Angola, Alto Catumbela, 2008

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam e, das cinzas, renasce A PAZ.

Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Notícias soltas:

Benguela, 24 de Dezembro de 2008 - A construção das repartições fiscais das finanças nos municípios do Cubal e da Ganda, situados a 171 e 221 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, respectivamente, arranca em princípios de 2009, assegurou hoje (quarta-feira), o delegado provincial das finanças, Miguel Bento. Em declarações à imprensa, o delegado disse que as obras da repartição fiscal do Cubal, inseridas no plano de acção do sector para 2009, estão orçadas em 42 milhões de kwanzas, enquanto as das Ganda estão avaliadas em Akz 37 milhões. Disse acreditar no início dos trabalhos de edificação das repartições fiscais dos municípios do Cubal e da Ganda em 2009, cuja primeira pedra foi lançada em Outubro de 2007, no quadro da estratégia do governo que visa expandir os serviços de finanças em todo o território nacional. O responsável disse existir um programa de criação de novas repartições fiscais, para que o volume de receitas a arrecadar possa crescer substancialmente, de acordo com os objectivos do Governo. Actualmente, os contribuintes da Ganda e Cubal têm estado a pagar os seus impostos na repartição fiscal de finanças de Benguela, mas quando forem construídos os estabelecimentos nas suas localidades deixarão de se deslocar ao litoral da província, de modo a cumprir com suas obrigações fiscais.


Huambo, 19 de Dezembro de 2008 - O Ministério da Indústria está a projectar, para o ano de 2012, o relançamento da produção de açúcar no país, com vista a satisfazer a procura deste produto pelos consumidores, anunciou sexta-feira no Huambo, o vice-ministro do sector, Kiala Ngone Gabriel. O vice-ministro da Indústria, que falava no termo de uma visita de dois dias, disse que neste momento estão a trabalhar no sentido de se determinar a província em que será erguida a futura açucareira, 18 anos depois da paralisação da última que o país possuía. A necessidade de açúcar no país, segundo disse, está estimada em 350 mil toneladas por ano, pelo que a futura açucareira terá, no mínimo, capacidade para produzir em média anual 220 mil toneladas. As únicas fábricas de produção de açúcar, que o país possuía, deixaram de funcionar em 1989 (a da Catumbela) e 1991, a do Dombe Grande.

Sobre o relançamento da produção de celulose, também em Benguela, Kiala Ngone Gabriel sublinhou que uma equipa de consultores e empresários japoneses estão a desenvolver trabalhos preliminares que visem a recuperação daquele complexo industrial, destruído em 1983. "Tudo indica que estamos no bom caminho e que a celulose voltará, em breve, a produzir papel. Estamos a espera que os japoneses, contratados em 2007, nos apresentem em Março próximo ideias concretas sobre o relançamento da celulose do Alto-Catumbela", considerou.


Ganda, 10 de Dezembro de 2008 - Os habitantes da vila do Alto Catumbela, no município da Ganda, 221 quilómetros da cidade de Benguela, vão beneficiar a partir dos próximos dias, do abastecimento e distribuição de energia eléctrica, com a instalação de um grupo gerador com capacidade de 135 KVA. Segundo fonte da administração municipal da Ganda, actualmente decorrem trabalhos de reparação das linhas de condução de energia, com a colocação e instalação de cabos eléctricos nos postes de iluminação pública, instituições e residências. Esta acção é fruto da aquisição, nos últimos tempos, de quatro grupos geradores para fornecimento de energia eléctrica a algumas localidades das comunas da Chikuma, Babaera e Ebanga, no âmbito da gestão do fundo de intervenção municipal. Segundo o administrador da Babaera, Lino Ndalo resolvido a questão energética na localidade, as atenções da sua direcção estarão viradas para o abastecimento e distribuição da água canalizada as populações do Alto Catumbela. O Alto Catumbela com uma população estimada em 24.004 habitantes, distribuídos por cinco povoações e 73 aldeias, tem como principal actividade a agricultura.


Benguela, 16 de Novembro de 2008 - A direcção da Académica do Lobito homenageou sábado a noite os dois atletas mais antigos do clube, César Nkaná e Ernesto Kotel, que completaram 20 anos desde que se inscreveram na equipa dos estudantes. César Nkaná, ponta de lança, e Ernesto Kotel, defesa central, são tidos como filhos do clube, pelo facto de terem suportado os momentos bons e maus da agremiação lobitanga.


Benguela, 15 de Novembro de 2008 - A primeira jornada científica do Centro Oftalmológico de Benguela foi aberta hoje (sábado), nesta cidade, num acto presidido pelo director provincial da Saúde, António Bento. Com a duração de dois dias, o evento é uma parceria entre as repúblicas de Cuba e Angola, que vai abordar temas sobre "Centro Oftalmológico de Benguela, antecedentes, actualidade e futuro" e "cataras causa e cegueira prevenìveis". "Lesão e morte celular, a inflamação aguda e crónica e a reparação dos tecidos aplicados ao globo ocular, método clínico, exploração das enfermidades hepáticas pelo laboratório clínico", são outros assuntos que serão abordados em palestras durante o encontro.

Com uma capacidade para efectuar diariamente 120 cirurgias, o centro está equipado com materiais de tecnologia de ponta e resulta do relançamento da cooperação no sector da Saúde entre Angola e Cuba. Funciona com 38 profissionais, dos quais 17 angolanos e os restantes cubanos.


Lobito, 15 de Novembro de 2008 - Duas pessoas morreram e trinta e três ficaram gravemente feridas vítimas de ataques de jacarés ocorridos nos últimos dias na povoação do Luoluo, comuna da Catumbela, no município do Lobito, em Benguela. O facto foi anunciado sexta-feira pelo administrador municipal do Lobito, Amaro Segunda Ricardo, aquando de uma visita de trabalho àquela localidade. Por sua vez, o soba Sapalo Huambo fez saber que as pessoas atacadas pelos jacarés são normalmente aquelas que buscam água para o consumo ou os indivíduos que atravessam o rio Catumbela através de jangadas improvisadas. A população receia que a situação venha a se agravar mais no tempo chuvoso, pois que com as cheias os jacarés poderão deixar o leito principal e virem junto às lagoas que ficam próximas das residências, num perímetro não superior a 200 metros.


Lobito, 14 de Novembro de 2008 - O presidente do conselho administrativo do Banco de Negócios Internacional, Mário Palhares, disse sexta-feira, no Lobito (Benguela), que a expansão da rede bancária às províncias poderá servir de mola impulsionadora do desenvolvimento económico do país no seu todo. A direcção do BNI prevê abrir cinco balcões na província de Benguela, dos quais dois cada nos municípios do Cubal e Ganda a 150 e 200 quilómetros da cidade de Benguela respectivamente, além de outros nas províncias do Huambo, Huíla, Bié e Cabinda ainda este ano, de acordo com o PCA. O banco, que iniciou a sua actividade com um capital social de vinte milhões de dólares há menos de três anos, possui actualmente um volume de negócios no valor de mais 70 milhões de USD. Para além de conceder créditos a empresários, pequenos negociantes e outros clientes, o BNI está apostado na formação e aconselhamento de pessoas que pretendem entrar na actividade de negócios. O balcão aberto no Lobito conta com oito trabalhadores e é o primeiro do BNI a ser erguido fora da capital do país (Luanda) nos três anos de existência daquela instituição bancária.


Huambo, 14 de Novembro de 2008 - A Empresa Nacional de Electricidade (ENE) está a melhorar a produção e distribuição de energia eléctrica à cidade do Huambo e arredores, com a entrada em funcionamento, quinta-feira, de uma nova central térmica, anunciou hoje o presidente do Conselho da Administração, Eduardo Nelumba. De acordo com Eduardo Nelumba, a nova central térmica tem instalada 18 grupos geradores, correspondentes a uma potência total na produção energia eléctrica de 15 megawatts. O presidente do Conselho da Administração da ENE frisou que o recurso a grupos geradores surge como alternativa, enquanto se trabalha no projecto de reabilitação da barragem hidroeléctrica do Ngove. Nesta deslocação o presidente do Conselho de Administração da ENE esteve acompanhado dos administradores José Marinho e Eurico Ferreira.


Luanda, 11 de Novembro de 2008 - O membro honorário do Comité Olímpico Angolano (COA), Rogério Silva, considera que o contributo para a unidade nacional foi o maior valor que o sector do desporto deu ao país ao longo dos 33 anos de Independência. Considerou que o desporto nacional tem uma história rica com bons e maus momentos e que pelos condicionalismos impostos pelos anos de conflito poderá dizer-se que os angolanos venceram na adversidade. Para a fonte da Angop, os resultados positivos durante e pós-conflito armado foram possíveis graças a visão de alguns técnicos que inverteram a pirâmide, tendo como base a concentração de uma elite de atletas nas diversas modalidades na perspectiva das selecções nacionais. Outro factor que impulsionou o desporto nacional, segundo ele, teve a ver com o movimento promovido por Rui Mingas, em Portugal, denominado “Havemos de voltar”, que reuniu jogadores e técnicos nacionais residentes naquele país europeu para regressarem ao país e contribuírem com as respectivas experiências, como Domingos Inguila, Joaquim Diniz, entre outros.


Benguela, 12 de Novembro de 2008 - Um livro intitulado “Benguela tradição de desenvolvimento”, da autoria do governo provincial, foi lançado terça-feira, nesta cidade, em saudação ao trigésimo terceiro aniversario da Independência Nacional que se assinalou a 11 de Novembro no país. O livro com 135 páginas, contem informação organizada por sectores sociais, produtivos e económicos e visa dar uma ideia geral do que tem sido o conjunto de acções que o governo da província e de mais parceiros, entre empresários, organizações da sociedade civil vêm desenvolvendo em prol da melhoria e da qualidade de vida dos cidadãos benguelenses. Segundo o responsável pelo lançamento da obra, Alexandre Lucas, a brochura que está escrita em línguas portuguesa e inglesa, terá uma periodicidade anual e é uma espécie de anuário que o governo editava nos anos transactos.


Luanda, 11 de Novembro de 2008 - O anúncio feito pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, segundo os quais o Governo angolano propõe-se investir, nos próximos quatro anos, USD 50 mil milhões na construção de cerca de um milhão de fogos habitacionais no país, constituiu manchete do noticiário económico dos últimos sete dias. Segundo o chefe de Estado, que discursava no acto central comemorativo do Dia Mundial do Habitat, este ano assinalado em Luanda, sob o lema "Cidades Harmoniosas", por indicação da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em conta a cifra "não será um desafio fácil", mas o Governo trabalha para oferecer habitação condigna aos cidadãos. O Presidente da República disse estar em sintonia com as preocupações e a visão da ONU, que coloca aos países e organizações sociais a questão da habitação como necessidade básica do ser humano, fundamental para a construção de cidades e sociedades justas e democráticas.

Ainda na senda da edificação de infra-estruturas para o desenvolvimento do país, a companhia Angolana “Petromar” anunciou, esta semana, na Namíbia a construção a partir de Dezembro, na localidade de Ambriz (província do Bengo), 180 quilómetros de Luanda, de uma plataforma de injecção de gás natural. Falando à Angop, em Windhoek, à margem da conferência sobre recrutamento de estudantes angolanos finalistas e pré-finalistas do ramo de engenharia, realizada de terça a quinta-feira, o director geral adjunto da empresa António Bravo Neto informou que a construção da plataforma foi encomendada pela petrolífera Total.


Luanda, 11 de Novembro de 2008 - As equipas do Santos FC e do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul defrontam-se hoje no estádio dos Coqueiros, em Luanda, para a final da taça de Angola em futebol. Para atingirem a final, o Santos FC afastou o 1º de Maio de Benguela (detentor do troféu), enquanto o representante do Kwanza Sul eliminou o Sagrada Esperança da Lunda-Norte.


Benguela, 8 de Novembro de 2008 - O director executivo do Comité Organizador da Taça Africana das Nações em Futebol, António Mangueira, garantiu sexta-feira, em Benguela, que as obras do novo estádio na província levam 10 dias de avanço relativamente ao tempo programado para a sua conclusão. António Mangueira falava à imprensa após reunião entre a direcção do COCAN2010, encabeçada pelo vice-ministro das Obras Públicas, Joanes André, e um grupo de fiscalizadores e empreiteiros, que visou constatar o andamento dos trabalhos, os progressos e eventuais constrangimentos, da prova que o país vai organizar dentro de dois anos.


Lobito, 7 de Novembro de 2008 - O vice-ministro da Indústria, Kiala Gabriel, disse hoje, no Lobito, província de Benguela, que os investimentos que o governo está a desenvolver nos sectores de energia e águas servirão de mola impulsionadora para o relançamento da indústria no país. O governante, que falava à imprensa no termo de uma visita ao Pólo e Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PIDC), no município do Lobito, disse que o governo está ciente de que muitos projectos ligados à área da indústria aguardam pela criação de condições de energia.

A comitiva do vice-ministro, que integra directores de diversas áreas do ministério, trabalha hoje nos municípios da Ganda, Cubal e Caimbambo, onde estão a ser erguidos projectos agro-industriais.


Ganda, 6 de Novembro de 2008 - Duzentas e quarenta juntas de tracção animal foram distribuídas, terça-feira última, a 1.200 famílias de ex-militares, no município da Ganda, 221 quilómetros da cidade de Benguela, para a inserção das mesmas na actividade produtiva. Em declarações à Angop, a representante da Agência Alemã Técnica "GTZ", Anita Esperança, disse que as famílias constituídas em grupo de cinco elementos receberam uma charrua e duas juntas de boi cada. Acrescentou que as famílias foram igualmente contempladas com 10 quilogramas de sementes de milho, cinco de feijão, 110 gramas de hortícolas, enxadas, catanas, machados, limas, bem como meio hectar de terra para o relançamento agrícola. O apoio consta da implementação do Programa Geral de Desenvolvimento Rural (pgdr), concebido pela Agência Alemã Técnica, numa parceria com governo de Angola.


Soyo, 6 de Novembro de 2008 - O Banco de Negócios Internacional (BNI) inaugurou quarta-feira, no Soyo, província do Zaire, uma agência denominada "Rede Expresso 24", para facilitar o acesso aos seus produtos aos clientes integrados no segmento de baixa renda e comércio externo. Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do BNI, Mário Palhares, disse que pretende um serviço ininterrupto, célere e com eficiência desejada aos clientes. A agência vai prestar, entre outros serviços, apoio a importação e exportação, 24 horas ao dia, a banca dos Despachantes Oficiais no pagamento das Declarações de Arrecadação de Receitas (DAR) e financiamento de pequenos negócios. Informou também que o balcão vai prestar serviços "on-line", com cartões "VISA" e caixa automática (ATM).


Benguela, 5 de Novembro de 2008 - A Ministra da Família e Promoção da Mulher(Minfamu), Genoveva da Conceição Lino, afirmou hoje(quarta-feira), nesta cidade, que o Micro-crédito vai contribuir na criação de pequenas iniciativas de gestão de renda e do auto-emprego nas famílias. Falando no acto de encerramento do "III Fórum Nacional sobre Micro finanças",promovido pelo Minfamu, Genoveva Lino disse que o programa do Governo para o quadriénio 2008/2012 preconiza o combate contra a pobreza, exclusão social, promove a melhoria da qualidade de vida dos agregados familiares. A ministra informou que neste esforço de combate contra a pobreza e a promoção da qualidade de vida dos angolanos, são chamados a juntar sinergias, tendo como visão o alcance dos compromissos internacionais relativamente à redução da pobreza no mundo até 2015.


Huambo, 3 de Novembro de 2008 - 13.492.361 metros quadrados de terra estão livres de minas na província do Huambo, resultado do trabalho de desminagem que vem sendo desenvolvido desde 2000, soube a Angop. A informação prestada sábado durante a visita de campo do governador da província do Huambo, Albino Malungo, pelo coordenador local da comissão técnica de desminagem, Agostinho Njaka. Segundo o responsável, os trabalhos de desminagem são realizados pelas operadoras Hallo Trust, Forças Armadas Angolanas (FAA), Instituto Nacional de Desminagem (INAD) e alguns agentes comerciais. Com este trabalho, de acordo com o coordenador, várias comunidades estenderam as suas áreas de cultivo e circulam sem desconfiança nas vias de acesso ao campo, além de permitir a reabilitação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e das estradas que ligam a província com outras regiões do país.


Luanda, 1 de Novembro de 2008 - O ministro das Finanças, Severim de Morais, inaugurou hoje (sábado), no município do Rangel, em Luanda, o 25º supermercado Nosso Super da rede Presild (Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e Distribuição de bens Essenciais à População). Com este estabelecimento, a província de Luanda tem agora oito supermercados Nosso Super, enquanto as outras 17 províncias contam cada com um. O empreendimento, com 1.600 metros quadrados de área bruta e 800 de exposição e venda, criou 71 postos de trabalho e tem disponível quatro mil produtos diversos.


Luanda, 29 de Outubro de 2008 - Uma proposta de filosofia de gestão dos estádios que estão a ser construídos e reabilitados no âmbito da taça das Nações que o país vai organizar em Janeiro de 2010 será submetida brevemente ao governo, anunciou hoje o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. O governante, que falava a jornalistas no final de uma reunião de trabalho no complexo da Cidadela desportiva, em Luanda, explicou que brevemente será criada uma comissão para trabalhar na referida proposta. Afirmou que se pretende fazer com que haja um bom aproveitamento das infraestruturas, servindo bem o desporto e rentabilizar os espaços com uma gestão profissional. Em função do CAN2010 estão em construção estádios nas províncias sedes da competição, designadamente Luanda, Cabinda, Benguela e Huila, além da reabilitação dos recintos já existentes a nível local.


Lobito/Benguela, 29 de Outubro de 2008 - A reabilitação da estrada Lobito/Benguela está a possibilitar aos pescadores escoar os seus produtos para centros de consumo, e o surgimento de vários empreendimentos socio-económicos na comuna do Egipto Praia, no Lobito, província de Benguela, disse terça-feira última o primeiro secretário comunal do MPLA, José Faria. Em declarações à Angop, José Faria disse que a reabilitação da estrada constitui um dos melhores ganhos da independência nacional e da paz que o país vive nos últimos seis anos, pois, fruto disto - sublinhou, a comuna conta actualmente com infraestruturas que estão a contribuir no desenvolvimento da região.


Kuito, 28 de Outubro de 2008 - Pelo menos cinquenta professores de várias escolas das províncias de Benguela, Kuanza Sul, Huambo e Bié participam desde segunda-feira, na cidade do Kuito, num seminário regional sobre "Necessidades Educativas Especiais", orientado pelo Ministério da Educação. Durante cinco dias, os formandos vão debater assuntos relacionados com a línguagem gestual angolana, metodologia para o ensino da linguagem gestual, necessidades educativas especiais, dificuldades auditivas, visuais, intelectual, entre outros. A directora nacional para educação especial, Maria Ângela Franco, convidou os presentes, no sentido de redobrarem esforços para a transmissão dos conhecimentos adquiridos, sobre as "Necessidades Educativas Especiais", visando aumentar cada vez mais as responsabilidades nos cuidados a ter com crianças traumatizadas, de modo a corresponder os anseios do Governo em ver melhorada a qualidade de ensino e aprendizagem dos petizes nas condições referenciadas. Enalteceu ainda o nível de organização encontrado nas instituições de ensino, sobretudo onde estudam crianças com distúrbios mentais, nomeadamente a escola "Criança futuro" sublinhando que o gesto aumenta os níveis de aprendizagem. O administrador municipal do Kuito, Moisés Américo Kachipaco, agradeceu a iniciativa do governo e parceiros que trabalham incessantemente nesta tarefa que visa garantir o ensino de qualidade as crianças com deficiências mentais, fruto do conflito armado e não só.


Benguela, 28 de Outubro de 2008 - Pelo menos mil e quinhentas pessoas com deficiência física, na sua maioria ex-militares beneficiaram, de Janeiro de 2007 à Setembro deste ano, de próteses e orteses e de reabilitação no Centro Ortopédico da província de Benguela, informou hoje, quinta-feira, à Angop, nesta cidade, a administradora do órgão, Edna Palma. Em declarações à Angop, a dirigente adiantou que neste período o centro aplicou 1.208 próteses, 210 orteses e 10 coletes lombares às pessoas portadoras de deficiência, no âmbito do Programa Nacional de Reabilitação da Pessoa Portadora de Deficiência. Para Edna Palma, a recuperação física destes deficientes, alguns dos quais vindos das províncias do Bíe, Cunene, Luanda, Kwanza Sul e Huambo, representa uma mais valia social por minimizar as suas dificuldades de locomoção.


Luanda, 28 de Outubro de 2008 - O Banco Millennium Angola inaugurou segunda-feira o seu décimo segundo balcão de atendimento ao público localizado no município do Cacuaco, em Luanda, refere uma nota da instituição a que Angop teve acesso, em Luanda. A agência, localizada na rua direita de Cacuaco, está equipada com Caixa Automática (ATM) para levantamento de valores e disponibiliza uma oferta alargada de soluções de poupança e investimento, para particulares e empresas, com taxas atractivas, refere a instituição. O novo balcão prestará também serviço de transferências rápidas Western Union. Depois de Luanda, Benguela, Cabinda, Huambo e Zaire, o Banco Millennium prevê abrir balcões, nos próximos tempos, na província da Huíla.


Huambo, 27 de Outubro de 2008 - O novo governador da província do Huambo, Albino Malungo, é apresentado hoje aos responsáveis do governo local, de partidos políticos e a líderes de organizações da sociedade civil, numa cerimonia a ser orientada pelo ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira. Albino Malungo foi nomeado para as novas funções por despacho presidencial de 21 do corrente, e substitui António Paulo Kassoma, empossado no cargo de primeiro-ministro da República de Angola. Albino Malungo, que cessou as funções de embaixador plenipotenciário no Japão, exerceu o cargo de ministro da Assistência e Reinserção Social. A província do Huambo encontra-se em franco desenvolvimento socio-económico, notório nos 11 municípios e 26 comunas, tem 34 mil e 270 quilómetros quadrados, é habitada por pouco mais de dois milhões e 300 mil habitantes, sendo a sua população tradicionalmente camponesa.

Comporta os municípios da Caála, Longonjo, Ecunha, Ucuma, Tchindjendji, Bailundo, Tchicala-Tcholohanga, Mungo, Londuimbali e Katchiungo e possui um clima tropical húmido de altitude e terras férteis que lhe permite o cultivo do milho, batata-rena e doce, café arábica e robusta, feijão, soja, horticolas, trigo e arroz. A sua riqueza mineral assenta no ouro, estanho, volfrâmio e fluorite ainda por explorar. É circundada por uma importante rede hidrográfica, onde se destacam os rios Cunene, do qual deriva a barragem do Ngove, Keve e Cuando. A província possui uma malha viária que liga as regiões litoral, leste, sul e norte do país, e é atravessada pelos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), que do Porto Comercial do Lobito avança para toda a zona planáltica do país e termina no Luau (Moxico), na fronteira com a República da Zâmbia.


Cubal, 27 de Outubro de 2008 - A Comissão Provincial Eleitoral de Benguela iniciou nesta segunda-feira, no município do Cubal, o pagamento de subsídio aos 3.188 membros que participaram nas assembleias e mesas de voto, a luz das eleições legislativas de 05 de Setembro último. O facto foi confirmado hoje à Angop pelo director do gabinete municipal eleitoral do Cubal, Pedro Benguela, salientando que cada participante receberá uma quantia de 30 mil kwanzas como recompensa pelo contributo prestado ao pleito eleitoral.


Huambo, 26 de Outubro de 2008 - Os participantes no XIX Conselho Científico do Instituto de Investigação Agrónoma (IIA) recomendaram hoje o estudo, por especialistas, da problemática dos fungos que afectam os solos da Estação Experimental do Cavaco, em Benguela. O encontro que decorreu na estação experimental da Chianga, a 12 quilómetros a sudeste da cidade do Huambo, visou analisar as matérias do domínio científico e da investigação, estudadas por especialistas do ramo.


Lobito, 24 de Outubro de 2008 - Sessenta e sete estudantes da Universidade Lusíada de Angola em Benguela foram outorgados hoje (sexta-feira) com diplomas de licenciatura numa cerimónia presidida pela reitora da instituição, Laurinda Hoygard. Dos 67 recém licenciados, 37 são do curso de Direito, 14 de Contabilidade, 10 Gestão de Empresa e seis de Economia. Com estes formados, a universidade Lusíada de Angola em Benguela eleva para 110 estudantes já licenciados, desde a sua implantação na regiao, em 2003, depois de ter posto no mercado de trabalho 53 técnicos superiores, em 2006.


Luanda, 24 de Outubro de 2008 - O acto central do lançamento da última fase da campanha de vacinação contra a poliomielite do tipo I, em todo o território nacional, terá início hoje, sextafeira, na província de Cabinda, e a jornada decorrerá até ao dia 26. Segundo a chefe de secção do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Alda Morais, que falava em declarações à Angop, prevê-se imunizar durante os três dias mais de seis milhões de crianças que também vão receber comprimidos de albendazol e vitamina A.


Luanda, 24 de Outubro de 2008 - Uma delegação da Ordem dos Médicos de Angola (OMA), chefiada pelo seu bastonário, Carlos Alberto Pinto de Sousa, deslocou-se hoje, sexta-feira, a cidade do Lubango, província da Huíla, onde vai inaugurar as instalações do Conselho Regional Sul da instituição. Segundo Carlos Alberto, está prevista a inauguração dos Conselhos Regionais Leste e Centro. A Ordem dos Médicos vai organizar-se em quatro Regiões, disse, sendo a Norte, integrada pelas províncias de Luanda, Cabinda, Zaire e Uíje, a Leste por Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Kwanza Norte. A Região Centro é que integra por Benguela, Huambo, Bié e Kwanza Sul. Esclareceu que a criação das Regiões é uma acção que se enquadra no Programa da Ordem que visa a descentralização das actividades e a aproximação da classe médica.

A Ordem dos Médicos de Angola é uma instituição de direito público, que detém personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com âmbito nacional que tem como finalidade a defesa da ética, da deontologia e da qualificação profissional médicas.


Luanda, 24 de Outubro de 2008 - O estádio da província de Luanda para o Campeonato Africano de Futebol de 2010, em construção na Zona da Camama, será concluído nos prazos previamente estabelecidos pelo Governo angolano, garantiu hoje (terça-feira) nesta cidade, o viceministro das Obras Públicas (MINOP), Joannes André. Em declarações à imprensa, à margem da visita de uma equipa integrada por membros do seu Ministério, da Juventude e Desportos (MJD) e do Comité Organizador (COCAN) ao local das obras, Joannes André apontou Outubro do próximo ano como data exacta para a finalização do empreendimento, com capacidade de 50.000 espectadores.


Tchicala-Tcholohanga (Huambo), 22 de Outubro de 2008 - Uma mina anti-tanque deflagrou nas proximidades de Candumbo, província do Huambo, no último domingo, momentos depois da passagem de um mini-autocarro na mesma via, soube hoje (terça-feira) à Angop de fonte policial.
A mina deflagrou a menos de 30 metros de uma ponte do caminho-de-ferro de Benguela, numa estrada de terra batida que liga a província do Huambo ao Bié.

O mini-autocarro, que fazia o trajecto Huambo/Bié e estava lotado com pessoas e bens, não foi afectado pelo impacto do engenho explosivo, que não causou danos materiais e humanos. A estrada principal que liga a cidade do Huambo a do Bié, numa extensão de cerca de 150 quilómetros, está a ser asfaltada pela empresa portuguesa Mota Engil.
Neste momento, a "via de Candumbo" serve de alternativa para os automobilistas.

Os trabalhos de desminagem, intensificados com a conquista da paz em Angola, em 2002, prosseguem para garantir a circulação de pessoas e bens, estando envolvidas brigadas do Instituto Nacional de Desminagem (Inad), Forças Armadas Angolanas (FAA), entre outros operadores.


Sumbe, 22 de Outubro de 2008 - O director provincial das Finanaças no Kwanza Sul, José Viegas de Melo, informou hoje, quarta-feira, no Sumbe, que o décimo terceiro salário da função pública começa a ser pago em Novembro, de acordo com o novo sistema de processamento e pagamento a vigorar a partir de Outubro.


Luanda, 21 de Outubro de 2008 - A falta de uma indústria transformadora do mármore em Angola, torna o produto mais caro, disse hoje, terça-feira, em Luanda, o Administrador para a área jurídica do grupo empresarial “Invista”, Henrique Doroteia.
Em entrevista à Angop, o responsável esclareceu que tal facto faz com que o produto seja pouco consumido em Angola, em detrimentos de outros. O mármore branco, cor de rosa e cinzento, granito, calcário, gesso, fosfato, zinco, ferro, cobre, turmalina e platina são os principais recursos localizados na província do Namibe. Informou que o grupo iniciou, este ano, a exploração do mármore no Namibe e a sua exportação para a Itália e Portugal.


Huambo, 20 de Outubro de 2008 - A fábrica de colchões do Huambo, inaugurada em Novembro de 2006, produz actualmente, em média, 900 unidades/dia para satisfazer fundamentalmente as necessidades dos consumidores das províncias Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Kuando Kubango, Bié e Huíla
A informação foi dada hoje (segundafeira) à Angop pelo responsável pela produção da fábrica, Eduardo Vitulo, tendo realçado que a actual produção da unidade fabril ronda os 60 porcento da capacidade instalada, pois a manufactureira pode produzir até 2.500 colchões/dia.


Lubango, 20 de Outubro de 2008 - Os estádios que estão a ser construídos no país para albergar os jogos oficiais do Campeonato Africano das Nações (CAN2010) terão relva vinda da França, informou hoje a imprensa o vice-presidente do COCAN, António Mangueira.
Especialistas de empresas francesas que trabalham no ramo deverão escalar o país em Novembro, para fazer um levantamento, informou o responsável, integrante de uma delegação governamental encabeçada pelo vice-ministro das Obras Públicas, Joanes André, que visitou por oito horas a província.


Lubango, 20 de Outubro de 2008 - O vice-minístro das Obras Públicas, Joanes André, manifestou-se, hoje nesta cidade, satisfeito com a evolução das obras do novo estádio do Lubango que vai albergar uma das séries do Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN2010)que o país acolherá.

Joanes André referiu que pelo andar dos trabalhos, que estão a 45 dias de avanço, em relação ao prazo estabelecido inicialmente nos contratos, a empreiteira poderá culminar com a obra dentro do tempo ou com alguma antecedência, o que na sua óptica será positivo para organização da prova.


Luanda, 19 de Outubro de 2008 - A OPCA, empresa portuguesa de Obras Públicas e Construção Civil, pretende alcançar um volume de negócios em 2009 estimado em 600 milhões de Euros, informou hoje (domingo), em Luanda, o seu director comercial para a área de imobiliário e avaliação de negócio, José Cruz.
Em declarações à Angop, a propósito da sua participação na VI Edição da Feira Internacional de Construção Civil e Segurança, o interlocutor disse ser interesse da sua instituição o crescimento do volume de investimentos e rendimentos, daí apostas no certame com o objectivo de tornar mais conhecida a existência da OPCA no mercado angolano.
Operadora em Portugal há pelo menos 75 anos e no mercado angolano desde 1992, a OPCA tem como principal objectivo contribuir para o crescimento socio-económico do país, por isso há cerca de quatro anos enveredou para o ramo imobiliário, onde a atenção dos empreendedores tem sido cativada pelas oportunidades de implementação de projectos.
Nesta altura, a OPCA possui vários projectos em curso no país, como a edificação de infra-estruturas na zona baixa de Luanda, entre outros projectos imobiliários.
Ainda neste domínio, ela possui outros projectos em andamento nas províncias de Luanda, Benguela, Namibe, Huíla, Cabinda, onde já existem recursos humanos e equipamentos necessários para a sua implementação.


Luanda, 19 de Outubro de 2008 - A empresa portuguesa JAP hotelaria e serviços pretende instalar-se em Angola a partir de 2009 devido às expectativas geradas em torno da construção de novas unidades hoteleiras no país, tendo em vista a realização do Campeonato Africano de futebol CAN/2010, informou hoje, em Luanda, o director comercial da instituição, António Sousa.


Luanda, 18 de Outubro de 2008 - A realização da VI edição da Feira Internacional de Construção Civil, Obras Públicas e Segurança, nas instalações da Filda, em Luanda, constitui o destaque do noticiário económico da semana.
O evento deste ano conta com a presença de 270 empresas, entre nacionais e estrangeiras, apresenta-se como uma oportunidade para a troca de experiências e de realização de negócios, assumindo-se como um “barómetro” do potencial de Angola no sector da construção civil.
A Constrói Angola 2008, uma organização conjunta da Arena Direct e da Feira Internacional de Luanda (FIL), conta com o apoio da Ministério das Obras Públicas, oferecendo aos expositores e visitantes uma oportunidade para negócios e troca de experiências.


Luanda, 18 de Outubro de 2008 - Duzentos e 40 toneladas de telhas e tijolos/dia, equivalente a 70 mil unidades/dia, é a quantidade que a Fábrica Porto Bello, localizada na província de Benguela, perspectiva produzir num futuro breve, após a sua ampliação. Em declarações à Angop no espaço reservado a VI edição da Feira Internacional de Construção Civil, Obras Públicas e Segurança, a administradora financeira da firma, Heloísa Helena, disse que actualmente a fábrica está com capacidade de produção de 120 toneladas diárias, equivalente a 35 mil unidades/dia.


Huambo, 17 de Outubro de 2008 - A Televisão Pública de Angola (TPA) concluiu oficialmente, na quinta-feira, a extensão do sinal da sua programação diária a todas as sedes dos municipios da província do Huambo.
Num projecto do Ministério da Comunicação Social que visa dar corpo ao princípio institucional do direito à informação a todo o cidadão, as 11 sedes municipiais da província do Huambo beneficiam já do sinal da televisão pública angolana.

As ultimas localidades beneficiárias foram o Mungo, Bailundo, Londuimbali, Tchicala-Tcholohanga, Katchiungo e a pequena vila sede da comuna de Alto Hama, localizada num nó rodoviário que liga o Huambo ao Bié, Kwanza Sul, Luanda, Benguela, Huíla e Kuando Kubango.


Luanda, 17 de Outubro de 2008 - Cem milhões de dólares norte americanos é o valor total a ser investido em seis projectos ligados ao sector da indústria de madeira, apresentados hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Fernando Rolin.
Fernando Rolin, que fez este anúncio durante o acto de apresentação do estudo de viabilidade das indústrias de madeira e mobiliário e afins, disse tratar-se das Fabricas de Aglomerados de Partículas (Anglopan), Mobiliário (Painel Movel), Soalho de Madeira Maciça (Paviwood), Serração e Carpintaria (Sercarp), Mobiliário (Madeimovel) e da empresa de Carpintaria (Carpintec).
Segundo aquele responsável, os projectos, a serem implementados, vão possibilitar a criação de 750 empregos directos e mais de dois mil indirectos.


Lubango, 16 de Outubro de 2008 - Os estádios que estão a ser construídos no país, visando o Campeonato Africano das Nações (CAN-2010) vão contar com sistemas de comunicação de última geração, garantiu, quarta-feira, no Lubango o director da empresa encarregue da sua instalação, KBRR, Roberto de Araújo.


Benguela, 14 de Outubro de 2008 - Nove mil e um Bilhetes de Identidade (BI) já estão disponíveis desde Setembro último na província de Benguela, para serem concedidos aos seus titulares, informou hoje, quinta-feira, nesta cidade, o director provincial da Justiça, Alberto Pereira.
O responsável, que falava numa entrevista colectiva, disse que dos 9.001 bilhetes de identidade, 3.250 são de cidadãos do sexo feminino, cuja entrega aos titulares iniciou no dia um do presente mês.
Adiantou que os Serviços de Identificação Civil e Criminal de Benguela estão a entregar os BI de forma paulatina, numa média de 50 bilhetes/dia, aos seus proprietários idos dos nove municípios da província


Luanda, 14 de Outubro de 2008 - O livro editado com base nas actas da III Semana Social Nacional, subordinada ao tema "Justiça Social", foi apresentado hoje, terça-feira, no anfiteatro da Universidade Católica de Angola (UCA), em Luanda, numa co-promoção do Centro Cultural Mosaiko e a Conferência Episcopal de Angola e S.Tomé (CEAST).


Huambo, 14 de Outubro de 2008 - A província do Huambo acolhe de 15 a 17 deste mês o III encontro sobre línguas nacionais, promovido pelo Ministério da Cultura com a finalidade de traçar estratégias que concorrem para a inclusão das línguas nacionais no sistema normal de ensino, segundo apurou a Angop hoje, terça-feira, no Huambo.
Com a participação de quase 150 delegados, em representação das 18 províncias do país, o evento será dividido em quatro painéis, devidamente intercalados entre debates e dissertações, nos quais se espera o contributo de todos os participantes para se atingirem os objectivos estabelecidos pela organização do evento.


Luanda, 13 de Outubro de 2008 - Um Workshop sobre reciclagem, promovido pelo Ministério da Indústria, realiza-se a partir de terça-feira, em Luanda, com objectivo de reflectir sobre a importância de um sistema integrado de recolha, processamento, comercialização de resíduos sólidos, critérios e exigências para o exercício da actividade.


Huambo 13 de Outubro de 2008 - Uma nova livraria poderá entrar em funcionamento em 2009, na província do Huambo, numa iniciativa do Grupo Escolar Editora, segundo deu a conhecer hoje à Angop o director geral do referido grupo, Etelvino Paulo.
O responsável que fez tal anúncio à margem da cerimónia de abertura da feira de livro, organizada pelo Grupo Escolar Editora, em parceria com a Reitoria da Universidade Agostinho Neto, admitiu que a mesma será dotada de livros que versem essencialmente sobre assuntos atinentes à área técnica e científica.


Luanda, 13 de Outubro de 2008 - O ministro conselheiro do embaixada norte americana em Angola, Jeffrey J. Hawkins, disse hoje (segunda-feira), no Lobito, província de Benguela, que o governo do seu país gasta anualmente quarenta milhões de dólares em Angola para os programas de índole social.
O diplomata americano, que falava à imprensa no navio o USS ELROD que atracou nesta segunda-feira no porto do Lobito, disse que mais de metade desta quantia é destinada para os programas de combate à malária e do VIH/Sida.
Para si, o combate à malária e do VIH/Sida vai continuar a ser uma das prioridades de cooperação com as entidades angolanas em relação ao sector da saúde.


Luanda, 13 de Outubro de 2008 - O agente oficial de jogadores, treinadores e organização de eventos desportivos, o angolano José Luís Gomes, afirmou hoje que a escolha certa para o cargo de seleccionador dos Palancas Negras deve recair sobre um técnico nacional, em função do conhecimento profundo do futebol deste país.
De acordo com o agente, licenciado pela União Europeia de Futebol Associado (UEFA) para a negociação de atletas, treinadores e outros compromissos desportivos, depois dos feitos do demissionário Oliveira Gonçalves a Federação Angolana da modalidade poderia dar oportunidade a outros nacionais. “Não queremos seleccionador estrangeiro para os Palancas Negras. Queremos treinador angolano, como Mabi de Almeida. Já tem experiência, por ter sido adjunto por muito tempo de Oliveira Gonçalves”, realçou.


Luanda, 11 de Outubro de 2008 - O primeiro Centro de Distribuição (CD) de bens alimentares de apoio à rede de supermercados Nosso Super vai ser aberto na primeira quinzena de Novembro próximo, anunciou hoje, o coordenador técnico para infraestruturas do Presild, Gomes Cardoso.
Falando à Angop, por ocasião da abertura do 24º supermercado Nosso Super, hoje no Benfica, o responsável disse que o CD localizado no munícipio de Viana, em Luanda, vai permitir o armazenamento de bens industriais e agrícolas para posteriormente abastecer as lojas inseridas no Presild- Nova Rede Comercial.
Na mesma senda, deu a conhecer que, além do CD de Viana, será inaugurado o Centro de Distribuição do Lobito, na província de Benguela, em 2009. Os CD são infra-estruturas enquadradas no Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População (Presild) criado em 2006, por iniciativa do Governo angolano, no intuito de organizar e modernizar a actividade comercial em todo o território nacional.
O Presild-Nova Rede Comercial prevê construir 31 supermercados Nosso Super, oito Centros de Distribuição, e mercados municipais nas 18 províncias do país. O programa visa a implementação de novos valores e práticas no comércio, condizentes com as regras da livre iniciativa e com os pressupostos do respeito à legalidade e aos direitos do consumidor.


Luanda, 11 de Outubro de 2008 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nomeou hoje oito novos governadores provinciais, entre os quais Boaventura da Silva Cardoso, Malanje, Armando da Cruz Neto, Benguela, e Cândida Celeste da Silva para a província do Bié.
No mesmo decreto, foram nomeados Mawete João Baptista, Eusébio Teixeira de Brito, António Didalelwa, Isaac Francisco Maria dos Anjos e Cândida Maria Gulherme Narciso nos cargos de governadores provinciais do Uíge, Kuando Kubango, Cunene, Huíla e Lunda Sul, respectivamente.
Em outros decretos, o Presidente da República exonerou Dumilde Das Chagas Simões Rangel do cargo de governador da província de Benguela e Francisco José Ramos Da Cruz de governador provincial da Huila Miji Muachissengue, Cristovão Domingos Francisco da Cunha, José Amaro Tati, João Baptista Chindandi e António Bento Kangulo foram exonerados dos cargos de governadores da Lunda Sul, Malanje, Bié, Malanje e Uíge, respectivamente.
O Presidente José Eduardo dos Santos exonerou também os embaixadores no Reino da Espanha, Armando da Cruz Neto, e na República Democrática do Congo, Mawete João Baptista.


Malanje, 10 de Outubro de 2008 - O director provincial de Saúde em exercício de Malanje, Joaquim Neho, disse quinta-feira, nesta cidade, que a redução da incidência de casos de infecção de VIH/Sida, constitui um dos elementos fundamentais do plano estratégico nacional do sector.
O responsável falava no encerramento do terceiro Workshop Regional de Capacitação das ong nacionais em gestão de projectos de sida, decorrido de 6 a 9 deste mês, nesta cidade, sob promoção da Ong rede angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso), em parceria com o projecto Fundo Global-Angola.
O workshop contou com a participação de 37 técnicos de 17 ong nacionais das províncias de Malanje, Kwanza Norte, Uíge, Lunda Sul e Moxico.


Luanda, 10 de Outubro de 2008 - A representação da multinacional Coca-Cola, em Angola, vai aumentar para quatro o número de fábricas existentes no país, visando atender melhor as necessidades, cada vez mais crescentes, dos consumidores, afirmou hoje (sextafeira), em Luanda, o director de vendas e marketing da companhia, Luís Fernandes.
Ao falar à imprensa, à margem de uma conferência de imprensa conjunta entre a Movicel e Coca-Cola sobre o lançamento da campanha "Compre Taco e ganhe Coca- Cola", o responsável da multinacional disse terem aberto recentemente uma fábrica na localidade da Catumbela, em Benguela, e iniciado a construção de uma nova unidade de produção em Luanda.


Luanda, 9 de Outubro de 2008 - O aproveitamento integral dos recursos minerais de Angola e a redução dos preços do material de construção de origem mineira vão caracterizar, a partir deste ano (2008), as acções do Ministério de Geologia e Minas, disse quinta-feira, em Luanda, o novo titular da pasta, Mankenda Ambroise.
De acordo com o governante, que falava na sessão de apresentação oficial aos técnicos do sector, a actuação do ministério vai, igualmente, cingir-se na luta para o aumento de empregos na indústria mineira, de modo a contribuir na redução dos índices de desemprego e pobreza no país.


Luanda, 3 de Outubro de 2008 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse hoje (sexta-feira), em Luanda, que o combate à fome e à pobreza constituem prioridade de primeira linha, tal como o é igualmente a materialização do sub-programa de segurança alimentar ou auto suficiência alimentar. Ao discursar na tomada de posse do novo governo, o Chefe de Estado adiantou que as bases deste subprograma estão praticamente lançadas, havendo que aperfeiçoá-la, harmonizando as acções dos sectores da agricultura, da indústria, do comércio, do serviços de controlo da qualidade e organizar convenientemente a sua aplicação com objectivos anuais quantificados. Uma atenção especial, neste domínio, deve ser prestada às comunidades rurais, tratando com o mesmo sentido de urgência a execução do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural, asseverou.
José Eduardo dos Santos lembrou ainda que foi estabelecido um objectivo muito ambicioso para o sector da habitação, isto é, promover a construção de um milhão de fogos, durante o actual mandato.


Luanda, 3 de Outubro de 2008 - O Governo deverá preparar e aprovar o Plano Nacional e o Orçamento Geral do Estado e remeter à Assembleia Nacional até ao dia 31 de Outubro, para aprovação final, com vista a sua implementação, a partir do dia 1 de Janeiro de 2009, anunciou sexta-feira, em Luanda, o Presidente da República. Discursando na cerimónia de empossamento dos ministros e secretários de Estado, nomeados quarta-feira, o Chefe de Estado disse ser necessária a criação de um clima propício para a implementação do programa, “através de acções que sirvam para consolidar a paz, manter a estabilidade política e reforçar a democracia”


Luanda, 1 de Outubro de 2008 - A Presidência da República de Angola, José Eduardo dos Santos, anunciou nesta quarta-feira a composição do novo governo resultante das eleições legislativas de 5 de Setembro. O Executivo inclui 33 ministros e dois secretários de Estado, sendo dez mulheres:

    Ministro da Defesa Nacional - Kundi Paihama.
    Ministro do Interior - Roberto Leal Ramos Monteiro.
    Ministro das Relações Exteriores - Assunção Afonso dos Anjos
    Ministro da Economia - Manuel Nunes Júnior
    Ministro da Administração do Território - Virgílio Ferreira de Fontes Pereira.
    Ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social - António Domingos Pitra Costa Neto.
    Ministra da Justiça - Guilhermina Contreiras da Costa Prata.
    Ministro das Finanças - Eduardo Leopoldo Severin de Morais.
    Ministra do Planeamento - Ana Afonso Dias Lourenço.
    Ministra do Comércio - Maria Idalina de Oliveira Valente.
    Ministro de Hotelaria e Turismo - Pedro Mutindi.
    Ministro da Agricultura - Afonso Pedro Canga.
    Ministro das Pescas - Salamão José Luete Chiribimbi.
    Ministro da Indústria - Joaquim Duarte da Costa David.
    Ministro dos Petróleos - José Maria Botelho de Vasconcelos.
    Ministro da Geologia e Minas - Makenda Ambroise.
    Ministra do Ambiente - Maria de Fátima Monteiro Jardim.
    Ministra da Ciência e Tecnologia - Maria Cândida Teixeira.
    Ministro do Urbanismo e Habitação - Diakumpuna Sita José.
    Ministro das Obras Públicas - Francisco Higino Lopes Carneiro.
    Ministro dos Transportes - Augusto da Silva Tomás.
    Ministra da Energia - Emanuela Afonso Viera Lopes.
    Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação - José Carvalho da Rocha.
    Ministro da Saúde - José Viera Dias Van-Dúnen.
    Ministro da Educação - António Buriti da Silva Neto
    Ministra da Cultura - Rosa Maria Martins da Cruz e Silva.
    Ministro da Assistência e Reinserção Social - João Baptista Kussumua.
    Ministra da Família e Promoção da Mulher - Genoveva da Conceição Lino.
    Ministro da Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra - Pedro José Van-Dúnen.
    Ministro da Juventude e Desportos - Gonçalves Manuel Muandumba.
    Ministro da Comunicação Social - Manuel António Rabelais.
    Ministro Sem Pasta - António Bento Bembe.
    Ministra Sem Pasta - Francisca de Fátima do Espírito Santo de Carvalho Almeida.
    Secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural - Maria Filomena de Fátima Lobão Telo Delgado.
    Secretário de Estado para o Ensino Superior - Adão Gaspar Pereira do Nascimento.


Luanda, 16 de Setembro de 2008 - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) divulgou, hoje, terça-feira, em Luanda, os resultados definitivos das eleições legislativas referentes ao círculo provincial de Luanda.Votaram na capital 1.971.963 eleitores, representando 82,42 porcento de participação.

Eis os resultados definitivos do circulo provincial de Luanda:

    MPLA 1. 448. 096 (78, 79%)
    UNITA 258.474 (14,6%)
    FNLA 28.339 (1,54%)
    PRS 23.253 (1,27%)
    PDP-ANA 21. 413 (1,17%)
    ND 11.437 (0,62%)
    FpD 10.187 (0,55%)
    PLD 7.780 (0,42%)
    PADEPA 6.101 (0,33%)
    PAJOCA 5.826 (0,32%)
    PRD 5.053 (0,27%)


Luanda, 16 de Setembro de 2008 - (Lusa/Apostolado) - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) divulgou ontem, domingo, os resultados definitivos de 17 círculos provinciais eleitorais, com Luanda à espera do desfecho do recurso judicial da UNITA:

    Bengo: MPLA 84969 (90,24%), UNITA 4109 (4,01), FNLA 2,608 (2,76 %), PRS 804 (0,85), ND 771 (0,82), PLD 195 (0,21), AD-Coligação 163 (0,17), PADEPA 144 (0,15), PDP-ANA 141 (0,15), PAJOCA 129 (0,14), PRD 124 (0,13), PPE 115 (0,12), FOFAC 96 (0,10), FpD 78 (0,08%).
    Benguela: MPLA 508.654 (82,51%), UNITA 78.403 (12,72%) ND 8.295 (1,35%), PRS 8.103 (1,31%), FNLA 1.926 (0,31%), PLD 1.863 (0,30%), PADEPA 1.429 (0,23%), PAJOCA 1.412 (0,23%), AD Coligação 1.352 (0,22%), PDP-ANA 1.184 (0,19%), FpD 1.068 (0,17%), PRD 1.047 (0,17%), FOFAC 864 (0,14%) PPE 862 (0,14%).
    Bié: MPLA 273728 (74,93 %), UNITA 76 651 (18,25), FNLA 1651 (0,45), PRS 7094 (1,94), ND 6110 (1,67), PLD 1408 (0,39), AD-Coligação 1950 (0,53), PADEPA 1591 (0,44), PDPANA 738 (0,20), PAJOCA 1157 (0,32), PPE 949 (0,26), FOFAC 745 (0,20), FpD 520 (0,14) e PRD 1012 (0,28%).
    Cabinda: MPLA 85938 (62,77%), UNITA 42940 (31,37), PRS 2262 (1,65), PLD 936 (0,68), FNLA 916 (0,67), FPD 759 (0,55), PDP-ANA 678 (0,50), ND 573 (0,41), Pajoca 397 (0,29), Padepa 397 (0,29), PRD 337 (0,25), AD-Coligação 322 (0,24), PPE 276 (0,20) e FOFAC 212 (0,15%).
    Cunene: MPLA 181.996 (93,37%), UNITA 5.723 (2,94%), ND 2.803 (1,44%), PRS 1.903 (0,98%), FNLA 420 (0,22%), PLD 280 (0,14%), AD Coligação 280 (0,14%) PDP-ANA 258 (0,13%) PAJOCA 254 (0,13%) PADEPA 254 (0,13%) PPE 251 (0,13%) FOFAC 182 (0,09%), PRD 170 (0,09%), FpD 141 (0,07%).
    Huambo: MPLA 426 226 (82,05 %), UNITA 70.176 (13,51%), PRS 7.448 (1,43%), ND 6069 (1,17%), FNLA 1.521 (0,29%) PLD 1.230 (0,24%) PADEPA 1.049 (0,20%) PAJOCA 1.019 (0,20%) AD Coligação 1.002 (0,19%) PPE 955 (0,18%) PDP-ANA 813 (0,16%) FOFAC 724 (0,14%) PRD 658 (0,13%) FpD 567 (0,11%).
    Huila: MPLA 587 231 ( 90,00%) UNITA 30.209 ( 4,63%) ND 13695 ( 2,10%) PRS 7.632 (1,17/%) FNLA 1.910 (0,29%) AD Coligação 1.774 (0,27%) PDP-ANA 1.626 (0,25%) PLD 1.543 (0,24%) PPE 1,239 (0,19%) PAJOCA 1.230 (0,19%) PRD 1.172 (0,18%) PADEPA 1.135 (0,17 %) FOFAC 1.055 (0,16%) FpD 992 (0,15%).
    Kuando Kubango: MPLA 98.935 (79,64%), UNITA 18.684 (15,04%),PRS 1.991 (1,60%), ND 1.562 ( 1,26%) AD Coligação 523 (0,42%), FNLA 486 (0,39%), PADEPA 406 (0,33), PRD 365 (0,29%), PLD 299 (0,24%), PDP- ANA 258 (0,21%), PAJOCA 221 (0,185) PPE 217 (0,17%), FOFAC 165 (0,13%) FpD 120 (0,10%).
    Kwanza Norte: MPLA 136.460 (94,73%), UNITA 2.029 (1,41%), ND 1.703 (1,18 %) PRS 1.174 (0,81%) FNLA 839 (0.58%), PAJOCA 294 (0,20%), PDP-ANA 248 (0,17%), PRD 248 (0,17%) AD Coligação 244 (0,17%), PADEPA 230 (0,16%), PLD 207 (0,14%), PPE 204 (0,14%), FOFAC 194 (0,13%) FpD 116 (0,08%).
    Kwanza Sul: MPLA 376895 (87,46%), UNITA 26463 (6,14), ND 8938 (2,7), PRS 7129 (1,65), AD-Coligação 2369 (0,55), FNLA 1595 (0,37), PLD 1302 (0,30), Padepa 1282 0,30, PRD 1189 (0,28), Pajoca 885 (0,21), PDP-ANA 796 (0,18), FOFAC 741 (0,17), PPE 728 (0,17) e FpD 643 (0,15%).
    Lunda Norte: MPLA 171912 (65,34%), PRS 62984 (23,94), UNITA 17908 (6,81), ND 2479 (0,94), PDP-Ana 1330 (0,51), PLD 1184 (0,45), FNLA 1103 (0,42), AD 1005 (0,38), Padepa 849 (0,32), Pajoca 566 (0,22), PRD 510 (0,19), PPE 449 (0,17), FpD 437 (0,17) e FOFAC 383 (0,15%).
    Lunda Sul: MPLA 63771 (50,54%), PRS 52666 (41,74), UNITA 4887 (3,87), ND 1047 (0,83), PLD 779 (0,62), AD-Coligação 553 (0,44), PDP-Ana 457 (0,36), FNLA 443 (0,35), PRD 360 (0,29), FPD 308 (0,24), Padepa 289 (0,23), Pajoca 272 (0,21), PPE 222 (0,18) e FOFAC 131 (0,10%).
    Malanje: MPLA 203.061 (93,12%), UNITA 4.763 (2,18%), PRS 3.296 (1,51%), ND 2.851 (1,31%), PRD 561 (0,26), AD Coligação 545 (0,25%), FNLA 519 (0,24%), PAJOCA 505 (0,23%), PADEPA 505 (0,23%), PPE 375 (0,17%),PLD 353 (0,16%),FOFAC 294 (0,135), PDP ANA 275 ( 0,13 %) FpD 154 (0,07%).
    Moxico: MPLA 165349 (85,29%), PRS 10846 (5,59), UNITA 10590 (5,45), ND 2818 (1,45), FNLA 849 (0,44), PLD 607 (0,31), AD-Coligação 573 (0,30), PADEPA 393 (0,20), FOFAC 379 (0,20), PPE 340 (0,18), PDP-Ana 326 (0,17), Pajoca 315 (0,16), PRD 283 (0,15), FPD 193 (0,10%).
    Namibe: MPLA 109490 (94,35%), UNITA 3356 (2,89), ND 1021 (0,88), PRS 742 (0,64), FNLA 257 (0,22), PLD 201 (0,17), pdp-anA 161 (0,14), Pajoca 140 (0,12), Padepa 135 (0,12), PRD 125 (0,11), FPD 123 (0,11), FOFAC 117 (0,10), AD-Coligação 116 (0,10) e PPE 64 (0,6%).
    Uíge: MPLA 257.722 ( 89,21%), UNITA 11.998 (4,15%), FNLA 5.049 (1,75%),ND 3.929 (1,36%), PRS 3.365 (1,16%), PDP-ANA 1.149 (0,40%), PADEPA 1.070 ( 0,37%) AD Coligação 928 (0,32%), PPE 714 (0,25%), FOFAC 695 (0,24%) PRD 681 (0,24%) PLD 648 (0,22%), PAJOCA 521 (0,18%), FpD 422 (0,15%)
    Zaire: MPLA 85795 (67,49%), FNLA 20985 (16,51), UNITA 13009 (10,23), PRS 2054 (1,62), PDP-Ana 1101 (0,87), ND 1050 (0,83), PLD 526 (0,41), Fofac 508 (0,40), PPE 490 (0,39), Pajoca 402 (0,32), PRD 343 (0,27), AD-Coligação 337 (0,27), Padepa 281 (0,22) e FPD 245 (0,19%).


A publicação dos resultados de Luanda aguarda o veredicto do Tribunal Constitucional (TC) sobre a impugnação apresentada pela UNITA, em recurso contra o indeferimento da Comissão Nacional Eleitoral (CNE). A CNE ficou de entregar a sua contestação do requerimento da UNITA neste segunda-feira, passo depois do qual o TC terá 72h00 para pronunciar a sua sentença. Se a sentença lhe for favorável, a CNE poderá divulgar imediatamente os resultados de Luanda e, concomitantemente, os definitivos do círculo nacional. Senão, a eleição terá que ser repetida na capital do país no prazo legal de oito dias. Nos resultados provisórios, os resultados de Luanda apontaram o MPLA como vencedor na ordem de 78,63 %, secundado pela UNITA.

A circunscrição de Luanda corresponde a 2.392.490 Eleitores registados, que deveriam votarem em 9.959 mesas. De facto, houve 6.884 mesas escrutinadas (69,12%) que indicaram um total de 1690.482 votos, dos quais 36.089 votos brancos (2.13 %), 63.810 votos nulos (3,77 %), 21.112 votos reclamados (1.225 %) e 1.569.471 votos válidos (92,84 %).


Luanda, 14 de Setembro de 2008 - (Lusa) - Os resultados definitivos em nove das 18 províncias angolanas divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) confirmam o domínio do MPLA (partido no poder) nas eleições legislativas de 5 e 6 de Setembro. A CNE divulgou neste domingo, no final do prazo legal, os resultados definitivos nas províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Namibe, Kwanza Sul e Zaire. Até o final do dia vão ser divulgados os restantes resultados, exceto na província de Luanda, devido a um recurso enviado para o Tribunal Constitucional pela Unita (maior partido de oposição) por supostas irregularidades no processo de votação na capital. O recurso da Unita para o Tribunal Constitucional deu entrada na quinta-feira, após a CNE indeferir um pedido de impugnação das eleições em Luanda. Este recurso da Unita condiciona ainda a divulgação dos resultados definitivos nacionais. A província de Luanda tem mais de um terço dos 8,3 milhões de eleitores recenseados em Angola para estas eleições.


Benguela, 9 de Agosto de 2008 - Um lote de bens diversos foi distribuído sexta-feira, aos centros infantis da missão do Dunde e da paroquia do município da Ganda, pertencentes a Igreja Católica, 221 quilómetros da cidade de Benguela, pela direcção provincial da Família, Assistência Social e Antigos Combatentes (Fasac). De acordo com a directora provincial da Fasac, Maria Carlos, que procedeu à entrega, constam entre os bens, 50 mesas plásticas com as respectivas cadeiras, dois kits composto de bens alimentares, fogão, utensílios de cozinha, bolas, entre outros meios para recreio, para 166 crianças órfãos acolhidas nos referidos centros infantis. Segundo Maria Carlos, o projecto enquadra-se no domínio do compromisso de apoio à primeira infância que o Governo está a desenvolver com todos os seus parceiros sociais, para prestar atenção às crianças, sobretudo as menores de cinco anos, enquadradas no Programa Infantil comunitário (pic-pec), e nas creches. Adiantou que, a acção tem como objectivo a preparação psico-social das crianças sobre noções básicas para o seu enquadramento no sistema normal de ensino, visto que no âmbito do programa do Governo para 2009/2012 constam varias acções direccionadas a situações vulneráveis. A directora garantiu que, o projecto é extensivo a todos municípios da província e vai continuar com a dinamização do apoio das administrações municipais e parceiros sociais que cooperam com o Governo no âmbito da protecção da criança. Avançou que no município da Ganda, para além dos centros infantis da Igreja Católica, são assistidas outras 100 crianças da localidade da Ebanga. A responsável salientou que o Governo está a trabalhar na reabilitação da missão do Dunde, cujo centro infantil alberga 80 crianças desfavorecidas que recebem educação pré-escolar. O acto de entrega foi assistido pelo bispo emérito da diocese de Benguela, dom Óscar Braga, que louvou o gesto da instituição.


Pequim, 9 de Agosto de 2008 - (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, abordou hoje em Beijing, com o presidente da construtora "China Railway", Yu Wenzhong, aspectos ligados a reabilitação dos Caminhos de Ferro de Luanda e de Benguela. José Eduardo dos Santos encontra-se em Beijing desde quinta-feira, onde participou na abertura dos XXIX Jogos Olímpicos de verão. “Estamos a reabilitar os Caminhos de Ferro de Luanda e de Benguela”, disse Yu Wenzhong à jornalistas, no final da audiência, acrescentando que os “progressos vão de forma rápida e normal”. Referiu que em 2011 todas as obras de reconstrução das linhas-férreas, cujos trabalhos foram adjudicados à sua empresa, deverão estar concluídas. Particularizando, disse que nos Caminhos de Ferro de Benguela já foram reconstruídos cerca de 300 quilómetros de linha e que até finais do corrente ano deverão ser concluídos mais 500 quilómetros em direcção ao Huambo.


Benguela, 7 de Agosto de 2008 - O chefe da missão de inspecção da Confederação Africana de Futebol (CAF), o argelino Mohamed Raouraoua, mostrou-se hoje, em Benguela, impressionado com o andamento das obras do estádio de futebol que albergará uma das fases do Campeonato Africano das Nações em 2010. Salientou que o programa de preparação da taça africana das nações de 2010 na província de Benguela decorre com normalidade âmbito do estipulado, prevendo-se que no principio do próximo ano, se tenha uma visibilidade mais importante das obras que caminham com satisfação. Mohamed Raouraoua mostrou-se satisfeito por ter assistido o auto de consignação de reabilitação dos quatro estádios de apoio ao CAN 2010, considerando um acto necessário para a competição que reforçarão os treinos diários, além do grande estádio das competições oficiais. Por seu turno, o director geral do Comité Organizador do XXVII Campeonato Africano das Nações de Futebol Sénior Masculino de 2010, Justino Fernandes, mostrou igualmente satisfeito com o cumprimento doprograma, que na sua opinião vai de acordo com o cronograma da acção preconizada. “Não há qualquer atraso na obra e temos o cronograma a ser cumprido em relação a construção do Campo de Benguela e garantimos que se vai cumprir com os prazos devido a idoneidade das empresas”, disse. Quanto às unidades hoteleiras que albergarão as equipas participantes ao evento, avançou que, estão a ser bem reestruturas, recuperadas e modernizadas, com vista a acolher com algum conformo os visitantes. Reconheceu que, em termos de infra-estruturas quer desportistas como hoteleiras, Benguela irá reunir condições para que o evento possa ser bem disputado. Justino Fernandes disse que tudo esta a ser feito com vista a criar condições necessárias para que o centro de imprensa dê uma melhor imagem de Angola para o exterior, fundamentalmente a media internacional, com vista a caminhar para uma transmissão isenta e mostra aquilo que o país. Defendeu, por outro lado, a necessidade de se garantir a gestão do CAN-2010, com estabelecimento de parceiros, para se resolver todos os problemas relacionados com o transporte, voluntários, formação de membros para diferentes situações, bem como os grandes eventos relativos ao sorteio, sessões de aberturas e encerramento, prevendo-se uma gestão de disciplina. “É um trabalho vigente não obstante a comissão local estar preparada para o feito, existindo já alguns aspectos relevantes mas que precisam de aprofundamento”, frisou. Apelou aos membros do COCAN de cada uma das províncias que albergarão o CAN, a estarem preparados para acolher este grande evento do futebol africano, avançando que existem garantias que as estruturas do sector da Saúde estão a ser igualmente reabilitadas para o CAN. Para o director provincial de Benguela da Juventude e Desportos Pedro Garcia, a sua instituição tem pautado por uma disciplina de organização, para que o trabalho decorra sem sobressalto para que nas próximas visitas se encontre Benguela mais dignificada e possa levar bem alto o nome do país e do continente africano. O novo estádio de futebol da cidade de Benguela, com uma duração de 18 meses, cujas obras iniciaram há mais de quatro meses, tem a capacidade de 20 mil espectadores sentados e encontra-se já numa fase de execução de estacas, vigas, pilares e da lage do primeiro piso. Durante a estada da comitiva visitante em Benguela, composta por seis pessoas e chefiada pelo argelino Mohamed Raouraoua, membro do comité executivo da CAF, visitaram o estaleiro de construção do novo estádio em Benguela, os campo treinos da União da Catumbela e o estádio do Buraco, na cidade do Lobito. A apresentação de projectos sociais na nova ponte da Catumbela, informação sobre a construção e obras de reabilitação das unidades hoteleiras na cidade do Lobito, bem como as obras de ampliação, restauração e modernização dos hotéis Praia Morena, Mombaka e Luso (Benguela).


Lobito, 27 de Julho de 2008 - O director-geral do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), Daniel Quipaxe disse sábado, na cidade do Lobito, que os investimentos que o Governo está a efectuar vão permitir o desenvolvimento económico e social da empresa. A afirmação foi feita à Angop, à margem da cerimónia de entrega de bens materiais e alimentares, efectuada pela Associação dos Jovens Provenientes da Zâmbia (Ajapraz) aos trabalhadores reformados do CFB. Daniel Quipaxe acredita que com o pleno funcionamento da empresa, os salários dos trabalhadores e as pensões dos reformados serão melhorados. Segundo o responsável, além da reconstrução da linha férrea que liga o Lobito ao Huambo e a cidade de Benguela ao Lobito, a instituição desenvolve programa de formação dos quadros, tendo em conta a introdução de nova tecnologia. Por seu turno, os trabalhadores reformados disseram acreditar na melhoria das suas condições, bem como na revitalização do caminho-de-ferro. Para os aposentados Domingos Picante e Alberto Gaspar, a circulação dos comboios do Lobito ao Huambo e posteriormente até ao Luau (Moxico), vai possibilitar o aumento do valor das pensões e melhoria da qualidade de vida das famílias. Mostraram-se igualmente satisfeitos com a oferta da Ajapraz composta por 30 toneladas de bens alimentares, algumas motorizadas, aparelhagens, televisores e bicicletas. O CFB conta com mais de setecentos trabalhadores reformados.


Ganda, 24 de Julho de 2008 - Uma equipa de quatro médicos cubanos trabalha, desde o princípio da semana, no município da Ganda, 221 quilómetros da cidade de Benguela, no âmbito do reforço e melhor prestação dos serviços de Saúde e bem estar das populações. Especializados em clínica geral, enfermaria e obstetrícia, os médicos cubanos colocados no Hospital Municipal, deslocar-se-ão também periodicamente às comunas da Babaera, Ebanga, Kasseque e Chicuma (Ganda) com o fim de efectuarem consultas às comunidades. A equipa cubana reforça outros médicos russos que nos últimos dois anos se encontram a trabalhar no Hospital Municipal da Ganda. Em declarações à Angop, o responsável da Saúde na Ganda, Américo Daniel considerou de mais valia a ida ao município dos médicos cubanos. Além dos médicos cubanos, a circunscrição tem 50 técnicos médios e 120 básicos angolanos, colocados em todas unidades sanitárias. Américo Daniel garantiu a existência de condições normais e o melhoramento de pessoal, estruturas e fármacos, tendo afirmado que em três das quatro comunas existentes no município, foram já erguidos novos postos médicos devidamente apetrechados. O responsável anunciou a construção, em breve, de um posto médico na comuna do Kasseque e o reequipamento do Hospital Municipal para melhor funcionamento e atendimento da população, através do programa do Governo concebido para o município. O Hospital da Ganda, com capacidade para internar 150 pacientes, funciona para além dos médicos russos e cubanos, com 20 técnicos médios, cujo atendimento varia de 50 a 80 doentes por dia, sendo a malária, as doenças diarréicas agudas e respiratórias, bem como as de transmissão sexual as patologias mais frequentes na região.


Benguela, 24 de Julho de 2008 - As obras de reabilitação e modernização do Aeroporto 17 de Setembro, na província de Benguela, que custaram aos cofres do Estado pelo menos três milhões de dólares norte-americanos, serão concluídas em Agosto próximo, com a reabertura da sua pista. A garantia foi dada quarta-feira pelo administrador para a área de Engenharia e Manutenção da Enana, Manuel Ceita, ao ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, durante uma visita de avaliação do estado dos trabalhos em execução desde Março deste ano, pela empreiteira angolana OPCA. Segundo Manuel Ceita, as obras decorrem a bom ritmo e permitirão dotar o aeroporto de condições dignas, de modo a prestar-se um serviço que satisfaça as necessidades dos seus utentes, como os passageiros. Acrescentou que a estrutura original da pista, com 1.620 metros de comprimento e 30 de largura, não será alterada, mas será melhorada, como a correcção das ondulações, reperfilamento e recilagem, assim como a placa da infra-estrutura aeroportuária. Fez saber que a pista do aeroporto 17 de Setembro não será ampliada porque o aeródromo da Catumbela, o principal da província de Benguela, reúne condições em termos de aterragem de aeronaves de grande porte, como boeing 737. Por esta razão, sublinhou o responsável, a pista do Aeroporto 17 de Setembro continuará a receber, após a reabertura ao tráfego aéreo, aviões de pequeno e médio porte, principalmente os do tipo Embraer e Fokker, dadas as suas limitações técnicas. Avançou também que os raios de curvatura da pista à placa são muito inferiores, daí que estão a ser alargados, para que as aeronaves possam fazer uma curva com fluidez e segurança. Neste momento, frisou a fonte, estão a ser mobilizados os meios necessários para o início das obras de ampliação da aerogare, com particular realce para as áreas do check-in e de embarque, esta última que poderá contar com uma rampa. "O aprimoramento da sinalização da pista merecerá ainda especial atenção durante a empreitada", salientou, lembrando que os sistemas de energia e de comunicação de aeroporto conhecerão melhorias, dada a sua importância para o funcionamento integral da infra-estrutura aeroportuária. No entanto, Augusto Tomás, que visitou ainda o aeroporto da Catumbela, bem como as obras de construção da nova Estação dos Caminhos-de- Ferro de Benguela, na cidade das Acácias Rubras, encontra-se desde terça-feira nesta província para se inteirar do funcionamento das empresas do sector que dirige. O governante termina ainda hoje, quinta-feira, a sua jornada de trabalho, com uma deslocação ao município do Cubal, 171 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, com o propósito de visitar as infra-estruturas afectas ao seu ministério, segundo o seu programa de visita, a que a Angop teve acesso.


Benguela, 21 de Julho de 2008 - Oitenta e nove sobas e seculos do município da Ganda, 221 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, receberam neste domingo, 175 cabeças de gado bovino para reprodução e tracção animal. As cabeças de gado bovino distribuídas às autoridades tradicionais foram disponibilizadas pelo governo provincial que, nesta primeira fase, beneficiou 75 sobas da sede municipal e 14 da comuna da babaera. O plano do governo provincial prevê ainda nos próximos dias, distribuir outras 125 cabeças de gado bovino à população das comunas de Casseque, Chicuma e Ebanga, também no município da Ganda. Em declarações à Angop, o presidente da Associação Provincial de Apoio às Autoridades Tradicionais, Amadeu David, disse que processo idêntico decorreu já em outros municípios da província, faltando apenas o município do Lobito. O administrador comunal, Job Sassano, apelou aos beneficiários a protegerem o gado, com vista a contribuir no combate à fome e à pobreza. Abordados pela Angop, os sobas e seculos agradeceram a iniciativa do Governo, na medida em que ajuda a resolver certas preocupações, no sentido de garantir o bem-estar das comunidades.


Luanda, 18 de Julho de 2008 - Pelo menos cinco quilómetros, dos 78 da estrada Benguela/Catengue foram asfaltados e sinalizados desde Fevereiro deste ano, estando os restantes 73 a serem preparados para receberem em Agosto a segunda camada do tapete asfáltico, constatou a Angop no local. Em entrevista à Angop, o gerente adjunto da Odebrechet, Nuno Teixeira, disse que neste momento 69 quilómetros, dos restantes 73, receberam a primeira camada do asfalto. Segundo ele, a empreitada faz parte do projecto de reabilitação do eixo rodoviário Benguela/Lubango, cuja empreitada está a ser executada por cinco empresas, entre elas a Odebrecht. Nuno Teixeira fez saber que ao longo do itinerário entre Benguela e Catengue serão reabilitadas igualmente oito pontes para prestar melhor circulação na via. Segundo a fonte, os trabalhos decorrem sem sobressaltos e estão a ser assegurados por mais de 400 homens, sendo na sua maioria angolanos. Nuno Teixeira garantiu que a Odebrecht prevê concluir os trabalhos em Setembro próximo, criando deste modo um nível de actividade económico expandido na região. A estrada Benguela/Lubango insere-se na rota regional da SADC, cujo corredor estabelece as ligações Norte/Sul, atravessando as províncias do Kwanza Sul, Benguela e Huíla, num esforço do Governo angolano. A via terá um perfil transversal de oito metros, prevendo duas faixas de rodagem, uma em cada sentido de quatro metros de largura e 1,5 metros de berma em ambos lados.


Luanda, 17 de Julho de 2008 - Trinta e seis quilómetros das principais ruas de Benguela estão a ser recuperadas pelo Governo angolano, no quadro de um programa que visa melhorar a segurança e a fluidez do trânsito no interior das capitais provinciais, constatou terça-feira a Angop no local. Em declarações à Angop, o representante da empresa Africon, fiscalizadora da empreitada, José Camba, disse que 17 porcento da ruas se encontram pavimentados, prevendo-se o acabamento do restantes até Agosto. Considerou que a intervenção dos empreiteiros está a ser feita em em duas fases, estando a primeira assente na substituição do pavimento degradado e o segundo no arranjo dos passeios e lancil. José Camba fez saber que estão envolvidos neste projecto as empresas Conduril, MotaEngil e Odebrecht. "Um dos objectivos principais da empreitada é a reconstrução das vias consideradas fundamentais no casco urbano da circunscrição", frisou. Deu a conhecer, que numa terceira fase serão terraplenados 45 quilómetros das vias dos bairros periféricos da cidade de Benguela. Com uma extensão de 39.827 quilómetros quadrados, a província de Benguela tem uma população estimada em 2.100.000 habitantes, divididos em nove municípios, nomeadamente Benguela (sede), Baía Farta, Balombo, Bocoio, Caimbambo, Chongoroi, Cubal, Ganda e Lobito.


Ganda, 7 de Julho de 2008 - O secretário do Partido Renovador Democrático no município da Ganda, a 221 quilómetros da cidade de Benguela, Simão Calunga, apresentou, no final de semana, as linhas de força da sua formação partidária, no âmbito da pré-campanha para as eleições legislativas de 5 de Setembro. Em declarações à Angop, Simão Calunga revelou que a organização local está a desenvolver o processo de mobilização no sistema porta à porta. No município da Ganda, o PRD está representado apenas na comuna da Chicuma, prevendo para os próximos tempos instalar núcleos nas localidades da Ebanga, Babaera, Casseque e na sede municipal. O PRD tem um assento na Assembleia Nacional (Parlamento), emanada das eleições gerais de 1992.


Benguela, 7 de Julho de 2008 - Os 15 quilómetros da estrada entre a cidade do Lobito e a vila da Catumbela, província de Benguela, passando pelo bairro de São João, vai ser reabilitada a partir dos próximos dias, segundo informou hoje (segunda-feira) o administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo.


Benguela, 7 de Julho de 2008 - 3.142 armas de fogo de diversos calibres foram entregues voluntariamente, de Janeiro a Junho do corrente ano, aos comandos municipais da Polícia Nacional em Benguela, no âmbito da campanha de recolha do armamento em posse ilegal dos cidadãos. Segundo o relatório do Comando Provincial da Polícia, a que a Angop teve hoje acesso, do número de armas entregues destacam-se 2.978 do tipo AKM, 33 G-3, 45 carabinas, uma miniuzi, 18 mauser, 17 castor de 40 milímetros, cinco PKM, 10 RPG-7, 18 do modelo gally e duas do género RPK. Durante a campanha foram ainda entregues aos comandos municipais e unidades policiais 12 pistolas-metralhadoras do tipo checo, uma pistola star, duas macarov, 99 abuses diversos, 48 granadas, 1.622 carregadores diversos e 20.890 munições de diferentes calibres.


Lobito, 7 de Julho de 2008 - Três adolescentes, com idades entre 12 e 13 anos, ficaram feridas, quarta-feira, em Bocoio, a cerca de 110 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, na sequência da explosão de uma mina anti-pessoal, informou hoje à Angop o enfermeiro em serviço do hospital municipal local, Augusto Damby. De acordo com a fonte, o acidente ocorreu no bairro da Vila Flor, na comuna do Monte Belo, 31 quilómetros da sede municipal do Bocoio. Rosalina Xavier, mãe de duas das três crianças feridas, disse que o engenho foi encontrado numa das picadas que dá acesso à sede da comuna do Monte Belo, tendo os menores o trazido até ao pátio da casa para brincarem. As três crianças, com ferimentos quase por todo o corpo, estão sob cuidados intensivos no hospital local. Este acidente é o primeiro de género na região este ano.


Benguela, 4 de Julho de 2008 - Um seminário sobre "Ordenamento Territorial da Província de Benguela", que visa partilhar experiências relacionadas com o planeamento urbano, gestão municipal, geoprocessamento e planos directores municipais, decorre desde esta manhã, nesta cidade, numa promoção da Direcção Provincial do Urbanismo, Habitação e Ambiente (DPUHA). O curso, que termina esta tarde, tem ainda o objectivo de melhorar a capacidade do Governo Provincial de Benguela para a gestão espacial, visando a elaboração do plano de ordenamento territorial da província e está a abordar temas como "Utilização do geoprocessamento para elaboração de cadastro técnico multifinalitário e manutenção de planos directores". No colóquio, orientado por técnicos da DPUHA, dos Institutos de Geodesia e Cadastral de Angola (IGCA) e Nacional de Ordenamento do Território Urbano (Inotu), assim como consultores brasileiros, os 140 participantes debaterão igualmente assuntos que se prendem com "O papel dos órgãos da administração do Estado no planeamento urbano".


Benguela, 4 de Julho de 2008 - O Plano de Desenvolvimento Económico e Social de médio prazo da província de Benguela para o quinquénio 2009-2013 está avaliado em 15,3 biliões de dólares norte-americanos (um dólar vale cerca de 75.225 Kwanzas), informou hoje (sexta-feira), o governador provincial, Dumilde Rangel. Ao intervir na abertura do seminário com o tema "Ordenamento Territorial da Província de Benguela", o governador disse que o plano em referência comporta dois mil 260 programas e projectos de âmbito económico e social. Com duração de um dia, o encontro visa, entre outros aspectos, melhorar a capacidade do governo provincial de Benguela na gestão espacial, tendo em vista a elaboração do plano de ordenamento territorial da província. Participam no seminário directores provinciais de distintos sectores, administradores municipais, académicos, economistas, entidades eclesiásticas, políticas, autoridades tradicionais, e representantes da Polícia Nacional (PN), das Forças Armadas Angolanas (FAA) e de organizações não governamentais


Benguela, 4 de Julho de 2008 - Quinze agentes de educação cívica e eleitoral no município da Ganda, a 221 quilómetros da cidade de Benguela, participam, desde quinta-feira, numa acção formativa sobre sensibilização da população para as eleições legislativas de Setembro próximo. Durante cinco dias, os participantes vão abordar temas ligados aos "princípios gerais sobre educação cívica", "papel dos agentes, valorização, democracia e cidadania", "tolerância e aceitação da diferença", assim como "voto e votação". O director do Gabinete Eleitoral na Ganda, Domingos Filipe Cruz, na abertura do evento apelou ao envolvimento de todos actores e agentes do processo na educação cívica e eleitoral, como elemento importante na preservação da concórdia e paz social. Considerou imprescindível a colaboração das igrejas, associações Ong e autoridades tradicionais, para insuflar garantia no processo e contribuir para o sucesso da realização do próximo pleito. Domingos Filipe Cruz garantiu, por outro lado, a existência de condições necessárias, como a boa relação entre a população, clima de confiança e transparência, para que os agentes levem a mensagem real junto às comunidades. O evento está a ser orientado por dois formadores da Comissão Provincial Eleitoral, nomeadamente Simão Quesekele e Simão da Silva.


Benguela, 3 de Julho de 2008 - Um total de 198.089 crianças de zero aos cinco anos de idade foram vacinadas contra a pólio no município de Benguela, no quadro da segunda fase da Campanha Nacional de Imunização, decorrida de 20 a 22 de Junho último, soube hoje a Angop de fonte sanitária. De acordo com a chefe da repartição municipal da Saúde em Benguela, Maria do Carmo, comparativamente a primeira fase da campanha, que decorreu de 16 a 18 de Maio, registou-se um aumento de 955 crianças vacinadas contra a paralisia infantil.
O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o quadro actual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endémicos, nomeadamente Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Tchad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal. Em 2008 até 3 de Junho foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos


Benguela, 3 de Julho de 2008 - O administrador municipal de Benguela, Manuel Francisco, enalteceu hoje (quinta-feira), nesta cidade, os esforços do Governo Angolano para a requalificação de 36 quilómetros de ruas da cidade de Benguela, em curso desde o mês passado, visando a melhoria da segurança e do trânsito na localidade. Para o responsável, a reabilitação das vias rodoviárias da cidade e principais troços periféricos, adjudicada às empresas Odebrecht, MotaEngil e Conduril, vão mudar a actual imagem da urbe das acácias rubras. Manuel Francisco manifestou-se satisfeito pelo facto da circunscrição ter merecido prioridade no programa de reabilitação e requalificação das ruas estruturantes das cidades capitais das províncias do país, levado a cabo pelo Governo angolano. O administrador municipal de Benguela referiu que a iniciativa possibilitou já a asfaltagem de algumas vias, com realce para as do bairro da Camunda, e que permitiu ligá-lo ao centro cidade. O cronograma da empreitada prevê acções de tapaburaco, terraplenagem, sistema de drenagem, saneamento básico, iluminação pública, sinalização e asfaltamento. Do Programa Especial de Reabilitação de Estradas Nacionais, a província de Benguela se beneficia com um conjunto de obras rodoviárias, sobretudo os troços Benguela/Lobito, Benguela/Luanda, Benguela/Lubango, Benguela/Namibe, Benguela/Huambo, este último via Cubal e Balombo.


Benguela, 1 de Julho de 2008 - 149 novas motorizadas foram entregues, na última semana, a igual número de sobas e seculos do município da Ganda, 221 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, para permitir a sua deslocação às comunidades rurais, numa iniciativa do Governo desta província, soube hoje à Angop. O acto de entrega dos meios de transportes, orientado pelo presidente da Associação Provincial de Benguela das Autoridades Tradicionais, Amadeu David, decorreu defronte a Administração Municipal da Ganda e foi assistida pelo administrador local, Job Sassando. Com este lote, totalizam 230 motorizadas que o Governo da província de Benguela concedeu, desde Outubro último, aos sobas e seculos da referida circunscrição. Porém, na primeira fase, a acção havia contemplado 81 autoridades tradicionais. A Angop apurou de uma fonte da Associação Provincial de Benguela das Autoridades Tradicionais, que cada beneficiário deverá reembolsar com um valor monetário de cinco mil kwanzas por mês durante um ano. Segundo o chefe da Secção de Apoio às Autoridades Tradicionais da Administração da Ganda, Bonefacio Kandundi, 26 dos 256 sobas e seculos contemplados no município optaram por receber chapas de losalite para cobertura das suas casas, em vez de motorizadas.


Benguela, 9 de Junho de 2008 - O município da Ganda, 221 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, província com o mesmo nome, contará em Agosto deste ano com um novo supermercado da rede comercial "Nosso Super", cujas obras de construção iniciaram em Maio último, soube hoje à Angop. O empreendimento, inserido no Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e Distribuição de Produtos Essenciais à População da nova rede comercial (PRESILD), está a ser erguido de raiz e terá uma dimensão de 25 metros de comprimento e 20 de largura. O novo super mercado vai dispor, entre outros, de áreas de armazenamentos de produtos, um balcão afecto do Banco Internacional de Crédito (BIC), serviços de atendimento ao público, câmaras frigoríficas e um parque de estacionamento. Em declarações à Angop, o encarregado das obras, Gonçalves Higino Vilombo, disse que os trabalhos têm a duração de 60 dias e que o empreendimento será entregue em Agosto próximo.


Luanda, 19 de Maio de 2008 - O Sport Lisboa e Benfica, que inicia hoje uma visita de âmbito desportivo, social e cultural a Angola, defronta quarta-feira, no Estádio da Cidadela, os Palancas Negras, tendo nas camisolas a publicidade da empresa privada de telefonia móvel Unitel, soube a Angop de fonte segura. De acordo com a direcção de comunicação corporativa da empresa lusa, associando-se a esta iniciativa e sendo a Portugal Telecom (PT) patrocinadora oficial da equipa principal de futebol do clube da Luz, o equipamento do Benfica terá no espaço de marca o logotipo da Unitel, no caso do jogo em Angola. A PT possui uma posição consolidada no mercado africano, com presença em nove países: Cabo Verde, Angola, Moçambique, Botswana, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Namíbia, Marrocos e Quénia.


Benguela, 17 de Maio de 2008 - Nove viaturas de marca "Toyota Hilux" foram distribuídas hoje, sábado, em Benguela, aos nove comandantes municipais da polícia nacional na província, com vista a melhorar a sua prestação e evitar que utilizem meios de transportes operativos. O segundo comandante-geral para a ordem pública, Paulo de Almeida, que presidiu o acto de entrega, declarou que os meios vão contribuir para a melhoria das condições na corporação. Lembrou que o Comando-Geral está há um ano a apetrechar as unidades, sobretudo, aos comandos municipais, com vista a facilitar as suas actividades diárias. As viaturas foram distribuídas aos nove comandantes municipais, nomeadamente, de Benguela, Baia-Farta, Balombo, Bocoio, Cubal, Chongoroi, Caimbambo, Ganda e Lobito, que acreditam vir a contribuir para melhoria da sua prestação.


Benguela, 16 de Maio de 2008 - 912.535 crianças, de zero a menores de cinco anos, serão vacinadas contra a poliomielite de 16 a 18 deste mês, na província de Benguela. A campanha conta com o envolvimento de 2.008 equipas, que comportam 6.084 vacinadores e 1.014 mobilizadores, que administrarão igualmente a vitamina "A" aos menores de seis meses aos cinco anos e desparasitação com Albendazol, dos dois aos cinco anos. De acordo com o representante da Organização Mundial da Saúde da Antena Benguela, António André, torna-se importante a campanha de vacinação, porque, em 2007, foram notificados oito casos de paralisia, sendo sete em Luanda e um em Benguela. Acrescentou que, do ano de 2005 a Janeiro de 2008, estava em circulação o vírus do tipo-1 que é mais frequente na Índia, mas desde Março que se identificou o vírus do tipo-3, proveniente igualmente do mesmo país. "Em Benguela, não se notificou nenhum caso de polio, apesar de se ter registado 22 casos de paralisia aguda, que podem resultar em poliomielite", disse. Por seu turno, o governador provincial, Dumilde Rangel, que fez nesta quinta-feira, o lançamento oficial da campanha de vacinação, no município da Baia-farta, congratulou-se com a realização do evento, visto que visa dar maior atenção as crianças que são o garante do futuro. Dumilde Rangel considerou o acto que o Governo angolano está a realizar, um dos passos enquadrados no compromisso que visa dar a protecção, saúde e bem-estar da criança. "O governo necessita de desenvolver este trabalho para que os cidadãos angolanos, principalmente as crianças, possam ser pessoas saudáveis física e mentalmente, para obter um bom aproveitamento escolar", frisou.
A ultima campanha de vacinação, realizada em Benguela em Novembro de 2007, foram vacinadas contra a polio 911 mil e 353 crianças de zero aos cinco anos de idade.


Benguela, 13 de Maio de 2008 - O primeiro-secretário provincial de Benguela do MPLA, Jeremias Dumbo, vaticinou este domingo, uma vitória do seu partido nesta província, nas próximas eleições legislativas anunciadas para Setembro deste ano, contrariamente ao que aconteceu em 1992.
"A direcção do MPLA confiou os dirigentes de Benguela a que se mude o quadro das eleições de 1992, em que o partido perdeu nesta região do país", afirmou à imprensa o político, após desembarcar no aeroporto militar da Catumbela, em frente de uma delegação que participou da III Conferência Nacional Extraordinária, realizada neste final de semana, em Luanda. Para conseguir esta vitória, sublinhou Jeremias Dumbo, os militantes do MPLA em Benguela trabalharão para mobilizar os eleitores, convencer os indecisos, esclarecer os que têm dúvidas e o mal informados sobre a estratégia do partido para o povo. Referiu também ser fundamental sensibilizar a população de que a guerra acabou, o país está em paz definitiva, por formas a que cada um possa emprestar o seu saber nas tarefas que impulsionam o progresso para o bem-estar social.


Lobito, 8 de Maio de 2008 – O administrador da comuna do Egipto Praia, município do Lobito (Benguela), António de Castro "Noite e Dia", disse hoje, quinta-feira, nesta cidade, que a população está satisfeita com o surgimento de novas estruturas sociais na região. Em declarações à Angop, o responsável apontou a construção de um centro médico, com capacidade de internamento de 30 pacientes, e de uma escola com seis salas de aulas, cujas obras estão em fase de acabamento, como um dos ganhos na região. Segundo "Noite e Dia", com o surgimento destas estruturas abrem-se caminhos para o desenvolvimento da comuna. Para além das estruturas sociais, a circunscrição conta também com novos empreendimentos económicos: fábrica de gelo, câmaras frigoríficas para conservação do pescado e uma pequena unidade fabril de óleo de palma. Na mesma vertente, Noite e Dia aponta a reparação da estrada que dá acesso à localidade como um dos factores que está a contribuir para o desenvolvimento da comuna. Este ponto de vista é partilhado pelo responsável da cooperativa de pescadores da comuna, José Faria, que em seu entender a reparação da estrada está a permitir o escoamento de todos produtos ali produzidos para outras regiões do país.


Benguela, 8 de Maio de 2008 – 1.298 partos foram efectuados na Maternidade do Hospital Central provisório de Benguela, nos primeiros quatros meses deste ano, mais 139 relativamente ao igual período de 2007, informou hoje, quinta-feira, à Angop, nesta cidade, a chefe da unidade sanitária, Filomena Girão. Em entrevista à Angop, a responsável apontou o crescimento populacional como a base do aumento de partos, revelando que das 1.298 mulheres que deram à luz, 1.198 resultaram em nados vivos, contra os 1.110 do período anterior. Segundo ela, a unidade de saúde registou igualmente 200 nados mortos, contra os 149 anteriores. No primeiro quadrimestre do corrente ano, foram notificados igualmente quatro casos de má formação congénita, contrariamente a 2007, em que não houve nenhuma situação semelhante. No mesmo período, 286 gestantes foram submetidas a cesariana, mais 23 que o período comparativo, devido, entre outros, a convulsões, gravidezes precoces, multiparturientes, sangramentos e placenta prévia. Adiantou ainda que algumas adolescentes, sobretudo dos 14 aos 16, constam da lista de partos realizados, o que notou preocupante, por não estarem ainda totalmente preparadas para o efeito, resultando a sua maioria em complicações no acto de expulsão do feto do útero. Acentuou que os edemas e hipertensão arterial que provocam as convulsões figuram ainda entre os constrangimentos a que as parturientes padeceram durante o período em balanço. Por outro lado, revelou a existência de poucas mortes por malárias, já que as mulheres acometidas a esta doença são tratadas quando chegam à maternidade. "Aquelas que vêm já em fase avançada as vezes não reagem à medicação e acabam morrendo"- lamentou. Filomena Girão apelou as grávidas para que sigam ininterruptamente as consultas pré-natais, observando com rigor e responsabilidade as análises clínicas para que se evitem situações anómalas. Com uma capacidade para 26 camas, a maternidade realiza em média 20 partos/dia e atende ainda no igual período 50 doentes. Conta com 46 técnicos, auxiliados por quatro médicos ginecolo-obstetras, sendo um cubano, outro russo e restantes angolanos.


Lobito, 7 de Maio de 2008 – A Polícia Nacional no Lobito (Benguela) registou, nos últimos quinze dias, a entrega voluntária de 80 armas de fogo, que se encontrava ilegalmente em posse de alguns cidadãos. Estes dados foram revelados hoje, quarta-feira, pelo porta-voz do comando municipal do Lobito, Enoque Chicunha, quando fazia o balanço dos últimos 15 dias, tendo acrescentado que durante o mesmo período foram entregues 1.702 munições diversas e 15 carregadores. O responsável policial enaltece a forma como os cidadãos estão a encarar o programa de desarmamento, acrescentando que esta atitude pode contribuir para o combate à delinquência. Instado a pronunciar-se sobre este processo, o vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, António Lázaro Kamenhe, apelou aos jovens no sentido de serem activistas da campanha de desarmamento dos cidadãos em posse ilegalmente de armas. Lázaro Kamenhe disse que nesta fase em que o país vive é necessário que os jovens primem pela formação académica e profissional, instrumentos indispensável para uma vida melhor. Por sua vez, o secretário municipal do Partido de Renovação Democrático (PRD), João Bento, louvou a coragem de cidadãos que de forma voluntária têm feito a entrega destas armas. Porém, espera que aqueles que ainda possuem armas de forma ilegal procedam a sua entrega às unidades policiais, de modo a evitarem as penalizações jurídicas no futuro.


Benguela, 7 de Maio de 2008 - Três novos casos de cólera sem óbito foram registados nos últimos dias, pelas autoridades sanitárias do município do Bocoio, a 102 quilómetros a Nordeste da cidade de Benguela. Segundo fontes ligadas à saúde pública e controle de endemias naquele município, os doentes, dos quais uma mulher, encontram-se já internadas no pavilhão de cólera e estão fora de perigo. O município do Bocoio, com quatro comunas, nomeadamente Chila, Passe, Monte Belo e Cubal do Lumbo, possui uma população estimada em 55.712 habitantes.


Benguela, 6 de Maio de 2008 – Um seminário sobre "Lei de Terras" decorre desde segunda-feira, no município do Cubal, a 171 quilómetros da cidade de Benguela, promovido pelo núcleo dinamizador de direitos humanos, adstrito à paroquia local do Sagrado Coração de Jesus. Durante cinco dias, os participantes obterão conhecimentos sobre o regulamento da Lei de Terra, cujos trabalhos estão a ser orientados por uma equipa do centro cultural Mosaico, proveniente de Luanda, encabeçada pelo seu director, Frei José Sebastião Manuel, jurista Miriam Bunga e pelo monitor António Belo. De acordo com Frei José Manuel, o tema em debate dará abordagem com maior ênfase ao regulamento da Lei de Terra, por este ser um diploma legal que orienta o modo de aplicação das disposições da lei. Participam do seminário 50 pessoas, entre membros de referido núcleo, professores, estudantes, funcionários públicos de diversos órgãos de Estado, autoridades tradicionais e religiosas.


Benguela, 6 de Maio de 2008 – Sessenta e sete pacientes foram consultados nas últimas 24 horas, no Banco de Urgência de Cirurgia, Ortopedia e Medicina do Hospital Central provisório de Benguela, nesta cidade, menos dez em relação ao igual período anterior, soube hoje, terça-feira, a Angop, de fonte hospitalar. Em declarações à Angop, a enfermeira chefe interina do Banco de Urgência, Donana Rodrigues, disse que dos casos assistidos 15 resultaram em internamentos, tendo acrescentado que a maior parte dos pacientes foi submetido a cirurgia e restantes à ortopedia e medicina. Salientou também que os doentes consultados apresentaram sintomas de malária, dores abdominais, infecções respiratórias e agudas, bem como diarreias. Donana Rodrigues explicou que outros pacientes tiveram fracturas e contusão cerebral na sequência de um acidente de viação ocorrido no troço Benguela/Baia Farta pelo que foram submetidos a cuidados intensivos. Adiantou que neste período não foi registado nenhum falecimento, contrariamente ao período anterior, onde duas pessoas morreram por terem acorrido tardiamente à unidade em referência. Aconselhou os automobilistas e moto-taxistas a conduzirem com prudência, respeitando as regras do código de trânsito, para evitar-se acidentes de viação. Segundo a responsável, naquela unidade de saúde funcionam 29 enfermeiros auxiliados por médicos oftalmologistas, ortopedistas, cirurgiões e urologistas. O Banco de Urgência, com unidades para raio X, laboratórios, pequenas cirurgias, consultórios e gesso, possui uma capacidade para atender diariamente 60 pessoas e internar outras 13. Actualmente decorrem as obras de reabilitação, ampliação e remodelação do Hospital Central de Benguela, orçadas em 40 milhões de dólares. A obra, consignada à empresa chinesa Sinohidro Corporation, tem a duração prevista para 15 meses. Numa primeira fase, após a remodelação, o hospital, que será de âmbito regional, terá a capacidade para 410 camas e, na fase posterior, atingirá as 570.


Benguela, 6 de Maio de 2008 – Cerca de 144 vagas estão disponíveis, este ano, ao concurso público para admissão de novos funcionários, no município da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, nos sectores da Educação, Saúde, Regime Geral da Administração Publica. O processo aberto na última semana, para um período de 30 dias, prevê a admissão de 94 técnicos básicos, 12 médios e dois superiores para o sector da Educação, 21 na Administração Pública e 15 na área da Saúde. Para as 21 vagas no Regime Geral da Administração Pública serão precisos técnicos superiores, médios, inspectores, escriturários dactilógrafos, auxiliares, administrativos de limpeza, telefonistas, motorista, operários qualificados e não qualificados. No sector da Saúde serão necessários 11 técnicos médios, quatro básicos, um médico, igual número de técnico superior de diagnóstico terapêutico e outros de serviços hospitalares. Segundo o coordenador da comissão do concurso, Abel Ferreira, a prioridade será dada aos candidatos apurados no ano transacto que não foram admitidos por insuficiência de vagas, cujo número ultrapassou a cifra atribuída ao município.


Benguela, 6 de Maio de 2008 – O comandante municipal da Ganda da Polícia Nacional, sub-intendente Sebastião Rodrigues, solicitou hoje, terça-feira, a colaboração das autoridades tradicionais e entidades religiosas na sensibilização dos cidadãos em posse ilegal de armas, para entregarem estes meios às autoridades afins. Em declarações à Angop, o responsável disse que deve-se informar convenientemente os cidadãos para procederam a entrega voluntária das armas, explicando-os as vantagens deste acto. Segundo disse, é necessário evitar a fase de entrega coerciva, pois haverá implicações criminais para aqueles que se encontrarem nesta condição. O Programa de desarmamento dos cidadãos em posse ilegal de armas será levado a cabo em quatro fases que permitirão gizar estratégias e planos consistentes para a realização desta tarefa com êxito. A primeira fase, que decorre neste momento e vai até Junho, compreende a organização e sensibilização, mediante a execução de acções de carácter organizativo, mobilização e divulgação do processo de desarmamento. A segunda etapa, a decorrer de Abril a Junho de 2008, está reservada à entrega voluntária das armas, nos locais a indicar para o efeito. A partir do mês de Julho terá início a terceira fase que será a da recolha coerciva das armas ilegalmente em posse dos cidadãos, processo que, através do qual, serão responsabilizados criminalmente todos aqueles que forem detentores desses meios sem a devida autorização. Já a quarta fase será reservada ao controlo de todas acções desenvolvidas e deverá ter início, em Agosto de 2008. Neste período, tendo em conta a possibilidade de haver renitência por parte de muitos cidadãos, a Polícia Nacional deverá programar operações de recolha de armas.


Sumbe, 5 de Maio de 2008 - O administrador municipal adjunto do Amboim, Domingos Carlos, enalteceu hoje a determinação e empenho dos jovens afectos à construtora brasileira Queirós Galvão na recuperação da estrada entre Gabela e Kibala, com cerca de 70 quilómetros. Em declarações à Angop na Gabela, o responsável salientou ser esta determinação que permitiu, num período de três meses, a empresa efectuar trabalhos de terraplenagem e fazer os primeiros ensaios para asfaltagem (na comuna do Conde, município do Ebo). "Hoje, a circulação rodoviária já é feita com maior fluidez e isto demonstra a vontade da juventude em contribuir para a reconstrução do país, particularmente na reabilitação e construção de estradas e pontes" - realçou. Afirmou que a ligação entre a Gabela e Kibala é feita em 45 minutos, contra as duas horas anteriores. A estrada será ampliada para 12 metros de largura, contra os oito anteriores. Este projecto, sob fiscalização da empresa Alemã Gauff Engineering, abarca um total de 162 quilómetros de estradas para serem reconstruídas (Sumbe/Gabela com o destino ao município da Kibala ), no âmbito de um financiamento do Governo da Alemanha.


Luanda, 5 de Maio de 2008 – O bispo da província de Benguela, Dom Óscar Lino Braga, passará para a categoria de prelado emérito a partir do dia um de Junho, altura em que o seu substituto nomeado para a referida diocesse, Dom Eugénio Del Corso, tomará igualmente posse. A informação foi prestada à Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro por Dom Óscar Braga, que efectuará um périplo por três Estados da Europa (Portugal, Espanha e Itália), onde vai tratar alguns assuntos ligados ao fim do seu trabalho activo como sacerdote. De acordo com o prelado, nos referidos países vai igualmente despedir-se de alguns padres da diocese de Benguela que aí se encontram a exercer a sua missão eclesiástica, assim como dar a conhecer aos seus homólogos locais que deixa o serviço activo. O primeiro bispo de Benguela foi Dom Armando Amaral dos Santos, falecido num acidente de aviação e que dirigiu a diocese apenas durante três anos. O segundo é Dom Óscar Braga e o terceiro será o bispo Eugénio Del Corso, também o terceiro líder religioso da diocese de Saurimo (Lunda Sul) até a altura em que vai assumir o seu novo lugar. Dom Óscar Braga dirige a diocese da província de Benguela há 33 anos e foi também, durante bastante tempo, o presidente da Caritas de Angola, organismo de assistência e caridade da Igreja Católica. Segundo o entrevistado, o seu sucessor terá "uma diocese muito trabalhosa porque conheceu um desenvolvimento grande, é das que tem mais padres, o seminário conta com muitos seminaristas, tem muitas paróquias e missões e os movimentos apostólicos estão muito activos", realçou. O religioso católico fez ainda referência ao trabalho que a diocese de Benguela leva a cabo nas áreas da educação, saúde, protecção da criança, combate ao analfabetismo e promoção da mulher.


Benguela, 4 de Maio de 2008 – Os inspectores da Confederação Africana de Futebol (CAF) mostraram-se hoje confiantes nos trabalhos que o governo angolano está a desenvolver na construção de estádios e hotéis para os jogos do Campeonato Africano de 2010, na província de Benguela. A comitiva da CAF, liderada pelo seu vice-presidente Molefi Oliphant, manifestou tal confiança depois de ter visitado obras em cursos do novo estádio de Benguela, com capacidade para 35 mil espectadores, e das explicações que recebeu dos governantes locais, bem como da empreiteira chinesa sobre a entrega da obra até finais de Novembro de 2009. Apesar do optimismo e confiança do trabalho em curso, os responsáveis da CAF recomendaram ao governo e todos os agentes envolvidos na organização do CAN no sentido de acelerarem as obras de restauro dos cinco estádios, que servirão para os treinos das selecções participantes, assim como dos hotéis que alojarão as delegações. Na óptica de Molefi Oliphant, os estádios para treinos constituem uma das condições que poderão contribuir para o êxito do CAN, por esta razão, a sua reabilitação não deve ser considerada de ânimo leve. Por seu turno, o vice-governador de Benguela, João Evangelista Basílio, garantiu que os estádios da União da Catumbela, Buraco (Académica do Lobito), São Filipe, Arregaça e do Municipal, todos estes localizados na cidade de Benguela, estarão em condições até Julho de 2009. A delegação de inspectores, composta por Molefi Oliphant, Mohamed Raouraoua, Seketu Pastel e Aime Moses Baransananiye, regressou a Luanda depois de ter acompanhado o jogo Africa do Sul-Zimbabwe. O presidente da Federação Angolana de Futebol, Justino Fernandes, e outras entidades do governo também estiveram ao lado da comitiva da CAF.


UÍge, 3 de Maio de 2008 - A operadora de telefonia móvel UNITEL conta actualmente com 75 mil clientes em três municípios (Uíge, Negage e Sanza Pombo) dos 16 que compõem a província do Uíge. O director geral da operadora móvel, Amilcar Safeca, que revelou a informação no acto de inauguração de uma loja da UNITEL na cidade do Uíge, disse que ate final de 2008 a operadora móvel vai expandir a sua cobertura nos municípios do Púri, Songo, Maquela do Zombo e Damba. Como realçou, a loja ora aberta vai prestar o atendimento aos usuários da rede, evitando que se desloquem mais à capital do país (Luanda) para aquisição dos produtos da UNITEL, porquanto a nova loja vai fornecer os equipamentos tanto para os serviços pre-pagos como do pos-pagos. Durante a inauguração, numa cerimónia presidida pelo governador Bento Cangulo, a UNITEL ofereceu ao governo da província e ao hospital provincial cheques no valor de 30 milhões e 12 milhões 250 mil Kwanzas, respectivamente.


Benguela, 12 de Março de 2008 – O Aeroporto 17 de Setembro, na cidade de Benguela, província com o mesmo nome, estará encerrado a partir de hoje (quarta-feira), para beneficiar de obras de reabilitação. De acordo com um comunicado da direcção-geral da empresa de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea distribuído à Angop, as obras terão a duração de 90 dias e visam reabilitar a pista e algumas infra-estruturas existentes no local. O comunicado adianta que enquanto durarem as referidas obras, o tráfego aéreo será efectuado no Aeroporto da Catumbela.


Benguela, 7 de Março de 2008 – A comuna da Babaera, no município da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, vai acolher neste sábado o acto provincial do Dia Internacional da Mulher, a assinalar-se a 8 de Março. De acordo com o programa das festividades, o acto que será orientado pela directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria Idalina Carlos, antecederá a uma visita ao hospital local, para a entrega de enxoval ao primeiro bebé nascido na data. No acto, 50 mulheres camponesas da localidade vão beneficiar de imputes agrícolas e cerca de duas mil pessoas carenciadas receberão bens de primeira necessidade. Em saudação a data, a direcção da Família e Promoção da Mulher na localidade realiza desde o princípio da semana palestras sob o tema "O papel da mulher na sociedade", bem como actividades recreativas, desportivas e culturais. O programa prevê ainda para domingo, no município do Cubal, a realização de um culto de acção de graças a favor das mulheres e uma excursão turística.


Benguela, 14 de Fevereiro de 2008 - A época 2008 do ciclismo em Benguela será aberta domingo, com o veterano Alberto da Silva “Pepino”, 87 anos de idade, a percorrer uma distância de 42 quilómetros entre os municípios de Cubal e Caimbambo. Além de Pepino, participarão da prova oito ciclistas das equipas do Inter Clube de Benguela, Hotel Luso e Muxima, com realce para o campeão nacional Igor Silva. Em 2005, Pepino percorreu 550 quilómetros de bicicleta entre Benguela e Luanda, em solidariedade com as crianças seropositivas e em Agosto de 2007 voltou a fazer para entregar uma mensagem ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos.


Benguela, 12 de Fevereiro de 2008 - O administrador municipal da Ganda, Barreto Samaria, apelou recentemente, na povoação de Kachimbango, a 15 quilómetros da sede do município, os camponeses a adiram aulas de alfabetização, visando o aumento do seu nível de escolaridade. O responsável, que falava no acto municipal das festividades do 18º aniversário da Confederação de Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias (Unaca), assinalado no dia 6 deste mês, adiantou que neste ano lectivo, o governo irá distribuir, de forma gratuita, manuais de estudo para o ensino primário, acrescentando que os pais e encarregados de educação devem velar pela conservação destes materiais didácticos. Para o efeito, frisou que será necessário que os pais e encarregados de educação façam um acompanhamento aos seus educandos para que estes tenham bom aproveitamento escolar no fim de cada ano lectivo. O município da Ganda, que dista a 221 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, tem uma população estimada em mais de 190 mil habitantes que se dedica, sobretudo, a agro-pecuária.


Benguela, 12 de Fevereiro de 2008 - O vice-ministro da Agricultura para os Recursos Florestais, André de Jesus Mota, afirmou, no último fim-de-semana, no município da Ganda, província de Benguela, ser intenção do Governo atrair investidores nacionais e estrangeiros, com vista à recuperação da fábrica da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), na vila do Alto Catumbela. O governante fez esta afirmação no final da visita de trabalho que efectuou àquele município, onde constatou o estado actual da fábrica de celulose e papel, bem como do polígono florestal do Alto Catumbela, a 18 quilómetros da sede municipal da Ganda. O vice-ministro disse acreditar que se poderá efectivamente atrair-se muitos empresários de diferentes ramos da actividade económica, para que a unidade fabril inoperante seja reabilitada. "Agora trata-se apenas de uma questão de estudos dos mecanismos para cativar tais investidores a reactivar a referida fábrica" - frisou André Mota. Considerou também indispensável o repovoamento florestal para o combate à desertificação e a seca, tendo avançado que o sector da agricultura perspectiva a elaboração de um programa para educar a população na protecção do património existente. Apesar do tecido económico naquela localidade estar praticamente paralisado, prosseguiu André Mota, a população deve ser chamada na conservação da natureza, para que não faça só corte, mas também reponha a plantação. "Está-se a trabalhar para que em cada porta haja uma planta e o indivíduo que faz a exploração deverá também pensar na sua reposição" - enfatizou. Adiantou que os dados recolhidos nesta visita servirão para um estudo, com vista a reforçar estratégias do sector Agricultura e do Desenvolvimento Rural na protecção, educação e reposição da arborização. A Companhia de Celulose e Papel de Angola sobrevive actualmente com a exploração de madeira de Eucaliptos, Pinho e Cedro destinada à comercialização nas indústrias de móveis.


Benguela, 19 de Janeiro de 2008 - Um novo pavilhão de Formação de Artes e Ofícios, com capacidade para albergar 120 alunos em dois turnos, foi inaugurado hoje em Benguela, pelo vice-governador provincial para a esfera social, João Evangelista Basílio. O referido pavilhão, inserido no Programa Nacional de Formação de Artes e Ofícios, levado a cabo pelo Governo angolano, é o quarto implantado na província, dos cinco inicialmente previstos, dispondo de três oficinas relativas aos serviços de bate-chapa, mecânica auto, electricidade auto e uma sala de informática. Contando ainda com uma dependência administrativa e um gerador com capacidade para 30 kva, para garantir o seu normal funcionamento, este novo estabelecimento de ensino profissional albergará alunos dos 14 aos 30 anos de idade sem nenhuma formação profissional. A cerimónia de inauguração do empreendimento, marcada por manifestações culturais folclóricas, foi assistida por entidades políticas, eclesiásticas, da sociedade civil, autoridades tradicionais e a populares. Falando à imprensa, o responsável provincial do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Afonso Luemba disse que os cursos a serem ministrados no pavilhão consistem em duas etapas divididas em seis meses cada, sendo que a primeira prevê a formação de 550 jovens. Avançou que os cursos arrancam dentro de 10 dias, estando já matriculado 322 jovens, dos quais apenas 240 serão admitidos, devido à capacidade diminuta do pavilhão, ficando os outros com vagas salvaguardadas para a outra fase. Acrescentou que o pavilhão contemplará também a formação em outras áreas, como pedreira, canalização e serralharia. De acordo ainda com ele, enquanto espera-se pelo início dos cursos, os formandos serão submetidos a uma formação pedagógica que visa apurar aqueles que correspondam com os objectivos traçados no programa. "Após o curso o centro de emprego encarregar-se-á de inseri-los paulatinamente ao mercado de trabalho, uma vez que foram já contactas algumas empresas para o efeito", disse. O interlocutor referiu, por outro lado, que decorrem actualmente, obras de construção do quinto pavilhão de formação de artes e ofícios no bairro "70", periferia da cidade de Benguela. Revelou ainda que neste ano, serão erguidos mais três pavilhões designadamente nos municípios do Cubal, Ganda e Baía Farta, o que elevará para oito o número destas infra-estruturas sociais na província.


Benguela, 17 de Janeiro de 2008 - O responsável pelo dispensário anti-tuberculose de Benguela, Vasco Domingos Tchambassuca informou hoje à Angop, que 1.542 casos de tuberculose foram notificados durante o ano de 2007, na província de Benguela. Segundo ele, ao longo do ano registou-se uma redução considerável da doença, visto que em 2006, foram notificados 2.250 casos de tuberculose. Vasco Tchambassuca considerou positivos os indicadores no combate à tuberculose, tendo em conta os passos seguros no tratamento de pacientes que o dispensário anti-tuberculose tem dado nos últimos tempos, através de palestras nas comunidades e centros de tuberculose, com vista a redução dos casos notificados. O dispensário, controla cerca de 560 doentes em tratamento, possui medicamentos suficientes para atender os pacientes, tendo como dificuldade principal a falta de transporte.


Luanda, 16 de Janeiro de 2008 - As selecções seniores feminina e masculina, que disputaram a segunda fase do 18º Campeonato Africano das Nações (CAN-2008) de Andebol nas cidades de Benguela e Cabinda respectivamente, chegaram a manhã de hoje a Luanda, onde a partir de quinta-feira, começam a viajar de regresso aos respectivos países. Tratam-se das equipas femininas da RDCongo, Argélia, Camarões e Gabão, que disputaram na cidade de Benguela a classificativa entre o quinto e o oitavo lugar, enquanto que o grupo que jogou em Cabinda é integrado pelas equipas da RDCongo, Nigéria, Caramões e Marrocos, em masculino. Assim, na classe feminino que evoluiu em Benguela, a RDCongo classificou-se em quinto lugar, seguido das equipas da Argélia, Camarões e Gabão, respectivamente. Por sua vez, em masculino, a RDCongo posicionou-se igualmente no quinto lugar, seguido pela Nigéria, Camarões e Marrocos. A presente edição do CAN de Andebol, que termina no dia 17 de Janeiro, apurou já as equipas masculinas da Tunísia e do Egipto para a final a disputar-se na quinta-feira, enquanto que as selecções de Angola e da Côte d`Ivoire em feminina, defrontam-se para a conquista do título.




Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola
Desminagem - Trabalho de Herois.  O número total de vítimas de minas em Angola não é conhecido. O governo angolano estima que existam 80.000 sobreviventes de minas em Angola, o que corresponde a 78% das pessoas portadoras de necessidades especiais. Aproximadamente dois terços dos sobreviventes estão concentrados em Luanda.
Em 2007 foram reportados 21 casos com 9 mortos e 12 feridos, uma melhoria significativa relativamente a 2006, em foram reportados 134 casos com 23 mortos e 111 feridos.
Setenta e seis tipos diferentes de minas antipessoais oriundas de vinte e dois países foram descobertas e reportadas em Angola. Nenhuma era de produçao nacional. Entre Outubro e Dezembro de 2006, em cerimónias públicas, foram destruídas em Luanda 81.045 minas. O Plano Estratégico Nacional prevê a eliminação das minas até 2011.