Angola, Alto Catumbela, 2013

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam e das cinzas renasce A PAZ.

Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Notícias soltas:

Ganda, 26 de Dezembro de 2013 - O administrador municipal da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, Caetano Mateus Lopes, considerou regular o ano de 2013, a julgar pelos atrasos registados em algumas obras de impacto social na localidade.

De acordo com o administrador, a maioria dos projectos de construção, como a do Palácio da Justiça, 70 casas sociais, das 200 previstas, e do Clube Recreativo da Ganda não tiveram evolução na sua conclusão, algumas devido a sua envergadura.
Caetano Lopes afirmou que se registam ainda atrasos na asfaltagem do troço rodoviário Ganda/Balombo via Ebanga e nas obras da aldeia rural para 50 famílias camponesas da Katamba, enquanto a construção e apetrechamento do hospital municipal está na ordem de 95 porcento.
O administrador afirmou que foi apenas concluídas as 10 casas sociais na comuna da Chikuma e consta do pacote de investimentos o projecto de construção de 20 casas em cada sede comunal da comuna da Ebanga e Babaera.
Salientou que as obras de construção da paróquia da missão católica da Kawanga, na comuna do Casseque e reabilitação de uma escola primária do Tendamoco, Casseque, são outros investimentos que serão concluídos até ao primeiro trimestre de 2014. Realçou que no ano em curso foram construídas 28 salas de aulas e balneários, ampliadas as escolas primárias 244, as da regedoria da Kaluvia (Chikuma), Casseque e Incafe (sede municipal).
Deu a conhecer que foram construídos também três centros de saúde na povoação da Kapala, Cassipera e a da regedoria da Kaluvia, visando o alargamento da rede sanitária nas comunidades.
Quanto ao Programa Águas para Todos, disse ter havido crescimento na sua distribuição que está a beneficiar 66 mil habitantes, através do sistema instalado em todas as sedes comunais e algumas povoações como a Katanda, Katuto, Ecovongo, Sangungo, Kalundo, cuja conclusão de outros projectos estão adiada para 2014.
Segundo o administrador, criou-se 20 sistemas de furos e instalou-se painéis solar nas áreas de Cassipera, Kapala, Carangolo, Paróquia da Kawanga, Katamba, Kalava, Alto Catumbela, Chimboa, Tchikandula e em algumas áreas arredores da sede municipal, estando por concluir outros três sistemas e seus reservatórios.


Ganda, 17 de Dezembro de 2013 - Oito engenhos explosivos descobertos junto às lavras da população no município da Ganda, província de Benguela, foram desactivados na semana finda pelas forças policiais, defesa e segurança, soube hoje a Angop. Trata-se de um projéctil de RPG-7, uma mina anti-pessoal, quatro morteiros de 60 milímetros e duas granadas que se encontravam nas áreas das comunas do Casseque, Babaera e Alto Catumbela. Em declarações à Angop, o comandante municipal da Polícia Nacional na Ganda, superintendente Agostinho Cabeia, referiu que os engenhos explosivos estavam colocados nas matas, junto às lavras, cuja descoberta foi possível através de denúncias das populações locais. Agostinho Cabeia lembrou que durante os longos anos de guerra, que terminou em 2002, o município da Ganda foi palco de confrontações militares, dai a existência, ainda, de alguns engenhos explosivos nas matas.


Alto Catumbela, 9 de Dezembro de 2013 - O primeiro secretario municipal do MPLA na Ganda (Benguela), Caetano Mateus Lopes, exortou o envolvimento da população na criação de infra-estruturas sociais, que possam levar o país ao progresso, crescimento e desenvolvimento multifacético, face a geração de rendimento e melhor distribuição nacional. Falando no acto politico (antecipado) em prol do 10 de Dezembro, data da fundação do MPLA disse que, a paz vigente e o processo de reconstrução nacional actualmente em curso no país, deve ser motivo para que cada cidadão se preocupe em cuidar as propriedades publicas e privadas.
Caetano Lopes afirmou ainda que, a actual luta deve cingir-se na consolidação da paz e reforço da democratização interna do país, tendo reafirmado que, o MPLA, de momento, é o único partido interessado no bem-estar das populações. Defendeu o engajamento da sociedade na criação de condições para o bem-estar social das pessoas e condenou todas as acções que visam fomentar a violência e confusão no seio do povo.
Enalteceu a trajectória da luta armada politica - ideológica levada a acabo pela organização no derrube do colonialismo até ao alcance da independência nacional a 11 de Novembro de 1975. Destacou nesse processo a estratégia e a bravura do Presidente Agostinho Neto, na sabia direcção da luta armada para concretização deste desiderato, cujos efeitos da paz e democracia são vividos actualmente pelo povo angolano.


Ganda, 19 de Novembro de 2013 - Três cidadãos, acusados de praticarem crimes diversos, foram detidos nos últimos sete dias, no município da Ganda, província de Benguela, pelo Comando Municipal da Polícia Nacional. Segundo o comandante municipal da corporação na Ganda, intendente João Augusto da Conceição, quando efectuava o balanço da situação operativa na região, dos crimes registados dois foram contra pessoas e um contra propriedade. O oficial da corporação indicou que a sede municipal da Ganda, a vila do Alto Catumbela e a comuna do Casseque, foram as áreas de incidência dos crimes e que comparatuvamente ao período homólogo anterior registou-se diferença de um crime. João Augusto da Conceição avançou que dos crimes figuram duas ofensas corporais que resultaram em dois detidos e um furto de motorizado com um detido. Em relação a esse ultimo foi igualmente apreendido em sua posse três mil e 750 kwanzas. No período em referência, o comando registou também duas mortes por descarga eléctrica, causadas pela chuva e dois casos de presumível intoxicação alcoólica na comuna da Ebanga e Babaera.
O segundo comandante da corporação na Ganda deu ainda a conhecer que na mesma semana cinco adolescentes com idades entre 12 a 14 anos foram detidos por assaltar uma cantina de merenda escolar pertencente à escola do magistério primário, onde subtraíram alguns produtos alimentares. Os menores já foram postos em liberdade, tendo a polícia persuadido seus famílias a prestarem maior atenção à educação dos seus educandos. Quanto à sinistralidade rodoviária, a corporação não registou ocorrências durante os últimos dias.


Benguela, 11 de Novembro de 2013 - Com capacidade para 35 mil lugares sentados, o Estádio de Ombaka, na província de Benguela, está engalanado com as cores nacionais (preta, amarela e vermelha) para acolher hoje (segunda-feira), o acto central dos festejos do 38º aniversário da proclamação da independência de Angola. O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, que se encontra em Benguela desde ao fim da tarde de Domingo, com outras entidades ligadas a vários departamentos ministeriais, irá presidir ao acto em representação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos antos. O programa da efeméride a que a Angop teve acesso domingo indica que Manuel Vicente deverá deslocar-se ao Estádio de Ombaka às 10h15, para 40 minutos depois ocorrer o içar da Bandeira Nacional, a qual se seguirá a entoação do Hino Nacional. Às 11h00, os grupos carnavalescos Bravos da Vitória da Catumbela e Irene Cohen do Cubal exibirão os seus dotes perante aos milhares de cidadãos que se esperam sair dos vários pontos da província para o recinto da actividade, em representação de todo o povo angolano. Depois, o vice-presidente da República tomará o palco para proferir o ansioso discurso que marcará o ponto mais alto das festividades dos 38 anos de independência, proclamada pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto. A actuação dos músicos angolanos Justino Wandanga e Bessa Teixeira encerrará o fim do acto político nacional da efeméride, cujas manifestações decorrem á alguns dias sob o lema "Comemoremos o 11 de Novembro, promovendo a justiça social e o desenvolvimento humano". O regresso de Manuel Domingos Vicente a Luanda, capital do país, acontece no período da tarde de hoje.


Ganda, 22 de Outubro de 2013 - Os perímetros de eucaliptos da Ex-Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA) no Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), serão cedidos a pessoas capazes e interessadas a investirem na exploração de madeira. A intenção foi manifestada pelo governador de Benguela, Isacc dos Anjos, na sua recente visita ao município da Ganda, avançando que pretende-se fazer a distribuição dos talhões para a população interessada, para poder obter o seu título de propriedade e ser dono dos seus eucaliptos. Segundo o governador, para se habilitar a tal exploração não precisa necessariamente ser trabalhador da Ccpa, mas sim todos cidadãos devem beneficiar da exploração das áreas de eucaliptos, sem exclusão, para obter um rendimento e contribuir no progresso e desenvolvimento futuro da região. "É importante a replantação de eucaliptos, para que no prazo de dois a cinco anos surjam novas espécies, para que se faça o corte de lenha e madeira para comercialização e postes de iluminação, a exemplo do que funciona em alguns países estrangeiros como Portugal, Canadá e outros", disse.

A CCPA possui 18 perímetros florestais de eucaliptos e pinho localizados no município da Ganda (Benguela), Ukuma e Caala (Huambo) que antes servia como matéria-prima para produção de pastas e papel de celulose.


Ganda, 16 de Outubro de 2013 - O governador da província de Benguela, Isaac dos Anjos, iniciou hoje uma visita de dois dias ao município da Ganda para avaliar o estado de implementação e execução dos projectos de impacto social na localidade. À sua chegada ao município da Ganda, Isaac dos Anjos reuniu-se com os membros do conselho de concertação e auscultação social e procedeu à entrega de duas ambulância aos centros de saúde das comunas do Casseque e Chikuma. O governador de Benguela vai avaliar o estado de execução das obras de reabilitação e asfaltagem da estrada secundária que liga Ganda/Balambo, via Ebanga, bem como da estação zootécnica e a construção do templo da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (Iesa). Na sede municipal da Ganda, estão em fase de conclusão as obras de construção e reabilitação de silos, 70 fogos habitacionais, dos 200 previstas, a estrutura do clube recreativo, escola magistério primário, hospital, palácio da pustiça e a ampliação de mais salas de aulas da escola primária número 244. Nesse primeiro dia de trabalho, o responsável vais também constatar o estado de preparação da área para nova urbanização, tanque banheiro, manga de vacinação do gado, assim como os trabalhos de remoção dos produtos químicos concentrados no ex-complexo industrial da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), no Alto Catumbela.

Já no segundo dia de trabalho, o governador de Benguela vai deslocar-se às comunas da Chikuma e Casseque, onde avaliará a execução dos projectos de construção de casas para quadros, produção agrícolas das fazenda Duma, nas povoações da Capala, Cassipera e estação experimental do café no Munguavolo. Consta ainda da agenda do governante, a avaliação do estado de implementação e execução do projecto de irrigação e construção da Aldeia rural para 50 famílias camponesas da Katamba, envolvidas na produção agrícola numa área de 400 hectares, das 600 previstas. Durante a sua visita de trabalho, o governador vai igualmente proceder à entrega de sete tractores equipados de respectivas alfaias a alguns camponeses e pequenos agricultores locais, com vista a incentivar a produção agrícola na região.


Ganda, 3 de Outubro de 2013 - As autoridades administrativas do município da Ganda, província de Benguela, vão desencadear acções para combater os actos de vandalismo que perturbam a tranquilidade nas áreas urbanas e sub-urbanas, afirmou o administrador local, Caetano Mateus Lopes.
Em declarações hoje a Angop, Caetano Lopes, manifestou-se preocupado pelo facto de algumas forças politicas e organizações não-governamentais estarem a fomentar estes actos de vandalismo, cujas acções não contribuem para a harmonia das populações e estabilização da economia do país. Reagindo a certas manifestações ilegais que têm surgido em algumas regiões e sobretudo na capital do país, Caetano Lopes disse que estas tendências visam somente criar distúrbios no seio das populações. "Há necessidade de se analisar a situação profundamente, visto que a felicidade não se alcança com fomento de vandalismo e destruição e se deveria tirar exemplos de outros países, que primam pela manutenção dos bens públicos", disse.


Ganda, 30 de Setembro de 2013 - Oito Cabeças de gado bovino roubadas no município da Ganda, 201 quilómetros a sul da cidade de Benguela, foram recuperadas nos últimos sete dias, pelo Comando municipal da Polícia Nacional.
De acordo com o comandante municipal da Polícia Nacional na Ganda, superintendente Agostinho Kabeya, que falava hoje, segunda-feira, à Angop, a recuperação do gado bovino foi possível com o apoio das forças policiais da Ganda (Benguela) e Tchinjenje (Huambo). Agostinho Kabeya avançou que as cabeças de gado bovino tinham sido roubados nos bairros periféricos da sede municipal da Ganda e nas comunas do Casseque e Babaera e foram entregues aos seus respectivos proprietários.
Segundo a fonte, os três supostos meliantes, dos quais um está já detido, tiravam o gado do pasto e levavam para uma área do município de Tchinjenje, onde efectuavam a comercialização ilegal.


Benguela, 23 de Setembro de 2013 - Os resíduos tóxicos do ex-complexo Industrial de Celulose e Papel de Angola, no Alto Catumbela, poderão ser transladados para luanda ou depositados num aterro que seria criado, a propósito em Benguela.
Estas duas hipóteses foram levantadas pelo Grupo Técnico Multidisciplinar criado para o efeito, no âmbito do projecto Radiação Angola Fase 1, que se reuniu hoje sob coordenação da Ministra do Ambiente, Fátima Jardim. Por ser de carácter urgente, a comissão decidiu que esta acção estaria ligada às estruturas dos sectores do ambiente, ciência e tecnologia, ensino superior e demais áreas que possam aproveitar os seus conhecimentos para permitir que a população esteja em segurança.
Em 2011, uma comissão multissectorial trabalhou no local tendo concluído não existir perigo de contaminação da água do Rio Catumbela, pelos produtos químicos abandonados na mesma fábrica, após um estudo ambiental feito ao longo do perímetro da fábrica.


Huambo, 23 de Setembro de 2013 - A cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, comemorou, sábado (21), 101 anos desde a sua fundação, numa altura em que as autoridades locais estudam mecanismos consentâneos e viáveis para, a médio prazo, fazerem dela um local em que as pessoas possam viver em melhores condições e possam orgulhar-se, resgatando a sua tradicional designação de "cidade vida". Quis o destino que os 101 anos da cidade fossem comemorados no mesmo ano em que decorreu o processo de auscultação da sociedade civil para o enriquecimento do programa de desenvolvimento da província, que contempla a execução de um conjunto de acções que tornarão a cidade do Huambo mais atractiva e com infra-estruturas que não diferem dos padrões urbanísticos internacionais.


Benguela, 21 de Setembro de 2013 - Após cerca de dois anos, o troço entre a cidade de Benguela e o município da Baía Farta, com 26 quilómetros de extensão, foi totalmente reaberto ao trânsito este sábado, em cerimónia presidida pelo governador da província, Isaac Maria dos Anjos.
Consignada em Setembro de 2011 à construtora Odebrecht, esta via inicia-se junto à Rotunda do Kalunga, em Benguela, e dirige-se rumo à vila da Baía Farta, sendo um eixo fundamental que liga o Norte ao Sudoeste da província, facilitando a circulação de mercadoria diversa. As obras de reabilitação e ampliação do troço entre Benguela e Baía Farta, orçadas em 92 milhões de dólares (9,2 mil milhões de kwanzas), contemplaram a execução de pontes, passagens hidráulicas, camadas de drenagem de águas pluviais, revestimento asfáltico em cada sentido com duas faixas de rodagem.


Ganda, 19 de Setembro de 2013 - Cinco comissões encarregues de mobilizar e sensibilizar as comunidades para aderirem ao processo de desarmamento da população civil foram criadas esta semana, no município da Ganda, província de Benguela, soube hoje a Angop. Segundo um documento que a Angop teve hoje acesso, na sede municipal da Ganda, a comissão criada integra 18 cidadãos de vários estratos sociais e é coordenada pelo administrador adjunto local, Bartolomeu Dumbo. Outras comissões foram criadas nas comunas da Ebanga, Chicuma, Casseque e Babaera, coordenadas pelos respectivos administradores adjuntos.


Benguela, 13 de Setembro de 2013 - Alunos de escolas do I e II ciclo do ensino secundário estão contemplados com projecto de massificação da ginástica na província de Benguela, para o desenvolvimento da modalidade, disse o presidente da associação local, João Gabriel.
Ao falar à Angop sobre o estado da disciplina desportiva em Benguela, o dirigente referiu que o projecto é desenvolvido por meio da parceria entre a associação e a direcção provincial da Educação, com o apoio da Federação Angolana de Ginástica, atendendo o cumprimento do programa para o quadriénio 2012/2016.


Benguela, 13 de Setembro de 2013 - A trajectória politica e histórica do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi enaltecida, nesta quinta -feira, no município da Ganda (Benguela), no quadro da jornada comemorativa do 17 de Setembro, dia do Herói Nacional. Falando na abertura oficial da jornada, o conservador do registo e civil e notariado da Ganda, Boaventura Adriano, destacou a figura de Neto na luta contra o colonialismo, das liberdades e soberania dos povos africanos e não só, bem como dos oprimidos do mundo.


Benguela, 12 de Setembro de 2013 - Uma nova grelha de programas da Rádio Benguela será apresentada sexta-feira , ao público, disse hoje, quinta-feira, nesta cidade, o porta-voz desta estação emissora Gilceu de Almeida. Segundo Gilceu de Almeida, “esta grelha terá novos atractivos, no plano de informação e entretenimento, virados para a sociedade e as comunidades”, particularmente no plano informativo, onde a rádio vai abordar questões de carácter social, cultural, político e desportivo com uma abordagem mais circunstanciada que anteriormente. "A nível cultural e social, vamos encontrar novas pessoas e figuras que sempre fizeram Benguela acontecer e vamos retratar os factos que acontecem prioritariamente nas principais zonas da província, em particular do município de Benguela", referiu.
A Rádio Benguela é ouvida actualmente em quatro dos 10 municípios que compõem a província, nomeadamente no Cubal, Ganda, Cubal e Caimbambo. A nova grelha de programação da Rádio Benguela será apresentada durante uma gala promovida por essa estação emissora, na qual vão participar os 10 finalistas do concurso musical sobre a descoberta de novos valores: "Benguela Gentes e Músicas" e os artistas consagrados Margareth de Rosário, Kweno Ayonda, Dodó Miranda e Valdemar Bastos.


Ganda, 9 de Setembro de 2013 - Segundo o coordenador do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar na Ganda, Laurindo Avelino, mil e vinte alunos tiveram bom aproveitamento no módulo I e 380 no método "Sim eu posso". O coordenador afirmou que as aulas foram asseguradas por 57 alfabetizadores, cujo nível de aproveitamento alcançado satisfaz as autoridades administrativas locais.
Em saudação ao Dia Internacional da Alfabetização, assinalado domingo, foram realizadas visitas de inspecção escolar em cinco salas de alfabetização na sede municipal, trocas de experiências entre alfabetizandos da regedoria e do centro de aprendizagem da Igreja Católica.


Benguela, 27 de Agosto de 2013 - Quatro cidadãos que integravam uma rede de falsificadores de moeda estrangeira foram detidos recentemente , no Lobito, Benguela, pelo comando provincial da Polícia Nacional. De acordo com o relatório da corporação a que a Angop teve hoje acesso, a detenção resultou de um enfrentamento policial que permitiu a apreensão de seis mil e 83 películas e cédulas monetárias, dos quais 77 cédulas no valor facial de 100 USD e 64 outras de 50 dólares americanos.


Benguela, 27 de Agosto de 2013 - Um seminário que visa capacitar os conselheiros familiares dos centros de aconselhamento de violência doméstica, decorre desde hoje, terça-feira, nesta cidade. Promovida pela direcção provincial da Família e Promoção da Mulher de Benguela e com duração de dois dias, os participantes ao seminário vão aprimorar temas sobre a ética e deontologia profissional no aconselhamento familiar, sistema integrado de indicadores de género, bem como técnicas e habilidades jurídicas no aconselhamento.


Luau, 13 de Agosto de 2013 - O primeiro comboio dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) carregado com materiais de construção chegou hoje (terça-feira), ao município do Luau, província do Moxico, após 29 anos de interrupção devido o conflito armado que o país viveu.
Sob condução de um maquinista da empresa CR20, empreiteira encarregada da reabilitação da ferrovia do CFB, o comboio com duas locomotivas e 25 vagões trouxe ao Luau 210 carris de ferro e diverso material para a reabilitação do troço ferroviário Luau/Dilolo (RDC), assim como para construção do aeroporto local.
O administrador municipal do Luau, Juvenal Mutunda Kapula, que esteve na estação ferroviária para a recepção do comboio, manifestou-se satisfeito com a chegada do primeiro comboio e disse tratar-se de um factor para o desenvolvimento do município que dirige. A população da sede municipal do Luau, vila com o mesmo nome, acorreu em massa à estação para assistir a entrada do comboio, sobretudo os jovens, que pela primeira vez ouviram o apitar de uma locomotiva. O município do Luau é o último término do CFB em Angola e está interligado com a rede ferroviária da República Democrática do Congo (RDC), que por sua vez liga-se com a rede ferroviária da República da Zâmbia. O Luau dista a 334 quilómetros do Luena e a linha do CFB tem 1.301 quilómetros e mais de 100 anos de história. A sua construção, com origem numa Lei de Agosto de 1899, foi iniciada a 01 de Março de 1903 e foi concluída a 02 de Fevereiro de 1929. A reabilitação do troço ferroviário entre Munhango (Bié) e Luau arrancou em Fevereiro de 2009. Este ano está previsto o comboio inaugural de passageiros do Lobito ao Luau. Em Agosto de 2012, foi reinaugurada a ligação entre o Lobito e a cidade do Luena, capital da província do Moxico.


Benguela, 5 de Agosto de 2013 - O campeão do mundo Sénior Master em ciclismo da terceira idade, Alberto Silva “Pepino”, pedalou domingo, após ter chegado a província de Benguela, quinze quilómetros para marcar a sua entrada triunfal na cidade em que vive.
O veterano, que viajou de Luanda a Benguela de carro acompanhado pela esposa e o filho Walter Silva, foi recebido por uma caravana integrada por dirigentes, desportistas e membros da sociedade civil, na cidade ferro-portuário do Lobito.
Já em Benguela, o campeão desceu da viatura que o transportou e subiu para a bicicleta, que garantiu as duas medalhas de ouro, percorreu quinze quilómetros pelas artérias da cidade na companhia do administrador municipal de Benguela e ciclistas juniores.
Em declarações à Angop, Alberto Silva “Pepino”, disse ter voltado ao país com o dever cumprido, mas que não foi fácil alcançar o troféu, devido as fortes chuvas que se abateu sobre os concorrentes durante a prova. O veterano Pepino aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio dos angolanos, que permitiu trazer o troféu para o continente africano, em especial, para Angola, sendo o único participante de África.
O administrador municipal de Benguela, Leopoldo Muhongo, que também pedalou ao lado do veterano, considerou ser um momento de muita honra. O director provincial dos Desportos, Pedro Garcia, adiantou que os jovens devem receber este testemunho com muita dignidade o que o veterano pepino de 91 anos tem estado a mostrar.

De 90 anos, Alberto Silva "Pepino" venceu a terceira edição das olimpíadas dos Estados Unidos da América em ciclismo da terceira idade. As medalhas de ouro foram conquistadas nas provas dos 20 e 40 quilómetros.


Ganda, 5 de Agosto de 2013 - Estudantes da escola do Iº ciclo do município da Ganda, província de Benguela, mostraram-se impressionados com o estado físico da estrutura reinstalada na Barragem Hidroeléctrica do Lomaum, no Cubal, província de Benguela. Tal satisfação foi manifestada após uma excursão turística que juntou neste fim-desemana 61 alunos e professores da instituição de ensino durante a qual percorreram diversas áreas da barragem.
Os excursionistas constataram, durante dois dias, o funcionamento do empreendimento, que nessa primeira fase está com uma capacidade de produção de 50 megawatts de energia eléctrica distribuídas nos municípios do interior e da zona litoral da província de Benguela. Concluídas as obras, trabalha-se neste momento na instalação de cabos e postes de baixa e alta tensão para a condução das linhas de transportes de energia para a subestação hidroeléctrica do Alto Catumbela e Lobito.


Caimbambo, 27 de Junho de 2013 - A extracção de inertes no município de Caimbambo, província de Benguela, está a assegurar a continuidade dos trabalhos de reabilitação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), segundo o encarregado da obra da nova estação ferroviária local, Uhyg Gimy. Em declarações hoje (quinta-feira) à Angop, empreiteiro chinês reconheceu a qualidade da brita e da areia provenientes de Caimbambo, afirmando que garantem o fabrico de travessas de fibrocimento e outros serviços de alvenaria.
O programa de reabilitação do CFB em curso se consubstancia na substituição de antigas travessas de madeira e metálicas, carris, brita, construção de estações ferroviárias modernas ao longo do ramal, reconstrução de pontes e passagens hidráulicas, numa extensão de 1.344 quilómetros, partindo do Lobito até ao Luau, na fronteira entre Moxico e a Zâmbia.


Luanda, 23 de Junho de 2013 - Angola é na actualidade o mercado ideal, com uma classe média, para ultrapassar a crise económica internacional, afirmou hoje (domingo), em Luanda, o Vice Presidente da República, Manuel Domingos Vicente. Manuel Vicente fez este pronunciamento ao discursar na sessão de abertura da Terceira Conferência da Iniciativa de Cooperação para a Bacia do Atlântico, numa iniciativa da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) e a Jonh University, que decorrerá durante dois dias na capital do país.
"Numa altura em que se pretende ultrapassar a crise económica internacional, os potenciais investidores procuram por bons mercados que, para além da indispensável estabilidade e credibilidade das instituições e do mercado financeiro, possuam um considerável número de consumidores, dotados de bom poder de compra", sublinhou, assegurando que Angola é esse tipo de mercado, com uma classe média em crescimento.

De acordo com o Vice-Presidente, Angola, com uma população projectada pelo Instituto Nacional de Estatística de cerca de 20,1 milhões de habitantes, é a via mais rápida para a saída dos produtos de exportação dos países vizinhos sem acesso ao mar, nomeadamente, República Democrática do Congo e Zâmbia, através do Caminho de Ferro de Benguela que os liga ao Porto do Lobito, perfazendo assim um mercado de 100 milhões de consumidores.
Referiu que a água será o ouro azul do futuro século e Angola é um país rico em recursos hídricos, com aproximadamente 12 porcento de recursos hidrográficos de África.


Ganda, 21 de Junho de 2013 - Os munícipes da Ganda, província de Benguela, estão engajados nos preparativos para os festejos dos 44 anos da sua elevação a cidade, em 24 de Junho de 1969.

Para dimensionar a data, estão em curso várias actividades de carácter músicoculturais, desportivas e recreativas que decorrem desde 1 de Junho como concursos de danças moderna, desfiles de modelos, debates radiofónicos, colóquios, mesa redonda sobre a importância da data, seu surgimento, hábitos e costumes dos povos da região. Campanha de limpeza, embelezamento da urbe, reparação e pinturas de casas muros de vedação comparticipado pelos munícipes, visitas a locais de interesse económico e social, assim como uma prova de atletismo no circuito fechado e corrida de MotoCross no autódromo local são outras actividades agendadas. Com vista a saudar a data, um grupo composto por 200 excursionistas, entre estudantes, responsáveis e quadros da administração local deslocam-se sábado, na “Ganda lakawe”, município da Caala (Huambo), para uma excursão turística, técnica e cientifica. Entretanto, uma outra caravana de mais 250 excursionistas de naturais e amigos da Ganda e actualmente residentes em Benguela, Lobito e Baía Farta chegam hoje, sexta-feira, a sede municipal para juntarem-se as festas da cidade. As actividades serão ainda abrilhantadas com a banda musical “Visseka” de Benguela, integrado por alguns músicos da praça local, e com uma partida de futebol entre a equipa de futebol do primeiro de Maio de Benguela contra sua congénere da selecção local "Os Dragões", neste final de semana.

A Ganda foi fundada em 1848, altura em que instalou os primeiros moradores na actual Missão Católica do Dunde.

Os seus povos pertenciam ao grupo etnolinguístico bantu dos ovimbundu, sendo a língua umbundu a mais predominante. No período entre os anos de 1906 a 1908, instalaram-se os primeiros portugueses na região da Chikuma, tendo em 13 de Setembro de 1913 a circunscrição civil da Catumbela, passado ter sua sede na povoação da Ganda, na sequência da construção do Caminho-de- Ferro de Benguela (Cfb). A partir de 1922 a 1923, é construída a administração municipal do conselho da Ganda, tendo instituído em 1934 com criação de postos administrativos da Ebanga, Chikuma, Babaera e Cubal, Tchinjenje eTtchilata (Huambo) que na altura todos pertenciam então distrito de Benguela naquela época. Contudo, a 24 de Junho de 1969, é comemorado o primeiro aniversário da ascensão a categoria de cidade que desde 1923, era chamada vila Mariano Machado.
A região é potencialmente rica na produção agro-pecuária e industrial e possui recursos naturais e drenados pelos rios de relativa importância como o Catumbela e seus afluentes, Dongoroca, Cubal da Hanha construída pela vegetação de florestas, savana com arbustos e formação de matas densas, seca e aberta. Com uma população estimada em cerca de 296.000 habitantes, o município possui quatro comunas, nomeadamente Chikuma, Casseque, Ebanga e Babaera e limita-se a norte com município do Balombo, a sul com Kaluquembe (Huila), ao leste com o Cubal, oeste com Tchinjenje (Huambo) e sudoeste Caconda (Huíla).


Benguela, 17 de Maio de 2013 - O vice-governador provincial de Benguela para os serviços técnicos e infra-estruturas, António Henrique Calengue, manifestou-se congratulado com a inauguração, quinta-feira, de uma sucursal da TV Zimbo, do grupo Media Nova, no município sede desta província.
Para o vice-governador, devido ao facto de a cidade de Benguela completar hoje (17 de Maio) os seus 396 anos de existência, a entrada em funcionamento da TV Zimbo é, por si só, um presente para todos os munícipes. Reconhece que, neste momento, Benguela é a segunda maior plataforma de desenvolvimento do país, dada à dinâmica da sua economia, o que terá motivado o grupo Media Nova a escolher a província como ponto de partida do projecto de expansão da TV Zimbo. “É uma província excelente, detentora dum significativo parque agro-industrial, aliada à existência do Caminho-de-Ferro, do Porto do Lobito e da Refinaria do Lobito, ainda em construção”, frisou, dizendo que a implantação da sucursal da TV Zimbo vem para beneficiar a região e valorizar todo o investimento do Governo em Benguela.


Luena, 26 de Abril de 2013 - O governador em exercício do Moxico, Francisco Cambango, efectua hoje (sexta-feira) uma visita de constatação às obras sociais em curso nos municípios do Luau e Alto Zambeze. De acordo com a agenda do vice-governador, a que a Angop teve acesso, no município do Luau (334 quilómetros do Luena), vai inteirar-se da construção da estação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), residência do administrador, entre outras obras. No Alto Zambeze estão previstas visitas aos 200 fogos habitacionais, escolas, ponte sobre o rio Zambeze, reabilitação e ampliação dos 106 quilómetros da estrada Cazombo/Lumbala Kaquengue. A pista do aeródromo local, hospital municipal, centro de captação de água e à central térmica do Alto Zambeze constam igualmente da agenda de Francisco Cambango, assim como uma visita à comuna de Cavungo.


Ganda, 17 de Abril de 2013 - foram vacinadas contra poliomielite no município da Ganda 61.929 crianças dos zero aos cinco anos , província de Benguela, no quadro da campanha nacional de erradicação da doença, que decorreu de 12 a 14 deste mês. De acordo com o chefe da repartição local da Saúde, Albano Weia, os dados são ainda provisórios, pois as unidades sanitárias estimavam vacinar em 12 áreas do município mais de 91.543 crianças. Avançou que os dados são provenientes da sede municipal e das comunas da Chikuma, Babaera, Ebanga, Casseque e algumas povoações como Chimboa, Calussipa, Calumwe, Chivole, Lomumu e Munguavolo, aguardando por mais resultados da campanha de vacinação em outras áreas, para efectuar o balanço definitivo.


Luena, 11 de Abril de 2013 - A província do Moxico produz anualmente mais de um 1.200.000 toneladas de diversos produtos agrícolas, que podem servir de base para a revitalização do comércio rural, afirmou, hoje (quinta-feira) o governador provincial, João Ernesto dos Santos. Falando no acto de abertura do seminário sobre Comércio Rural, que decorre nesta cidade, o governante explicou que a população do Moxico tem na agricultura a sua principal actividade económica, a sua base de sustentação e de geração de rendimentos. Para o governador, devido ao nível de produção e as potencialidades agrícolas da região, é necessário muita responsabilidade de todos os responsáveis da província para a criação de condições de comercialização e escoamento dos produtos. Disse que a circulação dos comboios do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até ao Luena, a partir do litoral, passando pelas províncias do Huambo e do Bié, é uma alavanca do comércio rural.


Ganda, 2 de Abril de 2013 - Um sistema de tratamento e distribuição de água potável, que vai beneficiar 64.950 habitantes, foi inaugurado segunda-feira, no município da Ganda, a 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, pelo director nacional de Águas e Saneamento, Lucrécio da Costa. O sistema erguido no âmbito do projecto de acção imediata foi concebido pelo executivo angolano e consistiu na recuperação da captação e linha da conduta a partir do fontanário da Serra do Indongo, construção do tanque reservatório com capacidade de 500 mil litros da água/hora, cinco furos para reforço e 11 chafarizes.
O administrador da Ganda, Caetano Mateus Lopes, manifestou-se satisfeito pela entrada em funcionamento do sistema.
Por seu turno, o director nacional de Energia e Água, Lucrécio da Costa, disse estar terminado a primeira fase, estando previsto para Novembro o início de outro projecto que deve incluir a criação de 30 chafarizes.


Ganda, 27 de Março de 2013 - Membros do conselho de auscultação e concertação social no município da Ganda, província de Benguela, foram informados sobre o actual estado de execução e implementação dos projectos de impacto social concebidos para o ano de 2013, face à melhoria de condições básicas das populações. De acordo com o administrador local, Caetano Mateus Lopes, integram o programa, que deverá consumir este ano 214.571.008 kwanzas, a construção e reabilitação de infra-estruturas de carácter social, como escolas, postos sanitários, vias terciárias, pontes e pontecos. Apontou ainda a aquisição de imputes e criação de açudes para fomento agropecuário, a conclusão e ampliação da escola primária 244, construção e reabilitação de outros estabelecimentos de ensino e saúde nas áreas de Santa Ana, Kayenje e Kassipera.

Caetano Mateus Lopes realçou ainda a construção e apetrechamento de um centro de saúde na povoação de Ecovongo, Alto Catumbela, sede da Babaera, dois mercados, sendo na sede municipal e na comunal da Babaera. Segundo o responsável, a recuperação de um tanque para o tratamento de gado, melhoria da estética urbana, intervenção pontual no sistema de produção e distribuição de energia eléctrica, fiscalização e transportes constam também dos objectivos.


Luena, 20 de Março de 2013 - O Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) retomou hoje (quarta-feira) a circulação dos seus comboios no troço Kuito (Bié) e Luena (Moxico), após uma semana de interdição devido uma ravina resultante das chuvas que se abatem nos últimos dias sobre a região.


Luena, 15 de Março de 2013 - A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) no troço Kuito (Bié) e Luena (Moxico) está interdita desde o princípio desta semana devido ao surgimento de uma ravina provocada pelas constantes chuvas que caem sobre a região. Segundo o chefe da estação ferroviária do Luena, Xavier Domingos Cussacuila, que prestou a informação quinta-feira à Angop, uma equipa de técnicos chineses está no local, a cerca de cinco quilómetros a oeste do Luena, para solucionar o problema. De acordo com um dos técnicos a circulação ferroviária deverá ser reposta num período de sete dias, caso as chuvas cessem de intensidade. Antes desta ocorrência, a direcção do CFB tinha reduzido de duas para uma frequência semanal dos comboios por questões técnicas.


Alto Catumbela, 20 de Fevereiro de 2013 - Um camião cisterna que transportava 35.000 litros de combustível incendiou hoje, quinta-feira, na vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), em consequência de um capotamento, constatou a Angop no local. O acidente ocorreu por volta das 17 horas quando estoirou dois pneus do referido camião proveniente da cidade do Lobito (Benguela) com destino ao Bié, e capotou ao descrever a curva junto à ponte do rio Kwaty, na estrada nacional 260 no trajecto Ganda/Babaera. A circulação do trânsito rodoviário Benguela/Huambo, via Alto Catumbela, esteve cerca de três horas interrompida dada a proporção da chama e do fumo que se arrastava em todo perímetro da estrada. Entretanto, o motorista do camião Paulo Naenda, de 40 anos de idade, saiu ileso do incidente.


Alto Catumbela, 20 de Fevereiro de 2013 - O secretário de Estado do Interior, Eugénio Laborinho, defendeu, nesta terça-feira, no município da Ganda, província de Benguela, a necessidade urgente de se proceder a um estudo de impacto ambiental, visando a remoção imediata de resíduos tóxicos do ex-Complexo Industrial de Celulose e Papel de Angola (CCPA).

Segundo Eugénio Laborinho, que falava à imprensa após uma visita ao local, este estudo deve ser baseado num trabalho conjunto, devido aos riscos existentes nas áreas onde estão armazenados os referidos resíduos. Considera tornar-se urgente que as estruturas ligadas aos sectores do Ambiente, Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e demais áreas possam aproveitar os seus conhecimentos para permitir que a população esteja em segurança. Disse ainda que a actividade a remoção de resíduos tóxicos está já em curso desde 2011, apesar da empreitada adjudicada a empresa da Águas de Angola não estar a ser executada de forma prática. Descartou a possibilidade inicial de transferir os produtos para Luanda, devido a outros ricos decorrentes, facto que levou a comissão técnica multi-sectorial juntar-se nesta região para análise da questão. Revelou que a implementação desta acção exige a disponibilidade de um orçamento capaz de corresponder aos actuais custos do estudo de impacto ambiental, fiscalização e monitorização. No encontro mantido com a empresa de Água de Angola, a quem foi adjudicada a obra de remoção dos produtos tóxicos, a comissão multi-sectorial reprovou a proposta apresentada pela empresa, que visava a construção inicialmente de um aterro sanitário no recinto fabril. Segundo Eugénio Laborinho, empresa de Águas de Angola não convenceu a comissão multi-sectorial, devendo afinar outros mecanismos junto do governo provincial de Benguela, para definir uma outra área onde serão enterrados os produtos tóxicos. Chamou a responsabilidade da empresa para uma intervenção mais acelerada do processo. Para si, são muitas preocupações levantadas junto da população e da própria administração local sobre os riscos existentes, cuja necessidade do estudo rápido de impacto ambiental poderá ser determinante para se chegar a uma conclusão. Afirmou que deverá se chegar a uma conclusão, face a definição de uma área apropriada e possível de construir um aterro sanitário para depositar os resíduos tóxicos concentrados actualmente na ex-fábrica de celulose.


Kuito, 16 de Fevereiro de 2013 - Pelo menos 24 feridos, três dos quais em estado grave, é o balanço provisório do acidente ferroviário ocorrido hoje (sábado) no município do Kuemba, província do Bié, soube a ANGOP junto da Administradora Municipal, Laurinda Kapololo.
O acidente ocorreu quando uma locomotiva dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), com 281 passageiros a bordo, que fazia o trajecto Luena(Moxico)-Kuito, embateu numa outra que, estacionada na linha férrea, estava a ser carregada com brita, destinada a reabilitação do ramal ferroviário na província do Moxico, leste do país.


Luanda, 15 de Fevereiro de 2013 - Angola e a General Electric (GE) assinaram nesta quinta-feira, na cidade portuária do Lobito, província de Benguela, um acordo para aquisição de locomotivas e assistência técnica às mesmas, assim como aos motores dos aviões da TAAG fabricados pela companhia americana. Rubricou, pela parte angolana, a directora do Gabinete de Estudos Planeamento e Estatísticas do Ministério dos Transportes, Teresa Muro, e pela GE, o presidente do Conselho Executivo, Lorenzo Simonelli.

O acordo entra em vigor a partir da sua assinatura e prevê a compra de cerca de 100 locomotivas, assistência técnica, quer às locomotivas a adquirir, quer as avariadas e também aos motores das aeronaves da TAAG fabricados pela General Electric.


Lobito, 14 de Fevereiro de 2013 - Oitenta porcento dos 1.337 quilómetros da linha férrea Lobito/Luau está concluído, anunciou nesta quarta-feira o director do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INFA), Júlio Bango. Falando à margem da reunião de peritos, que prepara o encontro de ministros da SADC, cujos países estão ligados ao corredor de desenvolvimento do Lobito (Angola, RDCongo e Zâmbia), o director do INFA disse que se não fossem os constrangimentos provocados pelas chuvas que se abatem na região leste do país, as obras de montagem de linhas, travessas de betão, sinalização e telecomunicações já estariam concluídas. "Já devíamos chegar ao Luau, mas tivemos alguns constrangimentos causados pelas chuvas. Pensamos que a breve trecho as obras estarão concluídas e estaremos ligados a RDCongo por via férrea", afirmou o responsável. Júlio Bango reiterou que, nesta altura, as obras de reabilitação e construção do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) já atingiram a cidade do Luena, província fronteiriça do Kuando Kubango, e o comboio já opera nesta região.


Luanda, 13 de Fevereiro de 2013 - O ministro dos Transportes Zâmbiano, Yaluma Christopher Bwalya, manifestou hoje (quinta-feira), em Luanda, a sua satisfação pelo trabalho e empenho do governo angolano referente a reabilitação do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) que em breve liga a Zâmbia, o que vai facilitar o desenvolvimento do seu país.
O governante apresentou a sua posição em entrevista à Angop, no aeroporto de Luanda, momentos após a sua chegada ao país, onde se deslocou para participar na Primeira Reunião Ministerial da SADC sobre o Corredor de Desenvolvimento do Lobito, a realizar-se na cidade do Lobito, província de Benguela, de hoje até 15 de Fevereiro.


Alto Catumbela, 11 de Fevereiro de 2013 - A remoção de produtos químicos tóxicos, entre os quais enxofre, sulfato de amónio e de alumínio, cloreto de sódio, resina e cola para papel, com prazos expirados armazenados em condições inapropriadas na antiga fábrica de Papel e Celulose, na vila do Alto Catumbela, no município da Ganda (Benguela), será retomada dentro de 30 dias.

A garantia foi dada, na semana finda, aos jornalistas, pelo secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, no final de um encontro, que se seguiu à visita ao antigo complexo da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), no Alto Catumbela. O governante afirmou ser urgente o reinício dos trabalhos de remoção dos resíduos químicos, porque uns continuam expostos ao ar livre e outros estão a espalhar-se pelo perímetro do recinto. De acordo com o secretário de Estado, dados aos possíveis efeitos da libertação de gases tóxicos no complexo, a Empresa de Águas de Angola está orientada a acelerar a remoção dos produtos, com a construção de um aterro, onde serão depositados e isolados os resíduos altamente perigosos para a vida humana. Afirmou que a situação já mereceu uma análise conjunta com as autoridades a nível municipal e provincial, tendo-se chegado à conclusão de que é urgente criar condições para o entulho em local apropriado dos produtos tóxicos a remover, sem pôr em perigo a vida das populações ribeirinhas e nem criar impactos ambientais negativos. Para ele, o processo de remoção de produtos tóxicos existentes na CCPA está paralisado desde Outubro de 2011, por razões técnicas e, agora, há já condições para a empreitada prosseguir, no âmbito da preocupação do governo de defesa da saúde pública. “Recomenda-se a necessidade de elaboração de um estudo ambiental com base na intervenção dos Ministérios da Indústria e do Ambiente para criar condições especiais de protecção”, asseverou, adiantando existirem contactos com entidades interessadas em investir no relançamento do antigo complexo da CCPA, nos próximos tempos. Já o administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, manifestou-se satisfeito pelo anúncio da retomada definitiva dos produtos químicos tóxicos expostos ao relento na unidade fabril da CCPA, dado o perigo que representam. Para Caetano Lopes, embora nunca tenha sido registado algum incidente causado pela inalação de produtos tóxicos, há entretanto receio por parte das pessoas que moram próximo ao antigo complexo da CCPA, na vila do Alto Catumbela, pelos eventuais riscos de contaminação. Na fábrica de Celulose e Papel continuam concentrados produtos químicos distribuídos por tanques de 35 a 40 toneladas, para além de botijas e sacos de 100 quilos fora do recinto e em armazéns. Segundos ambientalistas contactados pela Angop, há um risco iminente de fuga dos químicos que estão armazenados durante mais de 20 anos no antigo complexo industrial da Celulose, o que assumiria consequências ecológicas sem precedentes no país. Contudo, as condições de armazenamento de sulfato de alumínio, enxofre, cloro e resinas deterioraram-se nos últimos anos e, por conseguinte, a segurança no local é precária, daí ser necessária uma imediata intervenção das autoridades para prevenir incidentes.


Luanda, 1 de Fevereiro de 2013 - Angola vai comprar, a partir do segundo semestre deste ano, locomotivas da americana General Electric (GE), em quantidades ainda por se determinar, anunciou hoje, em Luanda, o director do Instituto Nacional do Caminhos de Ferro de Angola, Júlio, Bango Joaquim.

Em declarações à imprensa, no final de uma audiência que o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, concedeu ao presidente da GE,Jeff Immelt, o director disse que Angola tem necessidade de muitas locomotivas sobretudo para o transporte de minérios. Para se ter uma ideia das necessidades de locomotivas, disse o responsável angolano, o Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), em 1976, tinha pelo menos 72 locomotivas para o transporte de minérios, da Jamba mineira e de Chamutete até ao porto do Namibe, e, provavelmente, este número será duplicado. Angola já tem uma relação tradicional com a General Electric consubstanciada na aquisição de locomotivas e vagões, no passado.


Luena, 25 de Janeiro de 2013 - O comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) volta a atingir o município fronteiriço do Luau em Agosto deste ano, disse hoje (sexta-feira) o engenheiro da empresa China Ferrovia CR20, Huaisan Kang. Em declarações à Angop no município do Luena, sede da província do Moxico, o engenheiro explicou que dos 334 quilómetros que compreendem o troço, restam estender 150 quilómetros da linha. Referiu que as equipas de trabalho instaladas ao longo da via ferroviária já concluíram a construção das pontes sobre os rios Lumeji e Mucussueji. O responsável frisou que as fortes chuvas que caiem diariamente na região estão na base do atraso dos trabalhos, sobretudo na transportação de travessas e carris. Os comboios do CFB já circulam no troço Kuito (Bié)/Luena (Moxico) e vice-versa desde Agosto de 2012 (cerca de 400 quilómetros), inicialmente com uma frequência semanal, tendo em Dezembro último aumentada para duas semanais, sendo nas quartas-feiras e sábado (Kuito-Luena) e sextas e segundas-feiras (Luena-Kuito).


Benguela, 23 de Janeiro de 2013 - A reunião do Conselho Consultivo Alargado do Comando Provincial da Polícia Nacional em Benguela, aberta segunda-feira, prosseguiu terça-feira com a apresentação de uma proposta de plano operativo integrado de asseguramento do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no âmbito da segurança de passageiros e mercadorias. Os participantes do encontro analisaram ainda o grau de cumprimento das orientações da reunião do Conselho Consultivo Alargado, realizada entre 23 e 24 de Abril de 2012, a situação de segurança pública da província, o relatório das actividades desenvolvidas pelo Comando Provincial no ano findo e a atenção às vítimas de acidentes de viação na região.


Ganda, 11 de Janeiro de 2013 - O município da Ganda, província de Benguela, vai beneficiar de investimentos públicos avaliados em cerca de 214.571.008,00 kwanzas, que serão aplicados na construção de escolas e postos de saúde, infra-estruturas com impacto directo na vida das populações.

O administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, que falava à Angop, acerca dos investimentos públicos previstos para 2013 naquela localidade, disse que o montante financeiro cabimentado pelo Orçamento Geral do Estado (OGE) será aplicado em função do Programa de Gestão e Intervenção Municipal. Afirmou que os recursos se destinam para a conclusão das obras de construção e ampliação de mais 12 salas de aula em duas escolas do ensino primário na sede municipal, a par da reabilitação de outras unidades escolares nas povoações da Santa Ana e da Cassipera, comunas do Casseque e da Chikuma. Acrescentou que do programa consta a edificação, a reabilitação e o apetrechamento de dois centros de saúde no Ekovongo (Ebanga), Alto Catumbela (Babaera), do mercado municipal e comunal da Babaera, do tanque banheiro para tratamento do gado bovino, melhoria da imagem da cidade da Ganda, através da aposta em zonas verdes. Assegurou estar prevista uma intervenção a nível do sistema de produção e distribuição de energia eléctrica, da fiscalização local e dos transportes. Destacou que, aos poucos, a região vem registando melhorias na recuperação de infra-estruturas, graças às acções de natureza social implementadas pela administração municipal em decorrência do Programa de Combate à Fome e Redução da Pobreza. Salientou que o presente plano de investimentos em empreendimentos sociais recebeu em finais de 2012, o aval dos membros do Conselho Municipal de Concertação Social, depois de apreciarem as linhas prioritárias.




Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola

Desminagem - Trabalho de Herois.  O número total de vítimas de minas em Angola não é conhecido. O governo angolano estima que existam 80.000 sobreviventes de minas em Angola, o que corresponde a 78% das pessoas portadoras de necessidades especiais. Aproximadamente dois terços dos sobreviventes estão concentrados em Luanda.
Na Província do Huambo, uma única ONG tem a seu cargo 2.500 vítimas.

Em 2012 foram reportados 34 acidentes com minas, que resultaram em 9 mortos e 25 feridos.
O ano de 2011, com 38 mortos e 51 feridos, foi o pior desde 2006, ano em que foram reportados 134 casos com 23 mortos e 111 feridos.
Em 2005 foram reportados mais de 250 acidentes com minas.

Setenta e seis tipos diferentes de minas antipessoais oriundas de vinte e dois países foram descobertas e reportadas em Angola. Nenhuma era de produçao nacional. Entre Outubro e Dezembro de 2006, em cerimónias públicas, foram destruídas em Luanda 81.045 minas. O Plano Estratégico Nacional previa a eliminação das minas até Janeiro 2013.