Angola, Alto Catumbela, 2003

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam, outros se maravilham com o mesmo rio e o mesmo chão...
e das cinzas, parece renascer A PAZ.
Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002


Notícias soltas:

Luanda, 20 de Dezembro de 2003, Angop - O noticiário económico nacional destacou na semana que hoje finda que o Conselho de Ministros homologou recentemente a criação da empresa dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB),que se regerá pela legislação aplicável às empresas públicas, segundo uma das recentes edições do Diário da República. Os CFB têm por objecto social a exploração de transporte ferroviário de passageiro, carga e correio, podendo estabelecer com entidades nacionais ou estrangeiras formas de associação e cooperação. O CFB, empresa pública de grande dimensão, tem a sua sede na cidade do Lobito podendo, por deliberação do Conselho de Administração, estabelece-la em novo local, bem como criar representações ou delegações em Angola ou no estrangeiro. A esta empresa está também reservado o direito de exercer actividades complementares à exploração ferroviária, com as restrições da legislação aplicável ao processo de investimento e ao regime das empresas públicas.


Benguela, 12 de Dezembro de 2003 - Mais de três mil famílias camponesas residentes na comuna da Ebanga, a 45 quilómetros da cidade da Ganda, província de Benguela, beneficiam de apoio alimentar e outros bens de primeira necessidade, no quadro do programa de "protecção de sementes", gizado pela ONG francesa CRS. O facto foi hoje revelado à Angop pelo administrador municipal da Ganda, Job Sassando, no final de uma reunião de concertação entre o Governo de Benguela e organizações não governamentais que operam na província. De acordo com o responsável, o donativo, cuja distribuição teve início quarta-feira última, comporta 40 toneladas de milho, 35 mil litros de óleo vegetal, 78 mil quilogramas de feijão, 84 mil peças de roupa usada e 4 mil cobertores. Para si, o gesto da CRS permite acabar com o consumo de sementes, e abre boas perspectivas para o alcance de resultados satisfatórios na presente campanha agrícola (2003/04), já na segunda fase. Os beneficiários figuram entre as 4 mil famílias que recentemente perderam cerca de cinquenta hectares de milho, em consequência do excesso de chuvas. Desta forma, outras mil famílias camponesas aguardam por apoios do Governo e seus parceiros sociais. Por outro, o administrador Job Sassambo disse que a "CRS" suspendeu o programa de "protecção de sementes" nas comunas do Kasseque e Chicuma, a 18 e 60 quilómetros da sede municipal, alegando falta de segurança. Em Agosto último, dois camiões com ajuda alimentar ficaram parcialmente danificados devido ao accionamento de minas.


Caimbambo, 9 de Dezembro de 2003 - Um menor de oito anos de idade foi devorado, domingo, por um jacaré no rio Cubal, comuna de Cayave, 27 quilómetros da sede municipal de Caimbambo na província de Benguela. De acordo com fonte policial, o menor foi surpreendido quando, em companhia de três companheiros, brincava nas imediações do rio. Segundo disse, pelo menos dez animais domésticos foram comidos por jacarés em Novembro. Os habitantes da comuna de Cayave solicitam as autoridades locais o abate destes animais, por, nesta época chuvosa, o caudal do rio Cubal ter transbordado, aumentando a capacidade de penetração dos jacarés em zonas antes exclusivas às pessoas e animais domésticos.


Benguela, 26 de Novembro de 2003 - Os serviços de emissão de bilhetes de identidade no município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, encontram-se paralisados desde a última semana, devido ao internamento do seu único funcionário em consequência de um acidente de viação. Em declarações hoje à Angop, o chefe da conservatória de registo civil, Boaventura Adriano, lamentou o sucedido, numa altura em que se regista uma aderência considerável de populares para obtenção de títulos de cidadania. Revelou, por outro lado, que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disponibilizou valores monetários, que não revelou, para a reabilitação das instalações dos serviços de identidade, destruídas durante o conflito armado vivido no país. Boaventura Adriano adiantou ainda que os serviços de notariado da Ganda reabriram recentemente as suas portas, depois de longos anos de paralisação.


Benguela, 25 de Novembro de 2003 - O relançamento da produção de sisal na província de Benguela significaria uma mais valia para o programa de combate a fome e o alivio da pobreza, gizado pelo governo angolano, disse hoje o director da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (MINADER), Abrantes Carlos. "Mesmo no período de estiagem, os pequenos produtores centralizariam as suas atenções nestas fazendas, resolvendo desta forma os problemas de segurança alimentar", indicou. Ainda assim, reiterou a necessidade da realização de um amplo estudo para análise das vantagens e desvantagens que advêm da reactivaçao da produção de sisal na província de Benguela. Segundo dados disponíveis, existem na província de Benguela mais de trezentas fazendas sisaleiras, actualmente voltadas ao abandono. Os municípios da Ganda, Cubal, Bocoio e Caimbambo foram as principais referencias na produção, paralisada desde 1975, após 30 anos de intensa actividade.


Benguela, 23 de Novembro de 2003 - A produção de sisal na província de Benguela paralisou em 1970, devido a introdução de fibras sintéticas no mercado internacional. Após trinta anos de intensa actividade, fazendeiros portugueses viram preterido o seu produto em países europeus como Alemanha e Inglaterra. Actualmente, a reactivação das mais de trezentas fazendas de sisal , nos municípios da Ganda, Cubal, Caimbambo e Bocoio, é ainda uma "miragem", devido ao não acompanhamento da evolução técnica no domínio da agricultura. Para o director provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Abrantes Carlos, a troca de experiência com o Brasil, Quénia e Tanzânia, actualmente os maiores produtores mundiais, constitui a acção primordial para o relançamento da produção. "É necessária a aplicação da nova tecnologia para que se sejam ultrapassadas as insuficiências prevalecentes no período de 1954 a 1970, resumidas na produção de forma manual e falta de mão de obra qualificada", disse. Sobre os passos a seguir para reactivação da produção de sisal, Abrantes Carlos indicou a realização de um diagnóstico das necessidades do mercado a nível do mercado mundial, visando garantir a rentabilidade do produto. Em função desta pesquisa, proceder-se-ia a um escalonamento da produção para satisfação dos anseios dos consumidores desta matéria prima, asseverou o responsável, para quem o sector industrial angolano deve igualmente beneficiar do sisal. A província de Benguela produzia cerca de 60 mil toneladas de fibras de sisal, e eram exportadas para Portugal, Inglaterra e Alemanha.


Benguela, 21 de Novembro de 2003 - Quatro pessoas morreram de fome na semana passada, na comuna da Chicuma, a 75 quilómetros da cidade da Ganda, província de Benguela, em consequência da crise alimentar que assola a região desde Outubro último, disse hoje fonte oficial. As vítimas, um velho e três crianças da mesma família, cuja mãe morrera um mês antes pelas mesmas razões, residiam nas localidades de Chicossi e Kachicole, arredores da sede comunal, onde a maior parte da população se alimenta de raízes e frutos silvestres, dada a falta de alimentos. De acordo com o administrador de Chicuma, Baptista Fonte, alguns populares percorrem 50 quilómetros à procura de bens alimentares no município fronteiriço de Caluquembe (província da Huíla). "A venda de lenha constitui a principal actividade para sobrevivência das populações", lamentou o responsável, ao mesmo tempo que apelou para a necessidade de uma intervenção urgente do governo provincial e organizações filantrópicas. Fonte do Programa Alimentar Mundial (PAM) disse à Angop que tal situação deve-se a suspensão das operações humanitárias na Chicuma, devido a um incidente ocorrido no mês de Setembro último, quando um camião com 38 toneladas de víveres ficou parcialmente danificado em consequência do accionamento de uma mina anti-tanque.


Ganda, 18 de Novembro de 2003 - Quatro pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas, segunda-feira, no município da Ganda, província de Benguela, vítimas de descarga eléctrica provocada por um relâmpago, na sequência do mau tempo que assola a região. Nos últimos dias chuvas torrenciais acompanhadas de granizo têm-se abatido sobre Benguela. O mau tempo provocou ainda a morte de um número indeterminado de cabeças de gado bovino, num bairro periférico da sede municipal da Ganda. Contactado hoje pela Angop, o administrador municipal adjunto, Artur Manuel Tomás, lamentou o acontecimento. A sociedade civil local clama pela recuperação dos pára-raios destruídos durante o conflito armado vivido no país, visando evitar situações dramáticas.


Benguela, 18 de Novembro de 2003 - Chuvas torrenciais registadas nos últimos dias na comuna da Ebanga, a 45 quilómetros da sede municipal da Ganda, província de Benguela, devastaram quatro mil hectares de milho, massambala, feijão, batata rena e batata doce. As fortes chuvas, acompanhadas de granizo, devastaram ainda quantidades consideráveis de culturas hortifrutículas diversas, segundo fontes locais. De acordo com o administrador comunal, José Punde, famílias camponesas viram gorados os seus esforços, tendo em conta os avultados prejuízos, e clamam por apoios para o reinicio da produção. Preocupado com o mau tempo que assola a região, o responsável disse que as localidades de Livundo, Egango, Chicala e Kabalanganga foram as mais afectadas. Estimada em 27 mil habitantes, a população da Ebanga dedica-se igualmente a produção da mandioca, banana e abacaxi, bem como a criação de gado bovino, caprino e suíno.


Benguela, 13 de Novembro de 2003 - Um hotel de duas estrelas foi inaugurado nesta terça-feira na cidade da Ganda, província de Benguela, pelo governador local, Dumilde Rangel, no quadro das celebrações do 28º aniversário da independência nacional. Denominado "Horizonte", o hotel, propriedade do empresário José Samauanga, foi reabilitado parcialmente nos últimos dez meses, no âmbito de um projecto avaliado em 30 mil dólares norte-americanos. Com 22 quartos, dos quais dez recuperados e apetrechados, o empreendimento compreende um restaurante e uma zona verde para atendimento ao público. Contactado pela Angop, o director provincial de hotelaria e turismo, João José Bernardo, louvou a iniciativa empresarial, garantindo apoios do sector que dirige para a recuperação total da infra-estrutura, destruída em consequência do conflito armado que assolou o país. Referiu que através de empréstimos bancários serão desenvolvidas acções tendentes a colmatar as suas insuficiências, sublinhando que os serviços prestados pelo hotel "Horizonte" obedecem os padrões exigidos internacionalmente. Das 12 unidades hoteleiras da Ganda, apenas quatro se encontram em funcionamento. Ainda no âmbito do 11 de Novembro, foi inaugurado um posto de abastecimento de combustível, cuja reabilitação orçou em três mil e quinhentos dólares americanos. Com uma loja de venda de lubrificantes, o posto tem capacidade para armazenar 30 mil litros de gasolina e 10 mil de gasóleo e funcionará sem interrupções.


Benguela, 12 de Novembro de 2003 - A rede de iluminação pública da sede municipal da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, foi reposta segunda-feira última, dez anos após a sua paralisação, devido ao conflito armado que vivido no país. Inaugurada pelo governador provincial, Dumilde Rangel, a rede compreende um gerador de 250 KVA que vai abastecer inicialmente cerca de 300 famílias. Em declarações à Angop, Dumilde Rangel disse que a ampliação da rede de iluminação pública e a construção de um sistema para o abastecimento de água potável são os objectivos a atingir proximamente. A comuna da Ganda tem uma população estimada em 17 mil habitantes. Assistiu a cerimónia de inauguração, o ministro da Indústria, Joaquim David, na qualidade de coordenador do programa bienal do governo local 2003/2004.


Benguela, 12 de Novembro de 2003 - Uma ponte metálica sobre o rio Calondende, no município da Ganda, província de Benguela, foi inaugurada, segunda-feira última, pelo ministro da Indústria, Joaquim David, no quadro das celebrações do 28º aniversário da independência nacional, assinalado terça-feira. Com capacidade para suportar até 50 toneladas de peso, esta ponte teve a sua reabilitação a cargo da Empresa Nacional de Pontes (ENP). Desta forma, a ligação rodoviária entre as cidades de Benguela e da Ganda, feita até agora por uma passagem alternativa, nas imediações de Calondende, fica facilitada para os automobilistas e transeuntes. O administrador da Ganda, Job Sassando, salientou que a utilização da estrutura metálica lança as bases para diminuição dos problemas sociais que a população enfrenta. Com uma população estimada em cerca de 200 mil habitantes, o município da Ganda dista a 201 quilómetros da cidade de Benguela.


Benguela, 10 de Novembro de 2003 - O município da Ganda, a 210 quilómetros da cidade de Benguela, acolhe terça-feira, o acto central provincial alusivo às celebrações do 28º aniversário da Independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975. A ser presidido pelo coordenador do grupo de acompanhamento do programa do melhoramento e aumento da oferta dos serviços básicos à população para a província de Benguela, Joaquim David, o comício central terá lugar na sede municipal da Ganda, cuja população é estimada em mais de 150 mil habitantes. De acordo com o programa comemorativo, proceder-se-á à inauguração dos sistemas de produção e distribuição de energia eléctrica, um posto de venda de combustível e uma unidade hoteleira, todos no município da Ganda. O programa concebido pelo Governo de Benguela, chegado à Angola Press (Angop), contempla ainda a inauguração de duas escolas de primeiro nível e um posto de saúde na localidade de Kapilongo (comuna de Catengue) e igual número de estabelecimentos escolares e posto de saúde, na comuna do Dombe Grande (município da Baía Farta). O ministro da Indústria vai, em companhia do governador provincial Dumilde Rangel, proceder ainda na quarta-feira, na vila da Catumbela, município do Lobito, à inauguração da empresa de embalagens metálicas. Outros empreendimentos de carácter social e económico serão inaugurados, como a empresa de congelação e conservação de pescado "Sofripescas", localizada na cidade do Lobito.


Ganda, 4 de Novembro de 2003 - A população da sede municipal da Ganda, debate-se desde Setembro último, com a falta de água canalizada. Perante este quadro, os poços de água (cacimbas), embora constituindo perigo à saúde pública, são utilizados como alternativa. Com cantis, baldes e bacias sobre a cabeça, os cidadãos, na sua maioria jovens e crianças, vêem-se obrigados a percorrer grandes distâncias à procura do líquido. Fonte da administração local disse à Angop que a irregularidade na queda de chuvas motivou o abaixamento do caudal na conduta do fontanário da Serra do Indongo, que abastece a sede municipal da Ganda desde 1987, altura em que se registou a destruição do reservatório, em consequência do conflito armado. O empreendimento, cuja reabilitação figura entre as prioridades do Programa Bienal do Governo 2003/04, tem capacidade para armazenar 30 mil litros de água.


Luanda, 28 de Outubro de 2003 - Três empresas portuguesas dos sectores de electricidade e telecomunicações, produção de celulose e papeis e de bebidas avançaram hoje, em Luanda, a possibilidade de investir em Angola, aguardando apenas garantias do Governo angolano. Os empresários portugueses manifestaram a intenção num encontro, promovido pelo governo angolano, visando complementar as informações sobre investimentos privados dadas no seminário conjunto, organizado Segunda-feira pelo ICEP/Portugal-Comércio, Indústria e Turismo e a Agência Nacional de Investimento Privado (Anip). De acordo com os homens de negócios, Portugal precisa de parceiros angolanos no ramo de materiais eléctricos e telecomunicações, acrescentando que os sectores de produção de bebidas, celulose e papeis carecem de mais informações sobre a existência no país de regiões com Eucaliptos, bem como as vantagens no caso de se erguer fábricas de bebidas de raiz. O encontro, enquadrou-se na visita do Primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, que efectua a Angola, com uma comitiva composta por vários empresários de diferentes sectores da economia portuguesa.


Luanda, 28 de Outubro de 2003 - Vinte e um campos foram desminados de Janeiro a Setembro deste ano nas províncias do Huambo, Bié, Benguela e Kuando-Kubango pela ong britânica HALO TRUST. De acordo com o director adjunto da organização, José Agostinho, foram removidos 3.655 minas anti-pessoal e 367 anti-tanque. Na Ucuma, Longonjo, Caála e Calenga, província do Huambo, foram desactivadas 1.500 minas, 1.050 no Kuando Kubango, enquanto nos arredores da cidade do Kuito, Bié, ficaram fora de acção 1.650 engenhos e 367 na Ganda e Cubal, em Benguela. A instituição recebe doações em materiais e alimentação proveniente dos Estados Unidos da América, da Holanda, dos Médicos Sem Fronteira da Bélgica e das Nações Unidas. A HALO TRUST está em Angola desde 1994 e opera na área da desminagem nas províncias do Bié (onde constituiu a primeira sede, com 21 trabalhadores), Huambo, Kuando Kubango e Benguela. Actualmente é composta por 700 trabalhadores nacionais, dos quais 470 sapadores, 54 chefes de secção e 33 supervisores, com 50 Jeeps e 16 camiões.


Ganda, 25 de Outubro de 2003 - Um camião com 38 toneladas de víveres para assistência humanitária ficou parcialmente danificado, em consequência do accionamento de uma mina anti-tanque, quinta-feira última, na localidade da Santa Ana, a 15 quilómetros da sede municipal da Ganda, província de Benguela. Segundo a Angop, os ocupantes da viatura, incluindo o motorista, saíram ilesos do incidente, que resultou na degradação parcial do veículo. Os produtos alimentares e outros bens de primeira necessidade destinavam-se as populações carentes da comuna do Casseque. O administrador da Ganda, Job Sassandu, manteve sexta-feira um encontro com representantes de organizações não governamentais, intervenientes no processo de assistência humanitária. Uma equipa de desminagem da HALO TRUST foi enviada a Santa Ana, para um levantamento real da situação. Contactada pela angop, fonte da HALO TRUST apontou o peso da viatura como estando na base da explosão do engenho. Face ao acontecimento, o Programa Alimentar Mundial (PAM) cancelou as operações de ajuda humanitária a população do Casseque, alegando falta de segurança no troço rodoviário, até novas orientações da direcção central, em Luanda. No município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, o PAM tem concentrado quantidades de alimentos, sementes e material agrícola, destinados a apoiar o processo de reassentamento da população.


Ganda, 25 de Outubro de 2003 - O comando municipal da Polícia Nacional na Ganda, recolheu, nos últimos dois meses, cerca de 500 armas de diversos calibres, na sequência de uma operação levada a acabo nas zonas mais afectadas pelo conflito armado vivido no país. Em declaraçoes à Angop, o comandante municipal da polícia, subintendente Inocêncio José Dias, disse que a operação de desarmamento da população civil teve maior incidência nos arredores da sede do município. Salientou que numa segunda fase, a iniciar em Novembro, a acção será desencadeada nas zonas urbanas e suburbanas da cidade da Ganda, onde está em curso um programa de sensibilização com vista a entrega voluntária de armamento. O subintendente José Dias referiu que alguns projecteis em estado obsoleto estão a ser destruídos, enquanto outros lança roquetts são entregues ao comando provincial da Policia em Benguela. Acrescentou que a situação operativa na região é considerada positiva, apesar de alguns roubos de gado caprino e suíno. Nos últimos dois meses, disse, foram registados seis crimes de natureza diversa, consubstanciados em ofensas corporais voluntárias, uso de estupefaciente (liamba) e roubos, tendo sido encaminhados ao Ministério Público.


Lobito, 17 de Outubro de 2003 - Duas barragens hidroeléctricas serão construídas, a partir do próximo ano, nas localidades da Chicuma e Cangongo (município da Ganda) de forma a aumentar os actuais níveis de distribuição de energia a província de Benguela. O facto foi revelado nesta quinta-feira pelo Governador provincial, Dumilde Das Chagas Rangel, quando falava à imprensa sobre a distribuição da energia eléctrica na província. Sem revelar os montantes a empregar na construção dos referidos empreendimentos, disse que as obras estarão a cargo de empresas sul-africanas, que aguardam do Governo a indicação de uma empresa idónea para o fornecimento do cimento e outros materiais. Explicou que a aquisição de material no mercado nacional visa a redução dos custos, assim como servir de promoção de produtos made in Angola. Com este objectivo, o Governador deslocou-se quinta-feira, a cidade do Lobito tendo visitado a fabrica de cimento "Tecnosecil" onde foi informado sobre as reais capacidades de produção e qualidade estimadas em 70 mil toneladas de cimento/ano. De recordar que a empresa "Tecnosecil" recebeu há cerca de três anos a Empresa Nacional de Cimento (encime) sob contrato de gestão e exploração por 10 anos, prevendo atingir uma produção de 100 mil toneladas quando se registarem níveis de procura no mercado.


Caimbambo, 3 de Outubro de 2003 - Uma brigada equipada com meios técnicos encontra-se no município de Caimbambo, província de Benguela, desde quarta-feira última, para trabalhos de reparação da ponte ferroviária sobre o rio Catuio. Segundo o responsável dos serviços de segurança física do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), a intervenção consiste no nivelamento da margem esquerda da ponte, após chegada ao município de uma equipa de engenharia de obras e de sapadores para desminagem do troço Catuio/Caimbambo. Com 33 metros de comprimento e sete de largura, a ponte sobre o rio Catuio beneficiará de obras de reabilitação, com vista a ligação ferroviária Benguela/Cubal, prevista para o princípio do próximo ano.


Ganda, 2 de Outubro de 2003 - A secção municipal da agricultura na Ganda, província de Benguela, precisa de sementes e instrumentos de trabalho para apoiar 47 mil e 723 famílias envolvidas na campanha agrícola 2003/04, após 15 dias da abertura oficial. Em declarações hoje à Angop, o responsável da secção local da Agricultura, Manuel Tchitumba, explicou que o seu município recebeu apenas dois tractores e duas toneladas de sementes de milho, quantidade irrisória para atender o número de camponeses. Adiantou que o relançamento da produção agrícola na região, no quadro do programa de combate à fome, conhecerá grandes obstáculos, embora se faça sentir já a queda de chuvas. Segundo Manuel Tchitumba, as autoridades locais perspectivam a preparação de 485 mil hectares de terras para uma diversificação de culturas, uma acção que contará com apoio da empresa de mecanização agrícola (Mecanagro). O município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, recebeu igualmente 10 mil enxadas, entre europeias e tradicionais, cinco mil catanas, 60 toneladas de fertilizantes e 34 charruas, visando apoiar a prática da agricultura de subsistência.


Benguela, 16 de Outubro de 2003 - Cerca de duzentos ex-militares da Unita no município da Ganda, província de Benguela, vão beneficiar de apoios para sua reinserção social, a partir de Janeiro de 2004, no âmbito de um projecto financiado pela Agência para o Desenvolvimento Internacional do Canadá (Cida). O projecto, avaliado em 400 mil dólares, foi apresentado oficialmente ao Governo Provincial de Benguela, no dia 10 deste mês e será igualmente implementado nas províncias do Huambo, Bié e Kwanza-Sul. Segundo o director provincial do Instituto de Reinserção dos Ex-militares, Francisco Branco, decorrem neste momento as actividades preliminares para a efectivação do programa, engajando os beneficiários em actividades agrícolas, com realce para reabilitação de sistemas de irrigação. Os desmobilizados serão contemplados com charruas e junta de bois. Francisco Branco anunciou a existência de um outro projecto adicional a este, avaliado em 230 mil dólares, suportado pelo Governo angolano e o Banco Mundial (BM). A província de Benguela controla 10 mil e 328 ex-militares da Unita.


Ganda, 19 de Setembro de 2003 - Três pessoas morreram de fome na última semana, na comuna da Chicuma, município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, disse hoje à Angop uma fonte da administração local. A população da Chicuma, estimada em 27 mil habitantes, está a alimentar-se de raízes e frutos silvestres colhidos nos arredores da comuna. A fonte adiantou que a nudez e a desnutrição se agravou na Chicuma depois da chegada ao local dos populares provenientes das extintas áreas de acolhimento. As autoridades tradicionais locais (sobas, seculos e regedores) solicitam ao Governo provincial o incremento de acções práticas para alterar a situação social vigente naquela comuna. Em resposta, o governador provincial de Benguela, Dumilde Rangel, que se deslocou recentemente ao município da Ganda, garantiu o envio de bens alimentares e de primeira necessidade, cuja distribuição será processada com base no programa "Comida pelo Trabalho". De acordo com o governante, a medida pretende estimular a população desfavorecida a trabalhar para a sua subsistência, com vista a diminuição dos problemas decorrentes do conflito armado que deflagrou no país. Situada a 75 quilómetros da cidade da Ganda, a comuna da Chicuma constituiu durante muitos anos uma das referências na produção de cereais e criação de gado.


Huambo, 19 de Setembro de 2003 - A reabilitação das linhas de transporte de energia da barragem hidro-eléctrica do Lomaum, província de Benguela, "levará muito tempo", devido ao estado de degradação em que se encontram, declarou  Stephen Maphari, representante da empresa sul-africana de energia "Eskom Entreprises". O empresário sul-africano, que falava hoje no final de uma visita de três dias ao Huambo, frisou, sem precisar o tempo necessário, que apesar de grande parte da linha se encontrar destruída, cerca de metade pode ser recuperada. Stephen Maphari que se faz acompanhar por uma delegação do seu país, sobrevoou de helicóptero a zona onde se encontra a linha de transmissão, observou as torres destruídas, a barragem e sub-estações sabotadas. O sul-africano disse desconhecer ainda o montante necessário para a recuperação da linha de transmissão de corrente eléctrica. Responsáveis da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) e da "Eskom Enterprises" encontrar-se-ão nos próximos dias para manter conversações, já que os sul-africanos participarão nos trabalhos de reabilitação. A barragem do Lomaum deixou de fornecer corrente eléctrica à região planáltica (Tchinjenji, Lonjonjo, Huambo, Kachiungo e Chiunguar na província do Bié), em 1985. Até à altura da sua paralisação, a barragem hidro-eléctrica de Lomaun tinha capacidade de produção de 35 MW instalados com a previsão de mais 30.


Benguela, 19 de Setembro de 2003 - As cidades de Benguela e Lobito e as vilas da Catumbela e Baía Farta sofrem, há cerca de duas semanas, graves restrições no abastecimento de água potável, devido às constantes interrupções no fornecimento de energia eléctrica. Esta grave situação deve-se fundamentalmente ao baixo caudal do rio Catumbela, porquanto a central hidroeléctrica do Biópio está a produzir apenas 12 megawatts, através de dois grupos geradores, dos quatro existentes. Fonte da ENE,  ligada à direcção regional do centro, sublinhou que a empresa prevê o agravamento do abastecimento de energia por ausência de chuvas, o que provocará uma redução ainda maior nos níveis do caudal do rio Catumbela. Sessenta e um milhões de dólares norte americanos é o valor estimado para a reabilitação e ampliação das redes de distribuição de energia eléctrica e iluminação pública das cidades do litoral da província, nomeadamente Benguela, Lobito, Catumbela e Baía Farta.


Benguela, 18 de Setembro de 2003 - Pelo menos setenta e dois novos postos de trabalho foram criados no último trimestre deste ano, com a retomada da produção na fazenda agro-industrial "Ex-plantações da Ganda", localizada na comuna da Ebanga, 45 quilómetros a norte da sede municipal da Ganda (província de Benguela), soube hoje a Angop. Os novos postos de trabalho, ocupados maioritariamente por ex-militares da UNITA e pequenos camponeses da região, são o resultado da fase experimental que impulsionará o pleno funcionamento do empreendimento, destruído durante o conflito armado. Com seis mil e 240 hectares, áreas industrial e residencial, a fazenda agro-industrial, propriedade do empresário Horácio de Jesus Pedrosa, será reabilitada a partir do ano em curso, com apoio do governo provincial de Benguela, mormente na concepção de crédito financeiro. Segundo Horácio de Jesus, numa primeira fase serão explorados apenas 100 hectares com feijão, milho e outros cereais. "Trata-se de uma mais valia para o programa de combate a fome e a pobreza", referiu, escusando-se a avançar o montante a aplicar para materialização do projecto. Segundo o empresário, a actividade produtiva na fazenda ficará isenta de problemas de falta de água para irrigação, por se encontrar localizada nas imediações do rio Catumbela. A reabilitação da "Ex plantações da Ganda", denominação a alterar proximamente, resume-se na preparação das terras para cultivo, após remoção de quantidade considerável de objectos. O governador provincial de Benguela, Dumilde Rangel, louvou a iniciativa, garantindo o apoio financeiro do executivo que dirige para realização das acções perspectivadas, fundamentalmente no domínio da agricultura. "É necessário que tenhamos empresários que apostem na agricultura modernizada e criem mais postos de trabalho para população", sustentou.


Huambo, 17 de Setembro de 2003 - Uma delegação sul africana, da empresa de electricidade "ESKOM", encontra-se desde hoje na cidade do Huambo, para avaliar as linhas de transporte de energia eléctrica da barragem do Lomaum, município de Kachiungo. A delegação sul africana, que vai sobrevoar de helicóptero a linha do Lobito, Lomaum, Alto-catumbela e Huambo, vai de igual modo constatar o actual estado das sub-estações eléctricas. A região planáltica do Huambo, (Tchindjenji, Longonjo, Tchicala-Tchologanga e Kachiungo), deixou de beneficiar de corrente eléctrica da barragem do Lomaum, no dia 17 de Janeiro de 1985. Até a data da sua paralisação, a barragem tinha a capacidade instalada de 35 MW, com a previsão de mais 30. Entidades da empresa local de energia revelaram que a referida linha foi danificada pela população que extraiu materiais para a confecção de artigos diversos. A visita da delegação sul africana efectua-se numa altura em que a cidade do Huambo vive de energia produzida por grupos geradores "Diesel", num total de seis, dos quais quatro encontram-se avariados desde quinta-feira última. De acordo com o director nacional para a produção e distribuição de energia, Frederico Kambinda, a recuperação da barragem está a ser analisada pela Empresa Nacional de Electricidade (ENE) em parceria com a "ESKOM", tendo em conta o protocolo assinado recentemente em Luanda, entre as chefias dos sectores dos dois países. A Angop soube que durante a visita serão definidos parâmetros concretos para a execução do projecto, ainda sem data.


Ganda, 3 de Setembro de 2003 - A cidade da Ganda registará nos próximos dias melhorias na rede eléctrica após a instalação segunda-feira de dois grupos geradores, com capacidade de 250 KVA cada, adquiridos pelo Governo local. As obras, iniciadas em Agosto vão prolongar-se por mais três meses e incluem ainda na instalação e reabilitação de postos de transformação, bem como a substituição de cabos eléctricos obsoletos. De acordo com José Batalha, técnico da empresa angolana encarregue pelas obras "Emancil", a extensão dos cabos eléctricos na linha de distribuição aérea constitui uma das principais tarefas para materialização do projecto, a julgar pela existência de quantidade considerável de cabos subterrâneos obsoletos. Os munícipes da cidade da Ganda encontram-se privados de electricidade desde 1998, devido a uma grave avaria técnica registada no único grupo gerador. Com a nova rede de eléctrica, fruto do programa bienal do Governo 2003/04, as autoridades administrativas da Ganda terão como grande desafio a resolução do problema de abastecimento de água potável, reabilitação da rede telefónica, entre outras acções.


Ganda, 2 de Setembro de 2003 - A Missão Católica do Dunde, município da Ganda, província de Benguela, paralisada há mais de cinco anos devido ao conflito armado no país, foi reaberta nesta segunda-feira, em acto orientado pelo bispo da diocese local, Dom Óscar Braga. A reabertura da Missão do Dunde coincidiu com a passagem do septuagésimo quinto aniversário da sua criação, marcada por uma missa crismal. Dom Óscar Braga, em visita pastoral de três dias ao município, apelou aos fieis a acatarem os ensinamentos de Deus." A mensagem tem um teor de paz, por isso é necessário que ela cresça e floresça", disse o bispo de Benguela. Dom Óscar Braga, igualmente administrador diocesano do Huambo, visitou já as paróquias da sede municipal da Ganda e Vila do Alto Catumbela, e deslocou-se aos municípios de Tchinjenje e Ukuma, na vizinha província do Huambo.


Ganda, 30 de Agosto de 2003 - O Programa Alargado de Vacinação (PAV) no município da Ganda, prevê imunizar cem mil crianças dos zero aos cinco anos, nesta segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, iniciada sexta-feira. O facto foi anunciado pelo responsável do PAV na Ganda, José Cabral Bueti, tendo adiantado que as condições materiais e humanas são satisfatórias para alcançar as metas preconizadas inicialmente, ao contrário do que aconteceu na campanha anterior, realizada em Junho último. José Cabral garantiu a existência de 60 mil dozes de vacinas, para uma campanha que envolve 282 equipas móveis, formadas por 565 brigadistas e voluntários, distribuídos nas três comunas do município, designadamente Babaera, Alto Catumbela e Chicuma. Na última campanha de vacinação contra a paralisia infantil, segundo explicou, foram munizadas 75 mil crianças das cem mil previstas. A Angop apurou que o município da Ganda poderá receber a qualquer momento outras cem mil doses de vacinas. Entretanto, o PAV prevê imunizar durante esta campanha cerca de 900 mil crianças em toda a extensão da província.


Ganda, 28 de Agosto de 2003 - Dois postos de abastecimento de combustível da Sonangol estão a ser reabilitados no município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, desde o princípio deste mês, no quadro de um projecto da direcção regional Oeste da Sonangol, em curso desde Novembro do ano passado. Com capacidades para armazenar 22 mil litros de gasóleo, 10 de gasolina e igual quantidade de petróleo, os postos de abastecimento, localizados na sede municipal e na vila do Alto Catumbela, voltarão a funcionar dentro de trinta dias, visando dar resposta ao crescente movimento rodoviário no troço Ganda/Huambo. Segundo uma fonte da Sonangol, estão a ser instalados dois novos postos nos municípios de Caimbambo e Chongoroi, a 116 e 150 quilómetros da cidade de Benguela. Sem revelar custos, garantiu que a materialização do projecto permitirá fornecer produtos derivados do petróleo nas regiões Centro e Sul do país, onde grande parte das localidades não dispõem de postos de abastecimento.


Luanda, 26 de Agosto de 2003 - A Empresa de Viação e Comércio de Angola (EVA), vocacionada para o transporte de passageiros por via rodoviária, vai direccionar nos próximos dois anos a sua actividade para as cidades do litoral de Angola, Lobito e Benguela. De acordo com o administrador da firma, José Carlos, a opção deve-se ao bom estado da via que liga a capital, Luanda, a estas cidades. O regresso às antigas vias depende da reabilitação de estradas e pontes, actualmente em muito mau estado. A transportadora, que realiza duas viagens diárias, de segunda a sexta-feira, cobra um Kwanza por cada quilómetro de estrada e esteve inactiva desde 1992 por consequência do recém terminado conflito armado. A mais antiga empresa de transporte inter provincial do país cobriu até o ano 1975 as vias Luanda/Huambo/Lubango, Luanda/Bié, Lubango/Benguela e Lubango/Cunene.


Benguela, 22 de Agosto de 2003 - Uma caravana com mil pessoas, integrantes da excursão turística dos naturais e amigos do Cubal e Ganda (Anaconda), segue hoje para aqueles municípios, depois de ter feito escala na cidade de Benguela. A excursão comporta uma coluna com quarenta viaturas, fundamentalmente jeeps, ocupadas por naturais e amigos daquelas circunscrições, actualmente a residir em Luanda, Sumbe, Huambo, Lobito e Benguela. Na segunda etapa da viajem (hoje), os viajantes vão percorrer cerca de 800 quilómetros para chegar às cidades do Cubal e Ganda. A caravana pernoitou na cidade das Acácias Rubras, onde participaram num jantar de confraternização com alguns membros da Anaconda local. O coordenador da comissão organizadora e membro da Anaconda, Joaquim da Silva, disse hoje em declarações à Angop que a excursão tem como objectivo principal dar a conhecer as potencialidades dos dois municípios nos vários domínios. Reconheceu que a iniciativa trará benefícios para região, consubstanciados no relançamento das indústrias transformadoras e recuperação das fazendas agrícolas, como também no melhoramento dos serviços básicos a população. Durante a sua estada de cinco dias naquelas localidades, os excursionistas vão participar em actividades culturais e recreativas, na inauguração de uma biblioteca, assim como visitar empreendimentos económicos e sociais, destacando-se a barragem do Dungo, a variante ferroviária, o hospital municipal, entre outros. Com o advento da paz, a Anaconda prevê realizar excursões semelhantes com regularidade e estendê-las, proximamente, a outros municípios da província de Benguela. Esta excursão turística da Anaconda conta com o patrocínio de várias empresas públicas e privadas.


Benguela, 22 de Agosto de 2003 - A população das sedes municipais do Cubal, Caimbambo e comuna de Katengue, província de Benguela, conta desde quinta-feira com novas redes de iluminação pública, inauguradas pelo governador local, Dumilde Rangel, no quadro do programa bienal do Governo 2003/04. Na sede municipal do Cubal, a 140 quilómetros da cidade de Benguela, a rede de iluminação pública compreende uma central eléctrica com um gerador de 250 KVA e 400 holofotes instalados. Na comuna de Caimbambo, que dista a 113 quilómetros da cidade capital da província, foi instalada uma central com um gerador de 100 KVA, 110 holofotes e 42 novos Postos de Transformação. Por seu turno, a comuna de Katengue, município de Caimbambo, beneficiou de um gerador de 30 KVA, e 27 Postos de Transformação. Os trabalhos estiveram a cargo da empresa angolana Engenharia de Manutenção Civil (Emancil). De acordo com Dumilde Rangel, o fornecimento de água potável e transportes rurais constituem o passo seguinte. Visivelmente satisfeitos, os cidadãos daquelas localidades cantavam e dançavam para comemorar a reposição da iluminação pública avariada há mais de dois anos.


Benguela, 22 de Agosto de 2003 - A administração municipal da Ganda necessita com urgência de equipamentos, como picaretas e carros do lixo, para o saneamento básico da vila e arredores. A informação foi prestada hoje à Angop pelo responsável local dos serviços comunitários, António Kalianguila, defendendo a necessidade da aquisição também de materiais de apoio e protecção aos trabalhadores dos cemitérios, nomeadamente, uniforme, máscaras, botas e desinfectantes, para salvaguardar a saúde daqueles que diariamente laboram com cadáveres, algumas vezes em estado de putrefacção. De acordo com o responsável, a proliferação de algumas endemias no município, tais como o paludismo, infecções de pele, pulmonar, entre outras, deve-se em parte à falta do saneamento básico do meio. O município da Ganda dista 205 quilómetros da cidade de Benguela, sede da província, e tem com uma população estimada em 78 mil habitantes, que se dedica essencialmente à agricultura e pecuária.


Luanda, 22 de Agosto de 2003 - O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Ruud Lubbers, considerou quinta-feira, em Luanda, notável a forma como os ex-militares da Unita foram integrados na sociedade angolana. O responsável das Nações Unidas, que falava à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, após desembarcar para cumprir uma visita de quatro dias no país. Ruud Lubbers, de nacionalidade holandesa, apelou o governo angolano no sentido de rapidamente reconstruir estradas e outras infra-estruturas para se voltar a uma vida normal. Durante a sua estada, o Alto Comissário das Nações Unidas analisará o repatriamento voluntário de angolanos refugiados na RDC, Zâmbia e Namíbia, e a situação dos refugiados da RDC actualmente a viver em Angola. Ruud Lubbers encontrar-se-á com responsáveis do executivo angolano, bem como representantes de vários países doadores, Agencia das Nações Unidas e de Organizações Não Governamentais activas em Angola. Tem igualmente agendada uma viagem, sábado, para a província do Moxico, onde acompanhará a chegada de uma coluna que transporta refugiados angolanos provenientes do campo de Kisenge, no Katanga (RDC), para um centro de recolhimento no Luau (Angola). O ACNUR calcula que aproximadamente 220 mil refugiados angolanos serão apoiados no seu retorno a casa em 2003 e 2004, ao abrigo da operação do repatriamento organizado pelo ACNUR em cooperação com o governo de Angola e países de asilo. O total do orçamento do ACNUR para a operação de repatriamento voluntário de angolanos é de 29 milhões e meio de dólares. Até agora, o ACNUR já recebeu 16 milhões desse montante. Os maiores contribuintes até são os Estados Unidos , Japão, Alemanha, União Europeia, Dinamarca e Suécia.


Benguela, 21 de Agosto de 2003 - O governador de Benguela, Dumilde Rangel, deslocou-se hoje ao município do Cubal, a 140 quilómetros da cidade capital, onde durante algumas horas vai inteirar-se do grau de execução das acções inscritas no programa bienal do Governo de 2003/04. Acompanhado de membros do seu executivo, a deslocação de Dumilde das Chagas Rangel, inicialmente marcada para quarta-feira, permitirá avaliar o grau de implementação de algumas obras conducentes ao aumento dos serviços sociais básicos as populações. Durante a sua permanência, o governante vai visitar as obras de reabilitação dos sistemas de energia, de tratamento e abastecimento de água, bem como do troço rodoviário Cubal/Ganda (61 quilómetros). A construção de escolas, postos médicos e casas para professores e enfermeiros são outras obras em curso contempladas no programa bienal do Governo. Entretanto, os trabalhos de reabilitação da estrada Bocoio/Balombo, consubstanciado na pavimentação e terraplanagem, arrancam a partir da próxima semana, com vista a melhor a circulação rodoviária. Com 72 quilómetros, a estrada Bocoio/Balombo, norte da província de Benguela, é caracterizada actualmente por buracos e ravinas.


Lobito, 12 de Agosto de 2003 - A ampliação do cais de cabotagem constitui uma das principais acções a desenvolver no próximo ano, no quadro do projecto de modernização do Porto Comercial do Lobito, província de Benguela. Em declarações hoje à Angop, o director geral do Porto do Lobito, José Carlos Gomes, explicou que a ampliação do cais de cabotagem visa aumentar substancialmente o número de embarcações com mercadorias que nele atracam. Segundo disse, actualmente com oito embarcações, novecentas toneladas cada (diariamente), a sua capacidade aumentará substancialmente com a reabilitação do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), o que permitirá a ligação permanente com as vizinhas repúblicas do Congo Democrático e da Zâmbia. A inoperância do CFB, sublinhou, inviabiliza a exploração do potencial do cais de cabotagem na recepção de mercadorias, a partir dos países referenciados, situação adversa aos propósitos que nortearam a criação da empresa na década 50. Sem revelar custos, Carlos Gomes realçou, por outro lado, que a modernização do Porto Comercial do Lobito contribuirá para o desenvolvimento económico da região austral de África e particularmente do país.


Benguela, 14 de Julho de 2003 - Os engenhos explosivos existentes ao longo do troço Lobito/Cubal poderão condicionar a conclusão das obras de reabilitação da referida via, prevista para Setembro deste ano, soube hoje a Angop. Segundo o director do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Daniel Quipaxi, a acção de desminagem dos engenheiros das Forças Armadas Angolanas (FAA) tem sido dificultada pela insuficiência de meios. O responsável deslocou-se ao local, quinta-feira última, na companhia do governador provincial, Dumilde Rangel, onde constataram o grau de execução das obras, iniciadas em Maio de 2002, e avaliadas em oito milhões de dólares norte-americanos. Paralelamente aos trabalhos de desminagem, três brigadas de reparação efectuam obras de reposição de travessas e carris no troço Lobito/Cubal. Para colmatar as dificuldades da equipa de desminagem, segundo o responsável, o CFB vai contratar uma ONG italiana que deverá disponibilizar os meios técnicos adequados. Os trabalhos de reabilitação no troço de Santa Iria (Huambo) culminarão com a chegada do comboio à cidade do Kuito no segundo semestre de 2004. Estão previstos para a implementação do programa nacional de reabilitação ferroviária, até 2007, cerca de 100 milhões de dólares norte-americanos.


Ganda, 1 de Julho de 2003 - Pelo menos 500 mil hectares de terras aráveis serão preparadas no município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, no âmbito da próxima campanha agrícola, com arranque previsto para Setembro próximo. O facto foi anunciado pelo governador provincial, Dumilde Rangel, durante um encontro que manteve na última semana com habitantes e camponeses da Ganda, de quem recebeu informações sobre as principais dificuldades que assolam a região. Ao considerar de uma “mais-valia” para o programa de combate à fome e à pobreza, Dumilde Rangel afirmou que a preparação de terras aráveis está a cargo da Empresa Nacional de Mecanização Agrícola (Mecanagro) em Benguela. O governo provincial vai investir mais de dois milhões de dólares norte-americanos para o relançamento da agricultura em Benguela. A reabilitação do troço rodoviário Catengue/Cubal/Ganda, iniciada no passado mês de Maio, é outra das acções tidas como prioritárias no âmbito do programa bienal do Governo 2003/04, com vista a normalização da circulação naquela importante via de comunicação. O governador Dumilde Rangel procedeu a inauguração de dois postos médicos nas aldeias de Katima e Dembwe, distribuiu instrumentos agrícolas a 50 camponeses e entregou cadeiras de rodas para deficientes físicos.


Ganda, 1 de Julho de 2003 - O município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, poderá atravessar, nos próximos meses, uma crise social, devido a escassez de alimentos básicos, disse hoje à Angop o regedor municipal, Adriano Cambia "Toto". O responsável indicou que a escassez de alimentos se deve ao fraco rendimento agrícola da última campanha (2002/03), motivado pela irregularidade das chuvas. Neste momento, adiantou, a fome está a afectar as populações mais vulneráveis, na sua maioria recentemente reassentadas no município sede, ante a subida galopante dos preços dos principais produtos nos mercados locais. Perante este quadro, Adriano Cambia defendeu a necessidade do governo provincial implementar no município da Ganda um programa de assistência social, na perspectiva de evitar a ocorrência de uma crise alimentar sem precedentes.


Ganda, 20 de Junho de 2003 - Pelo menos 1.500 ex-militares da Unita, controlados pelo Instituto de Reinserção Social (IRSEM), no município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, clamam por bens alimentares, vestuário e medicamentos. De acordo com o responsável do IRSEM Pedro Bernardo, os desmobilizados encontram-se desde Março sem assistência humanitária, situação provocada pelo facto de os ex-militares não possuírem cartões que os habilite a beneficiar da ajuda alimentar distribuída pela ong americana CRS, a semelhança de outros mil 700 reassentados recentemente na região. Saliente-se que, em consequência de se terem ausentado das áreas de acolhimento aquando do registo feito pela comissão provincial de Reintegração Social dos Desmobilizados, alguns ex- militares da Unita estão privados de assistência prestada por organizações não governamentais, parceiras do Governo. A fonte da Angop assegurou que o problema já foi encaminhado à representação do Programa Alimentar Mundial "PAM", no município do Lobito, tendo em conta a crítica situação humanitária dos mil e 500 desmobilizados. Na ocasião, Pedro Bernardo lamentou o atraso na distribuição de kits de reassentamento (instrumentos agrícolas e utensílios domésticos), a partir da sede provincial, devido a falta de meios de transporte. O IRSEM, no município da Ganda, controla actualmente três mil e 200 ex-militares da Unita.


Benguela, 20 de Junho de 2003 - O governo de Benguela vai lançar, a partir da próxima semana, dois concursos públicos, com vista a construção e apetrechamento de estabelecimentos escolares e moradias para professores e enfermeiros, em todas as comunas da província. O governador provincial, Dumilde Rangel, falava durante uma reunião com consultores, empresários e representantes da sociedade civil, realizada quinta-feira, após uma visita de constatação efectuada ao município do Lobito. No encontro, o chefe do executivo de Benguela anunciou para breve o início do projecto de reabilitação de pontes e estradas secundárias na província, bem como as obras de reabilitação dos troços rodoviários Eval Guerra-Lobito-Bocoio, com 64 quilómetros, Uchi-Talamajamba-Catengue- Catengue-Chongoroi e Catengue-Ganda. Dumilde Rangel fez a apresentação do plano estrutural e urbanístico da cidade do Lobito, Vila da Catumbela, e do programa de reabilitação de 30 quilómetros de estradas no Lobito. Falou aos participantes dos objectivos do novo projecto de águas, aprovado pelo governo central, cujo financiamento será assegurado pela linha de crédito do Brasil, que prevê o aumento dos níveis de captação, tratamento e distribuição de água às cidades de Benguela e Lobito, e as vilas da Catumbela e Baía-Farta. O governador visitou o sistema alternativo de captação e distribuição de água na Vila da Catumbela e das futuras instalações da Empresa de Embalagens Metálicas (Embal) e áreas adjacentes, as ravinas do bairro Luongo e as duas pontes rodoviárias na estrada alternativa sobre o rio Catumbela.


Cubal, 17 de Junho de 2003 - O governador provincial de Benguela, Dumilde Rangel, manifestou-se, neste final-de-semana, no município do Cubal, satisfeito com o grau de execução das obras de reabilitação da ponte sobre o rio Cubal. Dumilde Rangel, que falava no final da visita, destacou a importância das pontes rodoviárias e ferroviárias para o desenvolvimento social e económico de uma localidade. "A recuperação e manutenção das principais vias de comunicação, com vista a dinamizar a actividade comercial, é da responsabilidade do governo, enquanto gestor das receitas do estado", reconheceu. 
Apesar da exiguidade dos recursos financeiros, esclareceu que o governo provincial vai priorizar, dentre outras acções, a recuperação de estradas e pontes, no quadro do seu programa bienal 2003/04, visando dar resposta às preocupações da população e melhorar a ligação com o resto do país. Dumilde Rangel anunciou, para os próximos dias, a instalação de um estaleiro, no troço rodoviário Catengue/Ganda, cuja reabilitação contará com a participação de populares e militares desmobilizados. Acompanhado de membros do seu executivo, o governador visitou a ponte ferroviária sobre o rio Cubal, os centros de captação de água e o centro de formação de ex-militares da Unita, a fábrica de Sisal e algumas fazendas agrícolas.


Cubal, 28 de Maio de 2003 - As obras de reabilitação da ponte ferroviária sobre o rio Cubal, situada a 151quilómetros da cidade de Benguela,  foram iniciadas há vinte dias e deverão estar concluídas em Outubro deste ano, informou hoje o administrador municipal do Cubal, Veríssimo Sapalo. As obras desta ponte, destruída parcialmente em 1993 durante o conflito armado, estão a cargo da empresa portuguesa de construção OPCA, enquadradas no programa nacional de reabilitação do Caminho de Ferro de Benguela (CFB). Sapalo não revelou o montante envolvido, mas referiu que está prevista a substituição do tabuleiro, assim como obras de construção civil. De acordo com o Programa Nacional de Recuperação Ferroviária, a ponte com 80 metros de comprimento e 20 de largura, erguida em 1970, permitiria numa primeira etapa, o restabelecimento do tráfego ferroviário entre a cidade do Lobito e os municípios do interior da zona sul.


Benguela, 9 de Maio de 2003 - A greve dos trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes (ENP) em Benguela, iniciada quarta-feira última, poderá afectar a reabilitação do troço ferroviário Benguela/Cubal, disse hoje o director do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Daniel Quipaxi, salientando que a paralisação dos trabalhos de reabilitação de duas pontes no município de Caimbambo, a 116 quilómetros de Benguela, é reflexo da greve na ENP, a quem foram adjudicadas as obras.
Adiantou que se a greve se mantiver poderá alterar o quadro actual, pois as brigadas estão a 20 quilómetros de Caimbambo e o contrato de trabalho prevê que as pontes ferroviárias estejam operacionais dentro de 60 dias. Daniel Quipaxi aventou mesmo a hipótese do contrato ser rescindido, caso não se registem avanços nas negociações com a comissão sindical, com vista o levantamento da greve nos próximos dias.

A direcção do Caminho de Ferro de Benguela perspectiva para Agosto a ligação ferroviária Benguela/Cubal. Os trabalhadores da ENP observam uma greve por tempo indeterminado, exigindo o pagamento de nove meses de salários em atraso e subsídios referentes ao mês de outubro do ano passado.


Ganda, 30 de Abril de 2003 - Quinze mil crianças dos nove meses aos quinze anos foram vacinadas contra o sarampo no município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, durante a primeira fase da campanha nacional, que decorreu de 21 a 26 deste mês. O chefe da secção municipal de Saúde na Ganda, Américo Daniel, explicou que os números ultrapassaram as expectativas. De acordo com o responsável, o êxito da primeira fase da campanha, realizada nas escolas e centros infantis das áreas urbanas, deveu-se fundamentalmente à mobilização comunitária levada a cabo em todo município, em parceria com o sector da educação.
Para a segunda fase da campanha, a decorrer de 3 a 9 de Maio próximo nas 11 unidades sanitárias, a sessão municipal de saúde perspectiva o reforço da mobilização comunitária, visando aumentar os índices alcançados.


Benguela, 30 de Abril de 2003 - A população do Alto Catumbela, município da Ganda (província de Benguela), encontra-se isolada e privada de abastecimento de bens básicos desde Março último, devido ao estado das três principais estradas que lhe dão acesso. As estradas registam enormes buracos provocados pelas chuvas que se abatem sobre a região. A administração municipal da Ganda pensa mobilizar com urgência recursos financeiros e humanos, com vista à reparação dos troços. Sem revelar o montante, uma fonte da administração local salientou que a reparação consistirá, numa primeira, na colocação de travessas de madeira e terra batida nos pontos mais críticos.


Ganda, 9 de Abril de 2003 - Os serviços da habitação no município da Ganda arrecadaram, durante o primeiro trimestre do corrente ano, 65 mil e 12 kwanzas, resultante do arrendamento de imóveis do estado. De acordo com o responsável daquela instituição, Celestino Chipepe, durante o ano de 2003 a perspectiva é arrecadar para os cofres do estado maiores valores monetários, tendo em conta que o preço do arrendamento dos imóveis comerciais subiu na ordem de cem por cento. Disse que comparativamente ao ano transacto foram arrecadados apenas 127 mil kwanzas, devido o baixo custo da renda dos imóveis habitacionais e Comerciais. Os serviços da Habitação na Ganda controlam um total de 422 imóveis confiscados pelo estado, entre residências e estabelecimentos comerciais. Quanto ao programa de venda de imóveis a particulares, revelou que 80 moradias aguardam pela aprovação e avaliação por parte da comissão provincial de venda do património habitacional do estado. Catorze moradias localizadas na comuna da Babaera foram compradas por pessoas singulares no ano passado e outras 80 já foram avaliadas pela comissão criada para o efeito. A Angop constatou que os imóveis no município se encontram em estado avançado de degradação e alguns foram destruídos durante o conflito armado.


Benguela, 11 de Março de 2003 - As obras de reabilitação da linha férrea entre o Lobito e o Cubal, encontram-se parcialmente paralisadas desde Dezembro último, por falta de travessas. O director assistente do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Carlos Braz, em declarações hoje à Angop, revelou que, avaliado em 8 milhões de dólares, o projecto de reabilitação previa a colocação até Dezembro de cerca de sete mil travessas de madeira, ferro e aço, estando neste momento limitado à colocação de brita e pedra na linha
A intenção de dar início ao tráfego ferroviário do CFB entre os municípios do Lobito e Cubal ficou assim adiada, frisou. A falta do cumprimento de entrega mensal por parte da empresa fornecedora, sul africana, foi apontada como a maior dificuldade da brigada de ferroviários que trabalha naquele troço, aliada a degradação de algumas pontes. Recordou que a reabilitação total, dos 1.301 quilómetros de linha do CFB até a província do Moxico, está inserida no plano nacional ferroviário, avaliado em 150 milhões de dólares, com conclusão prevista para 2012. Saliente-se que as cidades de Benguela e Lobito, no litoral centro de Angola, estarão ligadas por um sistema integrado de transporte, a partir deste ano, depois da sua aprovação pelo Conselho de Ministros. Este investimento será gerido por um consórcio formado pela Agência Francesa de Desenvolvimento, Sonangol e CFB, contemplando a modernização da actual linha férrea e a construção de uma outra paralela, até a localidade de Negrão, a cerca de dez quilómetros da cidade do Lobito. O projecto prevê ainda a construção de uma nova estação, na zona do mercado informal do "Champanguela", no Lobito, uma ponte, passagens aéreas ao longo de 30 quilómetros que separam as duas cidades, passagens de nível automatizadas e a reabilitação de seis estações existentes.


Ganda, 11 de Março de 2003 - Um viveiro com 8.733 plantas de café arábica foi criado, nos últimos meses, pelas autoridade agrícolas, no município do Ganda, a 200 quilómetros da cidade de Benguela. O director do instituto local do café, Victorino Hamuyela, disse que cerca de oito mil plantas de café arábica poderão cobrir os mercados de outras províncias do país, uma vez que já foram distribuídas quantidades não especificadas aos fazendeiros da Candonga (município do Cubal) e das comunas da Chimboa e Babaera (Ganda). Quarenta e sete fazendas, até então sob gestão do Instituto do café na Ganda, foram privatizadas. A única fazenda controlada pelo instituto, situada na localidade do Munguavolo, produziu durante o ano passado cerca de três toneladas de café, cuja evacuação para sede municipal está condicionada por falta de transportes e do avançado estado de degradação das estradas e pontes. Por forma a alargar a produção do café, o sector agrícola, no município da Ganda, vai proceder nos próximos dias, ao levantamento de todos os cafeicultores e fazendeiros existentes naquela zona.


Cubal, 31 de Janeiro de 2003 - Cerca de 120 milhões de dólares é o montante necessário para a reabilitação da barragem hidroeléctrica do Lomaum, localizada no município do Cubal, a 151 quilómetros da cidade de Benguela. O facto foi anunciado hoje pelo director regional centro de produção da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), Frederico Cambinda, depois de uma visita ao empreendimento, destruído em 1983 durante o conflito armado. Durante alguns dias de estada no município, uma equipa técnica da ENE fez o levantamento das necessidades, assim como as condições de passagem do troço rodoviário, para a transportação do material. O responsável não adiantou a data para o arranque das obras de reabilitação. A Angop apurou que o governo português continuará a ser o potencial financiador de todo o projecto de reabilitação, que contará com a participação de outras empresas, incluindo uma alemã. A barragem fornecia energia eléctrica às províncias de Benguela, Huambo e ainda parte do Bié.


Ganda, 29 de Janeiro de 2003 - O administrador comunal da Chicuma, município da Ganda, a 201 quilómetros da cidade de Benguela, Fausto Sanjamba "Gigante", morreu sexta-feira (24 de Janeiro), vítima de accionamento de uma mina, quando a viatura em que seguia accionou uma mina anti-tanque, no regresso de Cacipera, momentos após a sua apresentação à população da Chicuma. Nesse mesmo dia havia sido reposta a administração do Estado na Chicuma. No mesmo acidente morreu também o soba João Catolo, enquanto três oficiais da polícia nacional ficaram gravemente feridos. Fausto Sanjamba foi indicado pela UNITA em 1997, ao abrigo do Protocolo de Lusaka, administrador comunal de Chicuma. Os seus restos mortais foram domingo a enterrar, nesta localidade.


Ganda, 20 de Janeiro de 2003 - 3.716 pessoas, ex-militares da UNITA e familiares, ainda se encontram nas áreas de acolhimento da Santa Ana e Chimboa, numa fase em que o processo de reassentamento da população deveria estar concluído.
Devido a esta situação, João Evangelista Basílio, vice-governador para esfera social e coordenador adjunto da comissão provincial para reintegração social dos desmobilizados e deslocados, deslocou-se ao município da Ganda, para se inteirar das razões do atraso. O governante declarou à Angop ter constatado na área de acolhimento da Santa Ana o regresso de 7.501 pessoas, número aquém das metas traçadas. Em relação à área de acolhimento da Chimboa, João Basílio disse que 10.874 regressaram já as localidades de origem. O vice governador provincial, que defendeu a necessidade urgente do encerramento oficial das referidas áreas de acolhimento, atribui o atraso à apresentação tardia de alguns ex-militares, que não foram registados e não receberam os respectivos subsídios. Enquanto isso, os responsáveis de Santa Ana e Chimboa, os coronéis Germano Wilson e Manuel da Costa disseram haver imensas dificuldades na alimentação, vestuário e saúde. Na área de acolhimento da Santa Ana pelo menos 154 pessoas morreram nos últimos meses, devido à malária, sarampo, diarreias agudas e hepatite.


Benguela, 14 de Janeiro de 2003 - Efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) do Sector Militar estacionado no município do Cubal, a 151 quilómetros da cidade de Benguela, desactivaram, até Dezembro último, um total de 141 mil minas anti-pessoal. O brigadeiro Mário Jorge Miranda, comandante do Sector Militar Cubal, que integra os municípios do Cubal, Ganda e Caimbambo, explicou hoje à Angop que essas acções visam ajudar o Governo no seu esforço de repor a administração estatal e de reassentar as populações deslocadas durante a guerra. De acordo com aquele oficial general das FAA os trabalhos de desminagem foram realizados nas vias de acesso às localidades do Lomaum, Londessa, Capupa e Casseque, ao mesmo tempo que decorrem a bom ritmo as obras de recuperação das principais pontes sobre os rios Cubal e Calondende. Uma operação "tapa-buraco" na comuna de Canhave está também a ser realizada pelos efectivos do Sector Militar do Cubal, que prometem estender a acção de desminagem a toda extensão do território sob sua jurisdição.


Luanda, 9 de Janeiro de 2003 - Cerca de quatro biliões de dólares é o montante necessário para a implementação de um plano global de reabilitação da rede nacional ferroviária, disse hoje, em Luanda, o ministro dos Transportes, André Luís Brandão. Acrescentou que o sector dos transportes aprovou, no ano passado, um plano de reabilitação da rede nacional ferroviária que determina as linhas férreas a servirem o país, as que poderão ser reabilitadas e outras a serem construídas. Este plano, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério dos Transportes, prevê a sua execução em 11 anos, e só será realizado para determinar segmentos ferroviários após um estudo de viabilidade económica. A reabilitação das linhas férreas, explicou, é a primeira fase deste programa e está avaliada em cerca de 300 milhões de dólares. Luís Brandão sublinhou que alguns passos já foram dados na reabilitação das linhas férreas do Ramal do Dondo, Huambo/Kaála, na via em direcção ao Cubal e no Caimbambo.


Ganda, 9 de Janeiro de 2003 - 4.719 ex-militares da Unita e suas respectivas famílias, que se encontravam nos centros de acolhimento de Santana e Chimboa, município da Ganda - a 201 quilómetros da cidade de Benguela -, regressaram terça-feira as suas áreas de origem. Uma fonte do sub-grupo técnico da Unita disse hoje a Angop, em Benguela, que 1.573 ex-militares da Unita e suas famílias seguiram viagem para a província do Huambo, enquanto os restantes 3.146 se vão fixar nos municípios do norte de Benguela. Referiu que, nesta primeira fase, o Governo provincial disponibilizou oito camiões, para transportar os ex-militares e respectivas famílias.

Nos dois Centros encontravam-se concentrados 19.886 pessoas, entre ex-militares e respectivos familiares.


Ganda, 8 de Janeiro de 2003 - A irregularidade de chuvas registadas desde Dezembro último no município da Ganda, a 200 quilómetros da cidade de Benguela, está a causar prejuízos a várias culturas, sobretudo à do feijão. Segundo uma fonte afecta à direcção da Estação de Desenvolvimento Agrícola (EDO) na Ganda, mais de 50 por cento dos dois mil 209 hectares de plantação de feijão secaram por falta de água, ficando assim comprometida a produção alimentar e o optimismo dos camponeses quanto ao rendimento esperado. No período em referência, acrescentou, a região registou apenas chuvas fracas durante três dias, beneficiando cerca de 14 mil 767 hectares de terra com plantação de milho. Entretanto, o sector da agricultura na Ganda recebeu em Dezembro de 2002, dois tractores para preparação dos campos agrícolas, visando estimular cerca de 14 mil 684 famílias camponesas envolvidas no processo produtivo no município.


Luanda, 8 de Janeiro de 2003 - Divulgado calendário escolar para 2003 . O documento fixa o início do ano lectivo para 5 de Fevereiro, excepto para o ensino superior, dividido em três trimestres, que vão de 5 de Fevereiro a 16 de Maio, de 19 de Maio a 22 de Agosto e de 25 de Agosto a 22 de Dezembro. O calendário compreende 37 semanas lectivas equivalentes a 185 dias, estando dentro dos limites internacionais aceites para possibilitar o normal desenvolvimento dos planos curriculares e dos conteúdos programáticos de cada um dos trimestres. De cumprimento obrigatório para o ensino público e privado, o documento foi elaborado com base nas orientações da Lei 13/01, de 31 de Dezembro, sobre as bases do sistema de educação no país. O diploma estabelece as datas de 28 de Abril a 02 de Maio e a de 11 a 14 de Agosto para exames especiais, militares e extraordinários, respectivamente para a primeira e segunda época. Relativamente ao ensino superior, as aulas vão de 21 de Abril a 02 de Agosto (primeiro semestre) e de 8 de Setembro a 20 de Dezembro (segundo semestre).


Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola
Desminagem - Trabalho de Herois