Angola, Alto Catumbela, 2007

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam e, das cinzas, parece renascer A PAZ.

Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Notícias soltas:

Benguela, 29 de Dezembro de 2007 – 92.036 pessoas, entre idosos, portadores de deficiência e antigos combatentes, foram assistidos no decurso deste ano, pela Direcção da Família e Promoção da Mulher, Assistência Social, Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra em Benguela. Segundo a directora provincial da instituição, Idalina Carlos, para além destes, 1.751 ex-militares, dos 7.919 controlados, beneficiaram de formação profissional em diversas áreas, assim como foram apoiados 352 famílias com materiais para a auto-construção e 200 deficientes com meios de locomoção. "Da colaboração directa com algumas instituições de ensino públicos e privadas, 70 antigos combatentes e alguns órfãos de guerra foram matriculados em escolas do ensino médio, oito no ensino superior e 40 empregados em empresas públicas e privadas", referiu. A directora da Família e Promoção da Mulher avançou que ao longo do ano foi desenvolvido um trabalho de advocacia sobre os direitos da mulher e da família, do qual resultou a nomeação de mais duas administradoras comunais adjuntas, elevando para 12 mulheres na esfera da governação na província. No ano que está prestes a finda, foi desenvolvido o projecto Leite e papas que beneficiou 359 crianças vulneráveis, maioritariamente de mães seropositivas, bem como 26 crianças foram entregues a algumas famílias. Idalina Carlos perspectiva para o próximo ano, a reabilitação de dois lares da terceira idade, construção de raiz de um novo lar na localidade da Catumbela, reabilitação da infra-estrutura da direcção provincial e o centro infantil localisado no município de Benguela, Pioneiro Zeca.


Benguela, 29 de Dezembro de 2007129.576 residências serão construídas pelo Governo na província de Benguela até 2017, no âmbito do Programa de Fomento Habitacional. O governador de Benguela, Dumilde Rangel, que anunciou o facto durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, disse que o projecto começa a ser implementado a partir do primeiro trimestre de 2008. Adiantou que neste momento estão já em curso obras dos projectos habitacionais Urbanização GRN na zona do aeroporto de Benguela, que visa erguer 20 mil casas, e a Urbanização Cajueiro I e II na cidade do Lobito, com 298 e 98 habitações, respectivamente. Em 2008, prosseguiu Dumilde Rangel, o Governo vai igualmente dar continuidade a implementação do Programa de Melhoramento e Aumento da Oferta dos Serviços Sociais Básicos a População, a extensão da rede escolar e sanitária e outros serviços sociais em todas as povoações e aldeias da província. As acções de recuperação das vias secundárias e terciárias, reabilitação e ampliação dos sistemas de fornecimento de água e energia as localidades do interior, constam também das prioridades do governo de Benguela. O governador acrescentou ainda que 34 acções programadas para o ano prestes a findar vão transitar para 2008, num investimento estimado em um bilião novecentos e noventa e oito milhões de kwanzas. No próximo ano, o governo de Benguela vai prosseguir com a formação de quadros da administração pública, bem como a reintegração social dos jovens em situação difícil, para prevenir sobretudo a delinquência. No domínio da formação técnico profissional, serão instalados em todas as sedes municipais centros de treinamento e capacitação de jovens, visando a sua rápida inserção no mercado de emprego. A implantação de aldeias rurais no interior da província, com vista a requalificação da vida no campo e dotar as famílias de condições de habitabilidade e subsistência condignas, será outro propósito a atingir em 2008. Presentes a cerimónia, realizado no palácio do governo provincial, o primeiro secretário do Mpla, Geremias Dumbo, o bispo da diocese de Benguela, Dom Óscar Braga, os vice-governadores, directores e delegados provinciais, administradores municipais, entidades religiosas, membros da magistratura judicial e do Ministério Público, da procuradoria e da justiça militar, representantes de partidos políticos, entre outros.


Benguela, 29 de Dezembro de 2007 – O governador provincial de Benguela, Dumilde das Chagas Rangel, considerou nesta sexta-feira a realização das eleições legislativas em Setembro em 2008 um marco de referência importante e um dos desafios que os angolanos terão de vencer. Dumilde Rangel considerou o anúncio do presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, da realização, nos dias 5 e 6 de Setembro 2008, das eleições legislativas um passo fundamental, tendo em conta que será um ano de muito trabalho para todas as forças vivas da sociedade e em particular para os cidadãos da província de Benguela.


Benguela, 26 de Dezembro de 2007 – Cerca de 10.000 novos postos de trabalho serão colocados à disposição da população em 2008, com vista a minimizar o desemprego na província de Benguela, anunciou hoje, quarta-feira, o director provincial da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Jorge Dambi. De acordo com o director, que procedia o balanço de 2007, no campo da geração de novos postos de trabalho para o próximo ano, a instituição que dirige tem registado algumas intenções de investimentos públicos, que vai facilitar a inserção da camada jovem ao primeiro emprego. Adiantou que, para o ano de 2008, a sua instituição prevê ainda traçar um programa de construção e entrada em funcionamento de cinco novos pavilhões de artes e ofícios, de forma a habilitar as pessoas que pela primeira vez procuram emprego. Revelou como outras perspectivas para o próximo ano, a acção formativa de cerca de 900 jovens sem emprego e de cerca de 800 funcionários públicos, nos domínios de atendimento ao público, recursos humanos, deontologia do serviço público, dos deveres e direitos dos funcionários de forma que haja qualidade nos serviços prestados à população. Em relação ao ano de 2007, Jorge Dambi acrescentou que a sua direcção registou 5.000 novos postos de trabalho, contra os 400 do ano anterior, tendo considerado produtivo, na medida em que deste número cerca de três mil foram empregados no sector privado e dois mil para o público, entre professores e enfermeiros.


Benguela, 26 de Dezembro de 2007 – 158 pacientes, dos quais dois em estado grave com contusão cerebral e fractura no fémur, foram atendidos de 24 a 26 do mês em curso, pelo banco de urgência do Hospital Central de Benguela. De acordo com o enfermeiro chefe desta instituição, Ernesto Gomes, dos casos registados nas últimas 48 horas, que resultaram em 23 internamentos, 128 foram causados por acidentes de viação e agressão física.


Benguela, 24 de Dezembro de 2007 – Um centro de acolhimento e testagem voluntária do Vih/Sida foi aberto neste fim-de-semana, no município da Ganda, província de Benguela, num acto orientado pelo administrador local em exercício, Abel Ferreira de Sousa. O projecto, implementado pelo sector da Saúde em parceria com os Médicos do Mundo, com financiamento da Agência da Cooperação Espanhola, orçou em USD 18.800 e está equipado por um laboratório para fazer teste de hepatite-B e infecções transmissíveis sexualmente, cuja prioridade será para mulheres grávidas. O chefe do departamento da Saúde Pública para a área de testagem na província, Jorge Manjenje, considerou uma mais valia para população ao servirem-se deste serviços deixando de se deslocar ao Cubal.


Benguela, 24 de Dezembro de 2007 – O presidente da Comissão Provincial do Processo Eleitoral em Benguela, Fernandes Kalequeira, apelou neste fim de semana, no município da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, aos líderes e actores do processo maior responsabilidade e transparência, com vista a evitar maus comportamentos, que possam prejudicar o seu andamento. Falando numa palestra sobre o tema "o papel dos gabinetes municipais eleitorais e outros agentes", no âmbito do segundo aniversário da criação dos gabinetes municipais eleitorais, o responsável chamou particular atenção aos órgãos eleitorais para a necessidade de se reforçar a unidade, dado como indispensável na base da lei estabelecida. Sublinhou que, para que o poder do povo se manifeste, tem de haver eleições periódicas, onde a população é chamada a votar e escolher efectivamente os seus governantes, dai a responsabilidade dos agentes eleitorais. No seu entender, a escolha de governantes deve ser feita com sentimento patriótico, com vista a dar o seu contributo para o desenvolvimento do país, cuja concretização só é possível se fazer num ambiente de paz, que permite harmonia entre as pessoas na base da unidade, entendimento e diálogo. Para ele, nas eleições todos devem participar de forma livre e justa e cada um pode dar o seu melhor, com vista ao êxito do processo. Para o efeito, solicitou a colaboração dos Gabinetes Municipais e as Comissões para o Processo Eleitoral no sentido de traçarem metas e definições dos locais, onde funcionarão as mesas ou assembleias de votos. Participaram da palestra líderes de partidos políticos, organizações femininas e juvenis, responsáveis do Governo, procuradoria, autoridades tradicionais, eclesiásticas e observadores deste processo. Entretanto, no âmbito da sua estada no município, os membros do Gabinete Municipal Eleitoral visitaram as sedes do Mpla, da Unita e da Comissão Executiva para o Processo Eleitoral.


Lobito/Benguela, 23 de Dezembro de 2007 – O administrador da povoação da Hanha do Norte, município do Lobito, província de Benguela, Luciano Segunda, disse hoje que o projecto de refinaria de petróleos a ser implementado na região sob sua administração, promoverá desenvolvimento das comunidades ali residentes. Em declarações à Angop, o administrador disse que existem garantias da parte das entidades responsáveis pelo projecto da refinaria do Lobito, em formar e empregar jovens residentes naquela povoação. Luciano Segunda adiantou neste momento a maior preocupação da sua administração se prende com o nível de escolaridade da juventude, pois são poucos os jovens que se preocupam com a sua formação académica ou profissional. As famílias residentes no perímetro onde será erguida a refinaria serão contempladas com residências a serem construídas pelo projecto. O projecto da refinaria do Lobito que se encontra na sua fase inicial, deverá empregar até 2012, ano em deverá estar concluído, perto de 7.000 jovens angolanos.


Lobito (Benguela), 23 de Dezembro de 2007 – O presidente do Conselho técnico da Associação Províncial de Andebol de Benguela, João Ricardo, disse hoje, na cidade do Lobito, que a selecção nacional sénior feminino está em condições de oferecer mais uma taça de ouro aos angolanos, no campeonato africano que se disputa em Angola no próximo mês de Janeiro. Em declarações à Angop, o responsável afirmou que o sétimo lugar obtido pela selecção no campeonato mundial terminado recentemente em França, é indicador de que o conjunto angolano está em "maré-alta" em termos das suas capacidades atléticas. Por outro lado, João Ricardo aguarda que a selecção nacional sénior masculina, venha obter a melhor classificação de todos os tempos, na prova continental também a disputar-se de 8 a 17 de Janeiro próximo.


Benguela, 12 de Dezembro de 2007 – Um menor de 11 anos de idade morreu e outro ficou gravemente ferido, na sequencia da deflagração de um engenho explosivo, decorrido esta semana, na povoação do Marco Canavezes, município do Cubal, a 171 quilómetros de Benguela. De acordo com o coordenador da comissão de moradores do referido bairro, João Domingos, o facto ocorreu quando os dois menores martelavam um projéctil de morteiro 60 milímetros, tendo causado uma explosão. Adiantou que na localidade encontram-se 7 engenhos explosivos diversos removidos pela Organização Não Governamental Hello Trust, que estão abandonados na localidade, provocando sérias ameaças aos moradores.


Benguela, 12 de Novembro de 2007 – O presidente da União dos Estudantes Angolanos na cidade do Lobito, província de Benguela, António Kamenhe, reconheceu neste fim de semana, que a reforma educativa implementada a quatro anos no sector da Educação está a proporcionar rendimentos satisfatórios na assimilação dos alunos. Em declarações à Angop à margem da cerimonia do fim do curso dos 50 primeiros alunos do Puniv enquadrados no sistema de reforma educativa, o responsável disse que as matérias ministradas, são objectivas e estão de acordo com as idades dos estudantes, facilitando a assimilação dos mesmos. Em sua opinião, no antigo sistema, era difícil obter-se um aproveitamento final de 90 por cento de alunos matriculados pela primeira vez, numa determinada classe ou curso, mas com a reforma educativa, o país terá quadros suficientes e bem formados. Sublinha que no sistema de reforma educativa, os maus professores tem pouca possibilidade de condicionar o aproveitamento escolar dos estudantes, visto que existe uma exigência de avaliação constante de aluno. No entanto, aponta a falta de material didáctico, sobretudo para os estudantes como maior empecilho neste sistema de ensino. Para ele, os custos de manuais e outros meios ligados a reforma educativa faz com que vários encarregados obriguem seus educandos abandonar o ensino.


Benguela, 12 de Novembro de 2007 – Os trabalhadores da Estação Experimental de Café no município da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, defenderam recentemente naquela localidade, à necessidade da implementação de viveiros comunitários desse grão, para trocas de experiências com outras instituições similares. Falando num encontro mantido com o director geral do Instituto Nacional do Café de Angola, João Ferreira, aquando da sua visita no município, recomendaram ainda à realização de acções tendentes a superação técnica dos cafeicultores e o aumento salarial do trabalhadores. Durante o encontro os trabalhadores advogaram igualmente à reabilitação urgente da escola do ensino primário e do posto médico localizados naquela Estação Experimental do Café, aquisição de um tractor equipado com alfaias e atrelado e o aumento de pessoal técnico, visto que a maioria da sua força de trabalho actual encontra-se em fase de reforma. A visita do director geral do Instituto Nacional de Café de Angola serviu ainda para abordar sobre o restabelecimento imediato de colecções de variedades de café arábica e da implementação de alguns ensaios para fins de investigação, assim como da situação estado do sector na província. O diagnóstico da situação dos diferentes elos de fileira de café, elaborar planos e levantamento das necessidades para relançamento da produção do café na região, constituíram outros objectivos fundamentais da vista de João Ferreira. O responsável inteirou-se ainda do andamento das obras de reabilitação de algumas infra-estruturas que estão a ser executadas na Estação Experimental da Ganda.


Benguela, 12 de Novembro de 2007 – O primeiro CD da autoria do grupo folclórico Vaketu, do município do Kipungo, província da Huíla, intitulado Kanunga foi vendido e autografado sábado, na portaria da Rádio Morena Comercial, em Benguela. O álbum contém oito faixas músicais cantadas ao ritmo tradicional ovissambikiti predominante não só na região de Kipungo, mas também no sul de Benguela, Namibe e Cunene, entoadas maioritariamente nas línguas nacionais umbundo, kimbundo, kwanhama, e nhaneka humbi. As canções mais ouvidas deste disco, produzido em Luanda, masterizado e editado em Lisboa, Portugal, são Malenga e Nanga Yokongo, esta última, expressa na língua umbundo, tendo como significado em português Pano do Kongo. Trezentas cópias desta obra discográfica, que contou com a participação de alguns artistas nacionais, foram postas à disposição dos amantes da música angolana na cidade das Acácias Rubras, ao preço único de mil kwanzas. Falando à Angop, um dos integrantes deste grupo formado por um trio, Londres de Kipungo, manifestou-se feliz pela afluência do público benguelense que às primeiras horas da manhã concentrou-se na portaria daquela estação emissora, para adquirir um exemplar. Fez saber que devido ao número diminuto de discos, o grupo fará a reedição da obra discográfica para mais cinco mil cópias, por formas a corresponder às exigências dos seus fãs espalhados pelo país inteiro. Actualmente, segundo o artista, muitos são os jovens que já se interessam em trabalhar na produção de músicas folclóricas das distintas regiões do país, permitindo a sociedade contemporânea conhecer um pouco mais sobre a cultura nacional no seu sentido lato. Adiantou que as canções do CD aconselham, principalmente à juventude a não deixar os rituais, ou seja, os cantares originais dos seus antepassados, tendo ainda louvado o empenho da imprensa nacional na divulgação da música angolana. Por sua vez, outra integrante do grupo Vaketu, Kassupi Mingas disse sentir-se alegre por ter estado em Benguela, visto que tem um público muito carinhoso que incentiva qualquer músico a prosseguir com o seu trabalho. No domingo, o grupo Vaketu procedeu a mesma actividade na cidade do Lobito, mais concretamente no hall de entrada do Super Mercado da Soprite. Kanunga foi lançado ao mercado discográfico em Abril deste ano, com uma tiragem inicial de duas mil cópias.


Benguela, 12 de Novembro de 2007 – O administrador municipal do Caimbambo, província de Benguela, Filipe Roque, considerou neste domingo que, o 11 de Novembro Dia da Independência Nacional, comemora-se num momento de tranquilidade, cujos ganhos dos cinco anos de paz reflectem-se na construção das infra-estruturas sociais. Felipe Roque, que falava no acto municipal dos festejos do 32º aniversário da independência nacional, assegurou que ao nível do município foram construídos 17 infra-estruturas sociais básicas, entre blocos administrativos comunais, escolas residências para professores e enfermeiros, bem como a reabilitação das estradas secundárias. Relativamente ao registo eleitoral o administrador apelou aos partidos políticos e os cidadãos a afluírem os locais de exposição dos cadernos eleitorais para a consulta dos seus nomes. A margem do acto, foram outorgados certificados e menções honrosas a um grupo de autoridades tradicionais pelo esforço, empenho e dedicação durante o processo de registo eleitoral naquela circunscrição. Para dimensionar a efeméride, actividades de varia índole foram programadas em toda extensão do município que dista a 116 quilómetros de Benguela. Assistiram o acto, membros do grupo de acompanhamento do grupo de acompanhamento ao município do Caimbambo, responsáveis da administração local, políticos e convidados.


Benguela, 11 de Novembro de 2007 – O acto provincial do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, decorre hoje no município da Ganda, 221 quilómetros de Benguela, com a realização de uma actividade política. dirigentes governamentais, políticos e de membros de organizações da sociedade civil assistirão ao acto, cujas comemorações levaram já a inauguração, sábado, nas localidades de Chicuma e Babaera de quatro escolas do ensino primário e quatro residências para professores. A independência de Angola foi proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo Presidente Agostinho Neto, após cerca de 500 anos de colonização portuguesa. Agostinho Neto faleceu em 1979.


Benguela, 10 de Novembro de 2007 – O director nacional do Programa do Controle da Malária, Filomeno Fortes, afirmou sexta-feira, em Benguela, que o Ministério da Saúde (Minsa) vai lançar dentro de 10 dias uma iniciativa conjunta entre os países de Angola, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia, África de Sul, Botswana e Moçambique, para ensaiar uma tentativa transfronteiriça de controlo da malária na região da SADC. Filomeno Fortes, que falava a margem do acto nacional do Dia da Malária a nível dos Países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), adiantou que os países envolvidos vão apoiar a acção, principalmente na componente da luta anti-vectorial. Actualmente, acrescentou, o sector da Saúde no país tem uma excelente cobertura contra a doença.
Filomeno Fortes falou igualmente da nova da política de tratamento, baseada num medicamento combinado, 100% eficaz, com garantias de que nos próximos cinco anos não haverá rotura do medicamento em todas as unidades sanitárias do país. O responsável referiu ser projecto do Minsa, para o próximo ano, o aumento da distribuição de mosquiteiros com o apoio de alguns parceiros como o Fundo Global, a iniciativa presidencial Bush para malária e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tendo em conta que nos últimos 12 meses foram distribuídos dois milhões de mosquiteiros às crianças com menos de cinco anos e grávidas. Segundo o responsável, a malária continua a ser a principal causa de mortalidade no país, cujos índices de prevalência e óbitos tem estado a diminuir, sem revelar dados.


Benguela, 10 de Novembro de 2007 – Quinze mil e seiscentas famílias camponesas do município do Balombo, província de Benguela, beneficiaram esta semana de sementes e instrumentos agrícolas, no quadro do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR), para a presente campanha agrícola 2007/2008. De acordo com Adelino Cenza, director do Gabinete de Desenvolvimento Agrário, o Governo disponibilizou para a presente campanha mais de 114 toneladas de sementes de milho, feijão e amendoim, 110 toneladas de fertilizantes e mais de 105 mil unidades de instrumentos de trabalho, entre enxadas, machados, limas, catanas, charruas, semeadores e adubadores para tracção animal. Adiantou que outras 14 mil famílias camponesas, associações e cooperativas agro-pecuárias, não contempladas no Pedr, beneficiaram igualmente de instrumentos de trabalho. A campanha agrícola 2007/2008 no município do Balombo foi aberta a 17 de Setembro último, no termo das primeiras jornadas técnicas realizadas na localidade.


Benguela, 4 de Novembro de 2007 – A concorrente Madalena Tchiemba, de nome artístico Mabela, da província de Benguela, venceu sábado, à noite, a XV edição do concurso nacional de música popular angolana Variante 2007, realizado no Cine Kalunga, em Benguela, ao totalizar 161 pontos. Mabela, que concorreu com a canção intitulada "Que é nosso é nosso", recebeu das mãos do vice-ministro da Cultura, Virgílio Coelho, um diploma de participação e um cheque no valor de 10.000 dólares americanos. "Tenho estado a receber muitos votos de confiança, particularmente dos meus familiares" – afirmou a cantora que participou pela primeira vez num evento do género. Participaram deste concurso representantes de 17 províncias de Angola, excepto o Kwanza Norte que a última hora desistiu por não ter conseguido entrosamento com as bandas "Voga" e "Versáteis" durante os ensaios realizados na semana passada na capital do país, Luanda. O concurso Variante destina-se à valorização da música angolana e a descoberta de novos artistas para o mercado. A XIV edição do Variante foi ganha por Sandra Cordeiro, da província de Luanda. Participaram da cerimónia cerca de 1500 pessoas, com destaque para membros do governo da província de Benguela e convidados.


Luanda, 3 de Novembro de 2007 – As cidade de Benguela e do Lobito estarão ligadas por uma via expressa, quando, em Junho do próximo ano, se concluir a construção dos 30 quilómetros do troço. Enquadrado no programa para a melhoria da circulação rodoviária na região, a obra, iniciada em Abril deste ano, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) e está a cargo da empresa portuguesa Mota-Engil. Do projecto constam a criação de duas faixas de rodagem(com duas vias de circulação para cada lado), valas de drenagem, asfaltamento e colocação das placas de sinalização. Segundo uma fonte do INEA, contempla igualmente a montagem de uma nova ponte sobre o rio Catumbela.
Ainda no quadro do mesmo programa, decorre na província a reabilitação e ampliação dos 307km da Estrada Nacional 105 que liga as localidades de Benguela/Quilengues/Cacula/Lubango, num projecto do Governo Angolano orçado em 15 milhões de dólares.


Benguela, 3 de Novembro de 2007 – O governo provincial de Benguela apreciou quinta-feira o Projecto Integrado de Infra-estruturas, destinado a intervir nas áreas do saneamento, abastecimento de água, ruas e iluminação pública, nas cidades de Benguela, Lobito e Baia Farta, estimado em 400 milhões de dólares norte-americanos. De acordo com um comunicado de imprensa saído do encontro, neste momento, a consultora Dar-Al-Handash ultima os projectos executivos específicos que visam o arranque das obras do projecto no litoral da província de Benguela. Durante a quinta sessão, o governo de Benguela analisou também a amostragem do empreendimento habitacional e turístico denominado "Benguela Blue Ocean", que prevê albergar 20.000 pessoas e será implementado na localidade da Baia Azul, município piscatório da Baia Farta, numa área de 1.320 hectares. De acordo com a fonte, as obras do referido empreendimento, que comporta a edificação de uma nova urbanização, com áreas de lazer, serviços, desporto e cultura, estendem-se por um período de oito anos, a contar da data da aprovação do projecto pelas instâncias superiores competentes.


Benguela, 3 de Novembro de 2007 – A fase final do XV concurso nacional de música popular "Variante 2007", que tem a participação de concorrentes das 18 províncias do país, realiza-se hoje no Cine Kalunga, nesta cidade. O concurso tem como objectivo a demonstração de estilos de dança, música e indumentária características de cada região dos participantes e a valorização dos valores culturais das comunidades angolanas. A província de Benguela será representada pelos concorrentes Mabela e Tiviné. O último Variante teve lugar na cidade de Cabinda. No quadro dessa actividade, está patente ao público desde sexta-feira na entrada do cine Kalunga, uma exposição de variedades (discos, livros e outros objectos culturais). A banda santomense África Negra actuará na presente edição do Variante, como convidada especial.


Benguela, 2 de Novembro de 2007 – Uma exposição de livros académicos está patente desde hoje no Cine Kalunga, em Benguela, no âmbito da fase final do concurso de música nacional popular Variante 2007, a realizar-se sábado no mesmo local. Em declarações hoje à Angop, em Benguela, o responsável da livraria Eureka e promotora do evento, Vikeia Cambulo, disse que a exposição tem como principal objectivo chamar a atenção das pessoas sobre a importância que se deve dar ao livro em todos os momentos da vida. "Pretendemos, com esta actividade, levar ao conhecimentos dos participantes a necessidade de adquirir livros, tanto académicos como os de literatura infantil", explicou. Vikeia Cambulo chamou, por outro lado, a atenção dos cidadãos, em particular dos estudantes, da necessidade de cultivarem o hábito de comprar livro, visto ser uma das ferramentas importante para o exercício das actividades no dia a dia. Os preços dos livros variam entre 1.500 e 12 mil kwanzas. A exposição que tem seu encerramento previsto para sábado (dia 03), segundo a fonte, está ultrapassar as expectativas devido a grande afluência de pessoas.


Huambo, 1 de Novembro de 2007 – Os clientes da operadora de telefonia móvel Unitel, residentes na província do Huambo, estão desde a madrugada de hoje (quinta-feira), impedidos de se comunicarem com o resto do país, em devido a uma avaria. Segundo soube a Angop de uma fonte da Unitel, neste momento, os técnicos estão a tentar solucionar a avaria, que está a gerar insatisfação no seio dos usuários da rede móvel 92. Estima-se que na província do Huambo a Unitel tem cerca de 30.000 clientes e o seu sinal abrange somente 5 dos 11 municípios (Huambo, Bailundo, Longonjo, Ukuma, Caála).


Luanda, 31 de Outubro de 2007 – O director de operações e manutenção da Unitel, José Neto, anunciou hoje, em Luanda, que a partir de Novembro próximo o serviço de vídeo-chamada estará disponível a todos os clientes da rede 92. Segundo José Neto, a rede Unitel está a introduzir melhorias no sistema sobretudo nas províncias e na capital. "Agora todas as províncias têm centros de computação nas suas capitais, situação que melhorou as comunicações- frisou.
Explicou que anteriormente as chamadas eram processadas em Luanda, o que provocava alguma morosidade, situação agora ultrapassada com o processamento local.
As cidades de Luanda, Lubango e Benguela já têm o serviço de Internet disponível e as outras terão mais tarde, avançou o responsável da Unitel.


Lobito, 31 de Outubro de 2007 – O projecto de construção da refinaria de petróleo no município do Lobito, província de Benguela, designado `Sonaref´, que poderá custar aos cofres do Estado quatro biliões e quinhentos milhões de dólares norte-americanos, foi apresentando nesta terça-feira, à sociedade civil desta região. A refinaria Sonaref, com capacidade prevista para produzir 200 mil barris/dia, será erguida a partir de 2008 na zona Norte da cidade do Lobito, numa extensão de 150 hectares, equivalentes a oito quilómetros, cuja conclusão estima-se para 2012, devendo gerar cerca de sete mil postos de trabalho. Aquela unidade petrolífera, que prevê iniciar a sua produção em 2012, tendo como produtos derivados a gasolina sem chumbo, gasóleo, petróleo iluminante, enxofre e coque, é considerada de grande dimensão económica e a maior estrutura que o Governo angolano se propõe a realizar a partir do próximo ano. O director do projecto Sonaref, Francisco Dias Nelson, refutou certos questionamentos que dão conta de que a construção da refinaria na zona da cidade do Lobito poderá criar transtornos para a actividade pesqueira, que constitui a base do sustento de dezenas de famílias na região. Porém, o receio daquela unidade petrolífera vir a poluir o ambiente, sobretudo as águas marítimas, tem sido a maior preocupação da população de Benguela, em particular, e dos munícipes do Lobito. Francisco Dias Nelson garantiu, por outro lado, que as famílias que até então viviam no perímetro onde será implantada a refinaria, serão indemnizadas com a construção de um bairro para as mesmas.


Luanda, 31 de Outubro de 2007 – Um centro de formação profissional com capacidade para formar anualmente 300 pessoas nas áreas de construção civil e obras pública está a ser construído na província de Benguela pelo governo provincial local, no quadro de um programa especial que visa especializar jovens locais nestas áreas. As obras de construção do empreendimento, com sete salas de aulas, cada uma com capacidade para 45 alunos divididos em dois turnos (manhã e tarde), iniciaram em Setembro deste ano, e consistem na criação de um laboratório industrial de construção civil e outro de informática. Consta também do projecto, a construção de dois internatos, cada com capacidade para albergar 30 pessoas, um auditório com 250 cadeiras, dois balneários e um refeitório. Falando recentemente à Angop, no quadro de uma visita de constatação das obras em curso naquela cidade, o director de obras da Empresa Odebrecht, encarregue da execução da empreitada, Luís Bueno, disse que os trabalhos que contam com a contribuição de 100 trabalhadores locais e terminam em Março de 2008.


Lobito, 29 de Outubro de 2007 – O director-geral da Companhia de Cimentos do Lobito (Secil), província de Benguela, Victor Rodrigues, revelou hoje (segunda-feira), a existência de condições, com vista a construção de uma nova fábrica de cimento naquela cidade, com capacidade de produzir 600 mil toneladas por ano, para suprir o actual deficit do produto que se regista nos últimos tempos. Em entrevista concedida à Angop, aquele responsável fez saber que o projecto da futura fábrica de cimento do Lobito prevê a criação de 314 postos de trabalho directo e, dada as exigências da nova tecnologia que disporá, contempla um programa de formação para 70 funcionários nacionais, que, a partir de Janeiro de 2008, frequentarão em Portugal, diversos cursos. Adiantou igualmente que a Secil Lobito projecta a construção de um forno para preparação do clinguer, uma matéria-prima que actualmente tem sido importada a partir de Portugal e das Américas. "Com a produção do clinguer no país, o cimento poderá ser mais barato, pois já não haverá despesas em relação as importações" – ressaltou Rodrigues, para depois frisar que neste momento a empresa importa cerca de 600 mil toneladas daquela matéria-prima por ano, pagando 75 dólares norte-americanos por tonelada só na transportação.
A actual fábrica de cimento do Lobito possui capacidade de produzir 240 mil toneladas anualmente, quantidades consideradas insuficientes para corresponder às necessidades de um país, como Angola, em via de reconstrução nacional.


Benguela, 29 de Outubro de 2007 – A primeira pedra para a construção de um colégio, adstrito à Igreja Adventista do Sétimo Dia, foi lançada neste final de semana, na cidade da Ganda, província de Benguela, em acto orientado pelo chefe da secção municipal da Educação e Cultura, Abel Ferreira de Sousa. A construção do empreendimento, a ser erguido com o fundo das contribuições dos fiéis da igreja e que comportará 12 salas de aulas, está a cargo de um empreiteiro local. Falando na cerimónia inaugural, o responsável da Educação na Ganda, louvou a iniciativa, tendo apelado às demais congregações religiosas a juntarem-se aos esforços do Governo para a reconstrução e desenvolvimento do país, em particular do município. Com capacidade para albergar 1.260 alunos em três turnos, serão leccionados no referido estabelecimento aulas desde a iniciação a 12ª classe.


Benguela, 12 de Outubro de 2007 – 8.480 cabeças de gado bovino foram vacinadas de Maio a Setembro último, no município da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, pelos Serviços de Veterinária local. De acordo com o responsável da secção dos Serviços Veterinários da Ganda, João Chilala, que falava à Angop, a campanha, que se promove uma vez por ano, imunizou os bovinos contra peripneumonia contagiosa, carbúnculo interno e externo e dermatite nodular. Adiantou que, durante a campanha, foram registadas algumas dificuldades, visto que os criadores não construíram mangas, pondo em risco os vacinadores. Enquanto isso, acrescentou que o sector está desde Setembro a desenvolver uma outra campanha de vacinação anti-rabica nos bairros periféricos da sede municipal. Segundo o responsável, pelo menos 600 canídeos foram já vacinados contra a raiva, numa campanha que se estenderá a todos bairros da cidade.


Benguela, 10 de Outubro de 2007 – O projecto denominado "Água para todos", em curso na província desde 2003, será implementado ainda este ano, no município do Balombo, a 179 quilómetros de Benguela, afirmou hoje, o administrador municipal, Francisco Miguel. De acordo com o responsável, este projecto que vai abranger cerca de 35.000 habitantes da comuna do Chingongo e 25.000 do Chindumbo, poderá conduzir o município a um franco desenvolvimento, assim como acabar com as doenças hídricas. Avançou que, as obras de preparação dos locais de captação, tratamento e de canalização podem iniciar ainda este ano, estando actualmente em andamento, o concurso das empresas que poderão executar o referido projecto. Segundo Francisco Miguel, actualmente apenas a sede do município possui água canalizada, resultado do programa gizado pelo Governo da província que abrangeu todos os municípios e algumas comunas do interior. O município do Balombo, com uma extensão territorial de 2.665 quilómetros quadrados e uma população estimada em 169.944 habitantes, tem como principais actividades a agricultura e a criação de gado bovino.


Benguela, 17 de Setembro de 2007 – O retrato da vida de um homem que foi amigo e companheiro de Agostinho Neto, tendo com ele combatido pela conquista da Independência Nacional é o tema central da peça teatral "Sonhei com Manguxi" a ser exibida esta noite, no Cine Monumental, em Benguela, pelo Colectivo de Artes Ombaka. De acordo com o encenador do colectivo, Esteves Domingos Quina, a obra narra a vida de César, que devido ao desaparecimento físico de seu amigo vive um trauma, que o leva a recordá-lo sempre nos seus sonhos. Para esquecer os constantes sonhos, César começa a ingerir excessivamente bebidas alcoólicas, à medida em que vai divulgando às outras pessoas os feitos de Agostinho Neto, segundo deu a conhecer. Esteves Domingos Quina revelou também que ao anteceder a apresentação da obra haverá declamação de poesias do de Agostinho Neto, com destaque para os temas "Havemos de Voltar", "Musunda Amigo", "Criar" e "Confiança", além da exibição de dança "Kwassa Kwassa". A peça "Sonhei com Manguxi" foi exibida pela primeira vez em Setembro de 2006 e contou com uma assistência de mais 500 pessoas. O Colectivo de Artes Ombaka foi criada em Março de 2005.


Benguela, 17 de Setembro de 2007 – Uma exposição com o título "Eu Sou África" de autoria do artista plástico Abias Ukuma está patente desde sexta-feira, no hall da administração municipal de Benguela. A amostra, que visa saudar o Dia do Herói Nacional que hoje se assinala, apresenta 20 quadros, entre os quais se destacam "Criar com olhos secos", "Luta e Vitória", "Grito de Liberdade", "Longa caminhada", "Mulheres pensadoras", "O tempo passado", "O caminho da paz", "Zungueiras" e "Infância". Abias Ukuma nasceu no município do Bailundo, província do Huambo e é membro fundador do Núcleo de Jovens Pintores de Benguela. Além de Angola, este artista plástico tem obras espalhadas por países como Portugal, França, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Finlândia e Suécia.


Benguela, 16 de Setembro de 2007 – O retrato do dia-a-dia de alguns jovens desempregados e incultos que enveredam na delinquência é o teor da obra teatral, exibida sábado, no Cine Monumental, nesta a cidade, pelo grupo de artes cénicas Omuenho Upepa proveniente da província do Huambo. Em entrevista à Angop, o encenador do grupo, Quintino Manuel Sangulo disse, que na obra, Fiate, um jovem desocupado e desprovido de educação familiar vai induzir os seus amigos a abraçarem a delinquência, efectuando assaltos constantes sobretudo às noites, sendo a vítima principal uma moça. Adiantou que a peça envolvere 12 actores e visa incentivar a juventude a combater delinquência. "Queremos mostrar a juventude que é possível sair do mundo do crime, pois este não compensa". O grupo teatral que existe há seis anos, conta com 22 actores. No seu reportório estão disponíveis mais de 50 obras.


Benguela, 13 de Setembro de 2007 – Uma peça teatral intitulada "coração apaixonado" será exibida a 29 deste mês, no Cine Monumental, em Benguela, pelo grupo de artes cénicas Impecáveis do Horizonte, no quadro das comemorações do Dia do Herói Nacional, a assinalar-se a 17 de Setembro. A obra retrata cenas de amor de um romance de Agostinho Neto e envolverá em palco dez actores. O acto visa também mostrar aos amantes de teatro um pouco sobre a vida e obra do "poeta maior", segundo disse à Angop o encenador do grupo, João Barata. Inspirando-se numa outra trajectória de Neto, explicou, o grupo quer mostrar às pessoas que na vida existem coisas tão importantes, que quando o coração decide fazê-las não há tempo que impede.


Luanda, 13 de Setembro de 2007 – Depois de Luanda e Cabinda, membros da Confederação Africana de Andebol (CAHB) inspeccionam hoje o pavilhão Acácias Rubras e outros, na província de Benguela, visando a realização do campeonato africano da modalidade de 2008, em Janeiro próximo, em Angola. Na capital do país, Luanda, a comitiva da CAHB visitou, terça-feira, o complexo desportivo da Cidadela, onde passou em revista o estado actual das infra-estruturas ligadas ao andebol, enquanto na província de Cabinda constatou-se, quarta-feira, as condições do Pavilhão do Tafe. No final da constatação, Lanre Glover (segundo vice-presidente da CAHB), Mansourou Aremou (secretário-geral) e Mpouli Martin (tesoureiro) mostraram-se satisfeitos com as condições dos recintos que vão albergar a prova. Além de Luanda, Cabinda e Benguela, os inspectores do órgão reitor da modalidade no continente vão avaliar os pavilhões e hotéis das províncias do Huambo e Huíla. O Campeonato Africano de Andebol de 2008 será disputado nas cinco províncias acima referenciadas. A selecção angolana sénior feminina é octo-campeã africana e vai tentar conquistar a nona taça, para marcar presença nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.


Luanda, 2 de Setembro de 2007 – A recepção do veterano ciclista Alberto Silva "Pepino" pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos>, a assembleia geral da FAF e a ascensão do Interclube à liderança do Girabola2007 marcaram a semana desportiva no país. Após ter concluído a 12ª etapa da terceira maratona em bicicleta de Benguela–Luanda (cerca de 550 Kms), o ancião de 85 anos esteve no Palácio Presidencial onde entregou uma carta ao Chefe de Estado angolano. Um dia antes, recebeu garantias de apoio institucional do ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, para a concretização do seu projecto denominado "Desafio Pepino". Ainda do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Pepino recebeu uma viatura de marca Hyundai.


Benguela, 1 de Setembro de 2007 – O cicclista Alberto Silva "Pepino", quem em Agosto percorreu em 12 etapas, pela tereceira vez, o trajecto Benguela-Luanda (550 quilómetros), foi homenageado na noite de sexta-feira, nesta cidade, pelo governo da província. Durante um jantar de confraternização,o governador de Benguela, Dumilde Rangel, destacou o feito impar de "Pepino", que apesar da sua avançada idade – completa 85 anos em Outubro - fez o longo percurso em bicicleta. Pepino disse que se sente com saúde para continuar a "pedalar", aconselhando os jovens a praticar desporto, a fonte de uma "boa saúde". No quadro de um projecto denominado "Desafio Pepino", além da primeira prova (percurso Benguela -Luanda), o ciclista pretende ainda realizar duas provas, sendo uma internacional que consiste na tentativa de bater o recorde de distância percorrida em uma hora por um individuo da sua idade e mais um "tour" Benguela -Luanda, igualmente com a participação de ciclistas com mais de 60 anos.


Luanda, 27 de Agosto de 2007 – O presidente da Federação Angolana de Ciclismo, Diógenes de Oliveira, afirmou hoje em entrevista à Angop, em Luanda, que o projecto "Desafio Pepino" será apresentado no congresso da União Internacional dos Ciclistas (UCI), de 26 a 30 de Setembro, em Estugarda (Alemanha). Falando no final do encontro entre o ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, com Alberto Silva "Pepino" e sua equipa, o dirigente federativo disse que a ideia é solicitar a aprovação do órgão reitor da modalidade no mundo para a realização de duas provas, uma internacional e outra nacional. A primeira denomina-se "Tentativa de recorde da hora" e a segunda "Tour – Benguela – Luanda". As duas competições contarão com a participação de atletas com mais de 60 anos de idade. Diógenes de Oliveira indicou que a nível da federação está-se a fazer contactos para que a prova "Tentativa de recorde da hora" seja inscrita no calendário oficial da UCI, na perspectiva dos resultados serem incluídos no livro de recordes do mundo. Disse que o grupo técnico que acompanha o veterano está a encetar contactos com autoridades desportivas internacionais, destacando-se o Brasil, Inglaterra e Portugal no sentido de aderirem ao projecto


Luanda, 27 de Agosto de 2007 – O ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, garantiu hoje, em Luanda, apoio institucional ao veterano ciclista Alberto Silva "Pepino", num projecto denominado "Desafio Pepino”, durante um encontro entre ambos, na sala de reuniões do Ministério da Juventude e Desportos (MJD). Em declarações aos jornalistas no fim de uma hora e meia de diálogo com Pepino e sua equipa, Barrica afirmou que os apoios serão dados pelos objectivos nobres que o projecto contempla, que tem uma dimensão político-cultural que não pode ser ignorado. "Daremos o nosso apoio a iniciativa quer a nível da organização, diplomática, logística, material e financeira", frisou.


Luanda, 26 de Agosto de 2007 – O veterano ciclista angolano Alberto Silva "Pepino" apelou hoje, em Luanda, aos jovens a absterem-se de actividades nocivas, como o uso e consumo de drogas e a dedicarem-se a práticas desportivas, para o desenvolvimento harmonioso do país. Em declarações à Angop, depois de ter concluído a 12ª etapa da 3ª maratona em bicicleta com o percurso Benguela–Luanda, do projecto "Desafio de Pepino", disse ser imperiosa a construção de uma sociedade positiva com homens sadios. "Com este meu exemplo, espero influenciar principalmente a juventude para a prática do desporto, uma das formas mais rápidas e eficazes de conduzir o cidadão a contribuir para o desenvolvimento da sociedade angolana", frisou.


Luanda, 24 de Agosto de 2007 – Em virtude da chegada domingo próximo a Luanda do veterano ciclista Alberto Silva “Pepino”, o Governo da Província (GPL) exortou a população a prestarem-lhe uma “calorosa” recepção ao longo do percurso, desde os Ramiros até às imediações do Palácio Presidencial. Entretanto, o veterano ciclista enfrentou algumas dificuldades para superar o troço de Porto Amboim a Aldeia de Calele, com uma subida acentuada a 18% aliada à baixa temperatura.

A época que o veterano entendeu realizar a aventura não faz parte do seu "habitué". O veterano ciclista está habituado a fazer o percurso nos meses de Novembro e Dezembro, como aconteceu em 2005.

Quatro etapas restam cumprir, numa extensão de 249 quilómetros e 800 metros. Pepino, em 8 etapas, percorreu 300 quilómetros e 200 metros, em 15 horas e 5 minutos e 55 segundos. O ciclista de 87 anos, prevê entregar uma carta ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, cujo conteúdo se desconhece. A prova iniciada a 14 do corrente mês consiste em 12 etapas de 40 a 45 quilómetros cada, partiu do município da Baia Farta. A odisseia insere-se num projecto chamado "Desafio Pepino", que prevê ainda a realização de outras duas provas, uma de 30 quilómetros de estrada entre Benguela e Lobito, na qual o ciclista projecta bater o recorde do mundo com o tempo de uma hora. A outra designada "Corrida Internacional de Veteranos com mais de 80 anos" acontece em 2008, entre Benguela e Luanda, em que participarão 25 ciclistas de vários países do mundo, com destaque para Portugal e Brasil. O primeiro classificado desta prova receberá um prémio no valor de 50 mil dólares norte-americanos, enquanto o segundo e terceiro colocados terão direito a 25 mil e 12 mil dólares, respectivamente. A comissão encarregue de preparar o evento esteve já a trabalhar na Inglaterra, Portugal e Brasil, para trazer ao país desportistas e jornalistas. Em finais de 2005, Pepino percorreu o mesmo trajecto (Benguela e Luanda), em solidariedade às crianças angolanas vítimas do HIV/SIDA.


Benguela, 18 de Agosto de 2007 – Adeptos do basquetebol em Benguela mostraram-se esta manhã desolados com o facto de não terem conseguido adquirir os ingressos para o jogo de hoje entre a selecção de Angola e de Cabo Verde, para a segunda jornada do Afrobasket2007, marcado para as 19h00 no pavilhão Acácias Rubras desta cidade. Fonte ligada à organização, contactada pela Angop, assegurou que foram esta manhã distribuídos 1800 bilhetes ao preço único de 2.500 kwanzas pelos postos de venda de Benguela, Catumbela e Lobito. Um dos vendedores, colocado na Rádio Morena, um dos postos, disse à Angop que os 150 bilhetes a que teve direito esgotaram em um quarto de hora. O bilhete de 2500KW permite assistir aos dois jogos da jornada: 16h30 Marrocos–Rwanda e às 19h00 Angola-Cabo Verde.


Benguela, 16 de Agosto de 2007 – O presidente da Cooperativa Cafeícola e Agro-Pecuária da Ganda(CCAPG), Avelino Sawayanga, defendeu hoje (quinta-feira) o fomento do cultivo de café e outros cereais para potenciar o desenvolvimento económico sustentável local. Neste momento, referiu Sawayanga, a sua instituição pretende criar políticas para que, junto das instituições bancárias, encontre mecanismos de financiamento tendente ao fomento da produção agrícola naquele município. A Cooperativa Cafeícola e Agro-Pecuária da Ganda(CCAPG), criada em Julho deste ano, no município da Ganda, realiza sábado uma reunião destinada a apresentação do ante-projecto do seu estatuto e regulamento interno, com vista a sua aprovação. Por seu turno, o director da estação experimental do café na Ganda, Henrique Tchivinda, disse que, até final deste ano, o município vai beneficiar equipamentos destinados ao funcionamento da fábrica de descasque, torrefacção do bago vermelho, bem como a instalação de uma indústria transformadora de cereais.


Benguela, 16 de Agosto de 2007 – Dezasseis observadores nacionais para o Registo Eleitoral foram empossados recentemente, no município da Ganda, 221 quilómetros da cidade Benguela, com vista a verificação da regularidade do processo eleitoral na região. Os recém-empossados, indicados pelas igrejas, ONG, associações filantrópicas, autoridades tradicionais e pessoas singulares em representação de vários extractos sociais, manifestaram a vontade de serem fiéis à pátria, cooperarem na defesa dos princípios fundamentais da ordem estabelecida na constituição e na Lei Eleitoral. O presidente da Comissão Provincial Eleitoral de Benguela, Fernandes Calequera, ao presidir o acto, disse que a actividade dos observadores é importante, pois contribuirá para o exercício democrático no país. Actos de género aconteceram simultaneamente nos municípios do Cubal e Caimbambo, onde foram empossados três observadores em cada localidade.


Benguela, 15 de Agosto de 2007 – A cidade de Benguela, palco da competição do grupo A da 24ª edição da Taça de África das Nações em basquetebol sénior masculino (Afrobasket’2007), que abre hoje em Luanda, começa já a viver as emoções do campeonato, com uma intensa movimentação de citadinos e visitantes. Numa reportagem efectuada hoje pela Angop, vêem-se na cidade as cores do campeonato com a colocação de painéis publicitários nas principais artérias, aludindo à realização da maior prova continental da bola-ao-cesto, que pela primeira vez contará com a participação de 16 equipas (contra as 12), e o envolvimento de cinco cidades sedes – Benguela, Huíla, Huambo, Cabinda e Luanda. As publicidades, em várias formas, colocadas em hastes nas rotundas das Avenidas Governador Moutinho, Angola e Dr. Agostinho Neto, Marginal 4 de Fevereiro, Largo 1º de Maio e em direcção ao pavilhão multiusos Acácias Rubras, e aos campos de treinos do Sporting e 1º de Maio, fazem alusão à mascote dos jogos, um leão que simboliza a força do basquetebol angolano, envolto em bolas de basquetebol e pintado com as cores da bandeira nacional, vermelho, amarelo e preto. Por outro, chamam a atenção pela particularidade de fazerem menção ao símbolo do combate à Sida. No pavilhão principal Acácias Rubras, com capacidade para 2.100 lugares e junto dos pavilhões de treinos, também já estão instalados motivos publicitários que chamam a atenção dos benguelenses. Algumas pessoas já exibem camisolas e cachecóis com a marca do campeonato. Também a Unitel, Movicel e as Manjoretes criaram já as suas claques de apoio, estando a ensaiar esquemas de dança desde a tradicional à moderna, para apoiarem os octocampeões à revalidação do título continental.


Benguela, 14 de Agosto de 2007 – O veterano ciclista angolano Alberto da Silva "Pepino", de 87 anos, iniciou hoje, nesta cidade, a prova em bicicleta entre as províncias de Benguela e Luanda, num trajecto de 550 quilómetros. Nesta "aventura", Pepino é acompanhado por uma equipa médica, por dois filhos, com destaque para Igor Silva, campeão nacional sénior de ciclismo, jornalistas e efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA). O ciclista, que partiu defronte a administração municipal de Benguela, vai cobrir o percurso em 12 etapas, que variam entre os 40 a 45 quilómetros. A chegada a Luanda está prevista para o dia 27 ou 28 deste mês. A actividade insere-se no projecto "Desafio Pepino", que prevê igualmente a realização de outras duas provas, sendo uma de 30 quilómetros de estrada entre Benguela e Lobito, na qual Pepino pretende bater o recorde do mundo. A outra designada "Corrida Internacional de Veteranos com mais de 80 anos", realiza-se em 2008, entre Benguela e Luanda, com a participarão de 25 ciclistas de vários países, com destaque para Portugal e Brasil. O primeiro classificado desta prova receberá um prémio avaliado em 50 mil dólares. Em declarações à imprensa, o governador provincial de Benguela, Dumilde Rangel, que assistiu a partida, disse sentir-se orgulhoso pela iniciativa de Pepino, que, apesar da sua idade avançada, vai percorrer em bicicleta 550 quilómetros. Indicou que a prova constitui ainda um incentivo à juventude para as tarefas desportivas e de reconstrução nacional em curso no país. Por sua vez, Alberto da Silva "Pepino" manifestou-se convicto no êxito da "aventura". Em finais de 2005, fez o mesmo trajecto (Benguela-Luanda), em solidariedade às crianças vítimas do HIV/Sida.


Benguela, 10 de Agosto de 2007 – Uma comissão instaladora da Associação dos Motoqueiros Transportadores de Angola (Amotrang) foi criada recentemente, no município da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, para servir os interesses da classe e interagir com as instituições do Governo. Durante a assembleia constituinte, que congregou cerca de 70 jovens da classe de moto-taxitas foram eleitos os corpos gerentes da Amotrang naquele município. José Albino Domingos foi eleito ao cargo de delegado municipal da Ganda da Amotrang, cuja estrutura orgânica integram um vice-secretário para informação, administração e finanças, área de cultura e desportos, conselho fiscal e honorários que serão empossados em finais deste mês. O delegado provincial de Benguela da Amotrang, Abílio Candeeiro, que orientou o encontro, disse à Angop, que a criação da sua filial naquela região visa criar condições financeiras aos seus associados, através do projecto de "Crédito Jovem", em curso no país. Deu ainda a conhecer que no âmbito de tal projecto, os seus filiados na Ganda obterão condições para que possam adquirir motorizadas em seu benefício, deixando a maior parte deles, de trabalhar com meios de transportes alugados. A Amotrang controla na província de Benguela cerca de mil filiados.


Benguela, 6 de Agosto de 2007 - Uma rede municipal ligada à protecção da criança foi constituída, no fim-de-semana, no município de Benguela, numa iniciativa da direcção provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC). A rede, integrada por actores sociais de diversos estratos sociais ligados à problemática da criança, é coordenada pela secção municipal da educação e administração municipal de Benguela. O director provincial de Benguela do INAC, Ricardo Lourinho, considerou a rede um espaço importante onde os actores sociais abordarão assuntos sobre a criança, de modos a se garantirem os direitos afectos a esta franja social. Em seu entender, a rede permitirá delinear um conjunto de acções concretas para que a criança esteja protegida a todos os níveis sociais no município de Benguela. Neste momento, referiu o responsável, o Inac está engajado na criação de redes de protecção à criança em todos os municípios de Benguela. Os municípios do Lobito e da Baía Farta, litoral de Benguela, dispõem já de redes de protecção à criança. Até finais de Agosto serão abrangidos as regiões do Cubal, Ganda, Balombo, Caimbambo, Bocoio e Chongoroi.


Benguela, 3 de Agosto de 2007 – Cinquenta e cinco novos licenciados formados nas áreas de geografia, matemática, pedagogia e psicologia receberam hoje, em Benguela, os seus diplomas, durante a quinta edição de promoção de finalistas do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela da Universidade Agostinho Neto (UAN). Com a entrega destes diplomas aos licenciados, o Instituto Superior de Ciências da Educação já formou na província de Benguela 786 licenciados que correspondem a cinco gerações. Os recém-formados frequentaram naquela unidade orgânica da UAN o ano lectivo 2006/2007. Durante a cerimónia, que contou com a animação cultural do grupo teatral Twayovoka, foram ainda outorgados certificados a 57 docentes do referido instituto superior que concluíram com êxito um curso de agregação pedagógica que decorria desde Abril deste ano no ISCED. A vice-reitora para os assuntos académicos da Universidade Agostinho Neto, Suzanete Costa, representantes do governo provincial, de partidos políticos, igrejas e da sociedade civil assistiram ao acto de outorga de diplomas. O decano do Isced, José Domingos Calelessa, disse que a outorga de certificados e diplomas aos docentes e licenciados só foi possível graças ao empenho do Governo de Benguela, da Reitoria da UAN e do Centro Universitário de Benguela. Adiantou que, para o bom funcionamento das actividades, a instituição contou com o apoio de 146 trabalhadores, dos quais 90 docentes, oito doutores, 31 mestres e 51 licenciados, sendo 15 estrangeiros vindos de Cuba, Portugal, Rússia e Congo, bem como 56 não docentes, Por seu turno, o vice-governador de Benguela para a esfera económica e produtiva, Agostinho Felizardo, apelou aos recém-formados a inserirem-se na comunidade e a aplicarem o seu saber em prol da melhoria da qualidade dos serviços que prestarão nas suas áreas.


Luanda, 3 de Agosto de 2007 - A venda dos bilhetes para o 24º Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino (Afrobasket2007) começa na próxima quarta-feira, informou hoje a empresa detentora dos direitos de organização da prova (Casa Real). A informação foi prestada na habitual conferência de imprensa, organizada pelo Comité Organizador (COCASM), pelo porta-voz da instituição, Yuri Simão, confirmando que os preços oscilam entre os mil e quinhentos e oito mil, apenas em Luanda. para as restantes províncias referiu que os preços estão em estudo. Três postos de venda serão colocados em vários locais, mas não no complexo da cidadela desportiva, onde ficarão apenas as zonas de impressão e gestão dos bilhetes. No recinto de jogo, em Luanda, três portas serão destinadas ao público, sendo proibido o uso de material de propaganda, aparelhos de captação de imagem e sons sem autorização prévia. Os ingressos servirão para os dois jogos da jornada devido à dificuldade de escoamento após o primeiro desafio. Para o jogo de abertura, entre a selecção nacional e o Rwanda, serão postos à venda seis mil bilhetes.


Benguela, 26 de Julho de 2007 - O veterano ciclista angolano Alberto da Silva Pepino, de 87 anos, prevê realizar em Agosto uma prova de bicicleta entre Benguela e Luanda, um trajecto de 550 quilómetros, para entregar uma carta ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, cujo conteúdo se desconhece. A prova com início marcado para 14 de Agosto, consiste em 12 etapas de 40 a 45 quilómetros cada, partindo do município da Baia Farta, com chegada a Luanda entre os dias 27 ou 28 (dia do aniversário natalício do chefe de Estado angolano). O facto foi anunciado na quarta-feira, em conferência de imprensa, realizada em Benguela, por uma comissão criada para promover a prova, a qual garantiu existir apoio humano, material e financeiro. Esta prova insere-se num projecto chamado Desafio Pepino, que prevê ainda a realização de outras duas provas, uma de 30 quilómetros de estrada entre Benguela Lobito na qual o ciclista projecta bater o recorde do mundo com o tempo de uma hora. A outra designada Corrida Internacional de Veteranos com mais de 80 anos acontece em 2008, entre Benguela e Luanda em que participarão 25 ciclistas de vários países do mundo, com destaque para Portugal e Brasil. O primeiro classificado desta prova receberá um prémio no valor de 50 mil dólares norte-americanos e 25 mil e 12 mil, respectivamente, para o segundo e terceiro colocados. A comissão encarregue de preparar o evento, esteve já a trabalhar na Inglaterra, Portugal e Brasil, para trazer ao país desportistas e jornalistas. Em finais de 2005, Pepino percorreu o mesmo trajecto (Benguela e Luanda), em solidariedade às crianças angolanas vítimas do Hiv/Sida. Pepino, que pediu as autoridades da província e a população em geral a apoiá-lo nesta prova, vem treinando percorrendo 100 quilómetros de bicicleta por semana, para a realização do seu sonho.


Lobito, 26 de Julho de 2007 - A administração do Lobito, província de Benguela, procede, desde terça-feira última, a recolha das crianças de rua, com o fito de encaminhá-las a um centro de acolhimento, criado recentemente na zona alta da cidade. O chefe do centro de documentação e informação da Administração Municipal do Lobito, João Fernandes, disse hoje à Angop que o objectivo é garantir maior segurança e dignidade às crianças que, por razões várias, se encontram na rua e em condições deploráveis. Adiantou que o centro de acolhimento tem condições de alojamento e de estudo, pois no local já se encontra erguida uma escola do 1º nível e perspectiva-se a construção de um posto médico para atender as crianças. O centro vai contar, brevemente, com duas fábricas de blocos, onde serão colocados os jovens, como forma de os ocupar. O responsável do Instituto Nacional da Criança no Lobito, José Francisco, referiu que o alojamento das crianças no centro vai facilitar o acompanhamento das mesmas, assim como a sua reunificação com os familiares. Dados do INAC indicam que o município de Lobito conta com mais de 250 crianças a viver na rua.


Benguela, 24 de Julho de 2007 - O município da Ganda está há mais de uma semana sem energia eléctrica, em virtude de uma avaria registada no grupo gerador existente na localidade. Com capacidade de 380 KVA, o grupo gerador, o único que funcionava em pleno dos três existentes, está dependente da chegada de uma equipa técnica da empresa Emancil, que efectuará a sua recuperação. No entanto, a Angop apurou que um novo grupo gerador com capacidade de 500 KVA foi colocado neste fim-de-semana, no município da Ganda, pelo governo provincial, aguardando apenas por uma equipa técnica da mesma empresa para a sua instalação. Com a instalação deste novo grupo gerador, melhorará o consumo doméstico e iluminação pública da cidade, havendo a necessidade da recuperação urgente dos outros actualmente avariados para abastecimento de energia eléctrica aos bairros periféricos.


Benguela, 24 de Julho de 2007 - Uma cooperativa agro-pecuária e de produção de café foi criada no município da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, no âmbito de fomento da actividade produtiva agrícola e reactivação de fazendas, soube hoje (terça-feira) a Angop. Durante a assembleia constituinte, em que foram eleitos os corpos gerentes da direcção, conselho fiscal, membros honorários e dos conselheiros, os participantes abordaram igualmente diversos aspectos sobre o futuro funcionamento da cooperativa. Para presidente de direcção foi eleito Avelino Bernardo Sawayanga, para o cargo de vice-presidente Victorino Huelva, José da Costa para secretário e Manuel Tchitumba, vice-secretário. O conselho fiscal foi constituído por quatro membros, ocupando o cargo de presidente Domingos Filipe da Cruz, enquanto para membros honorários e conselheiros foram eleitos três e nove membros, respectivamente. A reactivação das fazendas cafeícolas e de produção agro-pecuária, sobretudo de milho, feijão, hortifrutícolas, criação e reprodução animal e sua comercialização serão as prioridades da cooperativa.


Benguela, 23 de Julho de 2007 - Uma equipa técnica da direcção geral da Televisão Pública de Angola procedeu, sábado na Ganda (Benguela), aos ensaios finais do sinal televisivo neste município, após a montagem do equipamento para o efeito. Na localidade foi montada uma antena com 50 metros de altura e cabine digitalizada para captação e difusão do sinal do canal um da TPA, num raio de 35 quilómetros. Nos próximos dias, prevê-se a instalação de dois grupos geradores para manter o funcionamento do referido sistema. Segundo apurou a Angop, sistemas idênticos serão instalados nos próximos dias nos seis municípios do interior de Benguela, no âmbito da expansão do sinal da TPA em toda a província.


Benguela, 23 de Julho de 2007 - O Banco de Fomento Angola (BFA) vai instalar, brevemente, no município da Ganda, província de Benguela, a sua primeira agência, soube hoje à Angop. Segundo o encarregado de obras da empresa construtora portuguesa Teixeira Duarte, Augusto Pereira, as obras de reabilitação da agência, iniciadas na semana finda, terão uma duração de três anos e seis meses. O edifício em reabilitação, onde antes da independência funcionou o Banco Comercial de Angola, ficou parcialmente destruído durante o conflito armado. Na Ganda, funciona já, desde Março último, uma agência do Banco BIC.


Benguela, 23 de Julho de 2007 - O administrador comunal da zona D, arredores da cidade de Benguela, Carlos Amândio, manifestou-se hoje satisfeito com a redução do índice de criminalidade e a estabilidade da ordem e tranquilidade pública naquela localidade, devido ao engajamento do comando provincial local da Polícia Nacional. Em declarações à Angop, o responsável disse que o patrulhamento policial tem permitido a detenção de muitos marginais e tem estado a devolver, paulatinamente, o sentimento de segurança aos populares. Segundo o responsável, os principais actos de vandalismos naquela zona consubstanciam-se em assaltos de telemóveis, valores monetários ou outros haveres a cidadãos na via pública, bem como a interrupção das aulas nocturnas nas escolas por parte de delinquentes.


Benguela, 16 de Julho de 2007 - A Polícia Nacional lançou, neste fim-de-semana, no Lobito, província de Benguela, uma campanha de educação e prevenção de crimes dirigidos aos jovens. O comandante municipal da corporação, Joaquim de Almeida “Resistência”, disse que o objectivo da campanha, através de palestras e encontros, é consciencializar os jovens sobre as consequências e o fim de qualquer cidadão que envereda por actos criminosos. O responsável da polícia disse que várias pessoas cometem crimes sem medir as consequências que causam a eles próprios, a família e as comunidades. Acredita que vários jovens praticam crimes, imitando aquilo que assistem nos filmes e novelas.


Luanda, 16 de Julho de 2007 - A sexta edição do torneio internacional de hóquei em patins, denominado "Troféu José Eduardo dos Santos", realiza-se de 31 de Agosto a 03 de Setembro, em Benguela, apurou hoje a Angop junto da Federação Angolana de Patinagem (FAP). A prova que visa saudar o 65º aniversário do Presidente da República, a assinalar-se a 28 de Agosto, teve como cenário nas anteriores edições o pavilhão anexo à Cidadela Desportiva. O evento vai disputar-se no piso de tacos do pavilhão gimnodesportivo de Benguela, que está a ser construído visando o "Afrobasket 2007".


Benguela, 14 de Julho de 2007 - Um novo Instituto Médio Politécnico com capacidade para 800 alunos, cuja construção orçou em mais de nove milhões de dólares norte-americanos, foi inaugurado sexta-feira, em Benguela, pela ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, em acto assistido pelo seu homólogo da Educação, Burity da Silva. O novo instituto, localizado no Bairro da Graça, arredores da cidade de Benguela, dispõe de 16 salas de aulas, oito laboratórios (máquinas, electricidade, multimédia, informática básica, robótica, automação industrial, automação e controlo) e igual número de compartimentos administrativos. Este novo estabelecimento de ensino, construído pela construtora chinesa Sinomach em um ano, conta ainda com um ginásio, uma enfermaria, campo polivalente, duas oficinas de frio, climatização e electricidade, onde os alunos praticarão as teorias.


Benguela, 13 de Julho de 2007 - Uma nova escola do segundo ciclo do ensino secundário com capacidade para 480 alunos foi inaugurada hoje, no município de Benguela, pelo ministro da Educação, António Burity da Silva, em cerimónia assistida pela ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço. Orçada em mais de quatro milhões de dólares norte-americanos, a nova escola, situada no bairro da "Massangarala", imediações da cidade, possui 12 salas de aulas e os laboratórios de física, química e biologia, apetrechados com material tecnológico de ponta, bem como um ginásio e campo polidesportivo. O novo estabelecimento, onde passarão a estudar os alunos afectos ao centro dos cursos pré-universitários (Puniv) de Benguela, ministrará aulas da 10ª a 13ª classes e está equipada com aparelhos de ensino e equipamentos de ensaio internacionalmente aprovados. A obra esteve a cargo da empresa chinesa Sinomach, teve início em Março de 2006 e terminou em Março de 2007.


Luanda, 13 de Julho de 2007 - O "Vídeo Áudio Streaming", "Video Conferência" e "Xbox em rede" constituem os serviços de entretenimento que a operadora de telefonia móvel Movicel está a demonstrar na Feira Internacional de Luanda , que decorre desde terça-feira. Em declarações hoje à Angop, o director executivo da Movicel, Feliciano António, disse que estes serviços estarão disponíveis para os clientes nos próximos tempos, aguardando apenas aprimoramento de questões técnicas. A Movicel, há quatro anos no mercado, é a primeira operadora de telefonia móvel no país a lançar os serviços de Internet móvel (Movinet). Actualmente a empresa possui cerca de um 1.500.000 clientes em todo o país.


Benguela, 13 de Julho de 2007 - A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, disse hoje no Lobito, província de Benguela, que o sector da Educação registou progressos substanciais ao matricular no presente ano lectivo cerca de seis milhões de estudantes contra um milhão em 2002. A governante, que falava hoje após a inauguração de dois institutos médios politécnicos, sendo um no Lobito e outro na cidade de Benguela, disse que nos últimos cinco anos foram construídos centenas de estabelecimentos escolares, facto que permitiu o aumento significativo de estudantes. Adiantou que face às necessidades de quadros para o desenvolvimento dos diversos sectores, o Governo central concebeu o projecto de construir a médio prazo 35 institutos médios politécnicos no país.


Benguela, 12 de Julho de 2007 - O chefe do Departamento de Segurança de Trânsito e Prevenção Rodoviária em Benguela, inspector Pinto Caimbambo, exortou hoje os moto-taxitas da província a observarem o código de estrada e sinais de trânsito, visando a diminuição dos acidentes por si provocados na via. O inspector, que falava numa palestra de sensibilização dos motoqueiros transportadores de passageiros sobre o código de estrada e sinais de trânsito, disse ser importante que os mesmos adoptem os procedimentos legais para que se reduzam os acidentes que nos últimos tempos se registam em Benguela. Por seu turno, o delegado provincial de Benguela da Associação dos Motoqueiros Transportadores de Angola (Amotrang), Abílio Candeeiro, disse que a actividade serviu para capacitar os seus filiados, "por formas a proporcioná-los segurança e prevenção rodoviária".


Luanda, 12 de Julho de 2007 - A operadora de telefonia móvel Unitel estendeu hoje (quinta-feira) o serviço de chamadas internacionais no estrangeiro, Roaming internacional, aos clientes do sistema pré-pago. O serviço lançado na Feira Internacional de Luanda (Filda), inicia-se primeiramente com Portugal, mas posteriormente entrará em operação com as demais operadoras de outros países da Europa e limítrofes de Angola, nomeadamente Namíbia e República Democrática do Congo. Além do serviço de chamadas internacionais no estrangeiro para clientes pré-pago, nesta 24ª edição da Filda, a Unitel lançou o video-chamadas e o acesso à Internet em terminais móveis e dispositivos para computadores, baseados na rede de Terceira Geração (3G). A Unitel é a empresa de telefonia móvel com maior número de clientes no país (2.500.000).


Lobito, 5 de Julho de 2007 - O governador de Benguela, Dumilde Rangel, exortou sábado, na Catumbela, os responsáveis do sector pecuário e empresários a dedicarem maior atenção à criação de gado, com vista a superar o deficit de 650 mil cabeças bovinas nos próximos anos. O governador falava na comuna da Catumbela, município do Lobito, por ocasião da entrega oficial de mil cabeças de gado bovino importadas recentemente pelo governo, no quadro do programa de fomento e requalificação do gado. Disse que Benguela precisa de recuperar as suas capacidades de criação de animais. A província conta actualmente com 150 mil cabeças bovinas, número que está aquém do efectivo de animais registado em 1974, cifrado em 800 mil. Nas décadas 60 e 70, a província de Benguela ocupava o quarto lugar no país em termos de gado, depois das províncias do Cunene, Huíla e Huambo, mas, devido o conflito armado que afectou a região, os criadores locais perderam tudo que tinham. Os beneficiários que receberam 25 cabeças deverão devolver, no prazo de quatro anos, 34 animais, enquanto os que foram contemplados com uma, farão a devolução de quatro cabeças, no mesmo período.


Benguela, 4 de Julho de 2007 - A fábrica de cerveja "Soba Catumbela", no município do Lobito, província de Benguela, aumentou a sua produção de 200 mil para 500 mil hectolitros, em cinco anos de existência. Em declarações hoje à imprensa, o director geral da fábrica, Bernard Coulé, precisou que a empresa visa tornar-se numa unidade fabril de referência na África Austral, passando, a partir do próximo mês de Agosto, a produzir cerveja da marca Castel. A Soba Catumbela produz a cerveja Cuca, cujos mercados de consumo são as províncias do Huambo, Kwanza Sul, Bié, Namibe e Huíla, facto que constitui um motivo de satisfação para o responsável da empresa, pois, inicialmente a produção era destinada apenas à província de Benguela. A Soba Catumbela, que completou no último fim de semana cinco anos de existência, conta com 435 trabalhadores, dos quais 95 porcento são angolanos.


Benguela, 3 de Julho de 2007 - O responsável pela fiscalização das obras de construção do pavilhão multiuso na província de Benguela, eng. Carlos Neto, manifestou-se hoje satisfeito com o estado avançado das obras. Em entrevista à Angop, Carlos Neto reconheceu o engajamento da empreiteira chinesa que projecta concluir as obras do pavilhão gimnodesportivo em 25 de Julho. O interlocutor considera que o principal objectivo dos 140 técnicos envolvidos nos trabalhos, na sua maioria chineses, que trabalham em regime ininterrupto 24 sobre 24 horas, é o de concluir antecipadamente os trabalhos avançados já na ordem dos 75 por cento. O pavilhão multiuso, cuja estrutura é predominantemente metálica, terá capacidade para 2.050 expectadores. Vai albergar os jogos da série A (Angola, Marrocos, Cabo Verde e Rwanda) do Afrobasket de 15 a 25 de Agosto. As outras séries serão disputadas em Cabinda (d - Argélia, Tunísia, Camarões e Africa do Sul), Huíla (b- Senegal, Egipto, Mali, Côte Ivoire) e Huambo (c-Nigéria, RCA, RDC, Libéria).


Luanda, 2 de Julho de 2007 - Os 307 quilómetros de estrada que ligam a província de Benguela ao desvio da Matala, na Huíla, constam da série de eixos rodoviários que serão recuperados até 2008. Segundo soube a Angop, a plataforma terá 3,5 metros de faixa de rodagem e dois metros de berma para cada um dos lados. Os trabalhos de recuperação da via, que tiveram início em Março deste ano, têm a duração de 16 meses e estão subdivididos em cinco lotes, designadamente Benguela/Catengue, Catengue/rio Coporolo, rio Coporolo/Quilengues, Quilengues/Cacula e Cacula/desvio da Matala (Huíla). O projecto compreende igualmente a reabilitação de 100 pontes integradas no troço rodoviário, passagens hidráulicas e sinalização vertical. As obras foram adjudicadas às empresas Odebrecht, consórcio Logomarca/Angolaca, Camargo Correia, Prolage e Metroeuropa, no quadro do programa executivo do Governo de reabilitação de estradas nacionais, aprovado a 25 de Junho de 2005, pelo Conselho de Ministros.


Benguela, 29 de Junho de 2007 - O ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro, mostrou-se hoje, na cidade do Lobito, província de Benguela, satisfeito com a qualidade das obras que estão a ser executadas nas províncias de Benguela, Huíla e Namibe. O ministro, que visitou as três províncias, disse que as obras decorrem a bom ritmo, tendo destacado a recuperação das estradas primárias e o trabalho de desassoreamento dos rios Catumbela, Coporolo e Cavaco, os três em Benguela. Para Higino Carneiro, apesar de se ter já reconstruído 200 pontes no país, existem ainda ao nível do território nacional mais de 1.400 pontes por reconstruir. Na cidade do Lobito, o ministro que assistiu a consignação da reabilitação da rede viária do Lobito e da iluminação pública, adjudica à empresa brasileira Odebrecht constatou igualmente a necessidade da construção dos porões de protecção da costa marítima.


Benguela, 29 de Junho de 2007 - Cento e quarenta e um jovens ex-meninos de rua, na cidade do Lobito, província de Benguela, estão a ser inseridos em projectos de construção dirigida, no âmbito do programa de criação do primeiro emprego para juventude, desenvolvido pela administração municipal local. Segundo o administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo, o objectivo do programa é aproveitar os jovens para uma actividade útil à sociedade e para eles próprios, evitando que permaneçam na rua onde adquirem vícios.


Benguela, 295 de Junho de 2007 - O ministro da Energia e Águas, Botelho de Vasconcelos, anunciou quarta-feira, em Benguela, que o aproveitamento hidroeléctrico de Capanda deverá produzir brevemente 520 MW com a instalação das restantes turbinas, atingindo o pleno da sua capacidade. Segundo o ministro, que falava à margem do terceiro conselho consultivo alargado do sector da Energia e Águas, “Não basta ter capacidade de produção de electricidade, torna-se necessário transportar e distribuir para que os investimentos tenham efeitos desejados, motivo pelo qual o Governo aposta na execução de projectos integrados”. Esses projectos consideram a construção das linhas de transporte de electricidade Gabela-Quileva, Lucala-Pambos de Sonhe-Uíge, com derivações para Camabatela, Samba Caju, Negage e Maquela do Zombo. “O que é preciso é investimentos significativos que devem ser realizados com a participação do sector privado para se atender os grandes consumos que serão requeridos pelos investimentos em perspectivas de industrias, serviços, agricultura, obras públicas, sector mineiro e imobiliário", referiu. Botelho de Vasconcelos disse ainda que a aposta de investimentos integrados também está salvaguardada na estratégia do aproveitamento hidroeléctrico do N´Gove, que vai atender às províncias do Huambo e Bié, cuja empreitada deverá ser realizada em 24 meses. Reconheceu, por outro lado, o deficiente fornecimento de energia eléctrica no país, tendo adiantando que o sector da Energia foi um dos mais afectados pela guerra.

No encontro estão em debate os temas “Como viabilizar os grandes saltos energéticos e hídricos que o país necessita”, “O programa geral do Governo 2007/2008 na óptica do sector de Energia e Águas”, “Novas oportunidades de financiamento dos projectos do sector” e “A gestão dos recursos humanos como ferramenta no desenvolvimento das instituições”.


Benguela, 23 de Junho de 2007 - Noventa e oito sobas do município do Chongoroi, a 150 quilómetros da cidade de Benguela, receberam, nesta quinta-feira, 193 cabeças de gado bovino para o fomento da agro-pecuária na localidade. Segundo o regedor municipal, Feliciano Kameia, caberá a cada autoridade tradicional, nesta primeira fase, duas cabeças de gado e, após dois anos, os beneficiários deverão devolver uma, para beneficiar sobas e séculos de outras regiões. Feliciano Kameia disse que a aquisição do gado insere-se no programa da Associação das Autoridades Tradicionais da província de Benguela, que projecta melhorar as condições básicas dos sobas e seculos na região.


Benguela, 23 de Junho de 2007 - O primeiro secretário municipal do MPLA na Ganda (província de Benguela), Caetano Lopes, congratulou-se com o desenrolar satisfatório do processo de Registo Eleitoral, visto que atingiu já todas as comunas e algumas povoações do município. O político, que falava na segunda sessão plenária do partido, mostrou-se satisfeito com o bom ritmo em que decorre o processo, visto que as populações estão a aderir em massa aos postos de Registo Eleitoral, nas quatro comunas do município, nomeadamente Babaera, Chicuma, Ebanga e Casseque.


Benguela, 21 de Junho de 2007 - Os colégios do município do Lobito, província de Benguela, deixaram nos últimos dias, de cobrar as propinas mensais em dólares norte-americano, optando pelo Kwanza, face à valorização da moeda nacional. Fontes de alguns colégios contactados hoje pela Angop, disseram que a cobrança de propinas em dólares estava a provocar desvantagens na compra de certos materiais escolares e de consumo corrente que são efectuados com a moeda nacional. Assim, a propina que até então custava 100 dólares, passou a ser cobrada a 12 mil Kwanzas, enquanto os que pagavam 70 USD pagam actualmente oito mil Kwanzas.


Benguela, 19 de Junho de 2007 - Um encontro regional sobre a estratégia de urbanização de reservas fundiárias e a promoção de habitação social na província de Benguela decorre desde segunda-feira na cidade, com vista a capacitar os administradores municipais. Promovido pelo Ministério do Urbanismo e Ambiente, os participantes neste encontro metodológico, com termo previsto ainda para hoje, estão a reflectir sobre a problemática da gestão de terras, a promoção de habitação social, bem como as formas de capacitação dos órgãos que actuam a nível local.


Benguela, 15 de Junho de 2007 - A Polícia Nacional na província de Benguela deteve, esta semana, três professores do segundo e terceiro níveis de ensino no município da Ganda, província de Benguela, acusados de falsificação de certificados de habilitações literárias da sexta e oitava classes. De acordo com fonte policial, os professores têm praticado esta acção desde 2003, com vista a beneficiar os jovens que participam nos concursos públicos para o seu ingresso na função pública. " Os professores confirmaram que por cada certificado cobravam dez mil Kwanzas, por isso encontram-se no momento a cumprir prisão preventiva na comarca do município do Cubal, aguardando instruções processuais", explicou a fonte. Neste âmbito, disse a fonte, o Comando Municipal da Polícia Nacional na Ganda deteve esta semana dois outros indivíduos que apresentaram certificados falsos para participarem no concurso público na carreira técnica da área da saúde. Os dois cidadãos afirmaram que os certificados foram passados pelo Centro de Formação Técnica Profissional da província do Bié, através de um sub-tenente das Forças Armadas Angolanas no Lobito, no qual pagaram um valor de oito mil Kwanzas cada. Para o procurador-geral da República na Ganda, Henrique de Almeida da Costa, o crime de falsificação admite caução, mas pode-se aguardar pelo julgamento em liberdade e a pena de prisão varia dos dois a oito anos.


Benguela, 15 de Junho de 2007 - O seminário de formação para alfabetizadores, que decorre no município da Ganda, província de Benguela, com objectivo de erradicar o analfabetismo e aumentar o nível de escolaridade da população, termina Sábado. O seminário, em que participam 193 professores teve início Segunda-feira, e visa transmitir vários conceitos de administração de aulas, normas e metodologia didáctica das diferentes situações de aprendizagem de cidadãos sem nível de ensino. Para melhor avaliação dos professores, foram constituídos grupos de trabalho com vista a dinamizar os níveis de aprendizagem, planificação semanal e aulas práticas. O projecto de alfabetização na Ganda visa beneficiar mais de seis mil cidadão analfabetos e foi concebido pelo Ministério da Educação cujo objectivo é acabar com o analfabetismo em Angola até 2015.


Benguela, 15 de Junho de 2007 - A cidade do Balombo, a 182 quilómetros de Benguela, conta desde quarta-feira última com o restabelecimento do fornecimento de energia eléctrica, com a montagem de um novo grupo gerador de 550 KVA. Técnicos da empresa da Emancil Lda, envolvidos no trabalho de montagem, garantiram à Angop que a capacidade do gerador vai assegurar o abastecimento de mais de 500 consumidores, instituições pública, privadas e a iluminação pública. Para o administrador municipal do Balombo, Francisco Miguel, a instalação do novo gerador, adquirido pelo governo de Benguela, trará muitos benefícios para o município, como o retorno das aulas nocturnas interrompidas há mais de 13 meses, devido a avaria dos dois grupos geradores antes existentes com capacidade de 250 KVA, cada.


Benguela, 15 de Junho de 2007 - O troço rodoviário que permite a ligação entre as zonas baixa e alta da cidade do Lobito, bem como estas à estrada nacional número 100, interdito há mais de seis meses por motivos de obras, foi hoje (sexta-feira) reaberto aos automobilistas. As obras para sua reabilitação estiveram a cargo de uma empresa chinesa e consistiram na construção de barreiras arquitectónicas, protecção e abertura das sarjetas para o escoamento de águas pluviais, numa distância de 300 metros, além da edificação de duas passadeiras e corrimãos para peões. O responsável Wu Cheng Ying referiu, na ocasião, que a empresa trabalha igualmente nas obras de reparação da estrada nacional Luanda/Lobito, com termo previsto para finais do corrente ano.


Benguela, 15 de Junho de 2007 - Empresários angolanos e portugueses públicos e privados projectam para os próximos meses a construção de um instituto politécnico no município do Lobito, província de Benguela, para formação e requalificação de trabalhadores. O instituto, cujo projecto foi apresentado quarta-feira aos empresários e sociedade civil no Lobito, com capacidade para 600 estudantes, comportará oito salas de aulas, três laboratórios, igual número de residências para professores repatriados e dois dormitórios para alunos internos, sendo um para o sexo masculino e outro feminino. A referida instituição prevê formar jovens dos 14 aos 18 anos de idade, assim como requalificar os trabalhadores de empresas interessadas em possuir mão-de-obra qualificada, nos cursos de electromecânica, construção civil, gestão de empresas e serviços auxiliares de saúde. O coordenador do projecto, de nacionalidade portuguesa, Mário Valado, sem adiantar o orçamento que será empregue na construção do instituto, disse que, apesar de o projecto ter merecido já apreciação do Ministério da Educação, será materializado a partir de Setembro, dependendo do Governo da Província de Benguela na cedência de terreno para se erguer o estabelecimento escolar. Mário Valado revelou que o objectivo é de formar a futura geração de operários que assegurarão o desenvolvimento de empresas no país. A cidade do Lobito conta actualmente com apenas um instituto politécnico público com capacidade de três mil estudantes, construído recentemente no quadro do pacote chinês.


Benguela, 14 de Junho de 2007 - Os participantes ao encontro de avaliação conjunta dos impactos produzidos no âmbito da cooperação Angolana-Alemã, em Benguela, recomendaram hoje a continuidade da formação de treinamento dos grupos técnicos formados na comunidades para melhoria organizacional. Promovido pelo Instituto de Reintegração Sócio- Profissional dos Ex-Militares (Irsem), os participantes ao encontro, que durou dois dias, recomendaram o aumento da melhoria das condições básicas, de infra-estruturas sociais nas localidades de Cubal e da Ganda, locais onde o Irsem trabalhou durante 10 anos. Para o director provincial do Irsem, Francisco Branco, que considerou positivo o encontro, ainda existe muito por se fazer, uma vez que houve algumas dificuldades durante o processo. O encontro promovido em parceria com a Cooperação Técnica Alemã-GTZ, balanceou os trabalhos efectuados por ambas organizações, durante dez anos na província de Benguela, assim como traçou estratégias para dar continuidade no projecto de reintegração familiar. Participaram no encontro, que teve como orientador o director nacional do Irsem, António Francisco de Andrade, cerca de 32 individualidades, entre entidades governamentais, administradores municipais, autoridades tradicionais e parceiros institucionais. A Cooperação Técnica Alemã, através da GTZ, trabalha na província de Benguela, desde 1996 nos municípios do Cubal e Ganda.


Benguela, 14 de Junho de 2007 - Um fórum destinado à recolha de contribuições dos diferentes actores sociais de Benguela, que permitam o reforço da confiança e mobilização dos angolanos para as várias etapas do Processo Eleitoral, foi promovido hoje, nesta cidade, pelo Comité Inter-Eclesial para a Paz em Angola (COIEPA). O fórum, que contou com a participação de entidades governamentais, representantes de partidos políticos, organizações não-governamentais, autoridades tradicionais, igrejas, membros da sociedade civil e de associações, abordou um conjunto de temas ligados ao processo. Entre os temas destacam-se "O Processo Eleitoral e as suas fases", "A situação actual e o registo", "O cidadão cristão e a igreja" e "A maneira como todos devem actuar neste processo, para que todos juntos actuem com um sentimento de dever seu". Sob o lema "A responsabilidade dos diferentes actores sociais no processo de Registo Eleitoral", o fórum foi orientado pelo coordenador regional da COIEPA em Benguela, Bernardo Gomes.


Benguela, 12 de Junho de 2007 - Uma empresa privada de recolha de resíduos sólidos, denominada “Sanagua”, vai iniciar nos próximos dias no município do Cubal, província de Benguela, a operar nas ruas da cidade, com vista a melhorar o saneamento básico local. O administrador adjunto do Cubal, Júlio da Silva Santos, que anunciou o facto considerou de crítico o saneamento básico do município, a julgar pela exiguidade de meios materiais, visto que a recolha tem sido efectuada por apenas um tractor. Reunido com os coordenadores de zonas do município, o administrador adjunto garantiu que, a empresa privada, está dotada de todos os meios indispensáveis para o andamento positivo do processo, tendo solicitado a sensibilização dos moradores na colaboração do programa, para que tenha o impacto concebido.


Benguela, 1 de Maio de 2007 - Os autocarros da empresa de transportes públicos SGO voltaram a operar, esta semana, na província, no trajecto Benguela/Ganda, após 20 dias de paralisação. Segundo uma fonte da operadora, em declarações à Angop, a circulação das carreiras esteve interrompida devido às chuvas que caíram sobre a região, impedindo o trânsito automóvel na localidade de Chimbassi, município do Cubal. Aquela operadora transporta cerca de 200 passageiros por dia, nos municípios do Caimbambo, Cubal e Ganda. Durante a paralisação, a população utilizou os serviços do Caminho de ferro de Benguela (CFB).


Benguela, 28 de Abril de 2007 - Uma delegação de deputados da quarta comissão da Assembleia Nacional, afectos à administração do Estado e poder local, desloca-se hoje ao município do Ganda, para se inteirar sobre o andamento do registo eleitoral. Chefiada pelo deputado Zeferino Estêvão, do MPLA, a comitiva encontra-se desde quarta-feira em Benguela e, com o mesmo propósito, manteve já encontros com membros dos gabinetes provincial e municipal eleitoral e das respectivas comissões executivas. Os deputados começaram por ouvir, no Lobito e no Balombo, as autoridades tradicionais e represenatntes da sociedade civil, partidos políticos e igrejas. A delegação, cujo regresso está previsto para domingo, é constituída por dois deputados e o assessor jurídico da quarta comissão.


Benguela, 26 de Abril de 2007 - O vice-governador de Benguela, Agostinho Felizardo, disse hoje, nesta cidade, que o projecto imobiliário salinas village, a ser implementado a partir de Maio, dará resposta à grande procura de habitação de média e alta renda na província. O projecto, apresentado terça-feira ao público em Benguela pela Central Arquitectos de Braga (Portugal), está orçado em 500 milhões de dólares norte-americanos e é promovido pelo consórcios angolano, Propar. O projecto contempla a construção de vinte prédios de quatro andares cada, 270 vivendas, postos médicos, esquadras policiais, administração, centros comerciais, parque de estacionamento, escolas e campos de jogos. As obras estarão a cargo da construtora portuguesa Mota Engil numa área de 64 hectares. Agostinho Felizardo reconheceu que a zona prevista para a implantação do projecto é viável, por ter acessos e uma vista privilegiada ao mar.


Benguela, 25 de Abril de 2007 - O Jornal de Angola circula já no município da Ganda província de Benguela, desde o último fim-de-semana, numa distribuição gratuita a cargo da administração local. Numa primeira fase foram distribuídos 500 exemplares editados entre os meses de Janeiro e Março último. Há 16 anos que o único diário do país não circulava naquele município, que dista a 200 quilómetros da cidade capital. Em declarações à Angop, o responsável pelo centro de Documentação e Informação da administração municipal, Jaime Rufino Moço, assegurou que a distribuição está a ser processada nas suas quatro comunas e dela beneficiam entidades e instituições públicas, privadas, igrejas e organizações não governamentais. Nos nove municípios que compõem a província de Benguela, funcionam uma correspondência da Agência Angola Press (Angop), um centro de produção radiofónico da Rádio Nacional de Angola e a extensão do sinal da Televião Pública de Angola.


Benguela, 25 de Abril de 2007 - A jornada alusiva ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, no município da Ganda, província de Benguela, foi aberta terça-feira, em cerimónia orientada pelo administrador-adjunto, Artur Manuel Tomás. O programa do secretariado municipal da UNTA-CS prevê a realização de palestras, encontros com membros de organismos estatais e privados, assim como visitas a unidades policiais. Consta igualmente das actividades uma feira do trabalhador, um culto ecuménico em memória aos funcionários falecidos, visitas de ajuda e controlo à base sindical nas comunas de Babaera, Ebanga e Casseque. A jornada visa, fundamentalmente, sensibilizar os trabalhadores a aderirem ao registo eleitoral. No período da manhã do dia 1º de Maio os trabalhadores do município da Ganda vão desfilar nalgumas ruas e posteriormente participarão de uma excursão turística.


Benguela, 24 de Abril de 2007 - Mais de quinhentos milhões de dólares americanos serão investidos, nos próximos tempos, na implementação de um projecto habitacional designado Salinas Village, na cidade de Benguela. Com capacidade para albergar cerca de três mil pessoas, o projecto é uma iniciativa do sector privado, num consórcio entre as empresas angolana e portuguesa, a Propar e Mota Engil, respectivamente. O projecto, apresentado hoje à sociedade local pela Central Arquitectos de Braga, Portugal, prevé dez tipos de habitação, entre plurifamiliar e unifamiliar, numa construção de 350 fogos, que contemplam 80 prédios com apartamentos de quatro pisos de um a cinco quartos cada, desde o tipo T1 a T5, com vista sobre o mar, e 270 vivendas, organizadas em volta de pátios interiores e jardins. As obras de construção do Salinas Village estarão a cargo da Mota Engil e devem cobrir uma área de 64 hectares. Contempla infra-estruturas sociais como postos médicos, esquadras policiais, administração, centros comerciais e empresariais, estacionamento público, escolas e campos de jogos. Em declarações à imprensa, o presidente do conselho de administração da Propar, Vicente Leitão, revelou que serão apresentadas soluções de financiamento que permitam as pessoas desta região terem acesso ao projecto, pelo que "junto dos bancos comerciais criar-se-ão as condições que possibilitem aos cidadãos estarem à altura dos custos dos diferentes tipos de habitação". Dada alguma impossibilidade do poder de compra de alguns cidadãos, "o projecto lançará dentro de um mês, as soluções de compra que assentem na capacidade que os bancos comerciais locais têm para oferecer aos benguelenses" - disse. Adiantou que, após ser concluído o presente projecto, outros similares serão igualmente lançados na província e, em função do mercado, possivelmente serão estendidos as outras localidades do território nacional. Vicente Leitão estimou a existência em Benguela de uma carência de 40 mil focos neste momento, tendo em conta a sua densidade populacional, pelo que o Salinas Village pretende contribuir na melhorar do actual quadro, bem como criar um projecto que tenha qualidade à escala mundial e que faça desta uma região de orgulho e de prazer para quem nela habitar. O PCA da Propar deu a conhecer que as obras, cujo termo está previsto para o primeiro semestre de 2008, vão criar 210 postos de trabalho. Por sua vez, José Vale Machado, da Central Arquitectos de Portugal, considerou que o referido empreendimento é um projecto que retém os aspectos positivos do seu país, em matérias de urbanização e oferece padrões de qualidade que são referência em qualquer parte do mundo. Deu a conhecer que a implantação deste projecto contará com uma equipa pluridisciplinar de 20 pessoas, composta por arquitectos, engenheiros e outros técnicos afins, que se vão aplicar à execução da empreitada dentro do prazo previsto. Assistiram ao acto de apresentação do projecto, realizado numa das unidades hoteleiras locais, o vice-governador provincial para a esfera económica e produtiva, Agostinho Felizardo, o primeiro secretário do MPLA, Jeremias Dumbo, entre outras personalidades do governo, de partidos políticos da oposição, economistas, bancários e sociedade civil.


Benguela, 23 de Abril de 2007 - A falta de combustível no município da Ganda, província de Benguela, está a provocar a subida dos preços da gasolina, gasóleo e petróleo iluminante, devido ao mau estado do troço Chimbassi/Cubal, que impede a circulação de camiões cisternas para a localidade. Segundo constatou a Angop, as estações de serviço instaladas na localidade estão, há cerca de um mês, em abastecimento por parte da Sonangol no Lobito, causado pelo estado acentuado de degradação do troço. Como consequência, no mercado informal do município, um litro de gasolina está a custar 200 kwanzas, contra os 70 anteriores e a mesma quantidade de gasóleo e petróleo iluminante custam 150 kwanzas respectivamente contra os 50 kwanzas antes comercializados, associando-se ainda a escassez do gás butano que se verifica naquela região. A Angop sabe que dois camiões cisternas da Sonangol, na cidade do Lobito, que nos últimos dias se dirigiam à Ganda para abastecerem as quatro estações de serviço instaladas na região, viram-se forçados a regressar porque a via está até ao momento intransitável. O estado degradado daquela via faz com que as viaturas para o transporte de passageiros e mercadoria diversa, provenientes de Benguela, tenham o termino na margem da ponte sobre o rio Cubal, enquanto muitos passageiros preferem ser transportados em motociclos pelos vulgos Kupapatas, pagando entre 200 e 500 kwanzas cada, situação que está a provocar transtornos à população.


Benguela, 20 de Abril de 2007 - A infanta de Espanha, Cristina de Borbón, visita desde a manhã de quinta-feira a província de Benguela, onde durante três dias vai constatar a implementação dos projectos inseridos no quadro da cooperação entre o seu pais e Angola, nas áreas da educação, pescas e desenvolvimento rural. De acordo o programa de visita a que a Angop teve acesso Dona Cristina de Borbón avaliou já um projecto denominado Impala na vila da Catumbela, no município do Lobito e hoje com o mesmo propósito deslocar-se-á ao Dombe Grande (Baía Farta), onde visitará a "Cear", uma acção que visa o desenvolvimento rural, através da concessão de créditos dirigidos à agricultura e a micro-negócios, sobretudo para as mulheres rurais. A infanta e a delegação que a acompanha, que integra o embaixador espanhol em Angola, Xavier Bayaure e diversas personalidades ligadas à cooperação, visitarão igualmente outros projectos de impacto social e o Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária, no Lobito, e a "Cear", este último para apoio à pesca artesanal, alfabetização e desenvolvimento comunitário na Damba Maria, em Benguela. Uma visita a escola dos Salesianos e às Monjas Dominicanas no Gaiato, a arredores da cidade de Benguela, está igualmente prevista na agenda de Dona Cristina de Borbon, cujo regresso a Luanda prevê-se para sábado. Numa primeira fase, esta cooperação espanhola no país tem como prioridades cinco províncias designadamente Benguela, Luanda, Bié, Huambo e Malanje, nesta última, onde a delegação efectuou quarta-feira, uma visita com a mesma finalidade.


Benguela, 19 de Abril de 2007 - Os estudantes do ensino superior e médio da cidade do Lobito, província de Benguela, realizam, nos próximos dias, uma excursão para mobilizar outros jovens dos municípios do Bocoio e Balombo, 102 e 179 quilómetros da sede provincial, para aderirem ao processo de registo eleitoral. De acordo com o presidente da União Nacional dos Estudantes Angolanos no Lobito, António Kamenhe, a excursão está marcada para os dias 28 e 29 do mês em curso, visando mobilizar a camada juvenil do meio rural a aderir aos postos de registo eleitoral. Em seu entender, torna-se necessário transmitir à juventude as vantagens do seu cadastramento, informá-la sobre o processo do registo e as eleições. A excursão denominada "Jovens todos aos registo eleitoral" contará com a participação de 100 excursionistas, que juntar-se-ão a outros para trabalharem naquelas localidades do interior da província. A actividade é sequência do trabalho mobilizativo realizado pelo estudantes do ensino superior, desde Janeiro deste ano, nas escolas da cidade do Lobito.


Huambo, 4 de Abril de 2007 - A população do município do Ukuma, 97 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, poderá, nos próximos dias, comunicar-se com o país e com o resto do mundo quando entrar em funcionamento o sistema da operadora privada de telefonia móvel, Unitel. Os trabalhos de montagem dos equipamentos, visando interligar aquela localidade as outras áreas do país onde existe o sinal da operadora, terminam sábado, estando neste momento a fazerem os últimos acabamentos. Ajudar desenvolver a região e permitir comunicar com país e com o resto do mundo são os objectivos da instalação do sistema da Unitel, cujo sinal irá abranger os municípios do Longonjo e do Tchindjendje, província do Huambo. Neste momento os sinais das operadoras privadas de telefonia móvel Unitel e Móvicel, na província do Huambo abrange seis, dos 11 municípios.


Benguela, 2 de Abril de 2007 - Mais de oitocentas crianças do primeiro ciclo do município do Chongoroi, a 150 quilómetros de Benguela, estudam ao relento, devido a destruição pela chuva de quinze salas de aulas. Preocupada com a situação, a administração municipal do Chongoroi, apela às entidades competentes na solução urgente do caso, com a reposição de 226 chapas de losalite e 797 de zinco, com vista a acudir as infra-estruturas afectadas. No município do Chongoroi estão matriculados no presente ano lectivo 14 mil e 200 alunos. Segundo apurou a Angop, a escola do primeiro ciclo e os bairros do Angola Livre, Deolinda Rodrigues, Hoji-Ya-Henda, Cambandiji, Tuwe e Calilongue, na periferia da vila do Chongoroi, foram os mais afectados pela chuva.


Benguela, 31 de Março de 2007 - 2.605 casos de cólera, que resultaram em 50 mortes, foram registados no primeiro trimestre do ano em curso, pela direcção provincial de Benguela da Saúde. De acordo com dados saídos da primeira reunião alargada dessa instituição, realizada de 29 a 30 deste mês, os participantes concluíram que o quadro evolutivo do surto da cólera na província registou uma considerável diminuição em relação aos últimos meses do ano passado.


Benguela, 17 de Março de 2007 - O responsável da Empresa de Águas e Saneamento de Benguela, Francisco Paulo, considerou hoje, nesta cidade, que o nível de abastecimento deste liquido melhorou substancialmente na província, devido o aumento da produção de 600 mil metros cúbicos por mês para 680 mil, desde Fevereiro último. Francisco Paulo, que é o coordenador da comissão de gestão da empresa, falava na abertura da jornada alusiva ao Dia Mundial da Água, a comemorar-se a 22 deste mês. Explicou que tal melhoria deve-se, além do aumento da produção, à substituição completa da rede de distribuição das condutas e revisão do sistema eléctrico da estação de tratamento de água. Actualmente, a empresa tem capacidade de distribuição de 75 por cento, pretendendo atingir os 95 com a entrada em funcionamento do Projecto de Águas da Catumbela.


Benguela, 14 de Março de 2007 - 160 viaturas de marca Toyota Hiace, ao serviço de táxis, que circulavam em situação ilegal na província de Benguela, foram apreendidas pelo Comando Provincial da Policia Nacional. De acordo com o director local da Viação e Trânsito, superintendente Conceição Gomes, as viaturas foram apreendidas proque os seus proprietários não cumpriram com os pressupostos legais estabelecidos no regulamento dos transportes automóveis. "Os carros permanecerão apreendidas durante 45 dias, devendo os seus proprietários reunir a documentação necessária (seguro obrigatório, responsabilidade civil, inspecção, pagamento dos impostos fiscais), para disporem de licença que os permitirá voltar a actividade comercial em situação legítima", explicou. Adiantou que o Comando Provincial da Polícia, a direcção local dos transportes e a Associação dos Taxistas de Benguela há três anos que vêm desenvolvendo um conjunto de acções que visam fundamentalmente aconselhar os proprietários dos meios a regularizar a actividade.


Benguela, 4 de Março de 2007 - Quatro pontes, três das quais dão acesso à comuna da Yambala, no município do Cubal, 171 quilómetros de Benguela, foram reabilitadas pelos militares do 43º regimento de infantaria das Forças Armadas Angolanas (FAA) estacionadas naquela localidade, no âmbito do processo de reconstrução nacional. Das infra-estruturas reabilitadas, destacam-se a reparação de uma ponte sobre o rio Cubal, na localidade da barragem do Dungo, com 30 metros de cumprimento e de outra, com oito metros de cumprimento, sobre o rio Hungi, que liga a sede comunal à barragem hidroeléctrica do Lomaum. De acordo com o comandante do 43º regimento de infantaria das FAA, no Cubal, brigadeiro Mário Jorge Miranda, o seu efectivo tem estado a participar igualmente na reparação das vias secundárias e terciárias nas três comunas do município, nomeadamente, Yambala, Capupa e Tumbulo, assim como na desminagem de outras infra-estruturas minadas.


Huambo, 2 de Março de 2007 - A direcção do Comité de Organização do XXIV Campeonato Africano de Basquetebol Sénior Masculino (Cocasm), a trabalhar desde quinta-feira no Huambo, aprovaram as condições existentes nas principais unidades hoteleiras desta cidade. Após visitas aos hoteis "Nino", "Konjevi" e residencial "Sistec", o director executivo do Cocasm, Carlos Cunha, considerou que as instituições dispõem de condições excelentes que poderão corresponder à demanda do Afrobasket. Além das unidades hoteleiras de referência, a província do Huambo possui outras similares, cerca de doze pensões, vinte e cinco restaurantes, 16 bares, 17 cervejarias e 224 lanchonetes e estão a ser reabilitados dois hoteis de quatro estrelas.


Benguela, 1 de Março de 2007 - A vice-ministra da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Maria Filomena Delgado, destacou hoje, em Benguela, a importância do Programa de Desenvolvimento Agrícola e Financeiro, denominado "ProAgro Angola", na união dos esforços do Governo no reforço do papel do sector privado, visando o progresso da agricultura e do agronegócio. Para a vice-ministra, que falava na cerimónia de lançamento do ProAgro Angola, esta acção é fundamental visto que vai beneficiar pequenas e medias empresas com dificuldades no acesso aos créditos bancários e aos mercados de abastecimentos de insumos e colocação de produtos agrícolas.


Benguela, 1 de Março de 2007 - Um memorando de entendimento para o lançamento de um Programa de Desenvolvimento Agrícola e Financeiro (PDAF) em Angola foi firmado hoje, em Benguela, pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, a companhia petrolífera Chevron e a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O programa denominado ProAgro Angola propõe-se a estabelecer ligações de mercado e aumentar o acesso ao financiamento por parte de pequenos e médios empreendedores agrícolas e agronegócios. Com duração de cinco anos, o programa beneficiará de 5.5 milhões de dólares norte-americanos que serão contribuídos pela Chevron e a Usaid, enquanto financiadoras das actividades.


Benguela, 1 de Março de 2007 - A embaixadora dos Estados Unidos da América em Angola, Cynthia Efird, exprimiu hoje, em Benguela, o seu desejo de ver o país a ascender, nos próximos tempos, no mercado agrícola mundial, com vista a ajudar milhares de famílias angolanas a saírem da actual situação de pobreza. A diplomata norte-americana falava no lançamento do novo Programa de Desenvolvimento Agrícola e Financeiro denominado "ProAgro Angola", que foi marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre a liga das Cooperativas dos Estados Unidos da América (Clusa), representando o consórcio líder do programa, Chevron-Usaid e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural. A embaixadora disse que Angola deve reassumir a sua posição como uma das maiores potências agrícolas de África, sendo que a oportunidade começa com este evento. Considerou que, após o conflito armado, o país tem registado um crescimento exponencial nos vários sectores, incluindo o da agricultura.


Luanda, 28 de Fevereiro de 2007 - Uma nova grelha de programas do canal televisivo português SIC-Internacional será lançado, no dia 7 de Março deste ano, no Complexo da Endiama, em Luanda. A apresentação destas novidades estará a cargo da jornalista da SIC Internacional, Bárbara Guimarães. A recente ficção "Vingança", a novela "Floribella", programas como "Hora H" do comediante Herman José e as grandes galas como os " Globos de Ouro" e o Campeonato da Língua Portuguesa, apresentadas ambas por Bárbara Guimarães, bem como a informação da Sic, fazem parte dos muitos atractivos desta estação televisiva.


Benguela, 28 de Fevereiro de 2007 - As obras de reabilitação das infra-estruturas da estação experimental do café no município da Ganda, a 221 quilómetros da cidade de Benguela, decorrem desde o início deste mês e estão a cargo da cooperativa agro-pecuária e indústria de consumo dos trabalhadores do Governo provincial, (Cap-Cot). De acordo com o director do projecto, Henriques Chivinda, numa primeira fase a reabilitação do empreendimento, que terá a duração de 90 dias, vai consistir em obras de restauro de residências, com pinturas, reparação de portas e janelas, canalização e instalação de energia eléctrica, com vista a acomodar os técnicos e os serviços administrativos. Sem revelar os custos das obras em curso, Henriques Chivinda avançou que a etapa seguinte comportará a recuperação do posto sanitário, de uma escola primaria e da fábrica de descasque e torração do café. "Para facilitar a comunicação entre a estação experimental, que dista 67 quilómetros da sede municipal e a capital da província, foi já instalado um rádio de comunicação, que permitirá a ligação entre as duas localidades", disse o responsável. O sector cafeícola na Ganda, controla actualmente 56 fazendas e igual número de cafeicultores que carecem de financiamento (crédito bancário) para reactivar a sua produção. Pelo menos 25 mil pés de plantações de café estão criados nos viveiros da estação experimental da Ganda.


Benguela, 28 de Fevereiro de 2007 - Oito brigadas criadas para o registo de funcionários públicos aos sábados nas cidades de Benguela, Lobito e Baia-Farta entram em funcionamento a três de Março, informou hoje à Angop o coordenador da Comissão Executiva Provincial para o Processo Eleitoral, Tuca Manuel.


Benguela, 28 de Fevereiro de 2007 - O projecto de construção em Benguela do pavilhão multi-uso, que albergará uma das fases do Campeonato Africano de Basquetebol em Agosto de 2007s, foi hoje apresentado, nesta cidade, aos membros do Governo local, dirigentes desportivos e sociedade civil, pela equipa técnica do Ministério das Finanças. De acordo com a arquitecta do Ministério das Finanças que apresentou o projecto, Maria Fernanda, a área de construção do pavilhão comporta uma extensão de quatro mil e 800 metros quadrados, dos quais 50 por 30 metros, para a área de jogos, com capacidade para 2010 lugares, dos quais 48 para a sala VIP, 40 para imprensa e 18 para mesas de jogos. Segundo a arquitecta, o pavilhão, cujas obras em Benguela arrancaram em Janeiro com a avaliação do local de construção e a montagem do respectivo estaleiro, o seu custo final está avaliado em 11 milhões e oito mil dólares e comportará balneários, salas para assistência médica, VIP, comunicação, conferência de imprensa, assim como instalação de internet, telefone, iluminação modernizada, sistema de segurança contra incêndios, entre outros equipamentos. Maria Fernanda revelou que, o pavilhão será de construção pré-fabricada com pavimentos de madeira, bancadas com assentos de plásticos, tabelas e balizas de marcas conceituadas e localiza-se a 50 metros lateral do campo municipal de futebol. Acrescentou que as obras serão fiscalizadas pela Empresa Nacional de Projectos (Enep) e serão executadas pela construtora chinesa Ceiec num prazo de cinco meses, cuja entrega do pavilhão a semelhança das províncias da Huíla, Huambo e Cabinda estão previstos para 31 de Junho próximo, com vista a realização do campeonato africano sénior masculino de basquetebol em Agosto próximo e o de andebol e 2008. Assistiram à cerimónia de apresentação do projecto, o governador provincial de Benguela, Dumilde Rangel, membros do Comité Organizador do XXIV do Campeonato africano sénior masculino de basquetebol, dirigentes desportivos e representantes de sociedade civil.


Benguela, 26 de Fevereiro de 2007 - Três brigadas para proceder ao Registo de Eleitores aos sábados, no município do Lobito, em Benguela, foram criadas no último fim-de-semana, informou o coordenador da Comissão Executiva local para o Registo Eleitoral, Paulo Vissuela Pindrato. Explicou que as brigadas atenderão cidadãos que durante os dias úteis da semana se vêem impossibilitados de se dirigirem aos locais de registo, por ocupação profissional. O Lobito tem 26 brigadas de registo.


Benguela, 4 de Fevereiro de 2007 - O governador da província de Benguela, Dumilde Rangel, avaliou sábado o grau de execução das obras de construção de três escolas do primeiro nível e as respectivas residências para professores, nas povoações do Kapilongo, Uchi e Bela-Vista. Durante a visita das obras inseridas no Programa de Melhoria dos Serviços Sociais Básicos às Populações, Dumilde Rangel avaliou as obras de construção da escola do Iº nível na povoação do Kapilongo, que possuirá três salas de aula com capacidade para albergar 210 alunos em dois turnos, e as da residência para professores, cujos trabalhos encontram-se paralisados, devido a falta de material e por imperativos técnicos. Na povoação do Uchi, Dumilde Rangel visitou as obras em curso de edificação da residência para os professores e as da escola primária, com três salas de aula, que albergará 210 estudantes em dois turnos. Já na comunidade da Bela-Vista, o governante inteirou-se da execução da escola do primeiro nível, com quatro salas de aula, que albergarão 280 petizes, repartidos em dois turnos escolares e oito professores. As obras, sob fiscalização da empreiteira "Tecno 4", orçam em mais de oito milhões de kwanzas cada uma e estão a ser executadas pela construtora angolana Marox Comercial LDA, desde finais de 2006, prevendo-se a sua gradual conclusão a partir de Março próximo. Em declarações à imprensa no final da visita, Dumilde Rangel disse que a sua jornada de campo permitiu conciliar as posições das partes envolvidas nas obras. A entrada de mais três escolas no município de Benguela contribuirá para a inserção progressiva de mais crianças fora do sistema normal de ensino, cujas estatísticas em 2006 apontavam para cerca de 80 mil na província.


LLobito, 4 de Fevereiro de 2007 - A fábrica de cimentos Secil Lobito registou um aumento de produção de mais de cinquenta porcento, ao totalizar 173 mil toneladas no ano de 2006. Em declarações à Angop, o administrador da fábrica, Victor Rodrigues, disse que a estabilidade económica e o surgimento de várias obras de construção na província são factores que contribuíram para o alcance desta produção. Para suprir esta situação, avançou o responsável industrial, a Secil Lobito tem vindo a importar algumas quantidades de cimento a partir de Portugal, apesar de ser muito oneroso. A Secil Lobito é uma empresa com capital misto, sendo 49 porcento da empresa nacional Encime e 51 da Secil Angola. Comercializa o seu produto nos preços que variam de 8.60 a 10.70 dólares o saco de 50 quilogramas.


Lobito, 4 de Fevereiro de 2007 - O comandante da zona marítima Nº 3, almirante Joaquim Bamby, destacou sábado, no Lobito, província de Benguela, a coragem demonstrada pelos heróis angolanos que protagonizaram o 4 de Fevereiro de 1961, como um exemplo a seguir pelas novas e futuras gerações do país. O responsável militar que falava no acto municipal do 04 de Fevereiro, que hoje se assinala em todo país, disse que a coragem dos heróis angolanos no início da luta armada mantém viva os anseios dos efectivos das Forças Armadas Angolanas, para corresponder prontamente com as expectativas da nação. "Não é fácil criar um espírito corajoso de luta perante um opositor fortemente armado, contando com uma simples catana, tal como fizerem os heróis de 1961", disse o general. Considerou que a vontade de triunfar na vida, continua a ser uma constante do povo angolano, que ao longo de 30 anos sofreu, devido ao conflito armado. Este ponto de vista é igualmente partilhado pelo administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo, ao afirmar que todos os desafios que se apresentam diante dos angolanos serão ultrapassados com o espírito do 4 de Fevereiro de 1961.


Benguela, 12 de Fevereiro de 2007 - O governador de Benguela, Dumilde Rangel, mostrou-se sexta-feira confiante de que os projectos de impacto social e económico concebidos pelo Governo angolano durante o ano em curso permitirão que o país e a província, em particular, atinjam um desenvolvimento multi-sectorial pelo menos até ao ano de 2025, com vista a melhoria da qualidade de vida das populações. Dumilde Rangel, que falava na quarta sessão ordinária do governo, disse que as diversas acções concebidas pelo governo neste ano, com prioridade para os sectores das Obras Publicas, Energia e Águas e Transportes, vão permitir que nos próximos 20 anos estejam criadas as condições básicas para o progresso da província. Para o governador, a criação da organização do desenvolvimento de aldeias rurais pilotos a nível dos municípios do interior da província, em 2007, contribuirá para a satisfação dos objectivos do Governo, bem como para a requalificação da vida dos cidadãos no seio rural. Acrescentou ainda como outros passos imperiosos para o desenvolvimento da província os projectos urbanísticos Benguela Norte e Sul, já em curso, que visam o ordenamento e gestão do espaço territorial, assim como o fomento habitacional social de média e alta rendas. A par destes projectos, referiu Dumilde Rangel, prevê-se igualmente a criação das condições inerentes ao desenvolvimento dos pólos industriais da província, que concorrem para a geração de novos postos de trabalho viáveis a minimizar as dificuldades sociais da população. Considerou, por outro lado, de fundamental que nos próximos tempos a província cresça nos ramos do turismo e hotelaria, devendo para tal as administrações municipais e comunais identificarem os locais apropriados para se elaborar um plano de desenvolvimento turístico de Benguela. Para ele, a implementação dos projectos de regularização dos rios Coporolo, Catumbela e Cavaco, de Infra-estruturas, Águas de Benguela e da central térmica da Quileva (Lobito), darão ao governo o sentido do dever cumprido, apesar dos desafios do futuro. A reunião, última do executivo de Benguela neste ano, além de ter balanceado as actividades desenvolvidas em 2006, previu ainda outras a serem implementadas em 2007, através do orçamento geral do Estado.


Benguela, 2 de Fevereiro de 2007 - O governo de Benguela projecta, a partir deste ano, a constituição de aldeias rurais de famílias camponesas, nos municípios da província, no quadro do programa de ordenamento e desenvolvimento comunitário. De acordo com o governador provincial, Dumilde Rangel, que falava à imprensa, nesta quinta-feira, no município do Lobito, o lançamento experimental do programa será nos municípios do Balombo, Bocoio, Ganda e Cubal. Segundo Dumilde Rangel, com as aldeias organizadas será fácil a prestação de serviços básicos às populações, sobretudo no que tange ao fornecimento de água potável e energia eléctrica. Disse que as aldeias serão constituídas por 50 famílias cada uma e deverão possuir quatro hectares de terra para fins agrícolas. Para o êxito deste programa, o governador apelou às autoridades tradicionais a colaborarem com o governo na organização das suas respectivas comunidades.


Benguela, 2 de Fevereiro de 2007 - 792 casos de cólera, dos quais 22 resultaram em óbito, foram registados em Janeiro último, pela direcção provincial saúde, nos nove municípios da província de Benguela. O facto foi revelado pelo director da saúde em Benguela, António Bento, que falava na primeira reunião do subgrupo de saúde, que integra a coordenação técnica de ajuda humanitária e parceiros do sector.


Benguela, 2 de Fevereiro de 2007 - Cem casas económicas começam a ser construídas, a partir da segunda quinzena deste mês, na província de Benguela, pela cooperativa habitacional "Larben", no âmbito do seu programa de fomento habitacional na região. Em declarações à imprensa, quinta-feira, à margem da Assembleia Geral da Larben, o seu presidente do Conselho de Administração, Manuel Gonçalves, apesar de não avançar o montante envolvido no projecto, disse que as obras serão executadas pela construtora nacional "Cetenco". Depois de ter explicado a existência de um outro projecto que visa a construção de outras mil residências no interior de Benguela, Manuel Gonçalves disse ser pretensão da empresa estender o programa a outras províncias do país.


Benguela, 31 de Janeiro de 2007 - O registo eleitoral no município da Ganda, 221 quilómetros da sede provincial de Benguela, iniciou terça-feira com a entrada em funcionamento de duas brigadas fixas, das oito prevista para esta segunda fase, a decorrer entre 15 do corrente e 15 de Junho. O acto de lançamento foi presidido pelo administrador local, Job Sassando, que, enaltecendo a importância do processo, apelou aos indivíduos com capacidade eleitoral a afluirem aos postos, pois só cadastrados poderão habilitar-se a participar na escolha dos futuros dirigentes do país. Por seu turno, o presidente da Comissão Provincial Eleitoral, Fernando Kalequera, destacou estar a cumprir-se o programa planificado pela CNE.


Benguela, 31 de Janeiro de 2007 - A insuficiência de água que se regista nos últimos tempos, no município do Lobito, província de Benguela, devido as constantes rupturas das condutas, está a condicionar a recuperação de jardins e a arborização das principais ruas da cidade. De acordo com o administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo, que falava à Angop por ocasião do Dia Nacional do Ambiente que hoje se assinala em todo país, torna-se necessário ultrapassar esta questão, reconhecendo que os serviços de jardinagem requerem enormes quantidades de água e sobretudo de dedicação. Apesar da dificuldade de água, Amaro Ricardo apela aos munícipes a cultivarem o hábito de plantação de árvores junto dos quintais, de forma a tornar os bairros e as cidades mais verdes, criando um ambiente sádio à população. Defendeu que as escolas devem servir de meios de transmissão, para que as crianças possam adquirir o hábito de participar das campanhas de arborização, cuidar das árvores e proteger os jardins. Amaro Ricardo garantiu que os últimos mangais ainda existentes na localidade serão protegidos, de forma a se preservar espécies ali existentes, exemplificando o flamingo, que é considerado o postal da cidade do Lobito, cuja sua alimentação provem dos mangais. Considerou, por outro lado, que a industrialização da cidade tem provocado a destruição de vários mangais, facto que impõe aos munícipes, principalmente os ambientalistas, a apelaram sobre a protecção do ambiente. O município do Lobito tem mais de sete jardins que clamam por reabilitação, com particular realce o da colina da saudade, localizada na entrada da restinga, zona turística da cidade.


Benguela, 31 de Janeiro de 2007 - O governo de Benguela vai disponibilizar mais de dezassete milhões de Kwanzas, para a realização do Carnaval 2007, a nível da província de Benguela, cujo acto decorrerá em Fevereiro próximo, na cidade do Lobito. De acordo com chefe de Departamento da Cultura na província, António Manjenje, que avançou o facto, a margem da segunda reunião para a organização do entrudo, caso o montante seja disponibilizado a tempo, permitirá a implementação de várias inovações que se pretende introduzir na presente edição do Carnaval. O responsável disse que para além da verba esperada do Governo local, existe já mais de um milhão de kwanzas disponibilizados pela Comissão Nacional do Carnaval, que juntando ao montante do governo vai permitir atribuir 10 mil dólares ao primeiro classificado da classe de adultos. Sem avançar os valores, salientou que serão também premiados a melhor rainha, rei, comandante e canção, da referida edição que contará com 22 grupos carnavalescos, dos quais 16 de adultos e seis infantis. Entretanto, no município do Bocoio, estão inscritos para a edição do Carnaval/2007, nove grupos, dos 54 previstos, cujas condições para a sua realização estão garantidas pela comissão provincial do evento. De acordo com o responsável do sector da Cultura no município, João Baptista, o Carnaval na localidade será exibido apenas por grupos de adultos, visto que os infantis e juvenis não estão organizados, nem inscritos, por se encontrarem em gozo de férias.


Benguela, 31 de Janeiro de 2007 - Trinta agentes eleitorais, entre sobas, seculos e membros do Gabinete Municipal do Bocoio, 102 quilómetros de Benguela, foram capacitados sobre os procedimentos para o registo, soube-se na localidade. Temas virados à competência, tarefas dos órgãos eleitorais, supervisão, observação e fiscalização do registo eleitoral, o papel dos agentes fiscalizadores dos partidos políticos e a relação entre os órgãos locais da CPE, agentes eleitorais, formações políticas e membros da sociedade civil versaram as sessões, decorridas durante um dia. Na oportunidade, a membro da Comissão Eleitoral Provincial, Isabel Vaz Monteiro, destacou o papel das autoridades tradicionais no acompanhamento do processo de registo, cujo início, no município do Bocoio, está previsto para quinta-feira, após instalação de duas brigadas fixas. Para a mobilização dos abrangidos, saliente-se, foi constituída uma brigada de jovens que trabalha na educação moral e cívica da população.


Benguela, 30 de Janeiro de 2007 - Uma equipa técnica da Empresa de Água e Saneamento de Benguela (EASB) trabalhou recentemente no município da Ganda, a 221 quilómetros da sede provincial, onde procedeu ao levantamento das necessidades para a reabilitação do actual sistema de conduta e drenagem do fornecimento do precioso líquido, aquela localidade. O porta-voz da EASB, Manuel Júnior disse à Angop, que a visita visou constatar a real situação de fornecimento e distribuição da água às populações da sede municipal, para se viabilizar as soluções tendentes ao melhoramento do abastecimento de água na Ganda, por meio de um projecto concreto a ser reactualizado para a sua implementação. Durante a estada, a delegação visitou o local de captação e tratamento da água localizado na Serra do Indongo e do tanque de distribuição, com capacidade de reservar 250.000 litros, destruídos pela guerra. "Actualmente o sistema de água canalizada e não tratada é processado através da gravidade directa".


Ganda, 30 de Janeiro de 2007 - 2.810.923 kwanzas foi o montante arrecadado para os cofres do Estado pelo sector da Habitação, no município da Ganda, província de Benguela, durante o ano transacto, resultante das receitas arrendatárias dos imóveis e património estatal. Em declarações hoje à Angop, o responsável da habitação na Ganda, Celestino Chipepe, considerou positivo o balanço da actividade, por ter ultrapassado as expectativas em relação ao ano de 2005, em que se arrecadou um milhão 678 mil e 381 kwanzas.


Lobito, 29 de Janeiro de 2007 - As autoridades sanitárias do município do Lobito, província de Benguela, consideram imprópria a água que está ser comercializada nos bairros periféricos da cidade, devido à sua forma de conservação. O chefe da secção municipal da Saúde no Lobito, Paulo Kachimbombo, que manifestou a preocupação neste fim-de-semana, disse que a água vendida nos bairros tem sido reservada em tanques sem as mínimas condições de higiene. Segundo o responsável, estudos feitos por especialistas do sector revelam que 70%, dos 30 pacientes internados no hospital com problemas de cólera, são cidadãos residentes nas zonas onde o abastecimento da água é feito através de reservatórios. Exortou os utentes destes reservatórios de água, a adquirir desinfectantes junto dos estabelecimentos da saúde, para prevenir as doenças que possam advir do seu consumo.


Benguela, 26 de Janeiro de 2007 - Setenta mil alunos desde a iniciação ao ensino médio foram matriculados no mês em curso, no município da Ganda, a 221 quilómetros a sudeste de Benguela, pelo sector da Educação, para o presente ano lectivo que inicia a 1 de Fevereiro no país. De acordo com o responsável da secção municipal da Educação na Ganda, Abel Ferreira, para este ano lectivo, as aulas serão leccionadas por 1.921 professores, um número que considerou insuficiente para a cobertura total da rede escolar na localidade. Segundo Abel Ferreira, neste momento as necessidades apontam para um deficit de 579 docentes, para atender ao elevado número de crianças em idade escolar.


Benguela, 26 de Janeiro de 2007 - Cerca de oitocentos professores do ensino primário do município da Ganda, província de Benguela, concluíram esta semana, uma acção formativa de refrescamento sobre a reforma educativa. O seminário, extensivo às quatro comunas do município, designadamente Babaera, Chicuma, Ebanga e Casseque, abrangeu seis zonas escolares e teve uma participação de 70 por cento de professores. Durante cinco dias, da acção formativa orientada por 30 formadores, foram ministradas matérias ligadas as disciplinas de língua portuguesa, matemática, gestão administrativa, pedagogia e educação laboral. Ainda nesta semana, decorrem outros dois seminários idênticos dirigidos aos quadros docentes-educativos das escolas do terceiro nível e da secção do ensino pré-universitário da Ganda, sob coordenação de 13 formadores provenientes de Benguela.


Benguela, 26 de Janeiro de 2007 - Os membros do Gabinete Municipal Eleitoral da Ganda, a 221 quilómetros de Benguela, foram capacitados, esta semana, em matéria de superintendência e supervisão do processo de registo eleitoral. Durante o seminário, que durou dois dias, os participantes abordaram a fiscalização, creditação, credenciamento, relação entre os órgãos locais da Comissão Nacional Eleitoral e os agentes eleitorais, sociedade civil e os partidos políticos. A Angop apurou que depois da Ganda, acções do género serão promovidas no dia 27 de Janeiro nos municípios do Bocoio e Balombo.


Benguela, 26 de Janeiro de 2007 - Estima-se que 128.866 cidadãos serão registados no município da Ganda, em Benguela, durante a segunda fase do processo de registo eleitoral, que decorre desde 15 de Janeiro até Junho próximo em todo o país. Segundo o coordenador da Comissão Municipal Executiva para o Processo Eleitoral na Ganda, Augusto Queirós, este número pode ser superado devido a mobilidade dos cidadãos na região. Adiantou que o município abrangido nesta segunda fase funciona com duas brigadas, das oito inicialmente previstas. A partir da próxima semana começarão a trabalhar outros postos de registo. Augusto Queirós apelou aos cidadãos a afluírem aos postos, com vista a serem dados e habilitarem-se a votarem nas próximas eleições gerais no país.


Benguela, 14 de Janeiro de 2007 - Sessenta e duas brigadas, num total de 372 brigadistas funcionarão na segunda fase do Registo Eleitoral, na província de Benguela, que inicia segunda-feira em todo o país, afirmou hoje à Angop o coordenador da Comissão Executiva provincial para o Processo Eleitoral, Tuca Manuel. O responsável afirmou que, de princípio, a segunda fase iniciará com 21 brigadas distribuídas no litoral da província, nomeadamente Benguela, Lobito e Baia-Farta, e nos dias subsequentes estender-se-á aos municípios do Balombo, Bocoio, Cubal e Ganda, Chongoroi e Caimbambo, no âmbito da preparação das condições de instalação do processo naquelas circunscrições. Tuca Manuel afirmou que, as brigadas serão desdobradas até 15 de Março próximo, nas sedes municipais do interior da província, sendo imperioso que as pessoas residentes nas áreas abrangidas afluam os postos de registo. "O facto do mapeamento definir entre duas a três brigadas para cada um dos seis municípios do interior, não significa que serão as únicas no processo, porque enquanto os cidadãos do litoral se forem cadastrando, serão removidas algumas de Benguela e Lobito para o interior da província, que funcionará com cerca de 12 brigadas no Cubal, sete no Balombo, oito na Ganda, seis no Bocoio, três no Chongoroi e quatro em Caimbambo", frisou. Na primeira fase do Registo Eleitoral que decorreu de 15 de Novembro a 15 de Dezembro foram registados no litoral da província de Benguela, mais de 121.000 cidadãos, que contou com o envolvimento de 31 brigadas fixas. Até Junho do ano em curso prevê-se registar nos nove municipios da provincia 1.569.848 eleitores.


Benguela, 13 de Janeiro de 2007 - A representante do Ministério das Finanças, arquitecta Maria Pereira, disse sexta-feira, em Benguela, que a construção do novo pavilhão gimnodesportivo será uma mais valia para a prática do Basquetebol e Andebol na província. Em declarações à Angop, Maria Pereira, que chefiou uma equipa multi-sectorial do Governo Central, avaliou as condições para o arranque das obras do pavilhão, orçado em oito milhões de dólares. Reconheceu que, além de beneficiar o desporto, vai ainda propocionar a criação de novos postos de trabalhos e minimizar o défice de emprego da população local. Quanto ao estado das infra-estruturas hoteleiras para acolher as equipas participantes do Afrobasket2007, bem como os turistas, a responsável manifestou-se confiante que o governo da província adoptará mecanismos para a melhoria das mesmas. Por seu turno, o representante da empresa chinesa "Ceiec", executora das obras, Li Xiang, referiu que a construção do pavilhão gimnodesportivo, com capacidade para dois mil espectadores, servirá para o Basquetebol e Andebol. O arquitecto chinês afirmou que as obras envolverão mais de 150 técnicos do seu país e iniciam brevemente, podendo terminar antes do mês de Agosto. No quadro da realização do Afrobasket2007 em Benguela serão ainda beneficiados com obras de reabilitação, os pavilhões do Sporting, Estrela 1º de Maio e Nacional, com remodelação dos pisos, cobertura, entre outros, para o treinamento das diversas selecções participantes da prova. Integraram também a equipa económica do governo central, que visitou o local definido para a construção do pavilhão, responsáveis das federações de basquetebol e Andebol, da Empresa Nacional de Projectos e da Construtora Chinesa Ceiec. A equipa de técnicos efectuará igualmente um périplo pelas províncias do Huambo, Huíla e Cabinda para o mesmo efeito.


Benguela, 11 de Janeiro de 2007 - Responsáveis do MPLA e do Partido Renovador Democrático (PRD) na cidade do Lobito, província de Benguela, reafirmaram hoje o engajamento das respectivas direcções partidárias no processo preparatório das próximas eleições no país, mormente com a apresentação de número suficiente de fiscais, para acompanharem a segunda fase do registo, a iniciar segunda-feira, dia 15. Em declarações à Angop, o primeiro-secretário municipal do MPLA no Lobito, Julião de Almeida, considerando o registo eleitoral como tarefa principal a desenvolver nos próximos seis meses, revelou que a sua organização tem preparados mais de cem fiscais. Já o secretário do PRD, João Bento, advogou a necessidade de manter-se o mesmo entusiasmo patenteado no início do processo, em Novembro último, assegurndo estarem preparados fiscais suficientes para acompanhar o registo.


Benguela, 11 de Janeiro de 2007 - Uma equipa económica do Governo central desloca-se esta tarde à província de Benguela, para reunir-se com o governo local, no âmbito da construção do pavilhão gimno-desportivo que albergará uma das fases do Campeonato Africano de Basquetebol Afrobasket2007. Segundo soube a Angop, depois de Benguela, a mesma comitiva visitará as províncias do Huambo, Cabinda e Huíla, onde serão igualmente construídos outros pavilhões orçados no total em 32 milhões de dólares. Os recintos com capacidade para dois mil espectadores cada, incluindo áreas com lojas, salas de conferências e de imprensa, albergarão o Afrobasket2007 em Agosto próximo.


Benguela, 10 de Janeiro de 2007 - 1.500.000 dólares americanos estão a ser empregues na construção da Universidade de Benguela, com capacidade para albergar 400 alunos, numa iniciativa do sector privado local, inserida nos Projectos Educativos de Angola, em curso nesta província desde 2004. De acordo com a vice-presidente do conselho da administração dos Projectos Educativos de Angola, Alice Cabral, as obras de edificação da nova universidade, financiadas pelo Banco Internacional de Crédito (BIC), a cargo da construtora nacional "Consco", iniciaram em Setembro último e têm o seu termo previsto para Fevereiro próximo. Segundo a responsável, a Universidade abre ainda este ano, inicialmente com oito cursos, sendo quatro inerentes às ciências de saúde, como fisioterapia, análises clínicas, medicina dentária e enfermagem e outros técnicos ligados a engenharia electrónica, telecomunicações, informática, bem como administração e gestão do território. Numa primeira fase, acrescentou, a universidade de Benguela, que contará com três professores efectivos e outros colaboradores, vai dispor de quatro salas de aulas, igual número para laboratórios técnicos, um anfiteatro, dois auditórios, dois compartimentos, sendo um para informática e outro para a área administrativa, refeitórios, assim como balneários. A província conta também com um outro Centro Universitário, Público, afecto à Universidade Agostinho Neto (UAN).


Benguela, 8 de Janeiro de 2007 - A inauguração de uma exposição fotográfica e documental, sob o tema "cidades e vilas históricas de Angola, séculos XV e XX", no salão auditório da Rádio Lobito, Benguela, marca o acto provincial do Dia da Cultura Nacional, a assinalar-se hoje em todo o país. De acordo com o responsável provincial da Cultura, António Manjenje, a exposição fotográfica, com a duração de dois dias, será a actividade central do acto, tendo em conta o conteúdo e o interesse que desperta e por ser um trabalho com elevada carga de conhecimento sobre a história das cidades de Angola.


Benguela, 8 de Janeiro de 2007 - Os trabalhos de desminagem das torres da linha de transportação de energia eléctrica ao logo do percurso Biopio/ Quileva/Catumbela, iniciados no segundo semestre de 2006, estão a facilitar a reposição do sistema eléctrico da província de Benguela, desenvolvido pela Empresa Nacional de Electricidade da Região Centro do país. Em declarações à Angop, neste fim-de-semana, o director da Empresa Nacional de Electricidade da região centro, Frederico Cambinda, disse que, com a conclusão da desminagem nestas localidades, sem prazos previstos, será possível substituir as linhas transportadoras de 60 e 150 quilowatts para as de 220 quilowatts, no quadro do programa de modernização do sistema eléctrico. Os trabalhos de desminagem, adiantou, estão a ser desenvolvidos na barragem do Lomaum, província de Benguela, em direcção às províncias do Huambo e Bié, numa distância de mais de quatrocentos quilómetros.


Benguela, 2 de Janeiro de 2007 - O governador de Benguela, Dumilde Rangel, preconizou para o biénio 2007/2008, dar continuidade aos projectos socioeconómicos da província, com realce para o reforço no melhoramento do sistema de Energia e Águas a todos municípios e comunas. De acordo com Dumilde Rangel, que falava na habitual cerimónia de fim de ano, o governo vai apostar no próximo ano, nos sectores das Pescas, Obras Públicas, Transportes, Indústria e Agricultura, assim como no melhoramento das condições de trabalho dos efectivos da Polícia Nacional em Benguela e das unidades comunais e municipais. Em 2007, avançou o governador, vão ser desenvolvidas acções em infra-estruturas, como a reabilitação de estradas principais, secundárias e terciárias, o arrevalmento com sintéticos dos estádios das sedes municipais, com vista a criar condições para os próximos desafios desportivos que a província, vai albergar. Quanto ao ano de 2006, reconheceu haver um desenvolvimento positivo no sector da economia e social, através dos investimentos feitos nas áreas das Pescas, Agricultura, Transportes, Obras Públicas, e na transformação de produtos agro-pecuários. Registou-se igualmente avanços na prestação de serviços no domínio da Educação, Saúde e Assistência Social, com a construção de várias escolas, centros e postos de saúde, apoio aos desfavorecidos e a reforma dos hospitais central de Benguela e regional do Lobito. Na área política, o governante considerou positiva a situação na província, tendo em conta o bom relacionamento existente entre o Governo e os partidos políticos, através do apoio da sociedade civil, igrejas, militantes, amigos e simpatizantes dos próprios partidos.


Benguela, 14 de Janeiro 2007 - A comissão provincial eleitoral em Benguela abordou neste sábado com secretários dos partidos políticos com assento parlamentar, questões ligadas ao arranque da segunda fase do Registo Eleitoral nesta parcela do país. De acordo com a porta-voz da CEP, Natália de Oliveira, durante o encontro foram abordados aspectos sobre a fiscalização, mapeamento e credenciamento dos partidos políticos na segunda fase do Registo Eleitoral, o relacionamento das brigadas, bem como a situação real do dia 15, data prevista para o recomeço do Registo Eleitoral. Por seu turno, o secretário provincial do Partido de Renovação Social, Rui Malopa, anteviu com muita expectativa o arranque da segunda fase do Registo Eeitoral, visto que marcará o período determinante para a realização das próximas eleições gerais em Angola, previstas para 2008 (legislativas) e 2009 (presidenciais). Notou o engajamento da CPE, no sentido de colmatar com as dificuldades, consubstanciadas no credenciamento dos fiscais dos partidos políticos, encontradas na primeira fase do processo.


Lobito, 14 de Janeiro 2007 - O administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo, apelou este fim-de-semana, aos angolanos radicados na diáspora a prestarem o seu contributo em benefício da reconstrução e desenvolvimento da cidade do Lobito, província de Benguela, bem como do país. Amaro Ricardo que falava num encontro com 10 turistas angolanos radicados em Portugal há mais de 25 anos, exortou-os a divulgarem onde estiverem a imagem das cidades de Angola, a do Lobito em particular, com vista a mostrarem no estrangeiro as suas potencialidades turísticas. "Nesta fase que o país vive, torna-se imperioso o reencontro dos naturais do Lobito, para que cada angolano seja um verdadeiro diplomata ao explicar as imagens da cidade", disse.




Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola
Desminagem - Trabalho de Herois.  O número total de vítimas de minas em Angola não é conhecido. Em Setembro de 2004 o governo informou que 700 pessoas haviam sido mortas e 2.300 feridas por incidentes com minas "nos últimos seis anos". O governo angolano estima que existam 80.000 sobreviventes de minas em Angola, o que corresponde a 78% das pessoas portadoras de necessidades especiais. Aproximadamente dois terços dos sobreviventes estão concentrados em Luanda.
Setenta e seis tipos diferentes de minas antipessoais oriundas de vinte e dois países foram descobertas e reportadas em Angola.