativas de produção das áreas de Tchivititi, Assonsa e Jungula, comuna do Casseque, também receberam plantas para o cultivo do café. O processo de distribuição de plantas de café incentivou mais de 70 famílias camponesas afectas às associações de camponeses da Capala, Cassenje Kuilo, Gando, Assonça, Tchivititi, Jungula para seu envolvimento no processo de produção desta variedade de espécie com vista aumentar a produção na região.


Benguela, 13 de Fevereiro de 2016 - Mais de mil crianças aprendem língua Umbundo nas escolas.
Pelo menos mil e novecentas crianças no município do Balombo, província de Benguela, foram nos últimos três anos submetidas ao ensino e aprendizagem do Umbundo, no âmbito do processo de introdução das línguas nacionais no currículo escolar, que abrange alunos da 1ª classe. Os dados foram avançados à Angop neste sábado, pelo director municipal da Educação do Balombo, António Segunda, para quem a língua Umbundo já é leccionada como disciplina na 1ª classe em 49 escolas do ensino primário, num processo que envolve 49 professores. Disse que o ensino do Umbundo, que só abrangeu ainda a primeira classe, produziu em três anos resultados positivos na circunscrição, pois está a suscitar nos alunos interesse em aprender a falar e a escrever na sua língua nacional. Assegurou que, tão logo haja condições materiais, como manuais da língua Umbundo, este processo abrange todas as instituições que leccionam a 1ª classe e, de seguida, a 2ª classe de acordo com o objectivo do Ministério da Educação.


Benguela, 2 de Fevereiro de 2016 - Alunos voltam às aulas.
Enquanto centenas de alunos do básico começaram, a partir de segunda-feira, a regressar à escola ou a entrar pela primeira vez numa sala de aula, a maioria dos estabelecimentos, em Benguela, optou por dedicar o primeiro dia à organização interna, constatou a Angop.

Conforme estabelecido no calendário escolar anual do Ministério da Educação, as escolas iniciam as actividades lectivas segunda-feira, mas a maioria optou por dedicar o primeiro dia ainda à distribuição dos horários aos professores, a receber os pais e apresentar as turmas dos alunos. Segundo apurou a Angop, algumas escolas que abriram as portas ao novo ano lectivo estavam com um número insuficiente de professores para atender a todos os alunos que retornaram às aulas, acompanhados de pais e encarregados que, no entanto, ainda consultavam as listas nominais para dessa forma conhecer a turma de seus educandos. Contudo, o absentismo não foi sentido de forma tão significativa na cidade de Benguela, pois, em alguns estabelecimentos de ensino, desde o primário ao secundário, houve um considerável número de estudantes, professores e encarregados de educação.

Ao fazer o balanço do primeiro dia de aulas, o director provincial da Educação de Benguela, Samuel Quinda Maleze, abordou a realidade constatada no terreno, realçando que todas as questões pedagógicas estão encaminhadas nesta fase para o arranque do ano lectivo com normalidade. Este responsável aproveitou ainda a oportunidade para pedir aos pais e encarregados de educação para que levem os filhos às escolas, “porque os professores lá estão ávidos por iniciar as actividades lectivas". As centenas de educandos que segunda-feira retornaram às aulas fazem parte de cerca de um milhão de alunos (ensino primário e secundário) que foram matriculados para este ano lectivo, na província de Benguela, em 1.245 estabelecimentos de ensino. Durante este ano lectivo, 100 mil alunos entram pela primeira vez numa sala de aula segundo informações da Direcção Provincial da Educação. De acordo com dados estatísticos da mesma instituição, relativos a 2015, havia 1.036.487 alunos nos vários subsistemas de ensino geral.




Ver também Notícias de 2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola

Desminagem - Trabalho de Herois.  O número total de vítimas de minas em Angola não é conhecido. O governo angolano estima que existam 80.000 sobreviventes de minas em Angola, o que corresponde a 78% das pessoas portadoras de necessidades especiais. Aproximadamente dois terços dos sobreviventes estão concentrados em Luanda.
Na Província do Huambo, uma única ONG tem a seu cargo 2.500 vítimas.

Em 2014 foram reportados 11 acidentes com minas, que resultaram em 5 mortos e 6 feridos. As 11 vítimas de minas identificadas em 2014 representam o número mais baixo registado desde o início de registos em 1999.
O ano de 2011, com 38 mortos e 51 feridos, foi o pior ano desde 2006, em que foram reportados 134 casos com 23 mortos e 111 feridos.
Em 2005 foram reportados mais de 250 acidentes com minas.

Setenta e seis tipos diferentes de minas antipessoais oriundas de vinte e dois países foram descobertas e reportadas em Angola. Nenhuma era de produçao nacional. Entre Outubro e Dezembro de 2006, em cerimónias públicas, foram destruídas em Luanda 81.045 minas. O Plano Estratégico Nacional previa a eliminação das minas até Janeiro 2013.