Angola, Alto Catumbela, 2012

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam e das cinzas renasce A PAZ.

Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Notícias soltas:

Luena, 26 de Dezembro de 2012 - A reabilitação de cerca de 400 quilómetros de Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) no troço Kuito – Luena e a implementação do projecto agro-pecuário de Sacassanje constituem importantes infra-estruturas económicas que vão relançar a economia da província. A base dos Caminhos-de-ferro de Benguela situada no município do Lobito, província de Benguela, no litoral atlântico, até ao Luena totalizam 1.032 quilómetros reabilitados e que permitiram que o comboio inaugural pudesse se efectivar no dia 17 de Agosto passado. A partir da última quinzena de Novembro começaram a circular dois comboios do Kuito (Bié) ao Luena (Moxico), todas as quartas-feiras, sendo um de passageiros e outro de carga, com realce para produtos agrícolas, acelerando, aos poucos, as trocas comerciais entre as chamadas províncias do “corredor do Lobito”, nomeadamente, Benguela, Huambo, Bié e Moxico. Até terminar a sua reabilitação, modernização e construção previsto para o primeiro trimestre de 2013, quando o comboio chegar ao Luau(fim CFB), fronteira com a Repúblicas do Congo Democrático (RDC), a empreitada vai consumir dos cofres do Estado angolano cerca de 180 biliões de Kwanzas.


Benguela, 20 de Dezembro de 2012 - A província de Benguela possui 152,4 MW de capacidade instalada total, mas apenas 85 mw estão em fornecimento para quatro dos dez municípios, uma potência considerada insuficiente para atender à demanda por energia eléctrica, segundo o director local de Energia e Águas, Victor Moita.

Segundo o responsável, que divulgou essa informação aos jornalistas, no habitual balanço de final de ano, a potência de 85 megawatts gerados no sistema é para suprir a energia eléctrica consumida nos municípios da Baía Farta, Benguela, Catumbela e do Lobito, no litoral da província. Afirmou que devido a reduzida capacidade no fornecimento, há perspectiva de aumento do potencial de geração, com mais 30 MW proveniente da Central Térmica do Morro da Quileva, no Lobito, para além de 18 MW por meio da Central Térmica do Biópio, na Catumbela. Informou estarem a fazer tudo para que a Central Térmica do Biópio possa funcionar ainda no primeiro trimestre de 2013, gerando energia eléctrica de que o litoral necessita neste momento para aumentar a capacidade fornecida. Destacou o trabalho dedicado da empresa que está a montar a subestação do Cavaco, acrescentando estar em vista, antes do começo do próximo ano, a entrada em funcionamento de pelo menos três grupos geradores, com um potencial de geração de 10 megawatts.

Quanto aos restantes seis municípios, explicou que o fornecimento de energia eléctrica é feito por meio de grupos geradores, dispendioso para os órgãos locais (administrações municipais) do ponto de vista de aquisição de combustível, lubrificantes e manutenção dos equipamentos.
Salientou a vantagem económica de mini hídricas, cuja construção está prevista por via de concursos públicos e ainda o facto de as sedes municipais terem em 2013 energia proveniente da hidroeléctrica do Lomaum.
Adiantou que para melhor explorar a energia a partir do Lomaum as autoridades locais defendem que sejam construídas linhas e subestações destinadas para Catengue, Chongoroi, Cubal, Bocoio e Monte Belo, tal como no Alto Catumbela, onde já havia uma subestação que fornecia energia eléctrica para a Ganda e o Cubal.
Apontou a conclusão dos levantamentos iniciais desses projectos, num trabalho desenvolvido pela Empresa Nacional de Electricidade (ENE) e o Ministério de Energia e Águas, aguardando-se somente pela concretização dos respectivos investimentos.


Benguela, 19 de Dezembro de 2012 - O governo provincial de Benguela investiu, este ano, através da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), 29.178.296,00 kwanzas em obras públicas destinadas a promover melhorias substanciais no sistema de fornecimento de energia nos municípios do litoral. Segundo o director provincial de Energia e Águas, Victor Moita, com esses investimentos a ENE montou 30 postes de transformação (de 250 e 1600 kva), construiu linhas de média e baixa tensão, bem como concluiu a electrificação de 10 bairros.

Ao apresentar à imprensa o balanço de 2012 do organismo, o responsável destacou ainda as obras que fazem parte do plano de necessidade do sector iniciadas este ano, orçadas em um bilião, 372 milhões e 771 mil kwanzas, num investimento do governo central. Sublinhou que os recursos permitiram a continuidade do trabalho de montagem da linha de média e baixa tensão e, em alguns casos, já começou o fornecimento directo de energia eléctrica à população. Indicou o início da construção da linha de transporte de energia eléctrica do Lomaum (Cubal) – Biópio (Catumbela). Frisou estar já em fase de conclusão a obra de montagem de uma central térmica no Cavaco, em Benguela, que terá uma potência de 20 megawatts, ressaltando ainda dois grupos geradores de 15 MW, um dos quais está a ser instalado no morro da Quileva, no Lobito. Esclarecendo que a subestação do Cavaco está a ser ampliada para receber a potência energética conforme a capacidade instalada, a fonte avançou pretender-se continuar a elaborar estudos e projectos para a reabilitação e ampliação da rede de média e baixa tensão dos municípios de Benguela, da Catumbela, do Lobito e da Baía Farta.

Quanto ao interior da província de Benguela, adiantou que o trabalho consiste em projectos das linhas Alto Catumbela/Ganda, Caimbambo/Cubal e Balombo/Bocoio, assim como na continuação do fornecimento de energia para as sedes comunais, através de grupos geradores de maior capacidade, devido aos novos blocos administrativos e residências. Confirmou que em 2011 foram entregues grupos geradores de 100 KVA a cada uma das comunas, mas com o surgimento de empreendimentos sociais e administrativos torna-se necessário aumentar a capacidade dos equipamentos de energia para 200 a 250 KVA.


Benguela, 13 de Dezembro de 2012 - O Banco de Comércio e Indústria (BCI) inaugurou nesta quinta-feira, na moderna estação da empresa do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), a sua décima agência na província de Benguela, elevando para 76 o número de balcões da instituição bancária a nível nacional. Intervindo na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do BCI, Filomeno Ceita, precisou que, com a abertura desta dependência na estação de comboios do CFB na cidade de Benguela, subiu para 76 o número de balcões no país, mais com 30 postos de atendimento.


Ganda, 18 de Novembro de 2012 - O ministro da Justiça, Rui Mangueira, manifestou-se neste sábado, no município da Ganda (Benguela), preocupado com o actual estado de degradação da conservatória do registo civil, notariado e serviços de identificação em funcionamento na região. Segundo o governante, as estruturas do sector estão de certo modo degradadas,sobretudo os serviços do registo civil e notariado, tendo o governo provincial de Benguela garantido estar já em curso a construção de um palácio da justiça na Ganda. Mostrou-se ainda reconfortado pelo facto de que, nos próximos seis meses poderá obter uma resposta adequada, visando instalar, primeiro, um posto de registo devidamente equipado e apetrechado com tecnologia de ponta para servir um número superior de pessoas. "Faz parte deste conjunto, serviços de um tribunal onde poderá haver possibilidade de ter duas salas para audiências de julgamento, cujas as perspectivas são animadoras para dentro dos próximos seis meses, com vista a garantir melhores condições funcionais e desempenho dos serviços de justiça", afirmou. O ministro radiografou também o estado do funcionamento do balcão único de empreendedor (Bue), cuja actividade continua decorrer sem sobressaltos. Durante a sua estada no Ganda, o governante manteve um encontro informal com o administrador local, Caetano Mateus Lopes, para inteirar-se da realidade social, politica e económica do município. As obras de construção do palácio da justiça, conservatória do registo civil, notariado e serviços de identificação e instalações do balcão único do empreendedor "Bue", foram infra-estruturas visitadas pelo ministro, tendo deixado recomendações para um estudo e levantamento das necessidades, a fim de se estender atá à vila do Alto Catumbela, comuna da Babaera.


Cubal, 9 de Novembro de 2012 - O governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, afirmou no município do Cubal, que as obras em curso naquela localidade decorrem a bom ritmo, visto que estão a ser executadas de acordo com o programa, prazos e a qualidade requeridos.
O governante destacou como uma mais-valia do sector energético para a província, o término das obras da barragem hidroeléctrica do Lomaum em Junho deste ano, em reabilitação desde o ano de 2009 e o início este mês dos trabalhos da linha nova de transportação de energia eléctrica, com o prazo de execução previsto para 18 meses. Armando da Cruz Neto referiu-se ainda dos trabalhos de emergência em curso de reabilitação do sistema de abastecimento de água com o prazo de execução previsto para 20 dias, para beneficiar uma boa parte da cidade do Cubal.


Ganda, 5 de Novembro de 2012 - O governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, efectua hoje, segundafeira, uma visita aos municípios da Ganda e Cubal, visando avaliar o estado de execução das obras de impacto social e económico em construção na região. De acordo com o programa distribuído à Angop, o governador iniciará os seus trabalhos com uma deslocação as comunas da Chikuma, Casseque e Babaera para constatar o estado de implementação dos projectos de construção de casas para os técnicos, jangos comunitários, reciclagem e terraplanagem das ruas. Na Comuna do Casseque, o governador vai constatar o estado de conclusão das 50 casas para famílias camponesas da aldeia rural da Katamba e açudes, baseado nos prazos contratuais, bem como as obras de construção da missão católica de Kawanga. Na Comuna da Babaera está prevista uma visita ao ex-complexo industrial da Companhia de Celulose e Papel de Angola (Ccpa) no Alto Catumbela, para analisar o estado de resíduos químicos concentrados em armazéns e outros espalhados no recinto fabril, face a sua remoção, cuja devastação devido as chuvas podem constituir perigo para a saúde e vida das populações locais. Já na sede municipal, Armando da Cruz Neto vai fiscalizar a conclusão das obras do Instituto Médio Politécnico, das 50 casas sociais, das 200 previstas, o sistema de fornecimento e distribuição da água a partir da construção e reabilitação do tanque reservatório com capacidade de 500 mil litros. Consta ainda do programa, uma visita as obras de reabilitação e construção de duas escola primária, do hospital municipal, do ex-centro cafeícola, palácio da justiça e do clube recreativo da Ganda.


Benguela, 18 de Outubro de 2012 - A adesão às salas de leitura, de estudo e multimédia da Mediateca de Benguela, inaugurada a 27 de Agosto último, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, já chega a cerca de 800 usuários por dia, com destaque para estudantes universitários e alunos das escolas do I e II ciclo do ensino secundário, apurou a Angop. Segundo a coordenadora da área de Comunicação e Eventos da Mediateca de Benguela, Maria Josefa Evaristo, desde a abertura ao público a 29 de Setembro, a instituição regista em média uma afluência de perto de oitocentas pessoas, entre estudantes já com cartão de utente, visitantes ou demais interessados nos serviços. prestados.


Ganda, 12 de Outubro de 2012 - Quatrocentas e 66 pessoas com problemas visuais foram submetidas nesta quinta-feira, no município da Ganda, província de Benguela, a consulta de oftalmologia, no âmbito do Programa dos Cuidados Primários de Saúde. As consultas foram efectuadas por uma equipa de 11 médicos cubanos especializados em saúde oftalmológica, que trabalharam nesta quinta-feira na região, visando uma assistência mais próxima ao cidadão. Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o director municipal da Saúde na Ganda, Albano Weia, revelou que 91 pacientes, dos 466 testados pelos médicos cubanos têm problemas graves de visão, devendo serem encaminhados de imediato para tratamento no centro oftalmológico do Hospital Central de Benguela. Os médicos, segundo Albano Weia, constataram a existência de casos de refracção nos olhos destes doentes que devem fazer uma correcção cirúrgica. Salientou que outros 200 doentes receberam na altura das consultas óculos e toda assistência médica e medicamentosa adequada para melhorar a visão, cuja prioridade recai para os idosos.


Ganda, 12 de Outubro de 2012 - O processo de reactivação de fazendas agrícolas que foram cedidas a agricultores para produção de cereais no município da Ganda, província de Benguela, está actualmente condicionado, devido à descapitalização dos seus agentes na região. De acordo com o director da Estação doeDesenvolvimento Agrário (EDA) na Ganda, Manuel Tchitumba, que falava à Angop, das 120 fazendas cedidas a agricultores 18 devem estar em funcionamento e numa exploração insignificante que se baseia na criação ou produção agro-pecuária. Acrescentou que os agricultores alegam a falta de meios ou máquinas de mecanização agrícola para desbravamento da terra e apoio financeiro que visa garantir a reactivação do processo produtivo. "Os agricultores na sua maioria dizem terem já recorrido a alguns balcões para pedir financiamento e que não têm tido sucesso, de modo a garantir as condições para reactivar a actividade", disse.


Luanda, 12 de Outubro de 2012 - A indústria de cimento de Benguela (Cimenfort) inicia em Dezembro, deste ano, uma nova produção de cimento Portland da categoria 42,5, revelou hoje, em Luanda, Conceição Tavares, da área comercial da empresa. Em declarações à Angop, na Feira Internacional de Minas (Fima), a responsável informou que o novo produto vai designar-se BUÉ e o objectivo é tornar o produto mais acessível à maioria dos cidadãos. “Trouxemos para este certame cimento para construção civil e pretendemos expandir os nossos negócios”, disse a interlocutora, salientando que estão a receber, no stand da empresa, muitos visitantes interessados em saber o que ela faz e onde está situada. A Fima decorre de 11 a 15 de Outubro , em Luanda, no recinto da Feira Internacional de Luanda (Filda) e conta com a participação de pelo menos 70 expositores , entre nacionais e estrangeiros.


Benguela, 11 de Outubro de 2012 - A Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila (FMUKB) promove, de 19 a 20 desse mês, as III Jornadas Científicas em Benguela, onde serão discutidas várias temáticas no âmbito das Ciências de Saúde. Subordinado ao tema "A Educação Médica e a participação na saúde comunitária: um desafio para a investigação em Saúde e o desenvolvimento social na II Região Académica", o encontro propõe-se a propiciar um intercâmbio de qualidade entre profissionais, estudantes e outros especialistas da área de Ciências de Saúde de Benguela e Kwanza Sul. O evento vai discutir em dois dias linhas temáticas sobre "Educação Médica", "Medicina Comunitária", "Saúde Materno-infantil", "Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis", assim como "Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde".


Ganda, 3 de Outubro de 2012 - Cerca de cinco mil livros literários diversos, foram roubados na Biblioteca Municipal da Ganda, província de Benguela, por indivíduos ainda desconhecidos, soube hoje a Angop. De acordo com a bibliotecária Maria Jamba, os supostos meliantes assaltaram o local na calada da noite de segunda-feira, destruindo o gradeamento e a janela, que lhes permitiu entrar na biblioteca que para além de roubarem os livros partiram cadeiras. Avançou que a acção ocorreu quando o jardim da biblioteca acolheu uma actividade músico-cultural da juventude, onde os meliantes concretizaram tal objectivo, dado a falta do pessoal de protecção física.


Ganda, 3 de Outubro de 2012 - Três pessoas morreram e cinco outras ficaram gravemente feridas na noite desta terça-feira, no município da Ganda, província de Benguela, em consequência de uma descarga eléctrica causada pela chuva torrencial que se registou na região. Dos sinistrados contam dois jovens, de 17 e 18 anos de idade, que por volta das 20 horas encontravam-se na companhia de seus familiares na varanda de casa, no bairro do Silvino centro. A terceira vítima é uma criança, de nove meses, que estava no colo da mãe, no bairro do Indongo. Os feridos, dos quais está também outra criança, estão a receber assistência médica no hospital municipal da Ganda, tendo uma fonte hospitalar garantido à Angop que os mesmos encontram-se fora de perigo de morte. A descarga eléctrica causou ainda a morte de 10 cabeças de gado bovino na povoação da Chimboa, 18 quilómetros da sede municipal da Ganda.


Benguela, 2 de Outubro de 2012 - O coordenador provincial da Empresa de Águas e Saneamento de Benguela (EASB), Jaime Alberto, refutou hoje informações que apontavam uma presumível contaminação da água potável captada a partir do Rio Catumbela. Falando em conferência de imprensa, reconheceu, entretanto, haver a possibilidade de os produtos químico tóxicos existentes na antiga fábrica da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), no Alto Catumbela, município da Ganda, serem arrastados pelas fortes chuvas. O responsável tranquilizou a população e afirmou que a água potável captada no Rio Catumbela e distribuída a todos os consumidores não está contaminada, de acordo com os resultados das análises que a EASB vem realizando de hora em hora, para verificar o seu estado de qualidade.


Lisboa, 1 de Outubro de 2012 - O designer britânico Robin Fior, 77 anos, autor de cartazes políticos da Revolução do 25 de Abril e do símbolo do Movimento de Esquerda Socialista, morreu no sábado, em Mafra, informou domingo à agência Lusa fonte próxima da família. De acordo com a mesma fonte, o designer gráfico, que vivia em Lisboa desde 1972, encontrava-se internado há uma semana numa clínica de cuidados continuados em Mafra, onde veio a falecer na tarde de sábado. Nascido em 1935, em Londres, Robin Fior veio para Portugal atraído pelas mudanças políticas que já se prenunciavam no período anterior ao 25 de Abril, e criou vários cartazes para os movimentos de libertação de antigos territórios africanos sob administração portuguesa. Fior foi também autor do símbolo do Movimento de Esquerda Socialista (MES), que congregou personalidades como Jorge Sampaio, Augusto Mateus, Ferro Rodrigues e Nuno Teotónio Pereira, tendo composto o design gráfico do órgão oficial do partido, o jornal Esquerda Socialista, durante alguns meses. Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Designers, em 1976, e ajudou a estabelecer o Centro de Arte e Comunicação Visual (AR.CO), onde deu aulas durante 25 anos, tendo desenhado muitas das suas publicações. Frequentou a Harrow School, em Londres, um colégio interno de élite, onde aprendeu a fazer composição manual tipográfica, e também em Oxford, nos anos 1950, onde estudou Língua e Literatura Inglesa. Nessa época, devido a um crescente interesse na política de esquerda, participou activamente como profissional nesta área em actividades para a New Left, em Londres. Criou cartazes, jornais, livros, panfletos e folhetos, alguns deles incluídos em exposições itinerantes e em colecções espalhadas pelo mundo, como a The British Social Poster, na Rússia. Fez campanha pelo desarmamento nuclear e foi editor de arte da editora livreira britânica independente Pluto Press. Os cartazes criados em Portugal no período da revolução do 25 de Abril foram na altura considerados surpreendentes, pela ousadia e modernidade. Ao longo da carreira, e sobretudo entre os anos 1950 e 1980, Robin Fior acreditava que a prática do design era, só por si, uma actividade política, pela mensagem que transmitia. Em Junho deste ano, peças criadas por Robin Fior integraram a exposição dedicada ao design gráfico independente britânico, desde a década de 1960, que esteve patente na Galeria Barbican, em Londres.


Luena, 1 de Outubro de 2012 - O director provincial do comércio, hotelaria e turismo, Manuel Henrique Tcholimba, disse hoje, na cidade do Luena, que a circulação de comboio vai ajudar a província do Moxico no relançamento do programa do sector agrícola. Ao falar à Angop, a propósito da chegada no sábado do comboio comercial do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), o responsável salientou que, Moxico, além de receber produtos de outras regiões do país, poderá fornecer pescado dos rios e mel para outras províncias. "Há produtos que exclusivamente só existem nesta província, como o pescado das águas fluviais, o mel, cogumelo e alguns frutos silvestres", apontou o director do comércio, ao aclarar que estes produtos são muito solicitados por consumidores de outras províncias. Apelou aos agentes económicos da região a utilizar os comboios do CFB, de modo a aproveitar as suas vantagens e também valorizar os programas do Executivo angolano que visam melhorar as condições de vida dos cidadãos. O comboio comercial circula uma vez por semana no percurso Kuito/Bié/Luena e viceversa, cujo bilhete de passagem é comercializado ao preço de 2.500 kwanzas.


Benguela, 26 de Setembro de 2012 - Doze pessoas morreram e 34 outras ficaram feridas, em consequência de 33 acidentes de viação registados nos últimos sete dias, na província e Benguela, pelo comando provincial da Polícia Nacional. O director provincial da Ordem Pública, superintendente-chefe Carlos Mota, que apresentava hoje à Angop o balanço semanal, apontou como natureza dos sinistros 16 atropelamentos, 10 choques entre veículos automóveis e velocípedes com motor, dois choques entre veículos automóveis, igual número de despistes e choque contra obstáculos fixos e um capotamento. Avançou ainda que as causas que mais contribuíram para os acidentes de viação foram condução em excesso de velocidade, falta de perícia, bem como o mau atravessamento dos peões nas vias.


Ganda, 26 de Setembro de 2012 - Um plano director para desenvolvimento municipal foi apresentado nesta terça-feira, no município da Ganda, província de Benguela, aos membros do conselho de auscultação e concertação social, para recolha de mais dados e enriquecimento do conteúdo. O plano apresentado pelo arquitecto Osvaldo Pereira compreenderá três fases para a sua implementação, num período de 10 anos, cuja preliminar poderá sofrer algumas mudanças para melhoria do documento final. No âmbito do tecido sócio económico, o plano prevê maior aproveitamento das terras aráveis para fomento da produção agrícola, sustentado com a criação de silos para conservas de grãos, consubstanciada na reactivação da estação zootécnica face ao repovoamento animal. No domínio institucional, o plano visa identificar pontos fortes e fracos face ao desenvolvimento e progresso no fomento de estruturas sociais na área do ensino, saúde, centro de formação de quadros e profissional, segurança pública, comércio, industria e turismo, habitação, rodovias, transportes e comunicações. O plano director municipal defende ainda a desconcentração dos mercados, expansão da rede bancário as comunas, melhoramento do sistema de distribuição da água e fornecimento de energia eléctrica, bem como a infra-estruturação de 25 hectares para urbanização e construção de 200 fogos habitacionais.


Huambo, 25 de Setembro de 2012 - O Instituto Superior Politécnico Lusíadas do Huambo, que emerge da Universidade Lusíada do Lobito (Benguela), vai entrar em funcionamento no próximo ano lectivo, estando neste momento criadas as condições necessárias para o efeito. A confirmação foi feita hoje, terça-feira, à imprensa pelo director geral da Lusíadas, Albertino Sebastião, informando que a instituição vai, numa 1ª fase, funcionar nas instalações da Faculdade Adventista de Teologia, e ministrará cursos de licenciatura nas especialidades de Arquitectura, Engenharia de Gestão Industrial, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Clínica.


Benguela, 25 de Setembro de 2012 - Foram alfabetizados 17.579 cidadãos no primeiro período do ano em curso, na província de Benguela, no âmbito do programa de alfabetização e aceleração escolar. De acordo com o coordenador provincial do programa, Mário João Manuel, o programa está a ser desenvolvido em duas metodologias, sendo uma “gostar de ler e escrever”e a outra com o método cubano “sim eu posso”, que é alfanumérica e em áudio visual. Mário João Manuel disse ainda que o programa é extensivo aos 10 municípios da província e está a ser implementado em locais como igrejas, instituições públicas, privadas e nas forças armadas. Apelou à sociedade civil no sentido de aderirem ao programa para se poder atingir os objectivos preconizados pela educação para o ano 2012/2017. O programa de alfabetização e aceleração escolar teve início em 2007 com o relançamento em toda província de Benguela e já alfabetizou 127.168 cidadãos, dos quais 92.634 são do sexo feminino.


Benguela, 23 de Setembro de 2012 - Albertina Galamba, de 19 anos e 1.70 de altura, representante do município da Catumbela, venceu na madrugada deste domingo a edição 2013 do concurso provincial Miss Benguela, evento realizado no Cine Kalunga, em homenagem à inauguração do Aeroporto Internacional da Catumbela, no dia 27 de Agosto. A estudante da 12ª classe, especialidade informática, superou na corrida ao título de mulher mais bela da província as candidatas do Lobito e de Benguela, Elaine Teixeira e Jéssica Van-Dúnem, respectivamente, relegando-as para primeira e segunda dama de honor, de acordo com os resultados anunciados pelo corpo de júri. No entanto, Jéssica Van-Dúnem, embaixadora do município de Benguela neste concurso de beleza, também venceu o prémio Miss Fotogenia, enquanto da Baía Farta veio a Miss Simpatia, Angélica Marques. Foram introduzidas novidades, como as categorias Miss Pele de Seda e Popularidade (voto via Internet), conquistadas por Edna Changuiandela (Balombo) e Elaine Teixeira. A última já havia sido distinguida com o melhor traje tradicional. A presidente do Comité Miss Benguela, Eurídice da Cruz Neto, confirmou para a vencedora o prémio de uma viatura, viagem a Portugal, curso de habilitação de condução, computador, telemóvel, cosméticos, enquanto para a 1ª e 2ª damas de honor vão ser entregues lambretas, telemóveis, computadores, curso de informática e mobília de quarto. Os músicos Matias Damásio, Heavy-C, Ary, Cirius, Maurício, o grupo musical Life Cool, Vira Lata, Angola Dance foram as atracções da gala que se prolongou até às duas horas da manhã deste domingo.


Lisboa (Do correspondente), 21 de Setembro de 2012 - A ponte 4 de Abril, situada sobre o rio Catumbela, na via rápida Benguela/Lobito, foi distinguida com o Prémio Secil de Engenharia Civil 2011,atribuído pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros de Portugal. O galardão, reconhecido como prémio referência de engenharia civil, distingue, num período de dois em dois anos, o mais significativo projecto na área, segundo uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje (sexta-feira) acesso. De acordo ainda com o comunicado, a ponte 4 de Abril foi concebida pelos engenheiros portugueses Armando Rito e Pedro Cabral e distingue-se pela inovação das técnicas usadas, assim como pelo planeamento e execução dos trabalhos. Detida pelo Ministério do Urbanismo e Construção, através do Instituto de Estradas de Angola (INEA), a referida ponte foi construída pelo consórcio Mota-Engil/Soares da Costa, sendo tida como um contributo para a reconstrução de Angola e ao fomento dos sectores industrial e agrícola da região.


Luena, 18 de Setembro de 2012 - A população da cidade do Luena (Moxico) está expectante com a chegada do primeiro comboio comercial do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), na próxima quarta-feira à esta cidade, vindo de Lobito, o ponto de partida da linha ferroviária mais longa do país. A expectativa da população cresce na esperança de uma vida melhor, pois, se antevê a redução de preços dos principais produtos básicos de consumo corrente e de materiais de construção civil. O director provincial dos Transportes e Comunicações, Cândido Celestino Cangola, augura muitos ganhos com a circulação regular do comboio de Lobito ao Luena, como disse "vai fomentar-se a actividade comercial entre as províncias situadas ao longo do eixo ferroviário (Benguela, Huambo, Bié e Moxico)". "Os ganhos serão muitos, desde o transporte de passageiros e mercadorias á preços acessíveis", disse. Recorde-se que o comboio experimental no troço Kuito (Bié) / Luena (Moxico) apitou no dia 02 de Agosto deste ano, depois de mais de 30 anos de paralisação, devido ao conflito armado que o país viveu, enquanto o comboio inaugural chegou ao Luena, no dia 17 de Agosto. A bordo esteve o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, num percurso de cerca de cinco quilómetros. O município do Luau é a próxima empreitada para ligar a rede ferroviária da República Democrática do Congo (RDC) à República da Zâmbia.


Benguela, 12 de Setembro de 2012 - Sessenta e oito assistentes sociais e educadores de infância foram formados pela Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, num curso de formação e capacitação que encerrou hoje, quarta-feira, com a outorga de certificados. O evento organizado pela reitoria da Universidade Katyavala Bwila, em parceria com a Direcção Provincial da Assistência Social, teve a duração de quatro meses, sendo concebido e desenvolvido em três módulos, com o fundamento sobre a psicologia do desenvolvimento, fundamento pedagógico e didáctico sobre o processo educativo. O curso contou com o apoio de três formadores da acção formativa no âmbito da extensão universitária da segunda região académica que compreende as províncias de Benguela e do Kwanza Sul.


Ganda, 12 de Setembro de 2012 - Cento e noventa e quatro novos funcionários, dos 2.396 candidatos submetidos à prova de selecção do concurso público para provimento de vagas no sector da Educação no município da Ganda, província de Benguela, foram apurados no âmbito do reforço institucional do sistema de ensino e aprendizagem na região. Em entrevista hoje, quarta-feira, à Angop, o chefe da repartição municipal da Educação em exercício na Ganda, António Joaquim Vicente, afirmou que 20 foram admitidos para professores do ensino primário auxiliar, 127 primários diplomados e três do II ciclo. Avançou que constam também deste processo funcionários para a área administrativa, sendo 17 operários qualificados, 20 auxiliares de limpeza e sete escriturários dactilógrafos.


Luanda, 7 de Setembro de 2012 - O MPLA, com 4.135.503 votos (71,84) conquistou 175 lugares, dos 220, no próximo parlamento resultante das eleições gerais de 2012, de acordo com os resultados finais do pleito eleitoral, divulgados hoje pela Comissão Nacional Eleitoral. Comparativamente a 2008, o MPLA perde 16 lugares. Enquanto isso, a UNITA, segundo colocado, com 1.074.565 votos (18,66%), conquistou 32 lugares, mais 16 do que em 2008, sendo 24 pelo círculo nacional e oito pelos províncias. Na província do Bié elegeu dois deputados, enquanto em Benguela, Huambo, Kuando Kubango, Cabinda, Luanda e Zaire possui um em cada. A coligação CASA-CE, terceiro na votação, com 345.589 votos (6%), conquistou oito cadeiras, todas pelo círculo nacional. O PRS, o quarto mais votado, com 98.233 votos (1,70%) elegeu três deputados, dois pelo círculo nacional e um na Lunda Sul, menos cinco em relação a período legislativo de 2008. A FNLA é a quinta força política representada no parlamento angolano com um total de dois assentos, pelo círculo nacional, menos um que no período anterior. O partido recebeu dos eleitores 65.163 votos (1,13%) As formações Nova Democracia com 13.337 votos (0,23%), o PAPOD com 8.710 votos (0,15%). a FUMA com 8.260 votos (0,14%) e o CPO com 6.644 (0,11%) não conquistaram qualquer lugar.


Luanda, 7 de Setembro de 2012 - Eis a lista completa dos deputados à Assembleia Nacional saída das eleições gerais de 31 de Agosto de 2012:

LISTA DE DEPUTADOS DO MPLA (CÍRCULO NACIONAL)

1. José Eduardo dos Santos
2. Manuel Domingos Vicente
3. Roberto António Victor Francisco de Almeida
4. Luzia Pereira de Sousa Inglês Van-Dúnem “Inga”
5. António Domingos Pitra Costa Neto
6. Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”
7. Joana Lina Ramos Baptista
8. Ana Afonso Dias Lourenço
9. Elisa Kata
10. Francisco de Castro Maria
11. Gustavo Dias Vaz da Conceição
12. Ruth Adriano Mendes
13. Ana Paula Inês Luís Ndala Fernando
14. Amélia Calumbo Quinta
15. Fernando da Piedade Dias dos Santos
16. João Manuel Gonçalves Lourenço
17. Dulce Ginga
18. Alice Paulina Dombolo Chivaca
19. Kundi Paihama
20. Maria Cândida Teixeira
21. Manuel José Nunes Júnior
22. João de Almeida Azevedo Martins
23. Ana Paula Cristóvão de Lemos dos Santos
24. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade
25. Francisco Magalhães Paiva
26. Bornito de Sousa Baltazar Diogo
27. João Baptista Kussúmua
28. Carlos Maria da Silva Feijó
29. Afonso Domingos Pedro Van-Dúnem “Mbinda”
30. Marcelina Huna Alexandre
31. Carolina Cerqueira
32. Jorge Inocêncio Dombolo
33. Virgílio Ferreira de Fontes Pereira
34. Emília Carlota Sebastião Celestino Dias
35. Norberto Fernandes dos Santos
36. Francisco Higino Lopes Carneiro
37. Albertina Teresa José
38. Diógenes do Espírito Santo Oliveira
39. Serafina Miguel Emília Pinto
40. Sérgio Luther Rescova Joaquim
41. António Paulo Kassoma
42. Carlos Alberto Ferreira Pinto
43. Manuel Pedro Pacavira
44. Larissa Chiola Rosa José
45. Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso
46. Gonçalves Manuel Muandumba
47. Luísa Pedro Francisco Damião
48. Genoveva da Conceição Lino
49. Pedro Mutinde
50. José Diogo Ventura
51. Domingos Martins Ngola
52. António dos Santos França “Ndalu”
53. Miguel Maria Nzau Puna
54. Florentino Gabriel Sambundo
55. Maria de Fátima Domingas Monteiro Jardim
56. Irene Alexandra da Silva Neto
57. Francisco José Ramos da Cruz
58. Aníbal João da Silva Melo
59. João Manuel Francisco
60. Bento dos Santos “Kangamba”
61. Mawete João Baptista
62. Joaquim António Carlos dos Reis Júnior
63. Bernarda Gonçalves Martins Henriques da Silva
64. Palmira Domingos Pascoal Bernardo
65. Ananias Escórcio
66. Maria Isabel Malunga Mutunda
67. Nuno dos Anjos Caldas Albino “Carnaval”
68. Isabel João Miguel Sebastião Peliganga
69. Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento
70. Augusto da Silva Tomás
71. Raúl Augusto Lima
72. Roberto Leal Ramos Monteiro “N’Gongo”
73. Yolanda Brígida Domingos de Sousa
74. Fernando José de França Dias Van-Dúnem
75. Exalgina Reneé Vicente Olavo Gambôa
76. Simão Pinda
77. Francisco Boaventura Canjongo Chitapa
78. Salomão José Luheto Xirimbimbi
79. Maria Catarina Béua
80. Adriano Botelho de Vasconcelos
81. N’Vunda Benvindo das Neves Salucombo
82. Carlos Bendinha de Almeida
83. Victória Francisco Lopes Cristóvão de Barros Neto
84. Victória Manuel da Silva Izata
85. Maria Idalina de Oliveira Valente
86. Alfredo Furtado de Azevedo Júnior
87. Emílio José Homem Gomes
88. Isaac Francisco Maria dos Anjos
89. João Luís Neto “Xietu”
90. Carlos Alberto Van-Dúnem
91. António Francisco Cortez
92. Guilhermina Fundanga Manuel
93. Guilhermina Contreiras da Costa Prata
94. Victória Francisca Correia da Conceição

(CÍRCULO PROVINCIAL) BENGO

1. João Bernardo de Miranda
2. Pereira Alfredo
3. Elvira Peregrina de Jesus Van-Dúnem
4. Adão Cristóvão Neto
5. Josefa José

BENGUELA

6. Armando da Cruz Neto
7. Veríssimo Sapalo
8. Eduarda Maria Nicolau Silvestre Magalhães
9. Filipe Domingos

BIÉ

10. Álvaro Manuel de Boavida Neto
11. Anabela Caiovo Ngunga
12. Nicolau Sapalo

CABINDA

13. Aldina Matilde Barros da Lomba
14. José Mangovo Tomé
15. Marta Beatriz do Carmo Issungo
16. Afonso Maria Vaba

KUANDO KUBANGO

17. Manuel Francisco Tuta “ Batalha de Angola”
18. Eugénia Tamare Semente Chiaka
19. Elias Piedoso Chimuco
20. Maria Isabel

KWANZA NORTE

21. Henrique André Júnior
22. Domingos João Ferreira Pinto
23. Suzana Pereira Bravo
24. Simão Jeremias Boa Carroba
25. Manuel António Gaspar Domingos

KWANZA SUL

26. Serafim Maria do Prado
27. Gilberto Manuel Pereira
28. Odete da Conceição Domingos dos Santos
29. Eliseu Segunda
30. Rosária Ernesto da Silva

CUNENE

31. António Didalelwa
32. Josefina Pandeinge Haleinge
33. José Mário Katiti
34. Gerdina Ulipamue Didalelwa
35. Madalena Ndafoluma Hanosike

HUAMBO

36. Fernando Faustino Muteka
37. Agostinho Ndjaka
38. Bibiana Nandombua
39. Domingos Paulino Dembele

HUÍLA

40. João Marcelino Tyipinge
41. Vigílio da Ressurreição Bernardo Adriano Tyova
42. Ágata Maria Florinda Mbaka Raimundo
43. Júlia Agostinha Celeste
44. Fernando Bartolomeu Cativa

LUANDA

45. Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento
46. Adriano Mendes de Carvalho
47. Jesuíno Manuel da Silva
48. Eulália Maria Alves Rocha Silva

LUNDA NORTE

49. Ernesto Muangala
50. José Moisés Cipriano
51. José Miúdo
52. Sónia Moisés Nele
53. Joana Meta Fernandes dos Santos

LUNDA SUL

54. Cândida Maria Guilherme Narciso
55. Mário António Quexigina Luandanda
56. Angelina Adolfo Macai
57. Domingos Kajama

MALANJE

58. Boaventura da Silva Cardoso
59. Alfredo Junqueira Dala
60. Joana de Jesus da Conceição Pedro André Pedro
61. Ana Maria Manuel João Taveira José
62. Monteiro Pinto Kapunga

MOXICO

63. João Ernesto dos Santos “Liberdade”
64. Leonora Mbimbi de Morais
65. Valeriano Chimo Cassauié
66. Mário Salomão
67. Albertina Chitumbo Cuvango Limueta

NAMIBE

68. Cândida Celeste da Silva
69. Carlos da Rocha Cruz
70. Carolina Cristina Elias
71. João Muatonguela
72. José Maria Jamba

UÍGE

73. Paulo Pombolo
74. Pedro Diavova
75. Eva Quibuba Cangudi
76. Panzo Joaquim
77. Albertina Cugingomoco Muxindo

ZAIRE

78. Pedro Sebastião
79. Pedro Makita Armando Júlia
80. Maria José da Encarnação Fernandes
81. Garcia Vieira

LISTA DE DEPUTADOS DA UNITA

(CÍRCULO NACIONAL)


1. Isaias Henriquer Ngola Samakuva
2. Joaquim Ernesto Mulato
3. Vitorino Nhany
4. Miraldina Olga Marcos Jamba
5. Abilio José Kamaluta Numa
6. Lukamba Paulo
7. Silvestre Gabriel Samy
8. Helena Bonguela Abel
9. Mártires Correia Victor
10. Alcides Sakala Simões
11. Fernando Domingos Heitor da Costa Francisco
12. Anita Raquel Bela Felipe
13. José SamuelChiwale
14. Mfuca António Fuacaca Muzemba
15. Demóstenes Amós Chilingutila
16. Carlos de Oliveira Fontoura
17. Adalberto da Costa Júnior
18. Sofia Profirio Kassungo Mussonguela
19. Maria Luisa de Andrade
20. Piedoso Chipindo Bonga
21. Daniel José Domingos
22. Estevão José Pedro Kachiungo
23. Clarice Matilde Kaputu
24. Eugénio Antonino Ngolo Manuvakola

(CÍRCULO PROVINCIAL)

BIÉ

1. Manuel Savihemba
2. Elioth Wongimba Ekolelo

BENGUELA

3. Alberto Francisco Ngalanela

CABINDA

4. Raúl Manuel Danda

HUAMBO

5. Liberty Marlin Dirceu Samuel Chiaka

LUANDA

6. Mihaela Neto Webba

KUANDO KUBANGO

7. Regina Eduardo Txipoia

ZAIRE

8. João Marques Ntiama

LISTA DE DEPUTADOS DA CASA-CE

(CÍRCULO NACIONAL)


1. Abel Epalanga Chivukuvuku
2. André Gaspar Mendes de Carvalho
3. Anatilde de Jesus de O. Freire Campoa
4. Manuel Fernandes
5. Lindo Bernardo Tito
6. Alexandre André Sebastião
7. Odeth Ludovina Baça Joaquim
8. Leonel Gomes

LISTA DE DEPUTADOS DO PRS

(CÍRCULO NACIONAL)


1. Eduardo Kuangana
2. Benedito Daniel

(CÍRCULO PROVINCIAL)

LUNDA SUL


1. Simão Muvuma Satami

LISTA DE DEPUTADOS DA FNLA

(CÍRCULO NACIONAL)


1. Lucas Ngonda Benghy
2. Francisco Carlos Mendes


Luanda, 5 de Setembro de 2012 - O Conselho de Igrejas Cristãs de Angola (CICA) felicitou hoje o povo angolano pelo alto grau cívico demonstrado durante e depois do pleito de 31 de Agosto, cujos resultados provisórios dão vantagem ao partido MPLA. Segundo o secretário-geral do Cica, Luís Nguimbi, que leu a declaração de observação das eleições gerais daquele organismo, a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) está a conduzir o processo de forma ordeira, bem como os partidos políticos e coligações concorrentes pelo desempenho exemplar durante a campanha e o período de votação.


Luanda, 3 de Setembro de 2012 - O MPLA conquistou 421mil 70 votos, correspondente a 73,19 porcento, seguindo-se a UNITA com 117 mil 755 votos referentes a 20,46 porcento e CASA-CE com 27 mil 069 coorespondendo a 4,70 porcento dos resultados eleitorais divulgados 20 horas e 50 minutos de hoje pela CNE.

Eis os restantes resultados:

FNLA - 4 mil 197 --------------------------------------- 0,72 %
PRS - 3 mil 54 ------------------------------------ 0,53 %
Nova Democracia (ND) - 742 ------------ 0,12 %
FUMA - 507 ---------------------------------- 0, 08 %
PAPOD - 483 --------------------------------- 0,08 %
CPO - 407 ---------------------------------- 0,07%


Luanda, 31 de Agosto de 2012 - "Vamos láaa.." às urnas todos angolanos, pela terceira vez, para escolher o Presidente da República, o vice-presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional, num processo que se quer participativo e cívico, após um longo e aturado trabalho de preparação. Sob o lema "vote pela paz e pela democracia", nove partidos e coligações submetem-se ao crivo de 9.757.671 eleitores, que durante 30 dias ouviram as promessas dos políticos. Para as eleições estão previstas 10.349 assembleias de voto, 25.359 mesas de voto e igual número de cadernos eleitorais.


Benguela, 31 de Agosto de 2012 - O processo de votação na província de Benguela iniciou às 7 horas, na escola primária 5 de Junho, na vila da Catumbela, com a deposição do primeiro voto, pelo governador Armando da Cruz Neto, na urna da mesa 02 da assembleia nº 09.18.011. Na ocasião apelou aos cidadãos eleitores de Benguela no sentido de afluírem às urnas para o bem do processo. “O nosso apelo é no sentido de que haja calma e muita serenidade por parte de todos, porque o processo pertence a todos os angolanos”, disse o governante.


Benguela, 30 de Agosto de 2012 - Um reservatório reabilitado, com capacidade para armazenar seis mil litros de água por hora, entrou em funcionamento terça-feira, visando minimizar o actual problema de abastecimento nos bairros Setenta e Kamatondo, na Zona A, arredores da cidade de Benguela. Em declarações à imprensa, o coordenador geral da comissão de gestão da Empresa de Águas e Saneamento de Benguela (EASB), Jaime Alberto, disse que o novo reservatório suporta acima de mil ligações domiciliares, o que vai beneficiar pelo menos cinco mil pessoas na Zona A. De acordo com o gestor, o reservatório número três tem uma capacidade que varia entre 250 e 600 metros cúbicos de água, o que terá reflexos no aumento da oferta desse bem para a população. Acrescentou que o funcionamento do reservatório vai permitir minimizar, através de pontos de água, a crise no abastecimento de água por que passa a Zona A, principalmente o bairro Setenta e Kamatondo. Segundo o responsável, quando terminarem as obras de implantação da conduta, o sistema de distribuição de água vai aumentar o número de beneficiários em todo bairro do Kamatondo, interligando à estrada do Catengue. "E uma área que praticamente não tinha água. Mas a partir de agora vamos minimizar a crise nesse sector", frisou. O reservatório foi inaugurado pelo governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, no âmbito da jornada de inaugurações de empreendimentos sociais no município sede.


Benguela, 30 de Agosto de 2012 - A Miss Universo 2011, a angolana Leila Lopes, encontra-se desde a manhã desta quinta-feira na província de Benguela, sua terra natal, para uma curta visita, visando desenvolver actividades filantrópicas em prol de instituições sociais. A visita a Benguela, cidade onde a Miss Universo nasceu em 1986, acontece pela primeira vez desde que foi coroada em 2011, no Brasil. Isso gerou grande expectativa dos munícipes, que acorreram ao Aeroporto 17 de Setembro, para saudar Leila Lopes. À imprensa, Leila Lopes disse ter ficado satisfeita por voltar à terra que a viu nascer, já que pode agora concretizar o desejo de contactar instituições que trabalham na vertente filantrópica, além de rever a família e amigos. A também embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à desertificação considera-se feliz por ter sido recebida de maneira calorosa e ainda poder partilhar alegria com o povo angolano e em especial os benguelenses. Para a detentora da coroa Miss Universo, independentemente de se tratar de uma visita curta, o mais importante é regressar à casa, ficar com a família, amigos e visitar infra-estruturas sociais. Aproveitou ainda a oportunidade para manifestar satisfação pelo desenvolvimento que a província de Benguela vem conhecendo nos últimos tempos, estando a cidade das Acácias Rubras com uma imagem agradável. No entanto, durante a estada em Benguela, Leila Lopes visita o Hospital Geral de Benguela, o Centro Oftalmológico Internacional, Lar de Idosos, a Casa dos Gaiatos, além de participar numa cerimónia em que será apresentado o projecto de construção de 10 mil fogos nas cidades do litoral, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação. O programa também inclui visitas ao Porto do Lobito e à nova estação do Caminho-deferro de Benguela (CFB) naquela cidade, plantação de árvores na cidade de Benguela, ao projecto agrícola da Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica (Promaica) no município da Catumbela e à organização religiosa "Irmãs Oblatas".


Luanda, 30 de Agosto de 2012 - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) credenciou a nível de todo o território nacional um total de noventa e sete mil, 910 delegados de lista dos partidos políticos e coligações concorrentes ao pleito eleitoral de 31 de Agosto. A informação foi avançada nesta quinta-feira, pela porta-voz da instituição, Júlia Ferreira, durante uma conferência de imprensa, convocada para anunciar os números exactos dos delegados de cada partido político credenciados nas 18 províncias do país. Deu a conhecer que na província do Bengo, a CASA-CE tem credenciado 171 delegados de lista, o CPO zero, FNLA 122, FUMA 25, MPLA 724, Nova Democracia 10, PAPOD 38, PRS 105 e a Unita com 566, totalizando naquela província um número geral de 1761 delegados de lista. Em Benguela, a CASA-CE credenciou 883, CPO zero, FNLA 83, FUMA 39, MPLA 3403, Nova Democracia 39, PAPOD zero, PRS 635, Unita 2642, totalizando naquela província um total de sete mil 724 delegados de lista.


Benguela, 30 de Agosto de 2012 - O governador da província de Benguela, Armando da Cruz Neto, constatou nesta quarta-feira o andamento das obras de construção da escola de formação de professores Comandante Kwenha, localizada na cidade do Lobito, com capacidade de mais de 600 formandos por cada turno, distribuídos por 18 salas. Apesar de aparentemente concluída, o responsável da empresa “Dragão Azul”, detentora da empreitada, não avançou a data de início nem da sua entrega ao governo da província.


Benguela, 30 de Agosto de 2012 - Um centro de hemodiálise instalado no Hospital Municipal de Benguela, no bairro 70, entrou terça-feira em funcionamento, e poderá atender 120 pacientes com insuficiência renal crónica ou aguda. Além de recepção, espaço de apoio e farmácia, as instalações do centro de hemodiálise possuem uma sala de diálise com 21 monitores de alta tecnologia, responsáveis pela filtragem do sangue e garantem atendimentos simultâneos aos pacientes. Ao serviço do doente, a unidade tem, por outro lado, uma equipa constituída por um médico coordenador, enfermeiro-chefe e outros técnicos auxiliares. A directora-geral do Hospital Municipal de Benguela, Esmeralda Monteiro Morais, assegurou que estabelecimento está dotado de capacidade de atendimento para 120 pessoas e tem condições para dar respostas às necessidades de tratamento de doentes com insuficiência renais.


Luanda, 29 de Agosto de 2012 - O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro conta a partir de hoje, quarta-feira, com um novo terminal de partidas de voos domésticos, inaugurado pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás. Nos últimos dois anos foram reabilitados, ampliados e modernizados os aeroportos de Cabinda, Soyo, Mbanza Congo, Malanje, Ndalatando, Saurimo, Dundo, Huambo, Lubango, Ondjiva, Catumbela, Benguela e Kuito Kanavale. Até ao final do ano, continuou, serão concluídos mais três aeroportos a destacar, Uíge, Luena e Menongue, perfazendo um total de 16 aeroportos.


Benguela, 27 de Agosto de 2012 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, procedeu hoje (segunda-feira) a inauguração do Aeroporto Internacional da Catumbela, em Benguela. O aeroporto tem duas mangas para embarque e desembarque e uma pista de 3.700 metros. O novo aeroporto da Catumbela tem uma capacidade para 2.2 milhões de passageiros por ano e para atender mais de 900 pessoas por hora. O edifício tem centrais para o abastecimento de água, energia e de ar condicionado, elevadores, tapetes rolantes, tapetes de bagagem na área de desembarque para atender duas aeronaves de grande envergadura em simultâneo. A infra-estrutura possui igualmente 16 balcões para chek-in e 18 para os serviços de imigração, bem como salas protocolares e para clientes em executiva e primeira classes e espaços para restaurante e bares. Está equipado com sistemas de controlo de metais e de acesso, gabinetes para as companhias aéreas, chek-in informatizado e informação electrónica.


Huambo, 27 de Agosto de 2012 - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considera positivo o grau de organização do processo eleitoral na província do Huambo, com vista a realização com êxito das eleições gerais de 31 de Agosto. Falando neste domingo à imprensa, no final de um encontro que manteve com a Comissão Provincial Eleitoral (CEP), no Huambo, o comissário da CNE Graças Matias adiantou que este trabalho vai permitir que os eleitores afluam às assembleias de voto. “Estamos em digressão por todas as províncias para constatar e avaliar o grau de preparação do trabalho que está a ser desenvolvido pelas CEP. Estamos satisfeitos com o nível de organização e tranquilos que no dia 31 deste mês o Huambo estará em condições de realizar o acto eleitoral”, afirmou.
Nos 11 municípios da província do Huambo foram criadas 778 mesas de voto onde os cidadãos vão exercer o seu direito de voto no próximo dia 31.


Ganda, 26 de Agosto de 2012 - Quarenta e dois, dos mais de mil projectos remetidos ao Balcão Único do Empreendedor (BUE) no município da Ganda, província de Benguela, receberam sábado os seus financiamentos. Os beneficiários receberam um título de pagamento avaliado entre 317.670 mil kwanzas do micro-crédito, para o desenvolvimento de pequenos negócios nos mais variados ramos de actividades.


Ganda, 25 de Agosto de 2012 - Um projecto de micro-crédito denominado "amigo-amanhã", que visa a inserção dos jovens ao primeiro emprego, foi lançado, nesta sexta-feira, no município da Ganda (Benguela), em acto presidido pelo vice-ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess), Sebastião Lukinda. O projecto, criado no âmbito do programa de empreendedores na comunidade e criação de pequenos negócios, vai beneficiar cerca de 250 jovens num valor de mil dólares a cada um. Financiado pelo Banco Sol, a atribuição pode ser alargada mediante o número de grupos que integram entre cinco ou mais elementos baseando-se no projecto apresentado.


Benguela, 24 de Agosto de 2012 - Perto de 700 quilómetros de estradas fundamentais da província de Benguela foram reconstruídos nos últimos quatro anos, por meio do Programa Nacional de Construção e Reabilitação das Infra-estruturas Rodoviárias, que o Executivo Angolano desenvolve. A informação foi divulgada quinta-feira à Angop, pelo vice-governador provincial de Benguela para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, António Henrique Calengue, segundo o qual os troços de estradas fundamentais intervencionados fazem parte da malha rodoviária da província, que compreende 700 quilómetros. "Temos praticamente os troços de estradas fundamentais reabilitados, sobretudo por estarmos numa zona de transição Sul e Norte", avançou, apontando a melhoria e reconstrução das ligações Benguela-Huíla, passando por Catengue, Benguela-Huambo, via da Ganda, e Benguela-Huambo, através do troço Bocoio-Balombo. António Henrique Calengue destacou a recuperação da estrada Benguela-Dombe Grande. Garantiu que essas obras ficarão concluídas este ano e terá reflexos na melhoria das ligações, tanto para a faixa do litoral na via entre Benguela e Namibe, quanto pelo interior rumo às províncias do Huambo e da Huila. Quanto a reinauguração dos troços Catengue-Rio Coporolo e Rio Coporolo-Quilengues, aquele responsável ressaltou a importância do projecto de reabilitação e ampliação, a fim de haver boa transitabilidade para os automóveis e conforto às pessoas na Estrada Nacional nº 105/280. "É uma das estradas que compõe os cerca de 700 quilómetros de estradas fundamentais que a província de Benguela tem. Quer dizer que neste momento estão totalmente reabilitadas dentro do programa do Executivo", frisou. Com 84 quilómetros de extensão, o troço que liga o Rio Coporolo (Benguela), ao município de Quilengues (Huila), com 84 quilómetros de extensão, foi aberto ao trânsito quinta-feira, depois de cinco anos de trabalho.


Luanda, 22 de Agosto de 2012 - O oitavo serviço municipal da segurança social e de empreendedorismo e emprego, com serviços do BPC, será inaugurado sexta-feira, no município da Ganda, província de Benguela, pelo titular da pasta, Pitra Neto, tendo em conta a aproximação dos serviços cada vez mais às comunidades, como factores de desenvolvimento. Uma nota do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social chegada hoje à Angop, em Luanda, refere que no momento do acto proceder-se-á também o lançamento do Programa de Emprendedorismo na Comunidade, ao qual cerca de 350 jovens irão beneficiar de micro-crédito e kits oficinais, que lhes permitirá inserirem-se no mercado de trabalho. Salienta-se que serviços idênticos já estão em funcionamento em onze (11) municípios do país, sendo oito (8) com Modelo de Combinação de Serviços de Empreendedorismo e Emprego com serviços do Banco – BPC, nomeadamente no Icolo e Bengo, Buco-Zau, Matala, Negage, Tômbwa, Waku-Kungo, Cambambe-Dondo e agora Ganda, prevendose mais inaugurações nos próximos dias em outros municípios do país.


Catumbela, 22 de Agosto de 2012 - Uma nova fábrica de cimento, designada "Cimenfort", foi inaugurada hoje, quarta-feira, no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), em cerimónia presidida pelo titular da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim Duarte David. O empreendimento, orçado em cerca de 100 milhões de dólares, é um investimento do Grupo Genea Angola, cuja execução teve a duração de quatro anos. Segundo o director-geral, o japonês Paul Marcius Ang, nesta primeira fase, a fábrica tem capacidade para produzir 720 mil toneladas de cimento/ano, devendo, na fase posterior ser dotada de uma capacidade de um milhão de toneladas. Disse que, o empreendimento com equipamentos da mais moderna tecnologia da Alemanha, Japão, Brasil e China vai proporcionar cimento de qualidade, além de elevar para mais de 500 postos de trabalho disponibilizados pelo grupo. "Foram mais de quatro anos de muita luta que valeram apenas, pois sem cimento não há escolas, nem estradas, por isso, com o produto da Cimenfort tornaremos acessíveis não só os materiais de construção, mas também os sonhos de muitas famílias se tornarão realidade", sublinhou, visivelmente emocionado. Reconheceu que há sete anos, quando foram convidados do Brasil (onde se situa a empresa-mãe da Genea), criaram mais de 1.500 empregos directos e indirectos. O grupo Genea tem projectos nas áreas de construção civil, comércio e indústria. Já contribuíram na construção de mais de 1.300 moradas, além do segundo maior Shoping de Luanda.


Benguela, 20 de Agosto de 2012 - O governador da província de Benguela, Armando da Cruz Neto, reconheceu, nesta terça-feira, nesta cidade, existirem algumas dificuldades no sistema de produção e distribuição de corrente eléctrica, numa altura em que estão disponíveis apenas 80 Megawates, contra os 250 necessários. O governante reconheceu o facto durante uma conferência de imprensa, destinada a anunciar a visita à província do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no próximo dia 27 de Agosto. O presidente vai encontrar uma Benguela diferente nos sectores da saúde e educação,onde foram construídas muitas infra-estruturas e incrementado o número de técnicos qualificados, “porém, subsistem ainda as dificuldades no sector energético”, adiantou. “Nós sabemos que melhoramos muito nas áreas da saúde, onde foram construídos muitos hospitais e aumentamos o número de profissionais, tal como na educação, mas continuamos a nos debater com dificuldades na produção de electricidade”, reconheceu, acrescentando que há muitos investimentos para inverter o quadro ainda este ano. Indicou que antes do fim deste ano, Benguela poderá dispor de outros 40 Megawates e, dentro de algum tempo, superar a situação, com a entrada em funções da Barragem do Lomaum. Entretanto, à Angop soube de fonte segura, que a central térmica do Biópio, situada na comuna com o mesmo nome, está a beneficiar de uma chamada “reabilitação capital”, devendo entrar em funcionamento no próximo mês de Novembro, com 20 Megawates de capacidade total. A central térmica do Biópio foi instalada naquela circunscrição nos anos 70, tendo paralisado em 2009.

Quanto ao sector das águas, Armando da Cruz Neto asseverou haver “bons resultados, com grande parte dos habitantes da urbe a beneficiarem de água canalizada tratada, aliás, a província conta com sistema de produção de 1,5 metros cúbicos de água por segundo, o que lhe confere a veleidade de assumir-se como a que mais água potável dispõe a nível do país”, reafirmou.


Ganda, 20 de Agosto de 2012 - Membros do comité do MPLA no município da Ganda, província de Benguela, desdobraram-se, no fim de semana, em diversas actividades politicas, com o intuito de convencer o eleitorado para a conquista de mais votos para o seu partido. O segundo secretário local do partido, Augusto César, num acto político na vila do Alto Catumbela, destacou que o MPLA foi e continuará a ser baluarte na luta pela conquista da soberania e o bem estar do povo angolano. Salientou que o governo do MPLA, desde a proclamação da independência, promoveu a formação da maior parte dos jovens, que hoje ocupam postos em diversos sectores, com destaque para os ramos da educação e saúde, pedindo o voto para partido certo e o seu cabeça de lista, José Eduardo dos Santos, tendo em vista a continuidade dos programas em curso. Para tanto pediu a cada militante para mobilizar os indecisos, para depositarem o seu voto de confiança no MPLA. Já o primeiro secretário comunal do Alto Catumbela, Francisco Chimuco, assumiu o compromisso de, em nome dos militantes, amigos e simpatizantes, levar ao triunfo da organização nas eleições de 31 de Agosto. Por seu turno, o primeiro secretário municipal do MPLA na Ganda, Caetano Mateus Lopes, também presidiu um acto político de campanha eleitoral, na sede comunal da Chikuma, tendo antes mantido contacto com a massa militante na povoação da Capala e Cassipera. Enquanto isso, o coordenador da comissão municipal de disciplina e auditoria, Custódio Agostinho, trabalhou sábado, na comuna do Casseque, e na Ebanga, esteve o secretário para informação, Honório Jaka. Domingo, o segundo secretário, Augusto César, entre outros membros do grupo de campanha, trabalharam nas aldeias de Kalandy, Cotindy, Lomumo, Dongoroca e outras áreas da periferia do município da Ganda.


Benguela, 17 de Agosto de 2012 - O Conselho Político da Oposição (CPO) realiza sábado, no município do Lobito (Benguela), um comício, orientado pelo seu presidente, Anastácio Finda, no quadro da divulgação do seu projecto de governação. Em entrevista quinta-feira à Angop, Carlos Jacinto, coordenador da equipa de avanço do presidente da CPO, indicou que, uma passeata automóvel, com percurso do bairro Alto Líro, zonas da Zâmbia e Restinga até a sede do município da Catumbela (cinco quilómetros da cidade do Lobito), antecede a actividade política de massas. Depois da Catumbela, a caravana do presidente Anastácio Finda regressa ao bairro do Alto Liro), onde vai decorrer o comício, para apresentar o projecto de governação da Coligação, essencialmente aos seus apoiantes. Carlos Jacinto acrescentou que, a jornada no Lobito inclui mobilização porta-a-porta, afim de divulgar a mensagem política do CPO, no quadro das Eleições Gerais de 31 de Agosto. O CPO tem a sua sede provincial de Benguela na cidade do Lobito, onde o seu presidente, Anastácio Finda, deverá chegar no final da tarde de hoje, sexta-feira, em caravana automóvel, ido de Luanda. A campanha eleitoral em Angola decorre desde o passado dia 31 de Julho, com vista a eleger, a 31 de Agosto, um novo parlamento, 220 assentos, e o presidente e o vicepresidente da República.


Kamacupa, 17 de Agosto de 2012 - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, enalteceu hoje, no município de Kamacupa, província do Bié, o empenho incansável do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na reabilitação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) nesta localidade. O governante que falava no acto político após a inauguração da estação de Kamacupa, destacou o empenho do Chefe de Estado no desenvolvimento socioeconómico que o país está a registar. "O Chefe do Executivo tem feito um grande esforço na construção de pontes, estradas, escolas, hospitais, energia, assim como na distribuição de água potável às comunidades" disse Augusto Tomás. O governante enalteceu o esforço que o Presidente da República tem vindo a empreender no fomento da agricultura visando a erradicação da pobreza e da fome, na criação de mais postos de trabalho, na melhoria das condições de vida das populações do país e no desenvolvimento socioeconómico das localidades. "A entrada em funcionamento do Caminho-de-Ferro de Benguela nesta região vai facilitar o fomento da agricultura, a transportação de mercadorias e bens, assim como trará melhores ofertas e poucos gastos nas comunidades", sublinhou o ministro. Por sua vez, a administradora municipal de Kamacupa, Alcida de Jesus Camatele,disse que o comboio devolveu alegria para o povo da região. Testemunharam o evento, o governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, o presidente do conselho de administração do CFB, Carlos Gomes, membros do governo da província e outras individualidades.


Luena, 17 de Agosto de 2012 - Mais de 40 milhões de passageiros serão transportados a partir de 2015 entre as províncias do Moxico, Huambo, Bié, e Benguela, por onde atravessa o Caminho-de-Ferro de Benguela, CFB, anunciou hoje, sexta-feira, no Luena, província do Moxico, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. O governante fez esta afirmação na cerimónia de inauguração do comboio Kuito-Luena, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, acrescentando que no mesmo período serão transportados cerca de quatro milhões de toneladas de cargas diversas. O ministro dos Transportes disse que desde a reconstrução dos Caminho-de-Ferro de Benguela, no princípio do ano transacto, foram reconstruídos e modernizados 1.032 quilómetros de linha férrea, 48 pontes e igual número de estações. “São obras que o Executivo angolano concretizou em pouco tempo para beneficiar o povo das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico e não só, visando o desenvolvimento socioeconómico do país e a melhoria do bem-estar dos angolanos”, sublinhou o ministro. Informou que foram adquiridas 66 novas carruagens, 98 vagões, oito locomotivas, e edificado um centro de formação técnico - profissional para capacitar os funcionários do CFB. Referiu que cerca de três mil e 500 trabalhadores angolanos trabalharam na sua edificação e que até 2015 serão criados dois mil e 500 novos postos de trabalho.


Luena, 17 de Agosto de 2012 - As províncias do Moxico, Huambo, Bié e Benguela estarão a partir de agora mas facilitadas quanto à circulação de pessoas e bens, com a inauguração do troço ferroviário Kuito/Luena, afirmou hoje, sexta-feira, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. O governante fez esta afirmação depois da chegada do comboio do CFB ao Luena, inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Acrescentou que o comboio vai facilitar o transporte de mercadorias entre as províncias acima referenciadas e consolidar os laços de amizades entre os povos.


Luanda, 16 de Agosto de 2012 - O Caminho de Ferro de Benguela (CFB) realizou hoje, quinta-feira, uma viagem do comboio inaugural, no troço, Kuito/Luena, segundo uma nota de imprensa do Ministério dos Transportes chegada hoje à Angop. De acordo com a mesma nota, a chegada da locomotiva à cidade do Luena (Moxico)está prevista para a manhã de sexta-feira (17). O documento dá a conhecer que no comboio inaugural viaja uma delegação de altos funcionários do CFB e responsáveis do Ministério dos Transportes, sendo chefiada pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. Ao longo do percurso, diz ainda o documento, serão inauguradas as sete estações, entre elas a da Chipeta, Catabola, Camacupa, Kwanza, Cueri, Cuiva e Chicala. Recentemente foram inauguradas pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, dezassete novas estações desta mesma linha, entre elas a da Mapunda, Arimba, Chanja, Dongo,Tuntum, Jamba, Carvalhais, Caseta 37, Colui, Tontunhe, Tetchacaia e Tchamutete. O ministro inaugurou igualmente a estação do Caseta 39, na província da Huíla, e a do Canona e Cuchi, no Kuando Kubango. Até ao final deste mês serão inauguradas mais 39 novas estações nas províncias do Namibe, Huíla e do Kuando Kubango.


Huíla, 13 de Agosto de 2012 - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, informou hoje, segundafeira, que até ao momento foram construídas, reabilitadas e modernizadas, em todo país, cerca de 2.723 quilómetros de linha férrea. Falando à imprensa no acto de inauguração das estações do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), o governante referiu também terem sido construídas um total de 148 novas estações em todas zonas do país, onde circula o comboio. Foram ainda adquiridas 243 unidades, entre locomotivas, vagões e carruagens, construídos centros de formação profissionais e oficinas. Por outro lado, anunciou para os próximos dias a inauguração do aeroporto da Catumbela e do Dundo.


Luena, 31 de Julho de 2012 - O comboio experimental no troço Kuito (Bié) / Luena (Moxico) apitou hoje, na cidade do Luena, depois de mais de 30 anos de paralisação devido ao conflito armado que o país viveu. Viajou neste comboio experimental, o ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, que se fez acompanhar de membros do Executivo Central e do Presidente do Conselho de Administração do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), José Carlos Gomes. Num percurso de mais de 300 quilómetros, a locomotiva fez mais de 14 horas de viagem até a cidade do Luena, capital da província do Moxico. O governador da província do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que viajou também de comboio a partir de Chicala, penúltima estação, foi ao encontro da delegação para testemunhar o retorno da locomotiva ao Luena. O Caminho-de-Ferro de Benguela, com 1.344 quilómetros de extensão, é a única ligação ferroviária da África Central ao Atlântico. A sua construção foi iniciada em Março de 1903 e ficou concluída a 2 de Fevereiro de 1929. A partir do Luau, o CFB encontra-se ligado aos sistemas ferroviários do Congo e da Zâmbia. Através da ligação com a Zâmbia é possível chegar à cidade da Beira (Moçambique) e a Dar Es-Salaam (Tanzânia) junto ao oceano Índico. Também se encontra ligada indirectamente ao sistema ferroviário da África do Sul.


Benguela, 20 de Julho de 2012 - Sete mil e setecentos estudantes vão ser inseridos a partir do próximo ano lectivo no ensino médio técnico-profissional na província de Benguela, com a entrada em funcionamento de quatro novos Institutos Médios Politécnicos construídos pelo Governo local. Segundo o vice-governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, António Henrique Calengue, trata-se dos institutos médios politécnicos, cujas obras estão em fase final de construção nos municípios da Baía Farta (litoral), Balombo, Cubal e Ganda (interior).

O governante ressaltou estar em curso a edificação das escolas básicas de formação agrícola do Cavaco, nos arredores da cidade de Benguela, da povoação do Alto Capaca, no Cubal, Caimbambo e Chongoroi, assim como das pescas na Baía Farta. Apontou que a inauguração destas escolas vai permitir a entrada de outros 1.260 jovens no ensino técnico-profissional básico, em 2013, o que será uma mais-valia para formação dos jovens da província de Benguela.

A província de Benguela ocupa uma área de 39.827 quilómetros quadrados e situa-se no litoral centro de Angola, limitando a Norte com a província do Kwanza Sul, a Leste com a do Huambo, a Sudeste com a da Huíla, a Sudoeste com a do Namibe e a Oeste com o Oceano Atlântico. Estimativas recentes apontam uma população de 3.432.366 habitantes em toda província, dividida em 10 municípios; Baía Farta, Balombo, Benguela, Bocoio, Caimbambo, Catumbela, Chongoroi, Cubal, Ganda e Lobito.


Luanda, 5 de Julho de 2012 - A Ghassist (Ground, Handling, Assistence) prestadora de serviços às companhias aéreas que voam em Angola, vai estender, brevemente, as suas actividades para a município do Soyo, província do Zaire, anunciou hoje (quinta-feira), à angop, em Luanda, um alto responsável da empresa. De acordo com o seu director de marketing, Diogo Pontes, actualmente a empresa presta serviços nos aeroportos de Luanda, Cabinda, Lubango (Huíla), Catumbela (Benguela) e Ondjiva (Cunene), estando agora previsto o alargamento das actividades nas localidades do interior do país. Segundo Diogo Pontes, com tal medida, a empresa que completou recentemente 15 anos de existência, procura dar respostas as necessidades do país nesta actual fase de desenvolvimento da sua economia e do próprio mundo da aviação em Angola, realçou.


Huambo, 2 de Julho de 2012 - O oficial do programa de luta contra a malária na província do Huambo, Lelo Zola, informou hoje que a introdução do diagnóstico diferencial da malária simples e do teste rápido, no início deste ano, está a permitir reduzir significativamente os índices de malária. Disse que o uso de mosquiteiros impregnados, a realização de palestras nos mercados informais, o tratamento dos charcos criadores de mosquito e a pulverização domiciliar são outros factores que estão na base da diminuição de casos de malária na província. Sublinhou que de Janeiro a Maio do ano em curso as unidades sanitárias da província registaram 64.889 casos de malária e 25 óbitos.


Luanda, 2 de Julho de 2012 - Mais de três biliões e trezentos milhões de dólares norte-americanos (um dólar equivale a 95.598 Akz) foram dispendidos pelo Governo angolano no processo de construção e modernização dos caminhos-de-ferro de Luanda, Moçâmedes e Benguela, revelou o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. Segundo o governante, que falava a jornalistas em jeito de balanço da viagem experimental do comboio na linha Namibe-Lubango, no último fim-de-semana, esse investimento enquadra-se no âmbito de uma estratégia global de desenvolvimento económico e social do país.


Benguela, 28 de Junho de 2012 - Um projecto para melhorar as infra-estruturas urbanas do bairro Benfica, arredores da cidade de Benguela, foi lançado hoje (sábado) pela administradora municipal adjunta, Maria José Garcia. O projecto de requalificação, cujas obras iniciaram também hoje com a asfaltagem das estradas, terá a duração de 18 meses. De acordo com a administradora municipal adjunta de Benguela, Maria Garcia, a intenção é dar uma nova imagem ao bairro muito conhecido desde a época colonial, bem como maior dignidade e acomodação dos moradores.


Luanda, 28 de Junho de 2012 - O Observatório Eleitoral Angolana (ObEA) planeia capacitar 2.500 observadores nacionais, com vista a acompanhar o acto eleitoral referente às eleições gerais de 31 de Agosto de 2012. Esta pretensão consta do comunicado final do conselho consultivo do ObEA, lido hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo seu secretário executivo, Luís Jimbo, no decurso de um encontro mantido com a comunidade internacional, que visou apresentar o plano estratégico para a empreitada que se avizinha.


Luanda, 28 de Junho de 2012 - A circulação ferroviária no troço Lobito (Benguela)/Luau (Moxico) volta a se efectivar no primeiro trimestre de 2013, altura prevista para a conclusão da recuperação de linha férrea, 20 anos após a sua paralisação. A informação foi dada a conhecer hoje (quinta-feira) pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomas, durante o encerramento reunião dos ministros responsáveis pelas infra-estruturas da SADC, realizada nos dias 26 e 28 deste mês em Luanda.


Ganda, 25 de Junho de 2012 - Ex-militares das FAPLA, ODP e seus assistidos, residentes no município da Ganda, 201 quilómetros à sudeste da cidade de Benguela, analisaram, nesta quartafeira, questões inerentes a melhoria do seu cadastramento, para regularização de subsídios e suas pensões. Promovido pela direcção provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, o encontro definiu modalidades a serem observadas, com base no processo de desmobilização efectuado em períodos anteriores e na apresentação de peritagens médicas. Aos participantes foram transmitidas orientações relativas aos documentos e outros procedimentos que poderão habilitar os deficientes de guerra e ex-militares das FAPLA a beneficiarem dos respectivos subsídios e pensões, nos termos da legislação em vigor, no país.


Ganda, 25 de Junho de 2012 - O administrador municipal da Ganda, província de Benguela, Caetano Mateus Lopes, informou neste domingo que as autoridades locais conceberam em 2008 um plano nacional e provincial que permitiu a construção e reabilitação de 123 salas de aula do ensino primário, na região. Falando num jantar-conferência e de confraternização alusivo às festas da cidade, assinalado a 24 deste mês, disse que está ainda em carteira a construção de uma escola do I e II ciclo, quer na sede municipal, quer nas quatro comunas. Considerou necessário que se reabilite as vias terciárias e se edifique uma escola de formação básica de enfermagem e centro infantis comunitários.


Ganda, 22 de Junho de 2012 - O administrador municipal da Ganda, província de Benguela, Caetano Mateus Lopes, apontou a recuperação e melhoramento de rede escolar, hospitais, centros e postos de saúde, estradas e pontes, rede de fornecimento e distribuição de energia eléctrica e água potável à população como infra-estruturas que estão a contribuir no progresso e desenvolvimento multifacetado da municipalidade. Falando por ocasião do 43º aniversário da cidade da Ganda, a assinalar-se a 24 deste mês, disse que constam ainda deste contributo para o progresso da cidade a conclusão dos 18 quilómetros de estrada do Alto Catumbela/Ganda, a asfaltagem da estrada nacional 260 que liga cidades de Benguela/Huambo e o acabamento da reabilitação da via secundário da sede municipal/comunas da Ebanga/Chikuma, respectivamente. "Com a paz alcançada, já há muitas possibilidades de festejar em condições diferentes, uma vez que as infra-estruturas destruídos aos poucos estão a ser recompostas, cujo processo é extensivo às comunas do município da Ganda", referiu.


Ganda, 21 de Junho de 2012 - Diversas actividades de carácter político, cultural, desportivo e recreativo decorrem desde 10 de Junho, no município da Ganda, província de Benguela, em alusão aos seus 43 anos de existência, desde que ascendeu à categoria de cidade, a 24 de Junho de 1959.
Para dimensionar a data, está reservada uma gincana de motorizadas, campanha de limpeza e embelezamento da cidade, bem como uma missa de acção de graças nesse domingo, que marcará o ponto mais alto dos festejos, além de uma feira de produtos agro-pecuários. A feira deve decorrer de hoje até domingo.
Uma caravana turista dos naturais e amigos da Ganda juntou-se aos festejos dos 43 anos desta cidade, que durante três dias promoverão uma maratona músico-cultural e recreativa, bem como visitarão a estação zootécnica e o comando municipal da Polícia Nacional. Ainda no comando municipal da corporação, o grupo de excursionistas fará a entrega simbólica de alguns bens e tem prevista uma outra doação na vila de Alto Catumbela, que vai beneficiar 200 velhos da terceira idade.


Luena, 21 de Junho de 2012 - A retomada da ligação ferroviária do Caminho-de-Ferro de Benguela à província do Moxico vai resolver grande parte dos problemas que afectam a população da região leste do país, principalmente no transporte de mercadorias, segundo o governador João Ernesto dos Santos “Liberdade”. Segundo o governante, que garantiu hoje (quinta-feira) para Agosto próximo a chegada do comboio de mercadorias ao Luena, o meio de transporte tem a particularidade de transportar toneladas de produtos de uma só vez e a população poderá usufruir disso para resolver os seus problemas. “O comboio irá resolver muitos problemas da região leste e irá transportar mercadorias no domínio do comércio, construção, combustível e de outros bens necessários para o desenvolvimento da província e da região”, perspectivou. Na senda da importância do comboio, lembrou ainda que esta via de comunicação vai fazer ligação com as repúblicas do Congo (RDC) e da Zâmbia.


Huambo, 19 de Junho de 2012 - A circulação do comboio do Caminho-de-ferro de Benguela entre as cidades de Benguela, Huambo e Bié constitui pressuposto para o renascimento da economia da região do planalto central de Angola, disse nesta segunda-feira, a administradora do município do Kunhinga, Bié, Celeste Elavoco David Adolfo.
Ao falar na cerimónia de reinauguração pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, da estação ferroviária do Kunhinga, no quadro do projecto de reabilitação e modernização do Caminho de Ferro-de-Benguela, a responsável frisou que a circulação de comboio vai proporcionar emprego a milhares de jovens. "O dia 18 de Junho de 2012 é um dia especial para o Kunhinga, é um dia de festa e de muita alegria", salientou a administradora do município do Kunhinga, que se situa a 30 quilómetros a norte da cidade do Kuito, capital da província do Bié. Para a administradora, este é o comboio da vitória e de perdão, que permitirá a circulação ferroviária, ligando este município e a província, aos demais pontos do país, bem como a região austral do continente africano, através da fronteira com a Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC). Na ocasião, enalteceu ainda os esforços e feitos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na busca de soluções para a melhoria de condições de vida das famílias angolanas. Presenciar a cerimónia de reinauguração da estação ferroviária da sede do município do Kunhinga, além do ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, o ministro de assuntos parlamentares, Norberto dos Santo, o governador da província do Bié, Boa Vida Neto e outras personalidades.


Ganda, 18 de Junho de 2012 - As obras de construção de 47 casas para 50 famílias camponesas na aldeia rural de Katamba, no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, vão ser concluídas num prazo de 90 dias, garantiu no fim de semana o empreiteiro, Miguel Correia. Falando à Angop, após a visita à referida aldeia pelo governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, o empreiteiro informou que os adobes que estavam a ser utilizados na edificação das casas foram substituídos por blocos pré-fabricados. Disse estar prestes a terminar outras acções, nomeadamente a rede eléctrica, o sistema de irrigação e de abastecimento e distribuição de água potável às famílias beneficiárias do projecto.
Já a segunda fase, referiu o responsável, está reservada a construção de uma mercearia de apoio a área agrícola, armazéns de produtos, estabelecimento comercial, centro de saúde, entre outras infra-estruturas sociais. Para o chefe do Departamento Provincial de Desenvolvimento Rural em Benguela, Gabriel Martinho, a construção da aldeia rural na povoação da Katamba é a materialização do programa de combate à fome e à pobreza.


Kuito, 18 de Junho de 2012 - O comboio de passageiros e de carga do Caminho Ferro de Benguela (CFB) voltou apitar oficialmente hoje, segunda-feira, na comuna do Kunje (ex-Gar), no município do Kuito, província do Bié, depois de cerca de trinta anos de paralisação.

Com 10 carruagens, este meio de transporte ferroviário volta a devolver a dignidade ao povo bieno e não só, no que tange ao melhoramento do transporte, fruto do grande esforço do Governo angolano na recuperação da linha férrea que parte do município do Lobito (Benguela) até à fronteira de Louro no Luau (Moxico). Depois do comboio experimental e de manutenção, a população do Kuito recebeu finalmente com euforia o primeiro comboio de passageiros e de cargas que permitirá a melhor livre circulação de pessoas e bens neste ramal ferroviário. A chegada do comboio de passageiros serviu igualmente para a inauguração da estação do CFB na comuna do Kunje pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, tendo na ocasião enaltecido a importância da chegada do meio de transporte à cidade e posteriormente na província do Moxico.
Augusto da Silva Tomás disse ainda que o apito do comboio de passageiros do CFB na comuna do Kunje (Kuito) constitui uma grande vitória para o povo desta parcela do país, uma vez que vai contribuir na melhor transportação de mercadorias e bens.


Lobito, 15 de Junho de 2012 - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás afirmou quinta-feira em Benguela que a retoma da circulação do comboio do Caminho de Ferro de Benguela é símbolo da importância da paz e da reconciliação entre angolanos. De acordo com o governante, que falava à imprensa depois de ter inaugurado 11 estações ferroviárias do ramal Lobito à povoação das Bimbas, 42 quilómetros a sul da cidade portuária, a circulação do comboio trará um impacto positivo no desenvolvimento da economia da região de Benguela.


Luanda, 14 de Junho de 2012 - Uma delegação do Ministério dos Transportes, chefiada pelo titular da pasta, Augusto da Silva Tomás, deslocou-se hoje, quinta-feira à província de Benguela numa visita de trabalho de três dias. Em breves declaração à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante fez saber que vai proceder à inauguração das estações ferroviárias de segunda e terceira classes no eixo entre aos municípios de Lobito/Cubal/Ganda e a província do Huambo. De acordo com o ministro, segunda-feira vai inaugurar a linha ferroviária entre a província do Huambo e a Kuito (Bié).


Ganda, 8 de Junho de 2012 - A queda de um poste de transporte de cabos eléctricos, derrubado por uma viatura, deixou sem energia eléctrica, desde terça-feira, o município da Ganda, 201 quilómetros de Benguela. Segundo uma fonte da Administração Municipal da Ganda, o facto aconteceu a noite e isso inviabilizou a identificação do cidadão que conduzia a viatura. Em consequência disso, as aulas nocturnas de alguns estabelecimentos de ensino estão paralisadas, além dos transtornos na vida dos consumidores domésticos.
Na Ganda funciona actualmente apenas um grupo gerador, com capacidade de 240 kva. Fornece, com certas restrições, energia a algumas residências e permite a iluminação pública, pois o outro, com capacidade de 555 kva, está avariado desde Março último.
Estão em curso contactos para a sua recuperação.


Catumbela, 8 de Junho de 2012 - O ministro da Indústria e Geologia e Minas, Joaquim David, considerou hoje, sexta-feira, na vila da Catumbela, que a província de Benguela constitui o segundo parque industrial de Angola, onde as prioridades resultam das necessidades concretas do país. Joaquim David fez esta afirmação quando respondia a uma pergunta colocada pela imprensa local, sobre "quando começaria a recuperação de grande parte das unidades fabris até agora paralisadas, em consequência da situação de conflito a que o país viveu durante longo período".
"Benguela, por hoje, já é o segundo maior parque industrial de Angola. Existem, sim, muitas unidades por recuperar, mas o nosso objectivo, por enquanto, é olhar para as necessidades reais do país" sublinhou o ministro, sustentando que "aí onde for oportuno e pertinente vamos faze-lo (reabilitar) a medida das nossas capacidades económicas, tecnológicas e de assimilação, aí onde as condições de infra-estruturas e de comunicações o permitirem".


Huambo, 8 de Junho de 2012 - O Hospital Geral do Huambo, situado na cidade capital desta província, necessita de 108 médicos de especialidades diversas, para fazer face a procura dos pacientes que afluem diariamente à maior unidade hospitalar da região. A necessidade foi manifestada pelo director do hospital geral, Welema Cipriano da Fonseca, por ocasião da visita de dois dias que o Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, efectua a esta província.


Luanda, 6 de Junho de 2012 - Recursos humanos, infra-estruturas de energia, água e de sistemas de transportes são algumas das necessidades que Angola tem, neste momento, para diversificar a sua economia, afirmou hoje, em Luanda, o economista Alves da Rocha. O economista prestou estas declarações à margem da conferência sobre “Crescimento económico e crise na última década”, na apresentação do Relatório Económico e Social de Angola 2011, promovido pelo Centro de Estudos e Investigação Científica (Ceic) da Universidade Católica de Angola (Ucan). Segundo o economista, o processo de diversificação da economia é longo, principalmente quando ligados à energia e à água. subsariana, ao longo dos último 25 anos, o economista disse que constatou-se que o nível de concentração das suas exportações aumentou entre 1995 e 2009, e que neste momento esta região do continente é a menos diversificada dentro dos países em desenvolvimento, em geral. Por outro lado, realçou o facto de os principais exportadores de petróleo na África subsariana, como Angola, Nigéria, Sudão, Guiné-Equatorial, Congo e Gabão, serem os países que se apresentam com valores mais elevados do índice de concentração das exportações. “Alguns exportadores de outros minerais, como a Zâmbia, também denotam o mesmo defeito”, referiu. Em contrapartida, referiu que os países sem acesso a grandes reservas de petróleo, tais como África do Sul, Quénia e Moçambique têm uma estrutura económica com uma base mais diversificada.


Ganda, 30 de Maio de 2012 - As quatro comunas do município da Ganda, 201 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, recebem desde segunda-feira última exemplares do Jornal de Angola, facto que deixa satisfeita a população local. A distribuição, que está a cargo das administrações locais deste jornal, está a ser possível nas comunas de Ebanga, Chikuma, Casseque e Babaera. De acordo com os administradores de Ebanga e da Chikuma, Domingos Kapata e José Tchimbolo, respectivamente, as eleições gerais marcadas para 31 de Agosto próximo exigem que todos os cidadãos obtenham muito esclarecimentos, de modo a estarem informados dos acontecimentos que ocorrem no país.


Benguela, 26 de Maio de 2012 - A comuna do Casseque, município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, acolhe, nesta sexta-feira, o acto provincial do Dia Internacional da Criança, a assinalar-se a 1 de Junho próximo. O acto, que contará com um grupo de 600 crianças de várias localidades da província, será antecedido de um minuto de silêncio em memória das crianças vítimas de violência. A entrega de um enxoval ao primeiro bebé do dia 1 de Junho, no Hospital Municipal da Ganda, pelo governador provincial, Armando da Cruz Neto, marcará ainda o início do acto. Durante o acto, a ser presidido pelo governador provincial, deverão ser lidas mensagens, por ocasião da data, pelo administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, por uma Criança, e pelo director do INAC na província, Ricardo Lourinho. As crianças serão ainda brindadas, no decorrer do acto, com momentos de animação infantil, cultural e recreativos, bem como com merendas.


Benguela, 26 de Maio de 2012 - O circuito de televisão conta volta electrónica, semáforos à saída das boxes, sistema de cronometragem em duplicado são as inovações tecnológicas de impacto a apresentar na terceira edição do Grande Prémio de automobilismo domingo em Benguela. Em declarações à imprensa, o director da prova, João Marcelino, disse que estas inovações surgem para evitar atrasos na divulgação dos resultados. Segundo o responsável, a terceira edição do Grande Prémio de Benguela em automobilismo vai contar com a participação de mais de 50 pilotos das províncias anfitriã, Luanda, Huíla, Huambo e Namibe. Avançou que as categorias de motas, carros e GTS, cujas condições estão criadas. “Neste momento as boxes já foram montadas, aconteceu a reunião técnica com os pilotos para que o evento decorra nas melhores condições”, disse.


Lobito, 25 de Maio de 2012 - Dois Balcões Únicos de Empreendedores (BUE) foram inaugurados sexta-feira no município do Lobito, pelo Ministro da Economia, Abraão Gourgel, no âmbito da política do Executivo que visa a dinamização e promoção do pequeno negocio e a multiplicação de postos de trabalho. As infra-estrutura, que vão concentrar no mesmo espaço uma série de serviços personalizados, para atendimento aos munícipes interessados no micro negócio, estão situados na Zona Alta (também conhecida como Boa Vista) e na área turística da Restinga. Equipados com meios tecnológicos modernos, os balcões vão, a partir de segundafeira, prestar serviços nas diversas áreas de atendimento, visando a legalização ou cadastramento de todos quanto se interessam a enveredar pelo mundo do comercio formal, facilitando a obtenção de Crédito através dos Bancos de Poupança e Crédito (BPC) e de Comercio e Indústria (BCI).


Ganda, 25 de Maio de 2012 - O sector da Saúde no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, tem disponível para o presente ano 42 vagas, no âmbito do concurso público. De acordo com o responsável da instituição na Ganda, Albano Weia, para o efeito, estão já inscritos 146 candidatos para o provimento de vagas, cujos candidatos serão submetidos a uma prova de apuramento na próxima segunda-feira. Avançou constar quatro vagas para técnicos especializados, três de enfermagem de terceira classe, um médico de clínica geral, um escriturário dactilografo, um para auxiliar administrativo, 20 operários qualificados e 12 outros não qualificados.


Ganda, 24 de Maio de 2012 - Cento e setenta vagas estão disponíveis para o concurso público no sector da Educação no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, cujos testes de apuramento decorrerão segunda-feira próxima. Em entrevista hoje à Angop, o chefe da repartição municipal de Educação na Ganda, Afonso Sapalo, disse que serão submetidos aos testes 1.278, dos 1.822 candidatos inscritos para ingresso na função pública. Avançou que 28 estão destinadas para o pessoal administrativo e, na base de um concurso interno, foram já apurados 25 professores que nos concursos anteriores tinham sido admitidos mas ficaram de fora por, na altura, não haver disponibilidade de vagas. Segundo o responsável, foram já seleccionados os professores que constituirão o corpo de jurado, cujos temas para a avaliação estão disponíveis em locais públicos defronte a respectiva repartição e administração municipal.


Benguela, 17 de Maio de 2012 - O governador da província de Benguela, Armando da Cruz Neto, garantiu nessa quarta-feira a melhoria no sistema de abastecimento de energia eléctrica até Setembro próximo, com o arranque de uma central eléctrica de 20 Megawatts.
O governante, que falava durante uma visita de constatação às obras em curso no município sede de Benguela, disse que com a entrada em funcionamento de uma central térmica de 20 megawatts e com a central hidroeléctrica do Lumaum, que está completamente reabilitada, estar-se-á em condições de melhorar o abastecimento de energia.

O governador anunciou, por outro lado, a inauguração das obras em execução no município, para o mês de Agosto deste ano, que se consubstanciam em escolas primarias, postos médicos, casas para professores e enfermeiros, sistema de tratamento e distribuição de água potável, entre outras.


Benguela, 17 de Maio de 2012 - Um instituto polivalente agro-industrial está a ser construído na localidade de Cambambi, arredores da cidade Benguela, visando substituir a Escola Básica de Agricultura, soube hoje a Angop. As obras de construção, que tiveram início em Outubro de 2011, devem ser concluídas em Julho do ano em curso. Orçaram em um milhão e quatrocentos mil dólares norteamericanos. A escola, com 16 salas de aula, vai albergar 1.280 alunos distribuídos em dois turnos e estará composta por casa para professores, refeitórios, posto médico e área administrativa, bem como a zona de internamento de estudantes, além das áreas de carpintaria e oficina. Em declarações à imprensa, o director provincial das Obras Públicas e Construção, Helmano Inácio, disse que a obra visa fazer uma réplica integral daquilo que era a antiga Escola Básica da Agricultura.


Ganda, 14 de Maio de 2012 - O vice-governador de Benguela para área produtiva, Agostinho Estêvão Felizardo, defendeu na vila do Alto Catumbela, município da Ganda, a necessidade e o direito de cada angolano participar no processo de produção de bens e serviços, criando seu peequeno negócio. Falando à margem da conferência de balanço dos membros do MPLA, o responsável considerou importante o aproveitamento dos recursos naturais hídricos, minerais e terras aráveis, para que cada angolano possa criar seu pequeno negócio, para contribuir no aumento da oferta de bens e serviços à sociedade, excluindo nesta oportunidade a participação de cidadãos estrangeiros. O vice-governador destacou o surgimento do balcão único de empreendedor (BUE), um projecto que vem juntar-se a serviços integrados de atendimento ao cidadão (siac), cuja acção será extensiva a todos municípios, para facilitar a melhoria da vida quotidiano das populações. “Os serviços administrativos de conservatória do registo civil e notário, identificação criminal, ficheiro central, Instituto de Segurança Social, Estatística, Veterinários, Imprensa Nacional e outros estarão ai concentrados”, referiu. Segundo o responsável, os municípios de Benguela, Lobito e Cubal estão na prioridade da entrada em funcionamento, nos próximos dias, do balcão único do empreendedor (BUE), tendo anunciado a existência de um bilião 825 milhões de kwanzas disponibilizado pelo governo e que já aguarda pelos bancos para financiarem esses micro-créditos.


Benguela, 4 de Maio de 2012 - O vice-ministro do Interior para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, deslocou-se hoje ao município da Ganda, 202 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, para fiscalizar os trabalhos de desactivação dos resíduos tóxicos da antiga fábrica de papel (celulose). Em declarações à Angop, disse que existe uma fiscalização tímida localmente, mas no âmbito da comissão de protecção civil e da gestão de riscos e desastres a nível do sector há necessidade de não colocar a população em risco, uma vez que o Rio Catumbela passa a 250 metros da fábrica. “O Conselho de Ministros, encabeçado pelo chefe do executivo, orientou que se desactivasse a componente da antiga fabrica e o Ministério da Indústria contactou uma empresa que está engajada na empreitada. Apenas falta o acompanhamento e fiscalização central”, disse.


Ganda, 17 de Abril de 2012 - Cento e 25 famílias ficaram sem abrigo, no município da Ganda (Benguela), devido às fortes chuvas que se registaram no dia 10 deste mês na região, indica uma nota da administração local. Segundo o documento, a que a Angop teve acesso hoje, do levantamento efectuado constatou-se que 25 residências e uma escola do ensino primário ficaram sem chapas, nos bairros da Maia e Mustivi, ambos da periferia desta cidade. Para cobertura das casas e a escola primária são precisos cerca de 100 chapas de zinco e lousalite. Para o chefe da área comunitária, Bonifácio Kandundy, de momento a administração municipal da Ganda está desprovida de meios materiais e financeiros para apoiar os sinistrados das enxurradas.


Ganda, 13 de Abril de 2012 - O administrador municipal em exercício da Ganda, província de Benguela, Albano Pires, afirmou nesta quinta-feira, que o executivo local está apostado no alargamento da rede sanitária nas quatro comunas, em algumas povoações e aldeias, visando beneficiar as populações locais. Falando à margem do encerramento do conselho consultivo alargado da direcção provincial da saúde, sublinhou para o efeito, a reabilitação de um hospital na sede municipal, seis centros de saúde instalados em cada uma das quatro comunas e vila do Alto Catumbela. Revelou ainda a existência de 23 postos de saúde que prestam assistência dos cuidados primários as comunidades e havendo perspectivas para o seu alargamento, tendo em conta a extensão territorial do município, que controla actualmente 44 povoações e 533 aldeias. O responsável considerou a força de trabalho existente insuficiente, tendo em conta a extensão territorial da região. Admitiu a possibilidade de aumentar o pessoal qualificado com o próximo processo de ingresso de novos quadros no sector, de modos a suprir este déficit. O sector da saúde possui no município 360 funcionários e três médicos, sendo dois expatriados, três quadros angolanos licenciados em enfermagem, um técnico superior de diagnóstico terapêutico, 54 médios, 169 básicos e 78 administrativos. Com uma população estimada em 280.958 habitantes, o município da Ganda, faz limite a norte com Balombo, a sul com Kaluquembe (Huíla), a oeste com o Cubal e a este com o Tchinjenje (Huambo). Tem uma extensão territorial de 4.817 quilómetros quadrados numa densidade populacional de 58,3 habitantes por espaço, cujas patologias mais frequentes são malária, bronquites, tosse convulsa, doenças respiratórias agudas e outras.


Ganda, 31 de Março de 2012 - O governador em exercício da província de Benguela, Agostinho Estêvão Felizardo, avaliou sexta-feira, o andamento das obras de impacto social em curso no município da Ganda. Acompanhado de alguns membros do governo local, Agostinho Felizardo deslocou-se às comunas de Chikuma, Casseque, Ebanga e Babaera, onde pode verificar o projecto de construção de 10 residências do tipo t-3, igual número de quartos em banda, combinados com sistema da rede da água, balneários e lavandarias. No Casseque, por exemplo, o governante inteirou-se de igual modo das obras das 10 residências que estão a ser erguidas em um pavilhão, adjudicadas a construtora “Benguela Construções” e que se encontram já em fase de conclusão, bem como um posto médico que aguarda apenas pelo seu apetrechamento. Foi de igual modo averiguado o projecto de implementação da “Aldeia Rural” na Katamba, no Casseque, onde foi erguido uma casa modelo. Já no município sede verificou-se o andamento das obras de 20 residências, das quais dez estão concluídas. Foram ainda visitadas pelo responsável, na sede da Ganda, as obras do Palácio da Justiça, reabilitação do clube recreativo e hospital municipal, cuja conclusão das obras adjudicadas a empresa “Joel” regista um ligeiro atraso. Em declarações à imprensa no final da visita, Agostinho Felizardo mostrou-se satisfeito com ritmo da execução das empreitadas, apesar de existirem alguns constrangimento. “Registaram avanços significativos nas obras, baseadas nas expectativas que satisfazem, muito embora existir um ou outro estrangulamento que em nada prejudica”, disse.


Ganda, 2 de Março de 2012 - O sector da Educação, no município da Ganda, província de Benguela, necessita de 125 novas salas de aulas e 250 professores, para inserção de dez mil crianças em idade escolar actualmente fora do sistema normal de ensino. Segundo apurou hoje a Angop de fonte do sector, para minimizar a situação o executivo local concebeu um programa de reabilitação e ampliação de escolas primárias, aquisição de carteiras e secretarias, bem como o recrutamento do pessoal através dos concursos públicos.
De acordo com o administrador local, Caetano Mateus Lopes, que falava à Angop, constam do conjunto deste pacote, a aquisição de material didáctico nomeadamente cadernos, esferográficas, lápis de carvão, de cor e borrachas para distribuição gratuita aos alunos do ensino primário (iniciação a 6ª classe). Salientou que no presente ano lectivo/2012, foram matriculados desde o ensino primário à 12ª classe, 66.447 alunos, baseados nos subsistemas de formação geral de educação. Realçou que cerca de 2.765 quadros docentes asseguram as aulas no presente ano lectivo, através de uma rede escolar com 196 estabelecimentos de ensino, onde 166 são de construção provisória. “Para o êxito do processo, o município recebeu da direcção provincial Educação em Benguela diversos kits de materiais didácticos destinado a distribuição gratuitos dos alunos do ensino primário”, disse. Afirmou, sem especificar as quantidades do material recebido que, existe um deficit de manuais de língua portuguesa, historia, matemática e outros para cobertura total dos alunos abrangidos nesse processo. Caetano Lopes disse ainda sem avançar valores que, os recursos financeiros disponíveis sua administração investiu no ano transacto na reabilitação e ampliação de mais oito salas de aulas, incluindo dois balneários das duas escolas primários na sede municipal e comuna da Babaera. Construiu também um muro de vedação e área de atendimento da merenda escolar na escola rei Mandume, na sede da Ganda, assim como a manutenção e conservação da escola primária-37, estabelecimento em que funciona actualmente em regime provisório o magistério primário.


Ganda, 22 de Fevereiro de 2012 - O grupo carnavalesco da escola do magistério primário, na classe de adultos, sagrou-se nesta terça-feira vencedor do Carnaval edição/2012, no município da Ganda, província de Benguela, durante o desfile municipal, ao somar mil e 99 pontos. Na segunda posição classificou-se o grupo carnavalesco da aldeia de Katima, com 947 pontos, seguido a povoação da Santa-Ana, com 878 pontos. Na categoria infantil, que contou com a participação de seis grupos carnavalescos, venceu o grupo da escola do primeiro ciclo major Saidy Vieiras Dias Minga, com 998 pontos, seguido da escola 14 de Abril com 936. Participaram da festa 21 grupos da classe de adultos.


Benguela, 21 de Fevereiro de 2012 - O director provincial da Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA) em Benguela, Lilas Orlov, enalteceu esta terça-feira o exemplo de coragem, dignidade e dedicação do jornalista da Agência Angola Press (Angop-E.P) Joaquim Neves António, cujos restos mortais vão a enterrar quarta-feira no Cemitério Municipal do Huambo. Em declarações à Angop, o director da Rádio Benguela considerou Joaquim Neves António um jornalista de coragem, pois assim que regressou de Cuba, onde cursou jornalismo na década de 80, soube interpretar os momentos difíceis que o país vivia, devido à instabilidade político-militar. Lilas Orlov reconheceu que o também delegado provincial da Angop no Huambo, falecido no último sábado, abraçou confiante o desafio da carreira jornalística, tendo cumprindo missões de trabalho difíceis, as quais soube superar sempre com dedicação. Recordou ter partilhado com Joaquim Neves missões profissionais complexas no interior da província de Benguela, sobretudo nas comunas do Maka-Mombolo, Chila, Ebanga, Camuine e Alto Catumbela, altura em que houve a destruição da barragem do Lomaum, no Cubal, e do complexo da Celulose na Ganda.


Luanda, 15 de Fevereiro de 2012 - A segunda fase do registo e actualização dos dados eleitorais iniciada a 5 de Janeiro último, tem sido marcado por alguns constrangimentos, como o furto de quatro computadores numa das brigadas, no município da Ganda, província de Benguela, e a detenção de casos de duplo registo. Esta informação foi avançada hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo viceministro da Administrados do Território para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, em conferência de imprensa, durante a qual apresentou um balanço provisório da etapa derradeira do processo. O responsável indicou que a questão do furto dos computadores está a ser acompanhada pelos órgãos competentes de investigação criminal, não só para efeitos de recuperação do equipamento, mas também de punição dos autores do acto.


Benguela, 24 de Janeiro de 2012 - Setecentos candidatos concorrem a duzentas e cinquenta vagas na escola do II Ciclo do Ensino Secundário (ex-Puniv), município da Ganda, província de Benguela, para admissão de estudantes no ano lectivo 2012. Em declarações hoje à Angop, o director da instituição escolar vocacionada para formação geral, Emílio Canjila, disse que o prazo de inscrições e matrícula dos candidatos foi alargado para mais cinco dias, tendo em conta o atraso verificado no processo, devido às fortes chuvas na região. Indicou que um dos critérios para a admissão dos concorrentes, entre os cerca de 700 candidatos inscritos, é a idade inferior a 20 anos de idade e a apresentação da documentação completa exigida pela escola. Referiu que a escola deve funcionar no presente ano lectivo em três turnos, com 13 salas de aulas e mais outras três anexas na vila de Alto Catumbela, devendo albergar um total de dois mil alunos.


Benguela, 23 de Janeiro de 2012 - O administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, anunciou hoje, em Benguela, que a construção este ano de um reservatório de água potável, com capacidade para 400 mil litros, dará resposta às necessidades dos habitantes locais no tocante ao fornecimento. Falando em conferência de imprensa, para fazer o balanço das acções desenvolvidas em 2011 pela administração municipal da Ganda, disse que a obra de construção do reservatório visa o reforço do abastecimento de água àquela localidade, no âmbito do “Programa Água para Todos”.


Luanda, 1 de Janeiro de 2012 - Trinta e dois milhões, oitocentos e oitenta e sete mil e seiscentos e vinte (32.887.620) metros quadrados de superfície foram limpos, de Janeiro a Dezembro de 2011, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), anunciou, em Luanda, o seu director-geral, Leonardo Severino Sapalo.
Em declarações à Angop, por ocasião do ano findo, particularizou a desminagem de 337 quilómetros de estrada, entre nacionais, secundárias e terciárias. Especificou que os efectivos desactivaram e destruíram 3.110 minas anti-pessoal, 88 anti-tanque, 5.226 outros engenhos não detonados, 24.397 munições, além de 698.682 metais diversos. Para tal, precisou o interlocutor da Angop, a sua instituição, afecta à Comissão Executiva de Desminagem, desdobrou 16 brigadas a nível nacional, sendo 15 de desminagem manuais e uma mecanizada. No capítulo operacional, disse que, em 2011, implementaram-se distintos projectos de interesse do Executivo e dos governos provinciais, tais como o acompanhamento da reabilitação dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), do troço Luena-Luau, na província do Moxico, a verificação e desminagem de áreas destinadas ao fomento da agro-pecuária, reservas fundiárias, bem como para criação de outras infra-estruturas de impacto sócio-económico. O director-geral do INAD informou ainda que a Escola Técnica de Desminagem e as bases regionais do instituto realizaram 13 cursos de formação, que se destinaram a 253 técnicos afectos às Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia de Guarda Fronteira, além de especialistas do próprio instituto. Outros 550 técnicos beneficiaram de refrescamento. No âmbito da prevenção contra o risco de minas e outros engenhos não detonados, disse terem sido realizadas acções de sensibilização que envolveram 28.014 cidadãos. Asseverou que estas tarefas enquadram-se no processo de reconstrução nacional, em curso no país desde 2002, após o fim do conflito armado.




Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola
Desminagem - Trabalho de Herois.  O número total de vítimas de minas em Angola não é conhecido. O governo angolano estima que existam 80.000 sobreviventes de minas em Angola, o que corresponde a 78% das pessoas portadoras de necessidades especiais. Aproximadamente dois terços dos sobreviventes estão concentrados em Luanda.
Na Província do Huambo, uma única ONG tem a seu cargo 2.500 vítimas.

Em 2010 foram reportados 42 acidentes com minas, que resultaram em 18 mortos e 24 feridos, um crescimento significativo relativamente ao ano de 2009 em que foram reportados 28 acidentes com minas, que resultaram em 8 mortos e 18 feridos. Em 2008 os casos foram 52, com 23 mortos. Em 2006 tinham sido reportados 134 casos com 23 mortos e 111 feridos e em 2005 mais de 250.
Setenta e seis tipos diferentes de minas antipessoais oriundas de vinte e dois países foram descobertas e reportadas em Angola. Nenhuma era de produçao nacional. Entre Outubro e Dezembro de 2006, em cerimónias públicas, foram destruídas em Luanda 81.045 minas. O Plano Estratégico Nacional prevê a eliminação das minas até Janeiro 2013.