Angola, Alto Catumbela, 2014

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam e das cinzas renasce A PAZ.

Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Notícias soltas:

Luanda, 31 de Dezembro de 2014 - O dia 4 de Setembro de 2014 fica na história económica do país como o dia em que se fez o desvio do Rio Kwanza, para dar inicio à construção da Barragem Hidroeléctrica de Laúca, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, aquele que será o maior complexo hidroeléctrico do país, com uma potência a instalar de 2070 megawatts, quatro vezes superior a Capanda (com 520 MW).

Gravada entre as enormes colinas que configuram a região montanhosa do Cuanza Norte, a Barragem de Laúca, terceira em construção no leito do rio Kwanza, depois de Cambambe e Capanda, está a ser erguida à base da técnica de betão compactado com cilindro, na comuna de São Pedro da Quilemba, município de Cambambe, 280 quilómetros de Luanda e terá uma albufeira de 188 quilómetros quadrados. Até a realização do desvio do rio, a 4 de Setembro de 2014, pelo menos 25 porcento da obra já estava concluída e consistiu na escavação dos túneis de acesso, tomada de água, e foram escavadas 6 milhões de metros cúbicos de rocha a céu aberto, 1,6 milhões de metros cúbicos de escavações subterrâneas, 2,5 milhões de metros cúbicos de betão compactado com cilindro e 500 mil metros cúbicos de betão convencional. Em construção desde 2012, as obras compreenderam também a escavação para encontro das margens esquerda e direita do Rio Kwanza, escavação da tomada de água, início das escavações da casa de máquinas onde vai ser feita a geração de energia eléctrica e o aterro da subestação, que vai permitir levar a energia para vários pontos do país. Após a conclusão das obras, em Setembro de 2017, a Barragem Hidroeléctrica de Laúca vai contar com duas centrais de produção de energia. A primeira é constituída por seis turbinas do tipo Francis Vertical, que vão produzir um total de dois mil e quatro megawatts (MW), correspondente a 334 MW cada.

O Plano de Acção do Sector Eléctrico prevê um crescimento da procura de energia de 70 porcento no global, dos quais 25 porcento para o sector industrial até 2025 e é com base nesta projecção que o Ministério da Energia e Águas pôs em marcha o programa de reabilitação, construção e modernização de todas infra-estruturas eléctricas do país, com custos avaliados em mais de 20 mil milhões de dólares, para que neste período o país possa ter uma capacidade instalada de nove mil megawatts.

O programa começou com a reabilitação das barragens hidroeléctricas e subestações eléctricas que têm mais de 40 anos de existência. Deste modo, lançou mãos à reabilitação das barragens de Cambambe (Cuanza Norte), Matala (Huíla), Biopio (Benguela), Gove (Huambo), Lomaum (Benguela) e Mabubas (Bengo).



Benguela, 30 de Dezembro de 2014 - A visita do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, em Agosto último, à província de Benguela, onde procedeu à inauguração, no Lobito, de três empreendimentos sócioeconómicos, no âmbito do programa de desenvolvimento que o Executivo leva a cabo no país, foi o mais marcante momento de 2014.
Trata-se do Porto Seco, Terminal de Contentores e do Porto Mineiro, todas elas infraestruturas importantes do Porto do Lobito. Na ocasião, o Chefe de Estado felicitou o ministro dos Transportes pela qualidade dos empreendimentos e enalteceu a importância que estes representam para o desenvolvimento da economia local e da região Austral de África. Durante a visita, o Presidente orientou a reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que analisou o plano de desenvolvimento desta província, tendo felicitado, na altura, o governador da província de Benguela, Isaac dos Anjos, pelo trabalho realizado para o desenvolvimento da região. Na sua intervenção, o Chefe de Estado falou da mobilização de investimentos privados, com vista ao financiamento de empreendimentos a nível do país e estabelecer correctamente as prioridades.


Ganda, 26 de Dezembro de 2014 - Doze mil e quinhentas pessoas necessitadas foram atendidas durante o ano em curso, no município da Ganda, província de Benguela, pelo sector de Assistência e Reinserção Social local (Minars), no quadro do programa de apoio à população mais vulnerável.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o responsável do Minars na Ganda, Paulino Jacinto, afirmou que o seu sector tem cumprido regularmente com o programa de apoio às necessidades das comunidades vulneráveis, tendo neste último mês, recebido um cabaz de produtos alimentares que serviu para apoiar duas mil pessoas. O cabaz consubstanciou-se em 10 toneladas de arroz, igual quantidade da farinha de milho, feijão, caixas de óleo vegetal, sabão, conservas, que foram direccionados aos principais beneficiários das oito povoações da sede e as duas comunas, nomeadamente Babaera e Casseque.
Os velhos de terceira idade, órfãos e pessoas portadoras de deficiências, incluindo 45 repatriados recentemente da República Democratrica do Congo (RDC), foram os principais beneficiários destes produtos, tendo Paulino Jacinto anunciado a criação nos próximos tempos de uma cesta básica para assistência permanente destas pessoas. O Minars controla no município da Ganda 43 mil e 921 pessoas que necessitam da assistência social e reinserção sócio-produtiva.


Ganda, 7 de Dezembro de 2014 - Dois jovens morreram na sequência de uma colisão entre uma motorizada e um veículo automóvel, ocorrido na tarde de sábado, no troço rodoviário da Ganda/Alto Catumbela, província de Benguela, soube a Angop de fonte policial.
O acidente de viação ocorreu por voltas das 16 horas na área da Katenga (estrada nacional 260), tendo vitimado de imediato os jovens que se faziam transportar no motociclo.
Segundo um oficial da Policia Nacional, o excesso de velocidade e a inobservância das regras de trânsito por parte dos motociclistas estiveram na base deste acidente.
A Angop apurou que, os jovens seguiam de motorizada da cidade da Ganda ao Alto Catumbela e embateram contra a viatura proveniente da província do Huambo para sede capital da província de Benguela.


Luanda, 23 de Novembro de 2014 - O ministério dos Transportes prevê, para curto e médio prazo, a aquisição de 100 novas locomotivas e diversos materiais de carga de passageiros, visando fazer face aos desafios do sector, informou na ExpoTrans/2014, o director geral do Instituto Nacional de Caminhos de Ferro, Júlio Joaquim.
O responsável referiu que as ligações entre o novo Aeroporto Internacional de Luanda e o futuro Porto do Dande, na província do Bengo, a construção ferroviária entre a linha do Caminho de Ferro de Benguela com as mediações da cidade do Luena, no Moxico, a construção do ramal entre o CFB e o porto do Lobito, vão dar uma outra dinâmica na circulação das populações e não só.


Ganda, 17 de Novembro de 2014 - Cento e cinquenta militantes do MPLA, residentes no município de Chongoroi, trocaram experiências socio-política, cultural e económica durante o fim-de-semana, no município da Ganda, província de Benguela, no âmbito do processo preparatório do V Congresso Extraordinário do partido.
Durante três dias, a comitiva partidária encabeçada pela primeira secretária municipal do partido, Maria Idalina Carlos, manteve um encontro com as direcções das estruturas de base e intermédias do MPLA (JMPLA e OMA) na Ganda.
Na companhia do primeiro secretário local do MPLA, António Kapewa Kalianguila, a comitiva partidária de Chongoroi visitou um comité de acção do partido, para inteirar-se do seu funcionamento na periferia da cidade da Ganda.

Também deslocaram-se à vila de Alto Catumbela, onde visitaram as instalações do excomplexo industrial da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), paralisada devido ao conflito armado vivido no país. Actualmente, a sua actividade consiste no controlo, manutenção patrimonial e exploração da madeira de eucaliptos, em18 perímetros florestais.


Luanda, 6 de Novembro de 2014 - A linha do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), numa extensão de 1.344 quilómetros, já atingiu o município de Luau (Moxico), na fronteira com a vizinha República Democrática do Congo, anunciou nesta quinta-feira, em Luanda, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.


Luanda, 4 de Novembro de 2014 - O primeiro cabo submarino de fibra óptica do Atlântico Sul, considerado um dos projectos de maior importância estratégica no sector das telecomunicações em África, foi lançado hoje, em Luanda, pela operadora Angola Cables.
O projecto, que vai unir Angola ao Brasil, é um cabo de fibra óptica submarina com cerca de seis mil quilometros que vai permitir ligações directas entre África e o continente sul Americano.
Para a implementação desta iniciativa, a Angola Cables assinou hoje, em Luanda, um contrato com a Nec Corporation (fornecedor escolhido para a construção do sistema), avaliado em cerca de 160 milhões de dólares americanos.


Benguela, 24 de Outubro de 2014 - A Central Térmica da Quileva, situada na zona alta da cidade do Lobito (Benguela), baixou substancialmente a sua capacidade de produção energética de 72 megawatts para 35 megawatts, em consequência da avaria de três das seis unidades térmicas existentes.

Essa informação foi avançada à Angop, no local, pelo director daquela unidade técnica, Nilton Carvalho, à margem da visita do secretário de Estado de Energia, Joaquim Ventura, que trabalha na província de 23 a 25 do corrente mês, visando radiografar o sector que enfrenta nos últimos dias uma baixa considerável nos níveis de produção. Segundo o gestor da Quileva, o sector trabalha já para no mais curto espaço de tempo reverter a situação.

Afirmou que, a zona litoral de Benguela é abastecida de corrente eléctrica pelas Centrais Térmicas da Quileva, Biopio e Cavaco e a Central Hídrica do Biopio que perfazem mais de 130 megawatts, ainda assim, insuficientes para satisfazer as necessidades locais. Estima-se que, com a entrada em funcionamento da barragem do Lomaum, o mais breve possível, seja minimizada a situação.


São Paulo - Brasil, 16 de Outubro de 2014 - Dezasseis biliões de kwanzas , perto de 160 milhões de dólares norte-americanos, é o valor que a Angola Cables vai investir, até 2016, na construção de um cabo submarino que ligará Luanda (Angola) a Fortaleza (Brasil), disse hoje à Angop, o chefe executivo da companhia, António Nunes.

A par desse investimento, a Angola Cables (Angola) está envolvida num outro, que foi anunciado hoje, aqui em São Paulo, e que envolve a Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai) e a Google, cujo objectivo é igualmente a construção de um novo cabo submarino de fibra óptica a fim de ligar as cidades de Santos e Fortaleza, no Brasil, com a cidade de Boca Raton ( Flórida) , nos Estados Unidos. No total, a sociedade angolana vai investir, até finais de 2016, 26 biliões de kwanzas, quase USD 260 milhões.
Os dois projectos estarão conectados e a Angola Cables aproveitará essas ligações para se transformar num dos centros de telecomunicações de África.
Esses investimentos, segundo o gestor, enquadram-se na estratégia de desenvolvimento de Angola no continente, e uma vez concluído todos os projectos permitirão aos demais países africanos recorrerem ao uso do cabo para obterem serviços de dados voz e outros provenientes da América Latina e América do Norte.


Luanda, 29 de Setembro de 2014 - A empresa angolana de telefonia Angola Telecom está apostada na sua autosustentabilidade até finais de 2016 com o incremento das actividades comerciais, criação de novas infra-estruturas e melhoramento dos serviços de venda e pós-venda.
A informação foi prestada hoje (segunda-feira), em Luanda, pelo representante da empresa, engenheiro João Adolfo Martins, durante a mesa redonda sobre "Rentabilização das Infraestruturas públicas de telecomunicações pela Angola Telecom", inserida no 2º fórum de negócios do sector empresarial público.

"Objectivo, até finais de 2015 é que cheguemos a 90 mil cliente e em 2017 ter no mínimo 200 mil cliente de banda larga, visando o aumento das receitas da empresa ", disse. Em 2013, de acordo com ele, as receitas da empresa cresceram em 9,4 porcento e até 2014 as receitas do segmento empresarial continuarão a crescer na ordem dos cinco a 10 por cento, enquanto que as receitas do segmento residencial cresceram mais de 150 por cento versus o período homólogo de 2013, o que contribuiu para a introdução de um novo portfólio de serviços, incluindo Fale e Navegue, Fale Mais e Navegue Só. Entre 2012 e 2014, o rácio de cobranças evoluiu de 30 para 91 por cento à data do fecho do mês de Junho 2014, bem como registou uma significativa melhoria na estabilização das redes de transmissão e estabilização da energia nos principais sites críticos. Nos últimos dois anos novas rotas foram adicionadas, a redundância e largura de banda disponível foram substancialmente aumentadas, novas plataformas de gestão de rede foram instaladas, bem como foi recuperado o cabo submarino ADONES, que permitira a melhoria dos serviços e aumento da disponibilidade da capacidade de transmissão, "O reacondicionamento em serviço das redes CDMA e WiMax, bem como a sua expansão, são um êxito para a Empresa, permitindo gerar aumento de receita no futuro", sublinhou. Fez saber que a Angola Telecom surge no mercado com três segmento, nomeadamente residencial, empresarial e a grosso. No segmento residencial, de acordo com o técnico, foi criado três pacotes de serviços, nomeadamente "fale e navega com a família", "fala mais" e "fala navega", enquanto que no segmento empresarial introduziu-se os serviço de aluguer de circuitos, circuitos nacionais e internacionais e uma outra que permite as empresas interligar com as suas filiais em qualquer ponto do país, enquanto que no segmento a grosso os principais clientes são os operadores de telecomunicações do mercado nacional. "Importa referir que Angola Telecom possui uma vasta gama de infra-estruturas divididas em duas partes, nomeadamente, a rede nacional de transportes de fibra óptica, ligando todas as sedes capitais das províncias e 343 localidades do país e um cabo submarino que ligas todas as cidades costeiras do país (denominado adobe)", explicou Como complemento a esta rede, segundo ele, a empresa tem uma outra de microondas e também estacões de satélite. "70 por cento destas redes, principalmente de fibra óptica esteve inoperante até 2013 e esforços estão a ser feitos para a sua recuperação ate primeiro trimestre de 2015", disse.


Benguela, 29 de Setembro de 2014 - Os indicadores de produção nacional atingidos, nos últimos seis meses na província de Benguela, foram considerados satisfatórios pelo director provincial da Indústria, Geologia e Minas, Abel Máquina Mussalo, tendo a produção de 403.085 toneladas de 427 empresas do seu parque industrial.

Em declarações hoje à Angop, Abel Mussalo adiantou que a actividade industrial na província está em franco desenvolvimento, com índices de produção a rondar os 90 por cento, no quadro da implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento de 2013/2017, concebido pelo Ministério da Indústria, Geologia e Minas.
No ramo alimentar, disse que foram obtidos níveis consideráveis na produção de bebidas espirituosas, refrigerantes, na transformação da farinha de milho, enquanto, no ramo ligeiro, assistiu-se à produção de 530 toneladas na produção de colchões e de fraldas.
Em relação ao sector pesado, registaram-se a produção com 387.555 toneladas de tijolo por ano, 1500 toneladas de betumes e derivados de asfalto, 22 mil 700 toneladas para a indústria de cimento, que atualmente abastece a região centro e sul do país, no período de Janeiro a Setembro de 2014 contra as 15 mil toneladas do mesmo período do ano anterior.
Para Abel Mussalo, a província de Benguela atravessa um bom momento com implementação de programas, no fabrico de produtos de consumo, assim como a entrada em funcionamento ainda em 2014 de outras 16 empresas no Polo de Desenvolvimento da Catumbela (PDIC),após a conclusão da 2ª fase, cujo investimento rondou os 400 milhões de kwanzas.

"O parque industrial está a funcionar no âmbito das prioridades e metas estabelecidas pelo executivo. que visam promover o desenvolvimento das industrias, a curto prazo, fundamentalmente no ramo alimentar (agroindústria) e em materiais de construção, que incluem a problemática para a redução da pobreza", disse. Apesar de alguma irregularidade na distribuição de energia elétrica, frisou, essas cifras devemse à boa gestão nas próprias unidades fabris em maximizar a produção nacional no que tange, as alternativas, para o normal funcionamento das empresas. Também deslumbram-se boas perspetivas no sector infra-estrutural petrolífero por se encontrar em franco desenvolvimento, com a construção da refinaria na cidade do Lobito e o fabrico de peças modernas para a exploração em águas profundas, entre outras.


Benguela, 13 de Setembro de 2014 - O primeiro comboio cultural partiu hoje (sábado) do Lobito em direcção ao Luena, capital do Moxico, com 200 pessoas a bordo, oriundas das províncias de Benguela, Bié, Huambo,Lunda Norte e Zaire.
Num percurso de 1.032 quilómetros, a actividade está inserida no programa da 2ª edição do Fenacult, que decorre até 20 de Setembro. À Angop, momentos que antecederam à partida, o chefe interino de Secção de Acção Cultural e Artes, em Benguela, Manuel Mupinga, avançou que, na locomotiva do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), seguem músicos, bailarinos, teatristas, artesãos, escritores, trovadores, poetas e humoristas em representação da região Centro e Sul. Informou que, o programa do "comboio cultural" inclui paragens "obrigatórias" pelas novas estações do CFB, designadamente no Cubal e Ganda (Benguela), Huambo e Cuito (Bié) a fim de que os artistas possam animar as populações que ali encontrarem.


Benguela, 7 de Setembro de 2014 - Dezassete jardins localizados no casco urbano e semi-urbano do município de Benguela (sede da província) foram reabilitados, ao abrigo de um programa das autoridades administrativas locais que visa colocar a região no topo das cidades do país consideradas mais verdes.
A informação foi avançada à Angop pelo responsável para o saneamento, espaços verdes e ambiente da administração municipal de Benguela, Ricardo Lomeia, tendo adiantado que os jardins reabilitados estão sob gestão privada por parte das próprias empreiteiras que os recuperaram, excepto outros dois de grande dimensão sob responsabilidade da administração local.
Entre os espaços verdes recuperados, apontou Ricardo Lomeia, está o da Xadú, do INEA, 11 de Novembro, Fausto Frazão, da Cruz Vermelha, do Aeroporto ou Calanja, do bairro Benfica, largo 1º de Maio, da Juventude, Alda Lara e do mercado municipal, cujo enquadramento estético corresponde "aos nossos dias".
Para o interlocutor, os largos da Peça, do pioneiro e o de África, junto ao Cine Monumental, e a rotunda do Kalunga fazem, entre outros, parte das zonas mais emblemáticas de Benguela. Além disso, informou que o sector plantou no decurso deste ano mais de 700 árvores de sombra na recém-reabilitada rua do Aeroporto 17 de Setembro, Feira de Benguela, Praia Morena e arredores, bem como na nova via expressa que liga a cidade ao sul em direcção à Baía Farta, passando pelo Camioneiro.


Benguela, 4 de Setembro de 2014 - Pelo menos 417 novos licenciados pelas faculdades e institutos superiores da Universidade Katyavala Bwila (UKB) receberam nesta quarta-feira, em Benguela, os respectivos diplomas oficiais que atestam o grau académico, numa cerimónia presidida pelo reitor desta instituição Albano Ferreira.
Os graduados especializaram-se em didáctica e ensino de Pedagogia, Psicologia, Educação Especial, História, Matemática, Geografia, Inglês, Francês e Português (Ciências da Educação) do ISCED de Benguela, num total de 327, incluindo Economia (61), Direito (10), Medicina (um) e Informática (18), no Instituto Superior Politécnico. Intervindo na cerimónia, o reitor da UKB, Albano Ferreira, avançou que, para além dos 417 profissionais lançados no mercado laboral pelo estabelecimento de ensino superior público, há outros 243 licenciados nos cursos de Pedagogia, Psicologia, História, Geografia e Matemática no ISCED do Sumbe, província do Cuanza Sul, o que totaliza 660 diplomados nesta fase.


Benguela, 16 de Agosto de 2014 - O número de mortos do acidente de viação ocorrido quinta-feira, quando uma viatura capotou no troço Chinjenje/Babaera, elevou-se para nove, com o falecimento hoje de um dos cinco feridos internados no hospital local.
A informação foi prestada à Angop pelo director-geral do Hospital Municipal do Chinjenje, Daniel Chitue, detalhando que se trata de um jovem de 29 anos, dos mais graves dos feridos. Informou que os quatros feridos se encontram nos cuidados intensivos, mas estão a reagir positivamente.
O sinistro aconteceu na povoação do Ngola, que separa as províncias do Huambo e Benguela, numa curva apertada e que exige dos condutores a redução da velocidade.
Segundo os sobreviventes, a causa do acidente foi o excesso de velocidade, uma vez que o condutor não conseguiu controlar a viatura depois de um dos pneus de frente ter estoirado.


Luena, 1 de Julho de 2014 - O secretário de Estado de Energia, Joaquim Ventura, constatou hoje (terça-feira), na comuna do Biópio, município da Catumbela província de Benguela, as obras de execução do projecto da futura central hídrica, iniciadas em Novembro de 2012.


Benguela, 15 de Julho de 2014 - O comboio de passageiros do CFB volta a apitar no Luena quarta-feira próxima, após 45 dias de paralisação, para intervenção no troço Cuito-Luena.
Esta informação foi prestada hoje, terça-feira, na cidade do Luena, por Filipe Capalo, em representação do Conselho deAdministração da empresa.
Soube-se que o horário da circulação dos comboios aponta às quartas-feiras o sentido Cuíto Luena e o inverso às sextas-feiras, estando os preços dos bilhetes fixados entre os dois mil e 450 e os sete mil e 350 Kwanzas. O comboio de carga, por seu lado, retomou a circulação na passada sexta-feira (dia 27).


Luena, 26 de Junho de 2014 - Uma comissão do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) vai avaliar sexta-feira as condições da linha férrea no troço Luena-Luau, informou hoje, quinta-feira, o responsável local,Filipe Capalo.
A comissão, chefiada pelo administrador técnico, Luís Teixeira, vai averiguar, com profundidade, o estado de execução das obras da linha no Luena até à estação do Luau e desta até à fronteira com a vizinha República Democrática do Congo, num itinerário de mais de 340 quilómetros, explicou.
A comissão vai também averiguar o troço Luena-Lobito, passando pelas províncias do Bié e Huambo, informou Filipe Capalo.
O comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela entrou em circulação no Moxico, em Agosto de 2012, depois de cerca de 30 anos de paralisação, devido ao conflito armado.


Catumbela, 25 de Junho de 2014 - A barragem do Dungo, construída pelas autoridades coloniais para alimentar o vale agrícola do Cavaco, na província de Benguela, vai entrar em funcionamento em Setembro próximo, depois da sua paralisação, causada pelo de conflito armado.
A informação foi prestada hoje (quarta-feira), pelo director da Agricultura e do Desenvolvimento Rural em Benguela, Pedro Assis, após a visita de campo do governador Isaac dos Anjos ao município da Catumbela.
Segundo o responsável, a recuperação da Barragem do Dungo surgiu da necessidade que o governo da província tem, em repor os níveis anteriores de produção agrícola, ou superá-los, por meios da intensificação da produção nas duas estações do ano, incluindo em casos de escassez de chuva.


Ganda, 24 de Junho de 2014 - O município da Ganda, província de Benguela, assinala hoje, terça-feira, 45 anos de existência desde que a ex-vila Mariano Machado foi elevado a categoria de cidade a 24 de Junho de 1969.
Com uma população estimada em 302 mil e 913 habitantes, uma superfície de quatro mil e 817 quilómetros quadrados, a região é potencialmente rica na produção agro- industrial e limita-se a norte com município do Balombo, oeste com Cubal, sudoeste com Caluquembe e Caconda (Huíla) e Tchinjenje (Huambo).
A divisão politica administrativa e territorial compreende, para além da sede do município, quatro comunas, nomeadamente Ebanga, Babaera, Casseque e Chikuma, com um total de 44 povoações e 533 aldeias, baseadas num clima temperado e próprio para pratica de agricultura, criação de animais.
Nos anos de 1975 foi considerado o segundo parque industrial, com realce para a antiga companhia de celulose e papel de Angola (ccpa), bebidas fermentadas da fazenda prazeres, áreas cafeícolas, plantações de milho, horto- frutícolas, criação de animais e18 perímetros florestais.
No repovoamento florestal, a região é conhecida em plantações de eucaliptos, derrubando o sisal em alguns espaços, dado ao inicio da instalação, em 1958, do ex-Complexo industrial da Companhia de Celulose Ultramar Português (actual ccpa).


Ganda, 17 de Junho de 2014 - Setenta e dois estabelecimentos comerciais, dos 840 existentes no município da Ganda, província de Benguela, estão encerrados devido a descapitalização financeira dos seus agentes.
Segundo um documento do sector do comércio local distribuído hoje, terça-feira, à Angop, o município da Ganda é servido por estabelecimentos comerciais ligados aos sectores da rede retalhista, prestação de serviços mercantis “grossistas”, actividades do comércio rural, entre outros.
O documento destaca ainda o funcionamento regular de unidades de prestação de serviços hoteleiros e similares, sendo que três hotéis e uma pensão estão em estado de abandono, dado a descapitalização dos seus agentes na sede municipal e vila do Alto Catumbela.


Paris, 16 de Junho de 2014 - Cientistas anunciaram nesta quarta-feira ter descodificado o genoma do eucalipto, revelando os segredos de seu rápido crescimento e adaptabilidade, que poderiam, um dia, incentivar o plantio de florestas para produção de biomassa e madeira.
O eucalipto é nativo da Austrália, mas se tornou a árvore de madeira dura mais cultivada no mundo. Além disso, é uma importante fonte para a produção de papel, madeira e óleos essenciais, sendo plantado em mais de 100 países em seis continentes. A árvore também é considerada uma importante fonte potencial de biocombustíveis. Agora, uma equipe internacional de cientistas descodificou o DNA de uma das espécies de eucalipto mais dispersas, a "Eucalyptus grandis". "Nós nos interessamos especialmente em entender sua habilidade de produzir madeira com alto teor de celulose, que é o que o torna cobiçado por sua polpa e produção de papel", explicou o co-autor do estudo, Alexander Myburg, do Departamento de Genética da Universidade de Pretória, na África do Sul. "Conseguimos identificar quase todos os genes envolvidos em transformar açúcar em celulose na árvore e também o outro componente principal da madeira, que é a lignina", afirmou em um podcast publicado na revista Nature, que publicou o estudo. "É importante compreender estes processos porque são os componentes principais que serão usados em termos de biocombustíveis e outros biomateriais que são extraídos da biomassa arbórea, das árvores", acrescentou. Os cientistas descobriram que o genoma do "Eucalyptus grandis" contém mais de 36.000 genes, "um genoma de uma planta de tamanho mediano".


Ganda, 3 de Junho de 2014 - O administrador municipal da Ganda, António Kapewa Kalianguila, apelou hoje , quartafeira, a população a participar "activamente" nas actividades alusivas ao 45ºaniversário desta cidade, que se assinala a 24 de junho.
Inaugurando as comemorações da efeméride que se vão estender até dia 30 de Junho, o administrador da Ganda pediu a população a engajar-se na materialização do programa alusivo a data que compreende actividades de carácter político, cultural, desportivo e recreativo. António Kalianguila disse que a celebração dos 45 anos de existência da Ganda (ex-vila Mariano Machado), é um momento de renovação da esperança do desenvolvimento multifacético da municipalidade. A intenção da administração é fazer destas festas uma jornada de movimentação dos munícipes e um momento de reflexão de modo a trabalhar para uma cidade mais renovada, progressista e a altura das exigências da globalidade, explicou o titular do Governo da Ganda. Por isso, prosseguiu, é importante conjugar esforços para a limpeza, pintura e criar uma nova imagem nas casas e edifícios públicos em vésperas de mais um aniversário da Ganda. A jornada comemorativa do 45º aniversário da cidade da Ganda inscreve visitas as obras de reabilitação do Hospital Municipal, Clube Recreativo, chafarizes, sepulturas dos sobas, debate radiofónico sobre a data , plantação de árvores, realização de uma excursão turística à vila do Alto Catumbela, um quadrangular de futsal , provas de motocross, espetáculos musicais e uma Feira de variedades.


Ganda, 3 de Junho de 2014 - Cinquenta e cinco tanques de produto químico tóxico foram desactivados na antiga Companhia de Celulose e Papel de Angola, no município da Ganda, em Benguela, por uma equipa técnica multi-sectorial afecta ao Ministério do Ambiente, constatou esta terça-feira a Angop.
Iniciado em Março último, o trabalho tem parceria de um grupo britânico e consistiu na recolha de resíduos sólidos e desactivação de produtos líquidos, que posteriormente foram armazenados em barris, tambores e confinados num armazém, de onde serão transportados para um aterro sanitário, a ser criado nos próximos tempos. O director nacional para fiscalização ambiental, Francisco Santos, disse estar ultrapassado o perigo que o produto constituia, acrescentando a necessidade de se realizar a segunda fase do processo de desactivação. Durante uma visita, segunda-feira, ao antigo complexo industrial, a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, considerou que a fábrica está totalmente limpa, sem dispersão de produto químico em tanques, e garantiu a realização de estudos tendentes ao destino deste.


Ganda, 19 de Maio de 2014 - O administrador municipal da Ganda (Benguela), António Kapewa Kalianguila, convidou hoje, segunda-feira, os agentes económicos a investirem na região, visando contribuir no seu desenvolvimento económico.
Falando durante um encontro com a classe empresarial, António Kalianguila chamou particular atenção dos agentes, cujos estabelecimentos ainda exigem uma melhor prestação de serviço e condições para atrair os demais investidores. O resposável fez saber que a administração da Ganda está disponivel para receber solicitações de investimentos, "pois, quando mais gentes investir melhor para o municipio", disse. Durante o encontro foram analisados a situação das contribuições fiscais, dever, respeito e cumprimento das suas obrigações fiscais e o combate da fuga ao fisco, tendo sido estabelecido que até final de Junho, quaisquer incumprimentos serão penalizados com o encerramento dos estabelecimentos e suspenção das actividades comerciais. "Os cidadãos que ocuparam alguns escombros e que até momento nada fizeram, no prazo de 45 dias devem se pronunciar, findo o qual são confiscados para dar lugar a outros com capacidade de reerguer e recuperarem os estabelecimentos comerciais", disse.


Alto Catumbela, 16 de Maio de 2014 - Uma loja do registo civil, identificação e notariado será erguida dentro de um mês, na vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), para melhor prestação dos serviços afecto ao sector da justiça.
Um estudo de viabilidade face a implementação do projecto para adjudicação das obras num empreiteiro foi já realizado, estando agora na fase da selecção para início dos trabalhos nos próximos 30 dias. O director nacional do gabinete de estudo e planeamento do ministério da justiça, Armando Mavela, que esteve quinta-feira no município da Ganda, visitou o espaço que compreende mil metros quadrados. Durante a sua estada na Ganda, o director visitou demoradamente as obras de reabilitação das antigas instalações do registo civil, identificação e notariado, onde, segundo garantia do empreiteiro, os trabalhos estarão concluídos no final deste mês de Maio.


Luena, 10 de Maio de 2014 - A circulação dos comboios do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), no troço Luena (Moxico) - Cuito (Bié) e vice-versa fica suspensa no período compreendido entre 18 de Maio e 30 de Junho deste ano, por questões técnicas, indica uma nota da instituição entregue hoje, sábado, à Angop, no Luena.
Segundo a nota, durante 44 dias, a empresa encarregue da reparação da linha ferroviária "China Ferrovia–CR–20" realizará trabalhos de manutenção no referido troço. "Informamos aos nossos estimados clientes e população em geral que, por razões de ordem técnica, realizar-se-ão trabalhos de reparação na linha, por parte de China Ferrovia–CR–20", lê-se no documento datado.


Ganda, 21 de Abril de 2014 - Um lote de meios e equipamentos de trabalho diversos foi hoje, terça-feira, doado no município da Ganda (Benguela), pela empresa britânica denominada IPA- Forestry (florestal),visando apoiar os serviços de educação e saúde.
O donativo, entregue durante a cerimónia presidida pelo administrador da Ganda, António Kapewa Kalianguila, consubstancia-se em camas, cadeiras escolares, secretaria para professores, rolos barbante para vedação, bancas para arquivos, computadores, entre outros equipamentos. Para o encarregado da empresa, Florian Wegmann, além da actividade direccionada a exploração da madeira de eucaliptos nos perímetros florestais do ex-complexo industrial da Ccpa, a empresa teve a iniciativa de angariar bens para ajudar a suprir as necessidades das pessoas, instituições do ensino e sanitários locais. A empresa britânica, é uma das nove empresas que se encontram actualmente na vila do Alto Catumbela, com base num contrato assinado com o Governo angolano para exploração de madeira de eucaliptos e posterior repovoamento florestal numa área de quatro mil hectares de polígono de devastação.


Babaera, 21 de Abril de 2014 - O administrador municipal da Ganda, província de Benguela, António Kapewa Kalianguila, apelou, na comuna da Babaera, a colaboração das comunidades no alargamento das redes escolar e sanitária, com vista a atender a demanda que registam os sectores de Educação e Saúde.
Falando depois de visitar a comuna da Babaera, no final de semana, o responsável disse ter constatado inexistências de postos médicos e escolas em povoações distantes das sedes comunais, pelo que considera que soluções devem ser encontradas, mormente a construção de infra-estruturas com a comparticipação das comunidades. "Os postos médicos, embora exijam maior rigor na sua construção, será um esforço a ensaiar, para paulatinamente se poder minimizar a ausência de infra-estruturas sanitárias, em número desejável, para atender as populações", disse. Anunciou, para os próximos dias, o início da recuperação de algumas vias de acesso (estradas terciárias), com investimento baseados em projectos de intervenção local, visto que as de maior dimensão obedecem a intervenção de outras estruturas governativas. Durante a sua estada, o administrador da Ganda inspeccionou o estado físico e funcional de escolas do ensino primário, dois centros e um posto médico, na sede comunal, Alto Catumbela e povoação da Canjola, respectivamente, que clamam por reabilitação.


Benguela, 3 de Abril de 2014 - O reitor da Universidade Katyavala Bwila, Albano Ferreira, apelou sexta-feira, em Benguela, aos primeiros 57 novos médicos formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Katiavala Bwila a estarem comprometidos com as necessidades da população.
"Temos consciência do longo caminho a trilhar como contribuição para a melhoria significativa da actual cobertura médica de Angola, visto que um médico está para dez mil habitantes, numa realidade em que apenas 30 a 40 porcento da população tem acesso aos serviços de saúde", destacou o responsável quando falava falava na cerimónia de outorga de diplomas dos primeiros 57 novos médicos da Universidade Katyavala Bwila. O académico reconheceu que o passo seguinte dos novos médicos será a sua vinculação ao Serviço Nacional de Saúde, proporcionando-lhes formação contínua e de especialização atenta às modificações, com realce para as demandas da população. Segundo o reitor, o primeiro curso de medicina iniciado em 2008, um esforço suportado pela cooperação com Cuba, enriqueceu a Educação Médica do país com a reconhecida experiência dos seus profissionais docentes e médicos, valorizando substancialmente a promoção da saúde e prevenção da doença nas famílias e nas comunidades.


Luau, 3 de Abril de 2014 - A circulação do comboio de passageiros dos Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) no troço Luena/Luau, na província do Moxico, está prevista para Julho deste ano, revelou quartafeira o governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade".
Falando à imprensa por ocasião das celebrações do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, o governante disse estarem ultrapassadas as questões técnicas que existiam no percurso de 25 quilómetros entre o sector de Cassai Gar e Caifuchi, municípios da Cameia e Luacano, respectivamente. O governador disse acreditar que a circulação do comboio irá impulsionar a transportação de pessoas e mercadorias do litoral para a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia. João Ernesto dos Santos lembrou que depois de uma interrupção de 30 anos o comboio técnico voltou a escalar o município fronteiriço do Luau em Agosto de 2013 e, em Novembro do mesmo ano, chegou aquela vila o comboio experimental. A reabilitação do troço ferroviário entre Munhango (Bié) e Luau arrancou em Fevereiro de 2009. Este ano está prevista a viagem inaugural de passageiros do Lobito ao Luau. Em Agosto de 2012, foi reinaugurada a ligação entre o Lobito e a cidade do Luena, capital da província do Moxico.


Catabola, 28 de Março de 2014 - A entrada em funcionamento do comboio de passageiros e de carga entre as cidades do Cuito (Bié), do Huambo, Lobito (Benguela) e Luena (Moxico) é um dos benefícios da paz para o munícipio de Catabola, situado a 52 quilómetros a leste da capital biena, considerou o administrador municipal, Antunes Sapalo.
Para Antunes Sapalo, o reinício da circulação do comboio no Caminho-de-Ferro de Benguela é um facto histórico e um factor prepoderante para o relançamento da economia, por ser um meio de transporte acessível e seguro para a população, com custos relativamente baixos. "O comboio como meio de transporte proporciona tranquilidade aos passageiros. Pelo comboio se movimentam e se relacionam várias pessoas, sem distinção de raça, religião ou opção partidária, demonstrando deste modo a unidade nacional". pontualizou.


Benguela, 13 de Março de 2014 - O Governo angolano está a trabalhar nas linhas de conexão ferroviárias com as fronteiras com a República Democrática do Congo para que seja restabelecida a ligação com os países do leste de África, afirmou hoje (quinta-feira) em Benguela, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.
O ministro fez esta afirmação na cidade do Lobito, no âmbito da visita que efectou à província de Benguela, com o seu homólogo, zambiano Yafunkwa Mucanga. Segundo o governante, neste momento os governos da República Democrática do Congo e Zâmbia estão a discutir as zonas de conexões, a fazer estudos e projectos técnicos, bem como formar equipas para que depois se passe para a acção. Para Augusto da Silva Tomás, enquanto as linhas directas não estiverem concluídas, o trajecto será feito via Luau/Dilolo (Moxico), para a República Democrática do Congo. Explicou ainda que nos trabalhos para a fronteira do Congo Democrático faltam apenas 20 quilómetros de extensão, um resultado considerado favorável.


Alto Catumbela, 12 de Março de 2014 - Cento e 42 jovens iniciaram hoje, quarta-feira, no município da Ganda, 202 quilómetros a sul da cidade de Benguela, uma formação profissional nas áreas do corte e costura, culinária e mecânica.
O curso, que será ministrado pelos centros fixo e móvel itinerantes dos serviços de empreendedorismo e emprego da Direcção Provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (Maptss), decorrerá em nove meses. Para o efeito, dois centros de formação profissional itinerante estão criados e equipados para ministrar cursos nas áreas de corte-costura, culinária e mecânica na vila do Alto Catumbela e sede municipal da Ganda.
Falando na abertura do curso, o responsável do Maptss na Ganda, Barreto Samaria, defendeu maior engajamento dos jovens para a sua capacitação nas diversas áreas de artes e ofícios e contribuir nas futuras tarefas do processo de reconstrução e progresso do país. Barreto Samaria quer também maior empenho dos jovens para o êxito dos conteúdos que serão adquiridos durante os cursos. Para o administrador comunal exercício da Babaera, Francisco Chimuco, este programa constitui um factor importante no combate à fome e redução da pobreza no seio da comunidade.


Catumbela, 28 de Fevereiro de 2014 - O sistema de produção energética que alimenta as cidades de Benguela, Baía Farta, Catumbela e Lobito (zona litoral e metropolitana da província) atingiu já uma produção de 120 Megawatts, contra os 80 anteriormente disponíveis, disse hoje à Angop, o responsável local da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), José António Cunha.
Acrescentou que as necessidades da região andam a volta de 200 Megawatts, mas a medida que se vai dando respostas às necessidades a região litoral continua a registar-se um crescimento anual na ordem de 12 porcento. Frisou que um grande passo vai ser dado quando forem concluídos os trabalhos que vão permitir a interligação dos sistemas sul e norte, nomeadamente as linhas provenientes da barragem do Lomaum (Benguela) e Cambambe (Cuanza Norte). Enquanto isso, o responsável do projecto energético Benguela Sul, Paulo Branco Aureliano,considerou satisfatórios os níveis de construção, tanto das linhas (40 porcento), como da subestação do Biópio (80 %) que vai servir de ponto de transição ou seccionamento de energia eléctrica.
A cadeia de produção energética do litoral da província de Benguela é assegurada por vários sistemas, nomeadamente a central do Cavaco (com cinco grupos geradores), da Quileva, no Lobito (vários grupos térmicos) e as centrais hídrica e térmica do Biópio, que fazem um sistema combinado com uma disponibilidade de 120 Megawatts.


Alto Catumbela, 24 de Fevereiro de 2014 - Uma indústria de produção de papel será reinstalada no ex-complexo industrial da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), localizada na vila do Alto-Catumbela, município da Ganda, 202 quilómetros a sul da cidade de Benguela.
A informação foi prestada pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, neste final de semana, após uma visita a antiga fábrica da CCPA, não avançando data de início, nem orçamento do projecto. Afirmou que a intenção do Executivo angolano é a recuperação do ex-complexo da CCPA, face ao impulsionamento do desenvolvimento e progresso económico do país, cujo sector da Indústria está já engajado na elaboração de um estudo de viabilidades para a instalação de uma indústria do género. Bernarda Martins considerou, para efeito, importante cuidar dos princípios que norteiam os perímetros florestais da ex-CCPA, para posteriormente pensar-se na sua expansão. Para a ministra, cuidar dos perímetros florestais da Ccpa consiste em travar as situações anárquicas que têm acontecido, com realce para as queimadas e exploração de madeiras sem autorização. "Nós devemos também criar condições que permitam começar a fazer plantações de espécies,para quando arrancar uma indústria de celulose e papel haja matéria-prima para o efeito", sustentou.


Alto Catumbela, 24 de Fevereiro de 2014 - O antigo complexo industrial da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), localizado na vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), conta, desde o último fim-de-semana, com uma nova comissão de gestão, integrada por cinco membros.
A ministra da Indústria, Bernarda Martins, que procedeu a apresentação dos gestores aos trabalhadores e agentes concessionários de exploração de eucaliptos, disse que a comissão deverá, num período de três meses, mostrar um diagnóstico sucinto para a recuperação dos perímetros florestais da antiga unidade de produção. Bernarda Martins admitiu, por outro lado, a existência de pessoas a praticarem abates indiscriminados da floresta, inclusive concessionários autorizados. Para inverter o actual quadro, a governante exortou as autoridades administrativas, tradicionais e concessionários a colaborarem com o governo no sentido de se pôr cobro a esta prática. "É preciso acabar-se com esta prática e cuidar o património da CCPA, sobretudo dos perímetros florestais", sublinhou.


Benguela, 9 de Fevereiro de 2014 - A electrificação e iluminação pública dos 26 quilómetros da via rápida ligando Benguela ao Lobito, na Estrada Nacional 100, arranca este ano e está avaliada em 292 milhões e 565 mil Kwanzas.
O facto foi revelado à imprensa pela directora provincial em exercício de Energia e Águas, Sandra Milena, durante uma entrevista de balanço das acções de 2013 e ainda para apresentação das novas perspectivas para o ano em curso, realizada sexta-feira. Segundo ela, com a iluminação pública pretende-se diminuir os elevados índices de sinistralidade ao longo da estrada Benguela/Lobito, visto que o projecto de reabilitação e ampliação da via não previa a sua iluminação. "A iluminação vai ser equacionada ainda no decorrer deste ano pelo governo no sentido de conferir aos automobilistas e peões mais segurança na transitabilidade da via no período nocturno", acrescentou. A responsável referiu ainda que o processo vai abranger o Aeroporto Internacional da Catumbela, que encontra-se numa zona intermédia em relação às duas cidades, permitindo assim proporcionar iluminação à aerogare.


Luanda, 28 de Janeiro de 2014 - O Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013/2017 prevê a concretização de projectos da indústria transformadora, em curso ou em arranque, para a fileira têxtil e impulsionar o sector da construção civil e obras públicas através do aumento da produção da indústria de materiais de construção.
Promover a construção de fábricas de descaroçamento e fiação de algodão, o desenvolvimento das indústrias de moagem de farinha e suas infra-estruturas de armazenagem, cimenteira, farmacêutica e de fabricação de bens de equipamento, máquinas,ferramentas de trabalho para a agricultura e de bens intermédios figuram no plano. De igual modo, o plano prevê também a implementação de projectos estruturantes como a indústria açucareira / etanol, siderúrgica, metalomecânica pesada, celulose e papel, alumínio e fertilizantes e correctivos do solo.


Benguela, 17 de Janeiro de 2014 - Noventa e um novos professores que vão trabalhar em escolas primárias que ficam nas comunidades rurais e peri-urbanas concluíram, quarta-feira, em Benguela, uma formação de dois anos e meio promovida pela organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
De acordo com a directora da Escola de Professores do Futuro (EPF) de Benguela, Delfina Alberto, o 16º curso de professores rurais compreendeu um ano de estágio curricular realizado em 33 escolas primárias nas províncias de Benguela e da Huíla. Destacou que, no caso de Benguela, os estudantes finalistas trabalharam nas unidades de Ukende, Etepa, Nungo, no Chindumbo, Mukope, Cubal Sede, Caponte Buraco, Kamuine, Casseque, Katanda, Kui, Luacho, Caiave, Chamume,Tchiwacusse, Babaiera, Alto- Catumbela, Saco e Maka Mombolo.


Ganda, 14 de Janeiro de 2014 - Duzentas e quarenta vagas estão disponíveis na escola do II ciclo do ensino secundário, no município da Ganda, 201 quilómetros a Este da cidade de Benguela, para permitir o ingresso, pela primeira vez, de alunos aptos para o ensino médio, no ano lectivo de 2014.
Em declarações hoje à Angop, o director do estabelecimento de ensino, Emílio Kandjila, afirmou que a inscrição dos candidatos que transitaram da 9ª classe para o II ciclo do ensino secundário decorre a bom ritmo e termina dia 17 deste mês, seguindo-se a fase de selecção segundo os requisitos exigidos.


Luanda, 9 de Janeiro de 2014 - Mais de 100 novas estações ferroviárias foram inauguradas em 2013 pelo Ministério dos Transportes em todo o país com o objectivo de prestar um melhor serviço aos passageiros e aos funcionários.
De acordo com uma nota de balanço das actividades desenvolvidas em 2013 , tratam-se das estações situadas nas localidades de Canona, Kuchi, Zenza do Itombe, Cassualala, Dondo, Catete, Jamba, Cacuso, Alto Catumbela, Caála e São Pedro, Ucuma, Longonjo, Lepi,Caponte, Canhoca, Viana, Bairro da Luz, Quizenga, Lucala, Arimba, Mapunda, Ndalatando,Baia entre outras. No subsector rodoviário, refere, a capacidade de escoamento de mercadorias foi reforçada em 2013 com a entrega 116 meios de transportes ao governo provincial de Luanda para beneficiar igual número de pessoas organizadas em cooperativas e agentes económicos instalados em municípios e comunas. Ainda em Luanda foram distribuídos autocarros para o transporte inter-provincial, interurbanos,inter-municipais e urbano. A nota sublinha que foram igualmente concluídas as oficinas regionais, sendo uma no município da Caála (província do Huambo) e outra em Luanda. Estas dispõem de estação de serviço, serralharia e estacionamentos. No município do Lobito, adianta, foram reabilitados dois cais no porto e construídos de raiz o terminal de contentores, o mineiro e o porto seco. Esses terminais possuem edifícios para os serviços administrativos e técnicos, sistemas alternativos de energia e beneficiaram de equipamentos para o manuseamento de cargas de última geração.


Luanda, 2 de Janeiro de 2014 - Mais de 400 bilhões de kwanzas é o montante a ser investido pelo Executivo na construção do aproveitamento hidroeléctrico de Laúca, província do Kwanza Norte, que terá uma capacidade instalada de 2060 Mega Watts (MW).
A informação foi avançada nesta terça-feira à Angop, em Luanda, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, tendo recordado que, nesta altura, está-se a construir os túneis para o desvio do rio, cujo término dessa fase está previsto para Março de 2014. Nesta fase, complementou, os técnicos estão também a escavar os túneis de acesso à casa das máquinas, onde será instalado o equipamento para o fabrico do betão, que vai servir para levantar as estruturas da barragem. A barragem, recordou, deverá começar a produzir energia a partir do terceiro trimestre de 2017. "O processo de construção da barragem está em franco desenvolvimento e decorre dentro dos prazos previstos", assegurou. Avançou, na mesma esteira, que decorre o processo de reabilitação da Barragem de Cambambe, que se prevê ser concluída no final de 2015. "Com a conclusão deste projecto e a partir de 2016, o Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe passará a ter uma capacidade instalada de 960 MW, contra os 180 MW actuais", referiu. Sobre o processo construção e modernização de aproveitamentos hidroeléctricos no país, o ministro destacou os trabalhos de reabilitação da Barragem do Gove, na província do Huambo, que está já a funcionar com uma capacidade instalada de 60 MW, bem como a Barragem da Matala, província da Huíla, que beneficia de obras de melhorias. "Foram reabilitadas também as barragens de Lomaum e das Mabubas, que tinham sido destruídas durante a guerra, se bem que a Barragem de Lomaum ainda não está a produzir energia, porque está a ser colocada a linha de transporte entre Lomaum e Benguela, que será concluída em Abril de 2014", aventou. Informou que o Minea está a realizar um plano de desenvolvimento de infra-estruturas que vai permitir, até 2025, que o país atinja os 9 mil MW de capacidade instalada, sendo esse o grande desafio do sector.




Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola

Desminagem - Trabalho de Herois.  O número total de vítimas de minas em Angola não é conhecido. O governo angolano estima que existam 80.000 sobreviventes de minas em Angola, o que corresponde a 78% das pessoas portadoras de necessidades especiais. Aproximadamente dois terços dos sobreviventes estão concentrados em Luanda.
Na Província do Huambo, uma única ONG tem a seu cargo 2.500 vítimas.

Em 2012 foram reportados 34 acidentes com minas, que resultaram em 9 mortos e 25 feridos.
O ano de 2011, com 38 mortos e 51 feridos, foi o pior desde 2006, ano em que foram reportados 134 casos com 23 mortos e 111 feridos.
Em 2005 foram reportados mais de 250 acidentes com minas.

Setenta e seis tipos diferentes de minas antipessoais oriundas de vinte e dois países foram descobertas e reportadas em Angola. Nenhuma era de produçao nacional. Entre Outubro e Dezembro de 2006, em cerimónias públicas, foram destruídas em Luanda 81.045 minas. O Plano Estratégico Nacional previa a eliminação das minas até Janeiro 2013.