Angola, Alto Catumbela, 2011

Lá onde o rio, a estrada e o comboio se cruzam...
Outras crianças riem, outros pássaros voam e das cinzas renasce A PAZ.

Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Notícias soltas:

Benguela, 30 de Dezembro de 2011 - A reabilitação de 870 quilómetros de vias secundárias e terciárias, facilitando as ligações inter-municipais e comunais, foi apontada pelo governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, como uma das principais acções do sector das Obras Públicas durante o ano prestes a findar.
O chefe do Executivo provincial, que falava quinta-feira na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, destacou que ao longo do ano foram executados 134 projectos no sector das Obras Públicas, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos. Ressaltou que 67 porcento destes projectos assentaram na construção de novas infraestruturas e 33 porcento na reabilitação de escolas, blocos administrativos nas sedes comunais, unidades hospitalares, postos policiais, estruturas de apoio à vacinação de gado e jangos comunitários.

Armando da Cruz Neto disse que também está em curso a conclusão da asfaltagem dos troços rodoviários que ligam Bocoio ao Balombo, Chongoroi a Quilengues e Ganda ao Alto Catumbela.


Benguela, 30 de Dezembro de 2011 - O governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, anunciou esta quinta-feira a construção, em 2012, de 69 escolas, num total de 673 novas salas de aulas a serem distribuídas nos diferentes subsistemas de ensino na região. Intervindo na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o chefe do Executivo provincial em Benguela adiantou que está também programada a reabilitação de 32 unidades escolares, num universo de 160 salas. Armando da Cruz Neto avançou que entre as acções previstas para o sector da Educação consta o ingresso de 2.350 novos professores, a conclusão dos institutos politécnicos nos municípios da Baía Farta, Balombo, Cubal e Ganda.


Luanda, 27 de Dezembro de 2011 - A operadora de telefonia móvel Unitel estendeu no dia 20 deste mês (Dezembro) o sinal da sua rede ao município do Rivungo, na província do Kuando Kubango, atingindo, deste modo, todos os municípios das 18 províncias do país, soube hoje a Angop. "O alargamento do sinal de rede a todos os municípios de Angola é um marco histórico nos 10 anos de existência da Unitel. Ao longo deste período, a operadora congrega a maioria dos usuários de telefonia no país, assumindo a liderança do mercado, com mais de sete milhões de clientes", refere uma nota de imprensa da operadora.


Luanda, 23 de Dezembro de 2011 - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse hoje, sexta-feira, em Luanda, que a actual taxa de cobertura média do fornecimento de energia eléctrica no país é inferior a 50 porcento. O governante, que prestou esta informação durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano do sector, frisou que a oferta de energia eléctrica no país está muito aquém de satisfazer as necessidades da população e de empreendimentos económicos. "O fornecimento de energia eléctrica a nível nacional é ainda baixo, com uma taxa de cobertura média abaixo dos 50 porcento, como consequência dos avanços da economia e do crescimento populacional, que não têm sido acompanhados na mesma medida com os investimentos de reforço e expansão da capacidade energética", admitiu. Apontou ainda a destruição de importantes infra-estruturas do sector eléctrico como centrais hidroeléctricas, durante o conflito armado, como outras das principias causas do défice energético no país. Para ultrapassar o actual quadro, referiu que o Executivo está a implementar desde 2008 um programa com duas fases de reabilitação e de expansão da rede eléctrica no país.
Adiantou que a fase de reabilitação, com um prazo de execução até 2013, já permitiu alcançar resultados importantes como a recuperação de algumas infra-estruturas de produção destruídas durante o período de guerra, como as barragens de Cambambe, Mabubas, Lomaum e Gove. Esta fase, sublinhou o governante, está a proporcionar ainda investimentos na área do reforço da capacidade térmica, bem como elevar a potência eléctrica para cerca de 400 MW.


Luanda, 10 de Dezembro de 2011 - A reafirmação de que Angola vai começar a exportar gás natural do Projecto Angola LNG no Soyo, província do Zaire, a partir do primeiro trimestre de 2012, constituiu a principal manchete das notícias económicas dos últimos sete dias. Ao reforçar tal garantia, num seminário sobre "Avaliação do Petróleo e Gás", o director nacional de comercialização do Ministério dos Petróleos, Albino Ferreira, declarou que a integração do Gás Natural Liquefeito (LNG) no leque dos produtos de exportação do país obriga as entidades angolanas do sector a incrementar os conhecimentos sobre este mercado.


Ganda, 9 de Dezembro de 2011 - O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, afirmou nesta quarta-feira, no município da Ganda, província de Benguela, que a recuperação da estação zootécnica vai contribuir no relançamento do fomento animal e na produção de carne na região. Em declarações à imprensa, Pedro Canga disse ser objectivo do sector fazer desta estação uma unidade de produção capaz de contribuir para a investigação veterinária. Segundo o governante, o sector concebeu diversos projectos para reabilitação e relançamento das estruturas de investigação veterinária e agronómicas, cuja estação zootécnica da Ganda se enquadra neste pacote de investimento. Salientou que a concretização deste processo vai permitir, nos próximos tempos, e logo que sejam concluídos os trabalhos de reabilitação, a criação de condições para instalação de técnicos e em funcionamento dos laboratório e retomar a sua actividade nesta área de investigação de investigação veterinária.

O ministro, durante a sua estada na localidade, avaliou o estado de execução das obras de reabilitação da estação zootécnica que compreende uma residência, escritório, vacaria e pocilga (corrais para os animais), com capacidade de armazenamentos de oito toneladas de cereais, as obras de construção dos silos (centro de conservação de grãos), que estão já sua fase final, faltando apenas erguer as residências e outros estabelecimentos que farão parte deste complexo. Por seu turno, o director provincial da Agricultura em Benguela, Abrantes Carlos Sequsseque disse que a estação zootécnica servirá para o estudo de algumas raças que poderão ser adaptadas para esta região. Acrescentou que numa primeira fase a prioridade será dada a criação da raça que a estação já possuía, como o moncho de quilengues, bosmara da Namíbia, brama, simbra e fazer um estudo sobre a sua adaptação.

Os primeiros animais, num total de 120 cabeças de gado bovino, poderão entrar a partir de Maio de 2012 na estação zootécnica da Ganda.


Ganda, 6 de Dezembro de 2011 - Quatrocentos e oitenta finalistas do ensino médio, especializados na escola do II ciclo do ensino secundário de formação geral, foram lançados hoje no mercado, do município da Ganda, província de Benguela, durante o acto de encerramento do ano lectivo escolar de 2011. Os mesmos foram distribuídos em três áreas de formação, sendo 159 no curso das ciências económicas e jurídicas, 197 ciências humanas e 124 físicas e biológicas. Durante o acto, seis estudantes, um delegado de turma e um professor que mais se destacaram ao longo do ano lectivo académico receberam diplomas de méritos, bem como o melhor aluno do ano no curso de ciências económicas e jurídicas foi distinguido com um livro de leitura.

O director da escola, Emílio Kanjila, disse na ocasião que desde a sua criação, em 1999, a instituição formou perto de 3.200 alunos, afirmando que com base no processo de reforma educativa vigente no sector foi procurado o melhoramento da qualidade de ensino neste estabelecimento, com produção do seu primeiro contingente em 2008.


Benguela, 2 de Dezembro de 2011 - O soba dos bairros da Massangarala e Quioche do município de Benguela, João Kanduco Teixeira, manifestou-se hoje (sexta-feira) preocupado com a segurança da população ao longo da linha férrea, devido ao aumento dos casos de atropelamento. Em entrevista hoje à Angop, o soba disse que desde a retomada da circulação do comboio, em Agosto último, mais de cinco pessoas morreram por atravessarem anarquicamente a linha-férrea e por falta de uma passagem área no local. "A maior preocupação prende-se com a travessia dos idosos que passam sem dar conta do comboio, além das crianças que teimosamente brincam ao longo da linha", adiantou.


Ganda, 1 de Dezembro de 2011 - A primeira pedra do projecto de reabilitação da rede do sistema de fornecimento de água potável no município da Ganda, província de Benguela, foi lançada hoje, em cerimónia orientado pelo representante do Ministério da Energia e Águas, António Quaresma. O acto de consignação do projecto foi rubricado pelo chefe do Departamento Nacional de Saneamento do Sector da Energia e Água, António Quaresma, director provincial da Energia e Água, Victor Moita (dono da obra), e o empreiteiro Vaz Leitão, na presença do administrador local, Caetano Mateus Lopes. As obras consistem, numa primeira fase, no melhoramento de duas estações de captação da água actualmente em funcionamento, criação de um depósito com capacidade de 500 metros cúbicos a partir do fontanário da Serra do Indongo.


Lubango, 1 de Dezembro de 2011 - A chegada em Angola de novas carruagens e máquinas adquiridas, a partir da república da China, vai facilitar a modernização e reconstrução dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), informou hoje, no Lubango, o presidente do Conselho de Administração da instituição, José Carlos Gomes. Entrevistado pela Angop, a propósito do Conselho Consultivo Alargado do Ministério dos Transportes, o interlocutor apontou este aspecto e a formação de quadros como as premissas para um funcionamento pleno do CFB, uma instituição que ficou inoperante durante cerca de 27 anos. De acordo o presidente do Conselho de Administração dos CFB, com a garantia de chegada de novos meios começa-se a recrutar e admitir mais pessoal para posteriormente os enquadrar nas escolas de caminhos-de-ferro, dada a especificidade do trabalho desenvolvido pela empresa. O PCA disse que a empresa está a funcionar com pelo menos 38 vagões de carga com capacidade de 40 toneladas cada, número que será aumentado com a chegada de outras máquinas e equipamento, no sentido de facilitar a locomoção no eixo Zâmbia, Zimbabwe e República Democrática do Congo. "Uma vez a funcionar em pleno para o Huambo, Moxico e Bié, os Caminhos-de-Ferro de Benguela poderá transportar sal, peixe, cimento, fertilizantes e muitos outros produtos", informou o responsável.


Benguela, 30 de Novembro de 2011 - Pelo menos 1.098 estabelecimentos comerciais foram inaugurados este ano na província de Benguela, segundo a directora local do Comércio, Hotelaria e Turismo, Alice Cabral. Ao fazer o balanço das actividades desenvolvidas este ano, a responsável destacou que deste número 94 são estabelecimentos de grandes dimensões, 261 médias e 743 pequenas. Acrescentou que no sector do comércio, Benguela possui 52,2 porcento das preferências dos empresários e Lobito 39,3 , sendo as duas cidades as que recebem cada vez mais investimentos. Sublinhou que graças a alguns investimentos do sector privado, todos os municípios do interior da província têm novos empreendimentos comerciais, com destaque para a Ganda.


Benguela, 29 de Novembro de 2011 - Cerca de dois milhões de habitantes das zonas urbanas do litoral da província de Benguela têm acesso à água potável, graças aos investimentos do Executivo angolano, com enfoque na implementação da 3ª fase do Programa Águas de Benguela (PAB). Os dados foram revelados em conferência de imprensa pelo coordenador da comissão de gestão das Empresas de Águas e Saneamento de Benguela e do Lobito, Jaime Alberto, dedicada ao balanço das actividades do sector durante o presente ano.
De acordo com o responsável, mais habitantes poderão beneficiar de água potável após a conclusão das obras de ligação da conduta nas zonas altas das cidades de Benguela, Lobito, Catumbela e Baía Farta, visando reduzir o actual deficit. Afirmou que a 3ª fase visa, para além da ampliação até 2013 da capacidade de produção para 1,5 metros cúbicos (1.500 litros) por segundo, a cobertura da área urbana e peri-urbana, por meio da melhoria do transporte, reserva e das redes de distribuição no litoral.


Benguela, 28 de Novembro de 2011 - O director provincial de Energia e Águas em Benguela, Victor Moita, reconheceu esta segunda-feira que os investimentos que o Executivo faz, com destaque para a reabilitação e expansão do aproveitamento hidroeléctrico do Lomaum, visam o aumento e a melhoria da produção, transporte e fornecimento de electricidade na região.
Em conferência de imprensa para o balanço das actividades do sector ao longo do ano, o responsável afirmou que a barragem hidroeléctrica do Lomaum conta já com quatro grupos geradores instalados, estando o início do fornecimento de energia eléctrica aos municípios de Benguela, Baía Farta, Catumbela e Lobito dependente da conclusão das obras de montagem da respectiva linha de transporte. "A província de Benguela tem uma necessidade de aproximadamente 300 Megawatts, mas conta apenas com 130 Megawatts", frisou, asseverando ser esta a razão pela qual o Executivo central está a fazer investimentos na barragem do Lomaum e ainda na montanha da linha de transporte Gabela-Quileva. Informou que a província de Benguela tem uma potência instalada de 134,4 Megawatts, através da hídrica do Biópio, térmicas do Lobito e da Quileva, central diesel Quileva e do Cavaco, estando disponíveis apenas 57,7 MW devido à manutenção em curso nos empreendimentos energéticos referidos, para que o sistema funcione correctamente.


Luanda, 26 de Novembro de 2011 - Os serviços de telefonia móvel conheceram, em 2011, uma significativa expansão em todo o país, apesar de haver ainda algumas insuficiências em termos de qualidade. A mudança da operadora Movicel de sistema CDMA para GSM constituiu também facto marcante no sector de telecomunicações e dinamizou ainda mais a concorrência entre as duas empresas. Exceptuando as questões relativas à qualidade da telefonia móvel, o sector de telecomunicações em 2011 atingiu uma das grandes metas preconizadas, no domínio legislativo, nomeadamente a aprovação do Livro Branco - documento onde constam as políticas que conduzem as acções do Ministério até 2017. Esse diploma surge para permitir que a população tenha acesso aos serviços com boa qualidade e a preço acessível independentemente do local em que esteja.


Luanda, 26 de Novembro de 2011 - Uma viagem experimental de comboio da Empresa do Caminho de Ferro de Benguela E.P. vai ser efectuada do Lobito até ao município do Kuito, província do Bié, durante o mês de Janeiro do próximo ano, anunciou hoje (domingo), em Luanda, o director comercial da companhia ferroviária, Aquiles de Carvalho. A realização da viagem técnica de uma locomotiva do CFB ao Kuito enquadra-se no programa de alargamento da rota do Comboio, declarou o responsável à Angop, na qualidade de representante do stand da firma na Feira Internacional dos Transportes e Logística "Expotrans-2011".

Segundo o também economista, actualmente o comboio do CFB faz a carreira Lobito/Huambo, todas as terças-feiras e quintas-feiras, fazendo às terças o sentido ascendente (Lobito/Huambo) e às quintas o rumo descendente (Huambo/Lobito). Aquiles de Carvalho precisou que durante as viagens de ida e volta, o comboio do Caminho de Ferro de Benguela transporta pelo menos um total de 250 passageiros e diversas quantidades de mercadoria.


Ganda, 26 de Novembro de 2011 - Seis agentes comerciais grossistas e quarenta e oito retalhistas foram habilitados esta semana, pelo sector do Comércio no município da Ganda (Benguela), para o exercício da actividade do comércio rural permanente, no quadro do programa do governo do combate à fome e redução da pobreza no país. O programa, cuja primeira fase e experimental é fixada em cinco anos, visa incrementar a aproximação de intercâmbio permanente nas relações de trocas comerciais dos produtos entre a cidade e o campo.


Benguela, 23 de Novembro de 2011 - A direcção provincial de Saúde em Benguela está a aumentar a rede sanitária em toda a extensão da província, com vista a melhorar o atendimento aos pacientes, afirmou hoje o seu director provincial, Agostinho Dias dos Santos. O responsável, que falava em conferência de imprensa no âmbito do balanço anual do sector, sublinhou que, com o programa de municipalização dos serviços de saúde, estão a ampliar as unidades sanitárias, assim como aumentar o número de técnicos. Agostinho Dias dos Santos apontou a construção do centro saúde na zona alta do Lobito, a ampliação do hospital municipal de Benguela com serviços no banco externo e do centro de saúde de Nossa Senhora da Graça, arredores da cidade de Benguela.

O director apontou ainda a construção e ampliação dos hospitais da Ganda, Cubal, Caimbambo, Balombo e Baía-Farta, assim como a construção de mais postos de saúde em quase todas as comunas da província.


Luanda, 21 de Novembro de 2011 - O Ministério dos Transportes está adquirir, neste momento, novas locomotivas, vagões por especialidade, carruagens, plataformas e cisternas para vários fins no âmbito da modernização dos seus serviços, disse hoje, em Luanda, o director geral do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro, Júlio Bango Joaquim . "Estamos na fase de aquisição de material circulante. É um material novo que exige a formação de técnicos para a manutenção destes equipamentos. Para tal, um primeiro grupo de angolanos desloca-se em Dezembro próximo à China para receber formação nestas áreas", disse Júlio Bango Joaquim, em entrevista à Angop. Em relação aos projectos existentes no sector ferroviário, afirmou que o país está neste momento empenhado na reabilitação e modernização das três linhas fundamentais - os Caminhos de Ferro de Luanda /Malanje já inaugurado, o de Moçamedes e o de Benguela que vai do Lobito ao Luao (fronteira com a RDC e a Zâmbia ), em reabilitação.


Ganda, 21 de Novembro de 2011 - Cerca de quarenta mil cidadãos com capacidades eleitorais activas efectuaram já no município da Ganda, província de Benguela, a actualização do registo eleitoral em prol do exercício de voto nas próximas eleições gerais previstas para 2012 no país. Em declarações hoje à Angop, o director provincial do Registo Eleitoral em Benguela, Tuca Manuel, revelou que apenas 1.910 são novos eleitores, correspondendo 28 porcento, com um deficit de 70 porcento do nível de execução para satisfação do processo.
Tuca Manuel que trabalhou hoje (segunda-feira) na Ganda, onde constatou o andamento do processo da actualização do registo, manifestou-se preocupado com o baixo número de cidadãos cadastrados, tendo recebido garantias das autoridades tradicionais e administrativas locais em trabalhar para inverter o quadro nos próximos tempos.


Benguela, 18 de Novembro de 2011 - O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas de Benguela, Henrique Calengue, disse quinta-feira que as estradas e suas infraestruturas complementares são imprescindíveis para o desenvolvimento do país. O responsável falava em representação do governador provincial, Armando da Cruz Neto, no âmbito das festividades do vigésimo primeiro aniversário do Instituto de Estrada de Angola (INEA), cujo acto central decorreu na cidade de Benguela. "Os desafios inerente à coesão nacional e à viabilização da circulação de pessoas, equipamentos e mercadorias colocam ao INEA e seus parceiros uma importante tarefa para serem capazes de dar respostas firmes", disse. Em nome do governo provincial de Benguela congratulou-se pelo visível trabalho realizado nesta região do país, que culminou com a reabilitação e ampliação dos troços Benguela/Lobito, Benguela/Catengue, Cubal/Ganda, Catengue/Chongoroi, desvio da Baía Farta/Dombe Grande.

O vice-governador realçou ainda o trabalho que vai sendo realizado com vista a conclusão dos troços Bocoio/Balombo, Chongoroi/Quilêngues, Ganda/Alto/Catumbela, Dombe Grande em direcção a Lucira e o início da reabilitação da estrada Benguela/Baía Farta, que completarão a malha de estradadas fundamentais da província na sua ligação com os eixos centro e sul do país. "A problemática de viabilização da circulação mediante a reposição da segunda e terceira ordem, em todo país, é uma das tarefas fundamentais que o INEA tem pela frente, juntando-se aos esforços dos governos provinciais ligando as sedes municipais as comunas e estas as povoações", frisou.


Ganda, 18 de Novembro de 2011 - Foram investidos 17.177.106,80 kwanzas pelo Governo na reabilitação de uma escola do ensino primário, na comuna da Babaera, no município da Ganda, província de Benguela, no âmbito do programa de desenvolvimento rural e da combate à pobreza.
Com capacidade de duas salas de aula, a instituição cujas obras iniciaram-se em Maio último e terminam em Fevereiro de 2012 vai albergar 140 alunos, em dois turnos. Segundo o chefe da secretaria da administração local, Albano Pires, a reabilitação da escola enquadra-se no programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza, que permitiu já a aquisição de um lote de batas e equipamentos informáticos para escola do magistério primário.
Avançou que o Governo investiu igualmente este ano 23.605.843,19 kwanzas na construção e ampliação de cinco salas de aula da escola primária nº 244, da sede municipal.

Foram ainda disponibilizados 37.781.000 kwanzas para a reabilitação da rede de distribuição e fornecimento de energia eléctrica à cidade e arredores, bem como 7.978.173 kwanzas na recuperação do edifício do ex-palácio da administração local. No entanto, as obras de reabilitação do hospital municipal estão orçadas em 48.993.523 kwanzas, assim como 5.990.702 kwanzas para casa dos técnicos de saúde.
Segundo Albano Pires, as pontes sobre o rio Kunvoboa, na comuna da Ebanga, sobre rio Bonjongolo, sede municipal e rio Hengala, na Ebanga, foram recuperados na base do pacote de investimento, orçados em 87 milhões de kwanzas.


Lobito, 18 de Novembro de 2011 - A circulação dos comboios do Caminho-de-ferro de Benguela, CFB, do Lobito à província do Huambo está a facilitar o transporte de mercadorias e a consequente redução dos custos de transportação, afirmou quinta-feira, o director regional da firma AngoAlissar Charif Chahab.
Ao falar à imprensa, o responsável da empresa de distribuição alimentar afirmou que a circulação dos comboios do CFB constitui ganho considerável para os empresários. "Com a circulação dos comboios reduziram os custos e aumentou a segurança de transportação dos produtos do Porto do Lobito à cidade do Huambo", afirmou. Fez saber que antes do início da circulação dos comboios, a sua empresa e outros importadores grossistas eram obrigados a mobilizar dezenas de viaturas que transportavam as mercadorias.

Os comboios do Caminho-de-ferro de Benguela retomaram a circulação do Lobito ao Huambo em Setembro último 25 anos depois da interrupção motivada pelo conflito armado que o país viveu.


Ganda, 17 de Novembro de 2011 - Noventa e quatro jovens do município da Ganda, província de Benguela, terminaram nesta quarta-feira, os cursos de pedreiro, marcenaria, mecânica-auto, culinária, corte e costura e da electricidade, no âmbito do processo de formação profissional. O quarto círculo de formação profissional, promovido pelo Inefop em parceria de algumas ONG nacionais, teve a duração de nove meses e inscreveu inicialmente 122 jovens.


Ganda, 11 de Novembro de 2011 - Membros da sociedade civil no município da Ganda, província de Benguela, enalteceram hoje (sexta-feira) a importância da conquista da independência nacional, cujos benefícios são maiores para o bem-estar social das populações angolanas.

Abordado pela Angop, o secretário municipal adjunto do Sindicato de Educação e Cultura na Ganda, Firmino Augusto, referiu que os ganhos da independência são de várias vertentes, tendo destacado a construção e reabilitação de infra-estruturas socioeconómico, estradas e pontes.
No município, apontou a construção de casas sociais para quadros, a extensão da rede escolar, a reabilitação do troço rodoviário Ganda/Casseque/Chikuma/Ebanga e varias outras inovações em curso.
O funcionamento dos bancos de Fomento Angola (BFA), Bic e BNI de comunicações telefónicas das operadoras Angola Telecom, Movicel e Unitel, assim como a actual circulação do CFB, foram igualmente identificadas como ganhos da independência.
Destacou ainda, o fornecimento e abastecimento de energia eléctrica e água potável actualmente extensivo até as comunas da Babaera, Casseque, Chikuma e Ebanga.

O chefe da repartição de Educação da Ganda, Abel Ferreira de Sousa, foi também unânime em apontar a paz, a criação da escola do magistério primário, instituto médio politécnico em construção, centro de produção da rádio nacional, antenas repetidoras da televisão pública, como benefícios da independência.
Já o pastor da Igreja Tocoista, Adelino Inácio Segunda, disse ser uma data muito importante para o país, porque libertou o povo do jugo colonial e entrou numa era diferente de liberdade.
Salientou que, a construção de novas escolas, centralidades habitacionais, silos para banco de sementes, entre outros, são ganhos evidentes da independência baseada no legado do chefe de estado angolano que a "Angola será um canteiro de obras".

Por seu turno, o regedor adjunto da Ganda, Tchilandala Kakueia, expressando em língua nacional umbundo realçou que com a independência o governo colocou meios técnicos capazes de erguer estradas, pontes e outras estruturas sem que haja maiores esforços humanos.
Apontou a construção e reabilitação de estradas e pontes como factor de desenvolvimento que permitiu a livre circulação de pessoas e bens. "Os ganhos da independência são traduzidos na ocupação de imóveis nas cidades, terrenos de construção e cultivo que na época colonial não seria possível, se não viver e cultivar nas montanhas", enfatizou.


Benguela, 4 de Novembro de 2011 - O governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, afirmou esta sexta-feira que grande parte dos recursos financeiros disponíveis no programa de orçamento do Executivo local para o ano de 2012 serão empregues na execução de projectos sociais tendentes a reduzir a pobreza e proporcionar maior geração de emprego.

Intervindo no encontro com representantes de igrejas e sindicatos, o governante disse que foi concentrado no sector social no orçamento para a província grande parte dos recursos financeiros, visando a materialização do propósito do Executivo em melhorar as condições de vida das populações, sobretudo no fornecimento de água potável, saneamento básico, da prestação dos serviços de saúde, educação e habitação.



Catumbela, 1 de Novembro de 2011 - O reitor da Universidade Katyavala Buila, Albano Ferreira, manifestou hoje, no município da Catumbela, província de Benguela, optimista em ver concluída, até 2012, a Faculdade de Engenharia Mecânica.
Em declarações à imprensa, considerou satisfatório o nível de execução das obras do edifício onde deverá funcionar aquela faculdade. Segundo o responsável, que falava à margem de uma visita ao local, há garantias do empreiteiro que até Março de 2012 as obras, iniciadas há um ano, poderão estar concluídas.


Ganda, 30 de Outubro de 2011 - Um grupo de setenta e cinco crianças de ambos sexos da Organização de Pioneiros Agostinho Neto (Opa) provenientes do município do Cubal, promovem desde sexta-feira última na região da Ganda (Benguela) um intercâmbio patriótico sobre micro-projecto de campanha do resgate dos valores morais, cívicos e culturais. De acordo com o primeiro secretário da Opa no Cubal, Zeferino Albino Caterça, o evento visa contribuir no processo da actualização do registo eleitoral, prevenção rodoviária nas principais vias e expansão dos feitos do executivo angolano na reconstrução do país.


Benguela, 27 de Outubro de 2011 - Cinquenta e três casos suspeitos de sarampo, dos quais um resultou em óbito, foram registados na última semana pelas autoridades sanitárias da província de Benguela. De acordo com a estatística do departamento provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias a que A Angop teve acesso quarta-feira, o município de Benguela lidera a lista com 22 casos, seguido do Balombo, com 10, e Caimbambo, com seis, casos suspeitos de sarampo.

Os municípios do Chongoroi e Ganda registaram cada cinco casos.


Ganda, 27 de Outubro de 2011 - Quinze mil cidadãos com capacidade eleitoral activa estão cadastrados no município da Ganda, província de Benguela, no âmbito do processo da actualização e registo eleitoral em curso no país.
Em entrevista hoje à Angop, o coordenador da comissão executiva para o processo eleitoral na Ganda, Augusto Queirós, considerou positivo o trabalho na região desde entrada em funcionamento da primeira brigada registadora a 14 de Agosto.
Avançou que, com o funcionamento das actuais quatro entidades registadoras, sendo na sede, comunas da Babaera, Casseque e Chikuma, o processo ganhou uma nova dinâmica de trabalho onde regista-se em media diária mais de 150 eleitores por cada brigada.


Ganda, 23 de Outubro de 2011 - Vinte e cinco milhões e trezentos mil kwanzas foram disponibilizados no princípio deste mês pelo Banco de Comércio e Indústria (BCI) para concessão do micro-crédito de campanha a 98 camponeses do município da Ganda (Benguela), no âmbito do programa de combate à pobreza no país. Segundo o responsável, do sector da Agricultura e Desenvolvimento Rural na Ganda, Manuel Tchitumba, que falava hoje à Angop, consta do pacote do micro-crédito a recepção de inputs e alfaias agrícolas, assim como juntas de bois para tracção, visando o fomento da produção agrícola na região.

Manuel Tchitumba disse à Angop que o processo obedeceu três fases distintas, tendo esta apenas beneficiado camponeses organizados da comuna da Babaera. Informou que outros 800 processos remetidos a mais de dois anos no Banco Sol também para micro-crédito de campanha espera pela disponibilização de verbas, com vista incentivar os camponeses locais. Considerou que estes atrasos registados na cabimentação do crédito condicionam o desenvolvimento do processo produtivo.


Luena, 21 de Outubro de 2011 - O director-geral do Instituto Nacional dos Caminhos-de-ferro de Angola, Júlio Bango Joaquim, mostrou-se hoje (sexta-feira) satisfeito com a evolução dos trabalhos de compactação da base da plataforma do Caminho-de-ferro de Benguela no troço entre Luena (Moxico) e a comuna do Munhango (Bié). O responsável que integrou delegação do Grupo Operativo para Comissão Executiva de Desminagem (GOCED), que avaliou o andamento da desminagem e reabilitação do CFB na província do Moxico, disse que os trabalhos decorrem a bom ritmo, antevendo a volta do comboio à província em 2012. No Moxico, as equipas de trabalho estão desde Agosto último concentradas no troço ferroviário que liga a cidade do Luena à comuna do Cangumbe (104 quilómetros), numa empreitada que consiste na colocação de plataforma, camada sub-base, britas, travessas e os carris para a locomotiva. De acordo com ele, nos arredores da cidade do Luena está a montada desde Agosto último uma fábrica com capacidade de produzir 50 mil travessas por mês.


Ganda, 20 de Outubro de 2011 - O sector da Administração Pública, Emprego e Segurança Social no município da Ganda, província de Benguela, lança em Novembro próximo para o mercado de trabalho, 81 jovens formados na especialidades de carpintaria, electricidade, serralharia, mecânica, pedreira e canalização. Dos cursos que tiveram início em Março último, destaca-se ainda a formação de 46 mulheres nas especialidades de culinária, corte e costura. Os jovens foram especializados nos três centros móveis de formação profissionais integrados, sendo dois criados na sede municipal e outro no Alto Catumbela, que permitiu já a formação no ano passado de 89 jovens da região.


Ganda, 20 de Outubro de 2011 - Uma campanha de divulgação da Lei Contra a Violência Doméstica foi lançada nesta quarta-feira, no município da Ganda, província de Benguela, em acto presidido pelo conservador do registo civil local, Boaventura Adriano.

"Muita gente hoje não consegue perceber até quando pode estar perante uma violência doméstica", disse o responsável, referindo que as normas jurídicas constituem o "processo através do qual pode-se encontrar soluções para satisfazer as necessidades sugeridas no meio social", expressou.


Luau, 20 de Outubro de 2011 - O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) desminou 190 quilómetros do troço ferroviário do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), na província do Moxico, durante o ano em curso, soube hoje a Angop de fonte oficial. A informação consta de uma nota apresentada no quadro da visita que o director-geral do INAD, Leonardo Severino Sapalo, efectuou ao município do Luau, para constatar os trabalhos de desminagem naquela região fronteiriça. No final da visita, o director-geral do INAD garantiu que os trabalhos decorrem sem sobressaltos, a julgar pelo empenho e espírito patriótico dos 100 sapadores envolvidos no processo.


Benguela, 19 de Outubro de 2011 - O chefe de Departamento Provincial de Desenvolvimento Rural em Benguela, Gabriel Martinho, ressaltou hoje a importância da construção da aldeia rural na povoação da Katamba, município da Ganda, para a melhoria da qualidade de vida da população local e materialização do programa de combate à fome e à pobreza. O responsável que falava à Angop, a propósito do programa do executivo de implementação de aldeias rurais na província de Benguela, informou que os trabalhos na povoação da Catanda estão em fase avançada, onde se prevê a construção de 50 casas sociais e a distribuição de terrenos agrícolas para as famílias camponesas. Neste momento, frisou, está em curso as obras de reabilitação do sistema de irrigação para a construção de 50 moradias na aldeia rural para os camponeses da Catanda.


Luanda, 17 de Outubro de 2011 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, abordou hoje (segunda-feira), em Luanda, as relações de cooperação com a Zâmbia, quando recebeu um enviado especial do hómologo deste país, Michael Sata. Esteve no Palácio Presidencial, à Cidade Alta, o antigo Chefe de Estado da Zâmbia, Keneth Kaunda, que não fez declarações no final da audiência de cerca de 40 minutos.

Segundo apurado, importância relativa foi dada à reactivação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e a actividade do Porto Comercial do Lobito, empreendimentos que contribuirão para o reforço das relações entre os dois países.


Benguela, 12 de Outubro de 2011 - O director provincial das Obras Públicas em Benguela, Helmano Inácio, reconheceu esta terça-feira, no município da Ganda, que a época chuvosa poderá dificultar o processo de recuperação das estradas, fundamentalmente as de terraplanagem. Em entrevista à Angop, Helmano Inácio adiantou que a recuperação tardia das estradas Ganda/Alto Catumbela e Ganda/Casseque, numa distância de 18 e 45 quilómetros respectivamente, poderão condicionar a livre circulação rodoviária. Sem avançar a data de início e término das obras, referiu que as mesmas, encontrando-se actualmente paralisadas, consistem na pavimentação asfáltica que está sob a responsabilidade da empresa Odebrecheth. Quanto a circulação na estrada nacional 260, que liga as províncias de Benguela e Huambo, garantiu não haver problemas, tendo em conta o plano de trabalho pontual para colmatar as dificuldades que a chuva poderá acarretar nos próximos tempos. "Existem medidas de prevenção para que os acontecimentos ocorrido em 2010, em que os camiões ficavam enterrados devido à chuva, não sejam repetitivos", disse.


Ganda, 10 de Outubro de 2011 - O governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, efectuou hoje, segundafeira, uma visita de trabalho ao município da Ganda, 201 quilómetros da sede provincial, visando avaliar o estado actual de execução das obras de impacto social. O governante verificou a execução a reabilitação da estrada da Ganda/Casseque, a construção de escolas, centro de saúde e aldeia rural na povoação da Katamba. Nas comuna da Ebanga e Babaera, constatou as obras dos projectos da água para todos, construção e reabilitação de postos policiais e residências de comandantes, escolas e centros de saúde. Na sede municipal, o governante avaliou a construção das 10 residências para quadros locais, centro de escrutínio, Clube Recreativo e do Palácio da Justiça.

O porta-voz da comitiva, Helmano Inácio, qualificou de positivo a evolução da execução dos investimentos implementados na Ganda, a julgar pelo nível de adiantamento que apresentam os projectos no cumprimento dos prazos e da sua qualidade técnica. Revelou que o plano de investimentos públicos aponta para Ganda obras em todas vertentes, desde a recuperação de estrada de segunda e terceira ordem, construção e reabilitação de pontes, até de edifícios públicos, sendo do sector da Educação, Saúde, Justiça, Interior e Desportos (pavilhão multi-uso).


Ganda, 8 de Outubro de 2011 - Três novas brigadas de registo eleitoral entraram em funcionamento nesta quinta-feira, no município da Ganda (Benguela), para o reforço do processo da actualização e reconfirmação de cidadãos, com vista ao exercício voto no próximo pleito, soube-se hoje, sábado. Segundo o porta -voz da comissão executiva municipal para o processo eleitoral na Ganda, Inácio Lucas, as referidas brigadas foram instaladas uma na vila do Alto Catumbela, para atender toda comuna da Babaera e outras duas nas comunas da Chikuma e Casseque.


Ganda, 6 de Outubro de 2011 - O regedor municipal da Ganda, província de Benguela, Adriano Cambia "Totó", enalteceu quarta–feira a inserção na grelha de programas do Centro de Produção Radiofónico da RNA naquela região de um espaço em umbundo sobre os hábitos e costumes locais, por contribuir na elevação da educação cultural e informativa dos munícipes. Trata-se do programa "A voz dos mungandas", criado sob auspícios da direcção da Emissora Provincial da RNA em Benguela e que inclui diversos conteúdos sócio culturais da Ganda, abordados exclusivamente na língua nacional umbundo, devendo ser transmitido às manhãs. O soba grande do município da Ganda, que falava à Angop a propósito do 35º aniversário da RNA, assinalado nesta quarta-feira, 5 de Outubro, apelou para os sobas e seculos da região contribuírem no enriquecimento dos conteúdos voltados ao novo programa. Disse ser importante que os sobas, seculos e demais pessoas conhecedoras da história da região sejam, a partir das comunas da Chikuma, Casseque, Ebanga e Babaera, interlocutores assíduos do programa matinal da rádio local. Para o regedor, dada a sua vertente cultural, o programa ajudará, por exemplo, a desencorajar os jovens a prática de acções anti-sociais.


Benguela, 4 de Outubro de 2011 - 6.790 animais domésticos foram vacinados de Janeiro a Setembro deste ano, pelos serviços veterinário de Benguela. De acordo com o director técnico do Instituto de Veterinária de Benguela, Alegria Agostinho, no mesmo período do ano anterior foram imunizados 14.611 animais (cão, gato e macaco).


Luanda, 4 de Outubro de 2011 - As potencialidades turísticas da província de Benguela, desde as naturais às infraestruturais, evidenciam-se na brochura do "Mapeamento Sobre a Situação do Turismo em Angola", publicada hoje, em Luanda, em cerimónia presenciada pelo titular do sector, Pedro Mutindi. A obra, resultante de um estudo de campo efectuado pela consultora internacional sobre turismo sustentável, Dominique Verdugo, refere que o município do Lobito, em Benguela, tem potencial para constituir-se num dos maiores pólos de turismo de Angola, a julgar pelas obras públicas em curso na localidade e encantos naturais. Dentre as realizações que decorrem na província, o relatório destaca as obras dos caminhos-de-ferro com perspectivas de interligar Moçambique, de hotéis, restaurantes, entre outras. Outrossim, é o facto de a cidade do Lobito possuir o segundo porto marítimo do país e ter o segundo melhor Carnaval do mundo lusófono. "O Lobito é também a única cidade angolana que pertence ao Fórum Internacional das Cidades sobre a Biodiversidade, e dedica-se ao tema da sustentabilidade como membro activo do fórum. Além disso, uma das batalhas de referência da guerra civil angolana ocorreu no norte desse município, no vilarejo da Canjala" – lê-se na brochura.
Segundo o documento, a localidade da Ganda, na mesma província, é uma zona rural relativamente remota e com poucas atracções, não tendo até hoje verdadeiramente passagem e visitas de turistas. Acrescenta que a sua localização geográfica e o facto de não integrar os roteiros turísticos actuais limitam as oportunidades do seu turismo. Uma das potencialidades nessa região, informa o Mapeamento, encontra-se na cadeia de distribuição dos produtos agrícolas, daí que recomenda a promoção do município através de um produto "farol" que alavancasse o turismo sustentável, sendo o mel o mais adequado e mais favorável para promover a imagem do destino Ganda. "Esse mesmo mel contribuirá para a valorização da municipalidade no exterior, começando pelos hotéis do litoral. Já existe um mercado local para este produto e há margem de crescimento. Com um mínimo de investimento e de apoio técnico, as próprias comunidades podem promover o desenvolvimento da iniciativa" - remata.

O estudo para o "Mapeamento da Situação do Turismo em Angola" foi feito no período de seis a dez de Novembro de 2010, com maior enfoque à província de Benguela. O mesmo realizou-se no quadro do projecto Trainfortrade/Angola, da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED).


Alto Catumbela, 3 de Outubro de 2011 - Uma hospedaria com capacidade para nove quartos foi inaugurado neste final de semana, na vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), em cerimónia orientado pelo administrador municipal adjunto local, Bartolomeu Dumbo. As obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento do empreendimento pertencente ao grupo "Katali-guest house" orçaram em mais de 150 mil dólares norteamericanos. O presidente do grupo Katali, Ricardo Lourinho, referiu que o empreendimento vai contribuir para o bem-estar das populações locais.

Pelo menos 15 jovens ganharam o seu primeiro emprego nessa unidade hoteleira. Com a inauguração deste empreendimento, assim duas unidades hoteleiras e similares actualmente em funcionamento no Alto Catumbela, estando previsto a inauguração a 11 de Novembro próximo mais um outro complexo hoteleiro, cujas obras de construção estão neste momento em fase de conclusão.


Ganda, 2 de Outubro de 2011 - A ministra da Justiça, Guilhermina Prata, garantiu neste sábado, no município da Ganda, província de Benguela, a emissão do Bilhete de Identidade informatizado naquela região tão logo estejam concluídas as obras de reabilitação do Palácio da Justiça. A governante falava após uma visita às obras dos serviços integrados do tribunal, conservatória do registo civil, notariado e serviços de identificação local, no âmbito da sua deslocação, de três dias, a província, que visou inteirar-se do estado funcional e organizativo do sector. Segundo a ministra, o edifício em construção permitirá criar espaço para o efeito que será efectuado através do sistema on-line, cujo bilhete vai ser entregue na hora ao cidadão. Disse que projectos idênticos estão a ser implementados em algumas províncias do país.

As obras do Palácio da Justiça, iniciadas a oito de Agosto último, orçadas em 110.696.959,40 kwanzas, cuja conclusão está prevista para Fevereiro do próximo ano, estão a cargo da empresa construtora "Joel e filhos-Lda".


Benguela, 24 de Setembro de 2011 - Uma prancha para o uso dos banhistas instalada na Praia Morena, na cidade de Benguela, foi inaugurada este sábado pelo governador provincial, Armando da Cruz Neto, por ocasião do festival "Verão, Sol e Praia", inserido no programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo, a assinalar-se a 27 de Setembro. A prancha, a única que neste momento flutua na praia Morena, resultou de um projecto com financiamento privado, do grupo empresarial local Adérito Areias.

A directora provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo em Benguela, Alice Cabral, valorizou a iniciativa, que culminou com a colocação da prancha à disposição dos banhistas que frequentam a praia com frequência. Segundo a responsável, a praia Morena é um lugar inolvidável da infância dos benguelenses, apesar de que alguns dos seus valores ambientais, como árvores, tenham deixado de existir ao longo dos tempos. "Os benguelenses recordam com saudade e emoção a prancha que no passado existiu na praia Morena", frisou, para quem se trata de um espaço onde a sociedade actual preserva a história. O programa do festival "Verão, Sol e Praia", que decorre hoje na cidade de Benguela, prevê a limpeza da praia Morena e do fundo do mar, desfile de barcos de recreio e motas de água, corrida de bandejas e concurso de cocktail.


Huambo, 22 de Setembro de 2011 - O comboio de passageiro e mercadoria chegou às 18 horas de quarta-feira, a cidade do Huambo, numa acção que marca a abertura oficial da circulação das locomotivas no Caminho-de-Ferro Benguela/Huambo, depois de 27 anos de paralisação. Pelo menos 200 passageiros participaram em segunda e terceira classe, nesta viagem inaugural, acção enaltecida pelas populações e comerciantes da região. Em declarações à Angop, o representante do presidente do Conselho da Administração da empresa do Caminho-de-ferro de Benguela no Huambo, Pedro Boavida, assegurou que os bilhetes de passagem iniciam a ser comercializados nesta quinta-feira e a locomotiva regressa ao Lobito na próxima sexta-feira. De acordo com o responsável, os bilhetes de passagem de Huambo/Benguela da segunda classe serão comercializados no valor de dois mil kwanzas e de terceira a 1.500 kwanzas.
O troço do Caminho-de-Ferro de Benguela foi inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no dia 31 de Agosto, um empreendimento que vai contribuir no desenvolvimento da região, bem como na criação de postos de trabalho.


Luanda, 21 de Setembro de 2011 - As Linhas Aéreas de Angola, TAAG, ambicionam transformar-se, até 2012, numa companhia "Paper Less", disse hoje, quarta-feira, em Luanda, o administrador Adriano de Carvalho.

A pretensão foi expressa à imprensa no final da visita de trabalho que o secretário de Estado para a Ciência e Tecnologia, João Sebastião Teta, efectuou, na tarde desta quarta-feira, as instalações da TAAG no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. "Nós estamos a trabalhar neste projecto desde 2008 e acreditamos que, em 2012, estaremos em condições de deixar de utilizar papeis em toda a rede da TAAG e passar a ser uma companhia totalmente "Paper Less", ou seja, sem a emissão de bilhetes de passagem tradicionais, fazendo-o apenas na versão electrónica", esclareceu.


Kuito, 15 de Setembro de 2011 - Elementos não identificados estão a retirar os parafusos e outros materiais que asseguram os carris da linha férrea no município do Chinguar, na província do Bié. O facto foi revelado hoje, quinta-feira, à Angop, pela administradora municipal, Beatriz Napende, que manifestou a sua preocupação devido a acção, por não contribuir para o bem social e económico da população. "Alguns populares estão a retirar parafusos e outros materiais que asseguram os carris e esta acção não é benéfica", disse acrescentando que se deve preservar os bens públicos. Referiu que, o apitar do comboio naquele município beneficiará a população, daí a necessidade de se evitar tais situações.


Ganda, 2 de Setembro de 2011 - O governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, considerou, nesta quintafeira, necessário a reabilitação do edifício da antiga câmara municipal da Ganda, destruído durante o conflito armado, com vista a dar uma nova imagem e contribuir no desenvolvimento da região. Armando da Cruz Neto, que falava no termo da sua visita de dois dias ao município, orientou para o efeito a direcção provincial das Obras Públicas a proceder um estudo de viabilidade profundo e uma proposta para reabilitação do edifício. Segundo o governante, o edifício encontra-se actualmente em estado bastante avançado de degradação, devido a destruição parcial sofrida no período do conflito armado no país.


Benguela, 1 de Setembro de 2011 - A Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila foi hoje, quintafeira, inaugurada na província de Benguela, pela ministra do Ensino Superior e Ciencia e Tecnologia, Cândida Teixeira. Falando no acto da inauguração, Cândida Teixeira referiu que a instituição e os recursos alocados conferem maior dignidade ao ensino superior e são prova inequívoca do envolvimento das autoridades locais na criação de condições para os docentes e estudantes. Considerou que as instalações vêm dar resposta a necessidade de condições próprias para aliar a teoria a prática, qualificar os estudantes de medicina que beneficiarão de condições de excelência e busca de valores para a promoção e protecção da saúde das populações. Avançou que a faculdade de medicina vai contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas, factor essencial para o desenvolvimento económico e social do país.

De acordo com Cândida Teixeira, o curso de medicina em Benguela foi implementado em 2008 como resultado da iniciativa do Executivo angolano, em parceria com o governo de Cuba. Deu a conhecer que com esta iniciativa, para além de Luanda, cinco províncias passam a ter faculdade de medicina, nomeadamente Benguela, Cabinda, Malanje, Huambo e Huíla.


Ganda, 1 de Setembro de 2011 - O governador da província de Benguela, Armando da Cruz Neto, considerou hoje, quinta-feira, no município da Ganda, satisfatório o grau de execução dos projectos de construção e reabilitação de infra-estruturas de impacto social em curso na região.

Falando à imprensa, no final da sua visita de dois dias ao município, salientou que os empreiteiros estão a honrar os seus compromissos contratuais, construindo com qualidade e nos prazos fixados. Garantiu que, com este andamento até final do ano em curso, todas as obras em curso serão concluídas no município. "A conclusão do projecto água para todos no município dá-nos muita satisfação, com a sua extensão do sistema de abastecimento e distribuição em toda a província e na comuna, que funcionará 24 sobre 24 horas em benefício das populações", disse. Anunciou que, quanto ao projecto de abastecimento e distribuição de água potável, além do já existente, serão construídos mais 60 furos a nível da província, devendo ser extensiva às povoações. Armando da Cruz Neto deu ainda a conhecer que serão construídas em cada município 20 residências, a serem infra-estruturadas em dois hectares, baseados no programa nacional de habitação. A província de Benguela tem dez mil focos, projecto de implementação já iniciado nos três municípios da faixa do litoral. "Há boa evolução de execução da maior parte das obras em curso nas sedes comunais e municipal", referiu o governador. Disse ter recebido garantia dos empreiteiros no cumprimento dos prazos estabelecidos.

Manifestou-se, por outro lado, preocupado com devastação das matas causada pelas queimadas anárquicas, que considerou situação grave. Para o efeito, orientou as autoridades administrativas e tradicionais a tomarem medidas punitivas, por forma a evitar a destruição o clima ambiental. Durante a sua estada na localidade, o governador trabalhou na sede municipal e nas comunas da Chikuma e Casseque e Babera. Ali avaliou o grau de execução das obras de construção e reabilitação de infraestruturas económicas e sociais. Naquelas localidades inteirou-se do projecto de distribuição de a água, em fase conclusiva, que consistiu na construção do tanque reservatório e cinco chafarizes para populações locais. As obras em construção da unidade policial e residência do comandante comunal e reabilitação de uma escola do ensino primário, também em conclusão, foram visitadas pelo governador.

Visitou a ex-fábrica de celulose e papel de Angola (ccpa) na Alto Catumbela, onde está em curso desde Julho último o processo de remoção de produtos tóxicos, para garantia de segurança dos habitantes locais. Na sede municipal da Ganda, constatou o estado de implementação dos projectos de construção do instituto médio politécnico, com capacidade para 17 salas de aulas, e o centro de conservação de sementes (silos), cujas obras estão em fase de conclusão. O estado de execução das obras de construção de 10 casas económicas para quadros, o palácio da Justiça, quatro salas de aulas anexas e área administrativa da escola primária 244, reabilitação do clube recreativo e hospital municipal, foram igualmente averiguadas pelo governante. A visita de constatação às obras que tiveram início este ano, enquadra-se no programa de oferta e melhoria dos serviços básicos sociais às populações.


Luanda, 31 de Agosto de 2011 - A pista do Aeroporto Albano Machado, na província do Huambo, volta a receber, a partir de hoje, quarta-feira, as aeronaves da companhia aérea angolana TAAG, segundo um comunicado de imprensa da transportadora a que a Angop teve acesso. De acordo com o documento, a segunda, quarta-feiras e ao sábado, a rota será Luanda/Huambo/Luanda, enquanto a quinta-feira o trajecto será Luanda /Huambo/Menongue/Luanda.


Ganda, 31 de Agosto de 2011 - O processo de remoção dos produtos químicos e tóxicos existentes no ex-complexo industrial da Companhia de Ccelulose e Papel de Angola (CCPA), no Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), decorre sem sobressaltos.
A execução dos trabalhos, com a primeira fase prevista terminar em Outubro, consiste na recolha e concentração destes resíduos químicos em contentores, para posterior evacuação fora do perímetro fabril. Em declarações hoje à imprensa, o representante da empresa de Águas de Angola, Nuno Marques, disse que está a ser feita uma descontaminação da parte do perímetro, devido a existência dos produtos químicos. "Evita-se o perigo, havendo agora poucos riscos de contaminação de terrenos", disse.


Ganda, 31 de Agosto de 2011 - O governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, trabalha hoje, quartafeira, nas comunas da Chikuma e Casseque, município da Ganda, com vista a avaliar o grau de execução das obras de construção e reabilitação de infra-estruturas económicas e sociais em curso nas localidades. Armando da Cruz Neto, que trabalha desde terça-feira na região, deslocou-se já a comuna da Babaera, onde inteirou-se do projecto da água, em fase conclusiva, que consistiu na construção do tanque reservatório e cinco chafarizes para as populações locais.
As obras, também em fase de conclusão, da unidade policial e residência do comandante comunal, bem como a reabilitação de uma escola do ensino primário, foram também visitadas pelo governador.
Ainda na localidade, o responsável visitou a ex-fabrica de celulose e papel de Angola (ccpa), no Alto Catumbela, onde está em curso, desde Julho, o processo de remoção de produtos tóxicos para garantia de segurança dos habitantes locais.
Na sede municipal da Ganda, o responsável constatou o estado de implementação dos projectos de construção do Instituto Médio Politécnico, com capacidade para 17 salas de aulas e o centro de conservação de sementes (silos), cujas obras estão também em fase de conclusão.
O estado de execução das obras de construção de 10 casas económicas para quadros, o palácio da Justiça, quatro salas de aulas anexas e área administrativa da escola primária 244, reabilitação do clube recreativo e hospital municipal, foram igualmente averiguadas pelo governante. A construção e reconstrução das infra-estruturas em causa, que tiveram início este ano, enquadra no programa de oferta e melhoria dos serviços básicos socais às populações.


Huambo, 30 de Agosto de 2011 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, visita hoje (terça-feira) a província do Huambo, três anos depois, para confirmar os passos que estão a ser dados rumo ao progresso e a prosperidade da região, transformada, desde o ano de 2002, em “terra de recomeço”, fruto do grande volume de investimentos aplicados pelo executivo e o sector privado, para o reerguer dos escombros. Com uma densidade populacional estimada em dois milhões e 500 mil habitantes, a província do Huambo, que ocupa uma superfície de 35.771 quilómetros quadrados, vive um ciclo notável de reconstrução, desde o alcance da paz, em 2002, pois tudo o que no passado era "sonho" para a população começa a ser transformado em realidade.


Huambo, 30 de Agosto de 2011 - A chegada hoje (terça-feira)do comboio à cidade do Huambo, através do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), cuja circulação ficou interrompida há cerca de 27 anos devido a guerra, foi aplaudida pelos habitantes da região, que enalteceram os esforços do Governo.
Com cerca de 200 passageiros, entre ministros, jornalistas, funcionários do Ministério dos Transportes e trabalhadores do CFB, o comboio partiu às zero hora do município do Cubal, província de Benguela, e chegou às seis horas à cidade do Huambo.


Huambo, 30 de Agosto de 2011 - Milhares de pessoas receberam, hoje (terça-feira), o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na estação principal do comboio da cidade do Huambo, no âmbito da sua visita de algumas horas à província.
O chefe de Estado angolano, acompanhado da primeira dama, Ana Paula dos Santos, embarcou da subestação do São Pedro, onde o comboio se encontrava desde as 6 horas da manhã, proveniente do município do Cubal, província de Benguela, com cerca de 200 passageiros, entre ministros, jornalistas, funcionários do Ministério dos Transportes e trabalhadores do Caminho-de-Ferro de Benguela.


Huambo, 30 de Agosto de 2011 - O reinicio hoje, terça-feira, da circulação do comboio a partir do Lobito, província de Benguela à cidade do Huambo põe satisfeita as autoridades tradicionais desta região de que vai proporcionar o desenvolvimento socioeconómico das comunidades.
O comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) deixou de circular entre as duas províncias há 27 anos devido a já terminada guerra que o país viveu. Para as autoridades tradicionais, a chegada do comboio entre a cidade do Huambo e a cidade portuária do Lobito (Benguela) representa um dos principais ganhos da paz que o país vive há nove anos.

Para o soba Avelino Nunda, este meio de transporte permitirá a livre circulação de pessoas e bens, tanto para o planalto central ou litoral sul, facto que foi possível com a paz e o desempenho do governo angolano. Realçou que "a nossa população sofreu durante muito tempo, mas agora estamos felizes porque vamos poder visitar os nossos parentes, bem como transportar mercadoria diversas".


Maputo, Moçambique, 2 de Agosto de 2011 - Uma empresa japonesa anunciou hoje (terça-feira) o investimento de sete milhões de euros para a construção, ainda este ano, de uma fábrica de processamento de madeira, na capital de Moçambique, Maputo, que prevê empregar 70 moçambicanos, noticia a LUSA. A Sojitz Corporation do Japão, representada pela Sojitz Maputo Celulose, Limitada (SOMACEL), vai construir uma fábrica no Porto de Maputo que usará tecnologia do Japão para o processamento e exportação de lasca de madeira, bem como matériasprimas utilizadas para a fabricação de papel. Um comunicado da embaixada do Japão em Maputo enviado à Lusa refere que "esta será a primeira entrada da Sojitz no negócio da fabricação de lascas de madeira em África".


Huambo, 20 de Julho de 2011 - Trinta e oito pessoas morreram e sessenta e uma ficaram feridas, de 2010 a presente data, em várias localidades da província do Huambo, por accionarem 76 minas anti-pessoal. Segundo a vice-governadora para o sector político e social Loty Nolika, que deu a informação à Angop, no mesmo período foram igualmente clarificados 38.477.091 metros quadrados de terra, na região do planalto central. Informou que foram destruídos 26 mil e 461 engenhos explosivos, 14.000 e 70 minas anti-pessoal, 396 anti-tanques e 11.000 engenhos não detonados.
Assegurou que o processo de desminagem na província decorre a bom ritmo, o que está a impulsionar o processo de reconstrução nacional. Com vista a evitar-se acidentes, disse ter sido realizadas no período duas mil palestras nas comunidades rurais. "Continuamos com a desminagem e temos contado com os nossos parceiros: Forças Armadas Angolanas, Instituto Nacional de Desminagem, Hello Trust e algumas operadoras comerciais que têm acompanhado a reparação do Caminho de Ferro de Benguela e trabalhado na montagem de postos de condução de energia eléctrica na barragem do Ngove", referiu Loty Nolika.


Ganda, 13 de Julho de 2011 - A circulação rodoviária entre Benguela/Huambo e vice-versa, via Ganda, para viaturas de grande porte foi retomada com normalidade, nesta terça-feira, com a entrada em funcionamento da ponte de construção definitiva sobre o rio Catumbela, soube hoje à Angop.
A reabilitação da ponte, com duas faixas de rodagem, com 60 metros de cumprimentos e seis de largura, instalada na vila do Alto Catumbela, durou um ano e esteve a cargo da empresa Odebrecheth.


Luanda, 13 de Julho de 2011 - Um projecto imobiliário, denominado Condomínio Baía Azul, constituído por 48 habitações de luxo e a situar-se junto à praia “Baia Azul”, província de Benguela, foi apresentado hoje, pela empresa Escendo Ventures, SA, promotora imobiliária do grupo israelita LR.
O projecto, avaliado em cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos, faz parte de um acordo de financiamento, no qual a Escende entra com 60% e o Banco Millennium Angola detém de (40%).
O condomínio, cujas moradias serão comercializadas a um preço entre 1,2 e 1,8 milhões de dólares, estará localizado apenas a 150 metros do mar e vai ser erguido numa área de 35 mil metros quadrados.

Com a conclusão das obras prevista para 2013, o complexo vai contar com moradias T3 e T4 com suites, varandas, terraço e piscina bem como um café e um spa.


Luena, 13 de Julho de 2011 - Duas equipas de desminagem estão efectuar actividades de supervisão no Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), desde o mês de Junho, nas localidades de Lumege, Léua, Mucussueji e Cafungo, província do Moxico.
O chefe de departamento do INAD, Adolfo Chipaca, que informou o facto à Angop, disse que os trabalhos de revisão permitirão a remoção de pedras para a reabilitação do Caminho-de-Ferro.
Explicou que o trabalho é contínuo na medida em que a reabilitação vai avançando, num percurso de 336 quilómetros. Do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico) o caminho-de-ferro têm um percurso de 1.344 quilómetros. O CFB está ligado às redes ferroviárias da República Democrática do Congo e da Zâmbia, através desta última é possível chegar à cidade de Beira (Moçambique) e a Dar es Salaam, (Tanzânia).
A Angop apurou que do Lobito ao Luena existem 67 estações ferroviárias passando pelas províncias do Huambo e Bié. Do Luena ao Luau existem 17 estações e duas pontes sobre os rios Lumege e Mucussueji (todas destruídas durante o conflito armado).


Ganda, 12 de Julho de 2011 - O município da Ganda, província de Benguela, está há oito dias privada dos sinais da Televisão Pública de Angola (TPA) e do canal da Rádio Nacional (RNA), por avaria parcial do único grupo gerador que abastece o sistema, soube hoje, terça-feira, a Angop.
Segundo o chefe do centro de Documentação e Informação da administração da Ganda, Jaime Rufino Moço, o grupo de geradores tem uma avaria que lhe faz consumir cinco litros de óleo lubrificante em três dias, o que é muito dispendioso e pode prejudicar definitivamente o seu funcionamento.


Benguela, 12 de Julho de 2011 - As segundas jornadas de Ciência, Tecnologia e Cultura do Instituto Médio Politécnico do Lobito, província de Benguela, decorrerão de 13 a 16 do mês em curso, na cidade portuária do Lobito, no âmbito do quarto aniversário da instituição. A jornada, que decorrerá sob o lema “Educação futuro está aqui”, visa destacar a importância da relação entre a formação técnico-profissional e o sector empresarial actual no contexto de reconstrução nacional.


Benguela, 11 de Julho de 2011 - Foram atendidos no fim-de-semana, no banco de urgência do Hospital Geral de Benguela, 388 pacientes, 22 dos quais por agressão física, que registou menos 104 casos em relação a semana anterior.
Segundo a chefe da unidade, Maria Helena Muteba, foram internados 52 pacientes, dois dos quais morreram, um por insuficiência respiratória e outro por hemorragia. Precisou que o hospital registou ainda 27 pacientes vítimas de acidente de viação, tendo acrescentado que os tratamentos foram feitos nas áreas de medicina, ortopedia, cirurgia, tratamento de malária, infecções respiratórias e de hipertensão.

O banco de urgência do Hospital Geral de Benguela trabalha em regime de 24 horas ininterruptas e tem capacidade para assistir 100 pessoas por dia. Dispõe ainda de serviços de raio X, laboratórios, pequenas cirurgias, áreas de internamento e consultório.


Ganda, 11 de Julho de 2011 - A Associação de Apoio Social e Segurança Alimentar (Aasea) está, desde Junho, a realizar acções de sensibilização junto das comunidades para evitarem a prática de queimadas anárquicas, na Ganda, província de Benguela. Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o presidente da Associação em Benguela, Pedro Luís Canjumba, salientou que a Aasea concebeu este projecto para elevar a consciência do cidadão sobre a necessidade de se evitar queimadas.
Deu a conhecer que as queimas destrói o solo, flora, fauna e causa sofrimento às comunidades rurais, visto que o solo constitui a sua principal dependência. O projecto, financiado pela FAO e o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Idf), nesta primeira fase, está a trabalhar na recolha de depoimentos nas comunidades, sobretudo, dos regedores municipal e seu adjunto, comunais e povoacionais.


Ganda, 8 de Julho de 2011 - O corte indiscriminado de árvores em várias localidades da província de Benguela para a produção de lenha e carvão está a preocupar o governo da provincial, afirmou quinta-feira, o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abrantes Carlos Sequesseque. Abrantes Carlos Sequesseque que falava à Angop, no final do encontro de esclarecimento e auscultação que manteve com líderes de várias organizações sociais, disse que o governo provincial está preocupado com a desmatação de forma arbitrária, visto que a província de Benguela está numa zona ecológica denominada frágil. Para o responsável, os argumentos que os exploradores destes recursos apresentam está relacionado com a pobreza e que a lenha e o carvão são uma fonte de rendimentos.


Benguela, 8 de Julho de 2011 - Uma prova nacional de rally Baía Azul 2011 decorrerá sábado e domingo, em Benguela, com a participação de pilotos de Luanda, Namibe, Huíla, Kwanza Sul e a província anfitriã. Falando em conferência de imprensa hoje, o director da prova, Tó Saraiva, disse que o evento terá início na pista de motocross da Baía Azul e passará por picadas e término no desvio da Caotinha, enquanto a coordenadora Teresa Areias declarou que a organização tem as condições criadas para os pilotos, visitantes e a segurança dos efectivos da polícia nacional e bombeiros no local.

Estão até ao momento inscritos para a prova 40 pilotos.


Ganda, 7 de Julho de 2011 - Os proprietários de fazendas agrícolas que até Setembro próximo mostrarem incapacidade para o exercício da actividade poderão perder as suas propriedades que serão entregues a outros agentes capazes de desenvolver a produção na província. Este ultimato foi lançado, quarta-feira, no município da Ganda, província de Benguela pelo director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abrantes Carlos Sequesseque, durante o encontro de esclarecimento e auscultação com líderes de vários grupos sociais. Em declarações à Angop, no final do encontro, Abrantes Sequesseque defendeu que a medida faz parte de um conjunto de orientações do ministro de tutela, na realização do primeiro encontro de produtores.
Informou que existem na província 2.800 fazendas, dos quais 98 porcento não desenvolvem qualquer actividade de produção agrícola, factor que contribui para o desemprego e ausência de rendimentos económicos e sociais. No município da Ganda, das 280 fazendas existentes, das quais 193 foram cedidas a agricultores, somente 12 estão reactivadas.


Ganda, 6 de Julho de 2011 - O administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, defendeu hoje a concretização de projectos que visam a resolução dos problemas das populações no âmbito do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza para ano 2012. Caetano Lopes falava num encontro com os membros do conselho de auscultação e concertação social da Ganda sobre as análises das propostas de acções a implementar na região.

Salientou que foram implementados no programa geral, projectos como a reabilitação de uma escola primária, residência dos médicos e seu apetrechamento, assim como o apetrechamento das administrações comunais. Afirmou ainda a existência de outros projectos de intervenção de âmbito central onde constam obras no troço rodoviário Ganda/Alto Catumbela e a remoção dos produtos químicos da celulose.


Ganda, 6 de Julho de 2011 - O vice-governador de Benguela para os serviços técnicos e infra-estruturas, Henrique Calengue, autorizou nesta terça-feira a retomada da circulação rodoviária na ponte sobre o rio Catumbela, vila do Alto Catumbela, município da Ganda, de viaturas com menos de quatro toneladas, devido ao perigo que a mesma representa. Falando à imprensa no final da sua visita ao local, Henrique Calengue garantiu que dentro de seis dias o Instituto de Estradas de Angola (Inea), através da empresa construtora portuguesa "Conduril", vai proceder o estudo de viabilidade técnica e recuperar a ponte para retomada normal da circulação rodoviária Benguela/Huambo e vice-versa. No Alto Catumbela, o responsável visitou as obras de construção de outra ponte de betão armado sobre o rio Catumbela, adjudicada à empresa Odebrechet e paralisada há cerca de um ano. A equipa de reportagem da Angop soube que a visita do vice-governador àquela ponte impulsionou a empreiteira Odebrechet, que concentra já, desde finais da tarde de terça-feira, os seus equipamentos para retomar os trabalhos.

A delegação, que também integra a direcção do Inea e vários empreiteiros, deslocou-se igualmente às comunas do Casseque e Chikuma, onde viu o estado da estrada e pontes sobre o rio Cubal da Ganda e Katamba, que carecem de reabilitação urgente. O vice-governador viu ainda o estado da estrada e de três pontes localizadas no desvio para a Katamba e via de acesso à localidade, já reabilitada em 80 porcento.
O responsável considerou de mais crítico o troço rodoviário Casseque/Chikuma. "Será necessário uma intervenção mais profunda, sobretudo na Serra do Ngagawe, onde vai, eventualmente, ser colocado uma asfaltagem, pois a terraplanagem não resolve o problema", disse.
Para o vice-governador, a estrada secundária que faz a ligação entre os municípios do Balombo/Ganda/Caluquembe via Chikuma é um troço rodoviário muito importante, dado ao volume de concentração de terras aráveis para produção agrícola.


Benguela, 6 de Julho de 2011 - A decana da faculdade de medicina, afecta à Universidade Katyavala Bwila, Maria Sambo, considerou hoje, em Benguela, que o acordo de parceria com o hospital geral local visa estabelecer alguns princípios necessários para que o ensino da medicina se efective da melhor forma no domínio clínico.
A responsável falava após à assinatura de um acordo de parceria entre a Universidade Katyavala Bwila e o Hospital Geral de Benguela, assinado hoje, que visa a formação na área de medicina.
A faculdade de medicina tem, do primeiro ao quarto ano, 252 estudantes. Possui capacidade para a integração de novos alunos, numa média anual de 65 alunos.


Caluquembe, 5 de Julho de 2011 - A província de Benguela começou, desde o princípio deste ano, a implementar um programa de reactivação da produção de café, informou hoje, na Huíla, o chefe de departamento provincial do café, Henrique Chivenda Dias.
Em declarações à Angop, em Caluquembe, onde busca experiências sobre o cultivo deste produto, o responsável disse que o programa de reactivação começou com 900 mil pés de café das espécies robusta, bourbon vermelho e amarelo, caturra, sumatra e arábica. Henrique Dias disse que as plantas foram produzidas em viveiros nas áreas de Ebanheira, Ebanga, Chicuma, município da Ganda e as restantes na estação experimental do café de Benguela.

A produção do café em Benguela foi interrompida em 1992, devido ao conflito armado que o país viveu até 2002, pois foram destruídos os armazéns e as áreas cultiváveis, mas com a paz os cafeicultores mostraram-se disponíveis a voltar a produzir.


Ganda, 5 de Julho de 2011 - A ponte metálica sobre o rio Catumbela, na vila do Alto Catumbela, município da Ganda, província de Benguela, corre o risco de desabar devido ao seu estado avançado de degradação. Com 45 metros de cumprimentos e cinco de largura, o tabuleiro da referida estrutura metálica está solta, criando uma declinação perigosa na medida em que os camiões pesados fazem a travessia.
Em consequência da situação, foi interdita desde a tarde de segunda-feira toda a circulação rodoviária entre Benguela/Huambo, via Alto-Catumbela (Ganda), devido o perigo que representa para a população.
A equipa de reportagem da Angop constatou ainda que, nas primeiras horas da manhã de hoje ( terça-feira) estavam concentrados nas duas margens da ponte sobre o rio Catumbela mais de 30 viaturas, entre camiões e autocarros de passageiros provenientes das cidades do Huambo e Benguela.
A maior parte dos camiões são de uma empresa chinesa que transportam materiais para a reabilitação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).
Entretanto, para avaliar a situação da ponte, encontra-se já a trabalhar no município da Ganda uma delegação chefiada pelo vice-governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Henrique Calengue. Integram a delegação, técnicos da Direcção Provincial do Instituto Nacional de Estradas de Angola (Inea), que, além da ponte vão, igualmente constatar o actual estado da estrada Ganda/Chicuma, numa extensão de 75 quilómetros para a sua possível reabilitação.
Uma equipa da Polícia de Trânsito trabalha igualmente no local a fim de impedir que os automobilistas circulem pela ponte.


Ganda, 5 de Julho de 2011 - A Escola da Missão Católica do Dunde, no município da Ganda, província de Benguela, recebeu hoje uma doação de material didáctico, uma iniciativa dos finalistas da Universidade Lusíada de Angola "Pólo de Benguela". O donativo composto por cadernos, lápis de cor, borrachas, esferográficas, afia lápis, inclui também um kit de roupa usada, calçados e de merenda alimentar, beneficiando 860 crianças, incluindo de escolas circundantes da missão.


Huambo, 5 de Julho de 2011 - A Empresa Nacional de Telecomunicações, Angola Telecom, no Huambo, prevê estender até ao final deste ano os seus serviços em todos os municípios da província, como resultado da instalação dos equipamentos de transmissão do sinal telefónico e Internet banda larga. A informação foi avançada hoje à Angop pelo director local da Angola Telecom, Adriano José Muteka Muholo, adiantando que os municípios serão igualmente abrangidos através da instalação da fibra óptica.

De 2007 a 2011, de acordo com o Adriano Muholo, a Angola Telecom instalou no município do Huambo (capital da província) 2.500 linhas telefónicas, das quais 250 para serviço de Internet.
Instalou ainda no município do Bailundo, acerca de 82 quilómetros da cidade do Huambo, 500 linhas telefónicas, 50 das quais para Internet. Na província do Huambo, a Angola Telecom tem mais de mil clientes activos, distribuídos nos municípios do Huambo e Bailundo.


Caluquembe, 4 de Julho de 2011 - Os cafeicultores do município de Caluquembe, província da Huíla, prevêem na presente campanha agrícola colher 1.200 toneladas de café, informou hoje, segunda-feira, naquela vila, o chefe de secção municipal da Agricultura, Joaquim Chiculumula.
Em entrevista à Angop, para perspectivar a campanha agrícola, o responsável, disse que os camponeses perspectivam colher, 500 toneladas de café arábica, igual numero bourbon amarelo e vermelho, assim com 200 toneladas de robusta. "A produção vai aumentando ano após ano, fruto do dinamismo que está a ser empreendido pelo instituto, o que está a incentivar os cafeicultores a produzir cada vez mais café", sublinhou.


Luanda, 3 de Julho de 2011 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, promulgou e mandou publicar vários diplomas legais, entre os quais os Decretos Presidenciais que autorizam o Ministério da Geologia e Minas e da Indústria a negociar o aumento da participação do Kimberlito CATOCA no Kimberlito TCHIUZO e o que aprova o projecto de construção da linha de transporte de energia eléctrica de 220 KV Lomaum-Biópio-Benguela Sul, subestação de Biópio de 220 KV e subestação de Benguela Sul de 220/60/30 KV.


Ganda, 1 de Julho de 2011 - O chefe da repartição municipal dos Registos na Ganda, a 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, Augusto Queirós, garantiu hoje, sexta-feira, estarem criadas todas as condições para o arranque do processo de actualização do registo eleitoral na região, marcado para 29 deste mês no país.
O responsável, que falava à Angop, disse que para o processo de recadastramento conta com 188 escolas, através do trabalho de geo-referenciação efectuado recentemente naquele território, que servirão de locais para o funcionamento das próximas assembleias de voto.


Kuito, 29 de Junho de 2011 - A chegada do comboio do Caminho de Ferro de Benguela(CFB) no Kuito ( Bié), prevista para Setembro próximo, vai proporcionar o desenvolvimento do parque industrial da região.
Segundo o responsável provincial da Associação Industrial de Angola, Sebastião Augusto, a chegada do comboio no Kuito vai contribuir significativamente para a revitalização e desenvolvimento do sector industrial na província.
Na opinião de Sebastião Augusto, a circulação do comboio no corredor Benguela/Huambo/Bié e posteriormente para a província do Moxico vai permitir que o parque industrial destas províncias revitalize e desenvolva rapidamente.


Ganda, 24 de Junho de 2011 - O município da Ganda, 201 quilómetros a leste da cidade de Benguela, assinala hoje, sexta-feira, o seu quadragésimo segundo aniversário, desde que ascendeu a categoria de cidade a 24 de Junho de 1969. Uma missão de acção de graça, no complexo do centro católico local, orientada pelo pároco Daniel Laura, marcará o ponto mais alto das festividades da cidade da Ganda, bem como uma visita as obras de construção do futuro complexo do Instituto Médio Politécnico e da escola primaria do 244.


Luanda, 24 de Junho de 2011 - A missão empresarial do Reino do Marrocos, em Angola desde quinta-feira, para identificar possíveis áreas de investimento, manifestou-se hoje, impressionada com o acelerado desenvolvimento infraestrutural do país e as oportunidades de negócio que este oferece. Esse sentimento foi hoje transmitido pelo ministro do Comércio Externo do Marrocos, Abdellattif Mâzouz, acrescentando que os seus compatriotas estão admirados pela forma inteligente e prioritária como Angola está a reconstruir as suas infra-estruturas, seus alojamentos e equipamentos em termos eléctricos.

No país desde quinta-feira, a missão do Reino do Marrocos, que regressa sábado (dia 25), está representada por empresários de sectores como agro-indústria, construção e materiais de construção, electricidade, electrodomésticos, metalo-mecânica, saneamento básico, celulose, aeronáutica, pesca, telecomunicações, entre outros.


Ganda, 20 de Junho de 2011 - O vice-ministro da Saúde, Carlos Alberto Masseca, avaliou, no fim-desemana, o grau de implementação do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza, com realce para os domínios da educação, saúde, agricultura, comércio e vias de comunicação.
O responsável manteve um encontro com os membros do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social, no qual afirmou que esse órgão deve ajudar a administração local na definição das acções que constituem prioridades, bem como na fiscalização do nível de execução dos programas públicos.
Garantiu ainda que o Hospital Municipal da Ganda será reabilitado até ao próximo ano, dentro de um projecto concebido pelo Governo Provincial de Benguela. De acordo com Carlos Masseca, os cerca de 198 milhões de kwanzas que o Governo colocou à disposição de cada município para a municipalização dos serviços de saúde permitem prestar assistência médica às populações. Durante a sua estada naquela circunscrição, visitou as obras de construção da escola primária 244, da unidade policial, da residência do comandante comunal da Polícia Nacional na Babaera, da casa de médicos e do Instituto Médio Politécnico.


Ganda, 14 de Junho de 2011 - O chefe da repartição municipal do Comércio na Ganda, a 221 quilómetros a este da cidade de Benguela, António Monteiro, apelou esta terça-feira às autoridades competentes para a necessidade da instalação de uma repartição fiscal das Finanças, de modo a viabilizar a arrecadação de receitas para os cofres do Estado. Em declarações à Angop, o responsável disse que a inexistência de uma repartição fiscal das Finanças no município da Ganda está a condicionar o trabalho das autoridades no que diz respeito à arrecadação de receitas em benefício do Estado.


Caála, 13 de Junho de 2011 - Os vendedores ambulantes do município da Caála, a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, foram apelados hoje a suspender a actividade comercial que praticam junto da linha-férrea para se evitar acidentes. O administrador do município da Caála, Miguel Somakessenje, fez este apelou na sequência do anúncio do ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, da circulação nos próximos dois meses do comboio dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) entre as cidades do Lobito, província de Benguela, e Huambo.


Huambo, 12 de Junho de 2011 - O comboio do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), volta a apitar definitivamente na província do Huambo dentro de 60 dias, depois de 27 anos de paralisação, anunciou hoje, nesta cidade, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. Augusto Tomás anunciou o facto no final da sua viagem de comboio vindo da província de Benguela, onde foi fiscalizar o grau de execução das obras realizadas ao longo da linha-férrea. "Vamos trabalhar para completar tudo o que é necessário, corrigir o que se pode e criar condições para que dentro de 60 dias o mais tardar, o comboio volte a apitar no Huambo de forma definitiva e em Setembro possa chegar a província do Bié para devolver a alegria a população desta região", destacou.


Lobito, 11 de Junho de 2011 - O ritmo das obras de reabilitação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) abre boas perspectivas para o desenvolvido económico do país e do bem-estar das comunidades, afirmou sexta-feira, no Lobito (Benguela), o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. De acordo com o governante, que se encontra em visita à província de Benguela, a dinâmica de trabalho vai permitir que, até finais do mês de Julho, o comboio do CFB apite na cidade do Huambo, partindo do Lobito.

A chegada do comboio do CFB na região centro e posteriormente na fronteira leste ( província do Moxico) constitui uma mola impulsionadora para o crescimento da economia do país e das famílias angolanas.


Ganda, 30 de Maio de 2011 - O administrador municipal adjunto da Ganda, em Benguela, Bartolomeu Dumbo, defendeu a necessidade de se prestar uma maior atenção às crianças, visando o seu desenvolvimento e bem-estar social. Falando na abertura da jornada alusiva ao 1º de Junho, Dia Internacional da Criança, realizada sábado último, Bartolomeu Dumbo garantiu que no município, a sua administração está a conjugar esforços na criação de condições para alcançar este objectivo.
Caracterizou de difícil a situação que ainda vivem actualmente as crianças das zonas rurais, que exige toda a atenção do governo em trabalhar na criação de condições, com vista a inverter este quadro. Segundo o administrador adjunto, existem ainda crianças nas zonas urbanas de e na rua, umas forçadas a trabalhar muito cedo em busca de um sustento, entregues à prostituição, para estancar a fome, facto que está a preocupar seriamente as autoridades governamentais. "É necessário delinear tudo aquilo que se acha e deve fazer para cuidar e proteger a criança", disse o responsável.

Constam no programa da jornada elaborado pelo Inac na Ganda, a realização de uma operação stop para angariamentos de fundos, visita ao centro de produção radiofónico local e um colóquio sobre o estado e direitos da criança.


Luanda, 28 de Maio de 2011 - As visitas de campo efectuadas pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aos municípios da Ingombota, Cazenga e Viana, em Luanda, dominaram o noticiário político da Angop durante a semana que hoje (sábado) finda. A deslocação do estadista à circunscrição da Ingombota teve como objectivo a inauguração do viaduto que liga a Marginal de Luanda à Ilha do Cabo e à Avenida Dr. Agostinho Neto, na cidade capital, aberto sexta-feira à circulação rodoviária. Designada "Ponte da Kianda", a infra-estrutura possui três faixas de rodagem em cada sentido e foi construída em oito meses. Tem iluminação pública e sinalização em toda a sua extensão.
No Cazenga, José Eduardo dos Santos inteirou-se da implementação do programa de desenvolvimento e requalificação do município, bem como das obras de drenagem da lagoa de São Pedro.
Já em Viana, o Chefe de Estado inaugurou oito unidades fabris, no quadro da abertura da Zona Económica Especial (ZEE), cujo projecto disse merecer a satisfação de todos por representar um passo em frente no longo caminho da re-industrialização de Angola.


Baía Farta, 24 de Maio de 2011 - Duzentos e sessenta mil dólares norte-americanos para financiar camponeses associados em cooperativas, nos municípios da Baía Farta, Lobito, Ganda e Cubal (província de Benguela), foram disponibilizados pela British Petrolium Angola, desde 2005. Segundo a directora provincial da ADRA, Armanda Almeida, quando falava à Angop no termo de uma visita de constatação do andamento dos projectos financiados pela BP-Angola, na comuna do Dombe-Grande, a 65 quilómetros da cidade de Benguela, os camponeses já reembolsaram 60 porcento do valor disponibilizado.
A equipa integrada por elementos da British petrolium da Singapura, que pretende implementar projectos do género, na província de Benguela, visitou quatro cooperativas de camponeses que receberam financiamento.


Huambo, 24 de Maio de 2011 - Os artistas plásticos e escultores da província do Huambo consideraram hoje de positivo o interesse dos estrangeiros na cultura africana, apontando as peças do pensador e da mulher Ovimbundo como as mais procuradas. Este dado foi fornecido à Angop pelo coordenador da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) no Huambo, Pedro Hospital, por ocasião do dia do continente africano, que hoje se assinala.


Ganda, 24 de Maio de 2011 - O município da Ganda, 201 quilómetros da cidade de Benguela, ganhou nesta segunda-feira uma escola de formação de professores, com capacidade para 360 alunos. A escola possui quatro salas de aulas, dois gabinetes de direcção e a área pedagógico e tem matriculado, neste presente ano lectivo, 75 estudantes que serão assegurados por 14 professores.
A calendarização foi reajustada para que as aulas terminem em Dezembro, com base no plano nacional estabelecido pelo sector da educação.


Ganda, 23 de Maio de 2011 - O município da Ganda, província de Benguela, regista restrições no fornecimento de energia eléctrica, devido a incapacidade funcional do único grupo gerador existente na circunscrição.
Segundo o assistente da central eléctrica, afecto a administração local, José Magerina, a falta de limpeza e substituição de filtros de óleo é a causa principal da actual incapacidade do normal funcionamento do grupo gerador, com capacidade de produzir 550 kvs. "Neste momento, o grupo só aguenta apenas o fornecimento de energia eléctrica doméstico para os sectores A, B e a área de iluminação pública, enquanto que os sectores C1 e C2 ficam privados de abastecimento", disse.
A Angop soube que a Administração Municipal da Ganda já solicitou da equipa técnica em Benguela, encarregue da assistência e manutenção do grupo gerador, para resolver a situação. Por seu turno, o chefe da secção da administração para área eléctrica, Alberto Kadimba, garantiu que esforços estão a ser feitos para que esta semana seja solucionado o problema.


Ganda, 13 de Abril de 2011 - Um plano urbanístico para construção de novas centralidades numa área de 100 hectares das reservas fundiárias do município da Ganda, província de Benguela, foi apresentado hoje (quarta-feira), aos membros do conselho de auscultação e concertação social local. O plano prevê numa primeira fase a edificação de 1.400 fogos habitacionais em 60 hectares na sede municipal e 150 casas em 10 hectares de cada uma das quatro outras comuna do município.
Em declarações a Angop, o director provincial do Urbanismo e Construção de Benguela, Zacarias Camuenho, disse que o projecto será implementado de forma faseada e poderá arrancar nos próximos três meses, tendo como prioridade pessoas que vivem em zonas de riscos.


Ganda, 8 de Abril de 2011 - Os sistemas informáticos e de comunicação do centro de produção radiofónico da Rádio Nacional de Angola e do instituto de telecomunicações administrativas, no município da Ganda (Benguela), foram danificados nesta quinta-feira devido a uma descarga eléctrica provocada pela chuva, soube hoje, sexta-feira, a Angop.
Segundo o director do centro de produção radiofónico -grupo RNA na Ganda, Geraldo Jeremias, em consequência da ocorrência, todas a emissão noticiosa local e para o resto do país está interrompida.


Tchindjendje, 19 de Março de 2011 - A circulação rodoviária entre a sede do município do Tchindjendje e a comuna da Tchiaka, província do Huambo, foi restabelecida segunda-feira com a reinauguração da nova ponte sobre o rio Kuselin.
A cerimónia de reinauguração da nova ponte foi presidida pelo administrador do município do Tchindjendje, Mateus Rodrigues Sanjai. A ponte vai igualmente facilitar as ligações com as localidades de Bom Ngogola e Santa Filomena, município da Ganda, província de Benguela.
A infra-estrutura possui seis metros de comprimento e dois de largura, capacidade para suportar 20 toneladas e foi reconstruída no quadro do Programa de Intervenção Municipal (PIM).


Ganda, 19 de Março de 2011 - Vinte mil cabeças de gado bovino serão vacinadas até Abril próximo, no município da Ganda, 201 quilómetros a sul da cidade de Benguela, contra carbúnculo hermético, sintomático, dermatite modulado e pneumonia contagiosa, fez saber, hoje, sábado, nesta cidade, o responsável da Estação do Desenvolvimento Agrário (EDA), Manuel Tchitumba.
Em declarações à Angop, Manuel Tchitumba fez saber que a campanha enquadra-se no processo de vacinação animal iniciado esta semana com vista a proteger a saúde animal e reduzir as constantes mortes do gado que se registam nos últimos tempos na região.


Huambo, 19 de Março de 2011 - O vice-ministro dos Transportes para área ferroviária, José João Kuvingua, garantiu sexta-feira, nesta cidade, no termo da visita que efectuou a esta província, que a partir do mês de Junho o comboio do Caminho de Ferro de Benguela voltará a ligar as províncias do Huambo e Benguela, 20 anos depois da interrupção da sua circulação.
O responsável assegurou estarem ultrapassados os constrangimentos financeiros com o empreiteiro, que impediram o curso normal dos trabalhos em 2010, e disse que em breve chegará ao Huambo uma máquina de compactação da linha-férrea, terminada que está a fase de assentamento da linha.
"Temos 90 porcento da obra realizada, os serviços de ataque pesado foram feitos a uma distância de 30 quilómetros do Huambo e em breve chegará uma máquina que vai concluir o trabalho de compactação da linha", explicou o vice-ministro.
O vice-ministro deslocou-se também à pedreira da comuna da Calenga, município da Caála, que produz diariamente 300 metros cúbicos de britas, e ao estaleiro de construção de travessas para obras do Caminho de Ferro de Benguela, onde por dia são fabricados 2.500 unidades.


Luanda, 17 de Março de 2011 - A paz é um bem sublime de todos os angolanos, a qual nove anos após o seu alcance, permitiu recuperar as infra-estruturas destruídas e contribuir para a livre circulação de pessoas e bens, afirmou hoje, quintafeira, em Luanda o presidente da Associação Angolana dos Deficientes e Ex -militares (Ammiga).
Domingos Martins Ngola fez esta afirmação em entrevista hoje, quintafeira, à Angop a propósito dos ganhos alcançados no país após a obtenção da paz definitiva em todo território nacional. De acordo com o responsável, "através da paz hoje temos todas as vias abertas, as pessoas circulam a seu prazer por todo o território nacional, sem problemas algum podendo inclusive pernoitar sem inquietação em qualquer parte do país".
Referiu que com o alcance desse bem, os caminhos de ferro já estão a funcionar a nível do país, apesar de ainda não o estar na sua plenitude, assim como se verifica a recuperação da maioria das pontes destruídas, entre outros benefícios permitindo a melhoria das condições de vida das populações.
Em relação aos portadores de deficiência militares, realçou que a paz garantiu em primeira instancia que os mesmos se deslocarem para as suas províncias de origem e se juntassem as suas famílias, facto que no período de guerra não era possível.


Ganda, 15 de Março de 2011 - O município da Ganda, Benguela, está sem candidatos para as 399 vagas disponíveis para a admissão de professores, soube hoje, terça-feira, a Angop.
O chefe da repartição municipal de Educação na Ganda, Abel Ferreira de Sousa, disse que estão disponíveis 200 vagas para professores diplomados do 6º escalão do ensino primário, 150 para o primeiro ciclo e 49 para o segundo ciclo de formação secundária.
Entretanto, dos 29 inscritos para o ensino primário apenas 14 apresentaram os documentos exigidos para o ingresso, no primeiro ciclo inscreveram-se 161, dos quais 94 têm estão em condições, enquanto para o segundo ciclo, dos 41 inscritos, 26 deram entrada dos processos, prefazendo 231 inscritos, com apenas 134 processos completos.


Cubal, 10 de Março de 2011 - O grupo carnavalesco "Tchilombonde" arrebatou na última terça-feira o troféu da presente edição do Carnaval no município do Cubal, 150 quilómetros da cidade de Benguela, após totalizar 115 pontos na categoria de adultos.
O conjunto vencedor do Entrudo, cuja subida ao primeiro lugar do pódio do Entrudo se deveu à boa alegoria, indumentária, canção e dança, veio do bairro da Calomanga, nos arredores da sede municipal do Cubal, e foi contemplado com 30 mil Kwanzas.


Luanda, 4 de Março de 2011 - O secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, declarou hoje, sexta-feira, em Luanda, que a produção de cimento no mercado interno regista um défice de cerca de quatro milhões e 200 mil toneladas/ano.
Segundo o secretário de Estado, embora se regista tal défice na oferta, há bastante optimismo no aumento de cimento de produção nacional até 2013 ou 2015, período em que as indústrias de cimento da província de Kwanza Sul, do Bengo (Bom Jesus) e Benguela entrarão em funcionamento. "Tudo indica que até 2013 ou 2015 já tenhamos alguma capacidade suficiente e até mesmo ultrapassar em 2017 a procura e consequentemente exportar o cimento produzido no país", perspectivou Kiala Gabriel.


Benguela, 3 de Março de 2011 - O governador da província de Benguela, Armando da Cruz Neto, reafirmou, nesta terça-feira, a importância dos tribunais e órgãos de Justiça no processo da boa governação e desenvolvimento socioeconómico da província. Armando da Cruz Neto, que falava na abertura do Ano Judicial 2011, considerou que o exercício da actividade judicial, este ano, será realizado no quadro de um importante alinhamento para efeito do poder judicial, nomeadamente as leis orgânicas do Tribunal Supremo e do conselho superior da magistratura que passam a estar em conformidade com a Constituição da República.

O governador da província de Benguela salientou ainda que, com vista a minimizar as dificuldades que se confrontam os órgãos de justiça na província de Benguela, o governo provincial no programa dos seus investimentos públicos, para o ano em curso, tem escrito alguns investimentos no domínio da construção de instalações nos municípios da Ganda, Balombo, Cubal e Lobito que conferirá maior dignidade às instituições judicias e consequentemente prestaremos um melhor serviço público ao cidadão.


Ganda, 24 de Fevereiro de 2011 - A circulação de pessoas e bens está novamente interrompida, desde quarta-feira, no troço rodoviário Ganda/Alto Catumbela, na província de Benguela, devido as fortes chuvas que se abatem sobre a região.
Segundo constatou hoje, quinta-feira, a Angop, dois camiões carregados de mercadorias diversas, provenientes da cidade de Benguela e do Huambo, respectivamente, estão enterrados na área da Katenga, impedindo a passagem de cerca de 40 outras viaturas. A administração municipal da Ganda colocou esta manhã, dois tractores basculantes para retirar as duas viaturas, para permitir a circulação normal na via.


Luanda, 21 de Fevereiro de 2011 - A operadora móvel angolana Unitel alargou, recentemente, o serviço de roaming ao Iraque, elevando para 145 o número de países abrangidos pelo seu sinal de chamadas telefónicas no estrangeiro.
Segundo uma nota da Unitel, chegada hoje, segunda-feira, à Angop, o alargamento do sinal deveu-se a um acordo alcançado com a empresa Korek, uma operadora daquele país do Médio Oriente. O acordo vai permitir que os clientes da Unitel efectuem e recebam chamadas a partir do Iraque, como se estivessem em Angola, assim como os utilizadores no Iraque passam a usufruir do serviço de roaming em Angola.


Ganda, 21 de Fevereiro de 2011 - A circulação de pessoas e bens no troço rodoviário Ganda/Alto Catumbela e vice-versa, 201 quilómetros sudeste da cidade de Benguela, foi retomada domingo último, após intervenção de uma empresa de construção. A Angop soube que máquinas da referida empresa, provenientes da província do Huambo, trabalharam na noite de sábado visando repor a circulação no referido troço.


Ganda, 19 de Fevereiro de 2011 - A circulação de pessoas e bens no troço rodoviário Alto Catumbela/Ganda, 201 quilómetros sudeste da cidade de Benguela, está interrompida desde quinta-feira última, em consequências das fortes chuvas que se registam nos últimos dias na região.
A Angop constatou hoje no local, que cerca de 150 viaturas, incluindo autocarros de passageiros provenientes das províncias de Benguela, Huambo e Bié, estão neste momento enterrados na área de Catenga, 15 quilómetros da sede municipal da Ganda.
Abordados pela a Angop, um dos camionistas António Vicente, lamentou as péssimas condições que se encontra este troço da estrada nacional 260, tendo apelado as autoridades competentes do governo a dar uma solução rápida da questão. Os camionistas responsabilizam a empresa Odebrechet como empreiteiro das obras de asfaltagem do troço rodoviário Caála (Huambo) /Ganda (Benguela) pelos atrasos que se verificam na sua conclusão.


Bailundo, 11 de Fevereiro de 2011 - A Fundação Pepino ofertou esta quinta-feira, na vila do Bailundo, província do Huambo, bens de primeira necessidade para atenuar as carências dos munícipes. Dos bens doados constam fertilizantes, peixe, sal e material desportivo. O acto de entrega, presidido pelo patrono da fundação, o veterano ciclista Aberto Silva Pepino, foi testemunhado pelo governador da província, Fernando Faustino Muteka, e membros do seu executivo. Na ocasião, o patrono da Fundação Pepino informou que a doação se enquadra nas acções de promoção dos Objectivos do Milénio e também ajudar as autoridades governamentais a reduzirem gradualmente algumas carências da população.


Kuito, 10 de Fevereiro de 2011 - O governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, enalteceu esta quarta-feira, na cidade do Kuito, o empenho do ciclista Alberto Pepino, pelo seu contributo na massificação do ciclismo ao nível do país e na sensibilização dos jovens para sua aderência a modalidade. O governante teceu estas considerações à imprensa local, após um encontro de cortesia com aquele atleta que se encontra desde hoje na província do Bié, com a sua caravana no âmbito do troféu denominado "Pepino pelos objectivos do Milénio". Álvaro Manuel de Boavida Neto mostrou-se satisfeito pelo contributo positivo de Alberto Pepino e exemplos que tem dado nos resgates de valores éticos, morais, patriótico e desportivos.

"O senhor Pepino é um herói vivo, por aquilo que tem mostrado em diversas competições mundiais, elevando o nome de Angola, numa altura que o país está em franco desenvolvimento no domínio da reconstrução nacional", destacou o governador.

Actualmente com 91 anos de idade, Alberto Silva nasceu em Benguela, a 24 de Outubro de 1919, e iniciou a sua carreira desportiva no Clube Portugal de Benguela, hoje Nacional da mesma província, aos nove anos de idade.
Nessa altura, Pepino jogava como defesa direito da equipa de futebol do Clube Portugal de Benguela até aos 18 anos. Dadas as suas qualidades futebolísticas deixou o Nacional e transferiu-se, em 1941, para o Ferroviário do Huambo, trabalhando em simultâneo como marceneiro, nas oficinas do Caminho-de-Ferro de Benguela.
Como futebolista foi escolhido várias vezes para a selecção do Huambo. No período de 1954 a 1955 fez duas voltas a Angola em bicicleta.
Em 1965, deixou o futebol e começa a praticar ao mesmo tempo ciclismo e atletismo. Desde então, tem organizado a sua vida como desportista, sempre pensando no próximo.


Huambo, 8 de Fevereiro de 2011 - O coordenador do núcleo de ciclismo na província do Huambo, Luciano Luís, elogiou hoje, terça-feira, nesta cidade, o desempenho dos sete corredores locais que desde o dia 01 deste mês estão a participar na primeira edição do troféu "Pepino", que fez disputar esta segunda-feira a sua quinta etapa num percurso de 118 quilómetros, entre a vila municipal do Tchindjendje e a cidade do Huambo, capital da província. Salientou que a prestação dos corredores do Huambo nesta competição, que encerra no próximo dia 13, está a superar as expectativas não apenas dos organizadores do troféu, mas também dos demais corredores.


Ganda, 2 de Fevereiro de 2011 - O sector da Educação no município da Ganda, 201 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, vai contar neste ano lectivo com 20 novas salas de aulas, fruto da reabilitação, construção e apetrechamento de infra-estruturas escolares na região. De acordo com o chefe da repartição municipal de Educação, Ciência e Tecnologia na Ganda, Abel Ferreira de Sousa, as salas estão localizadas na comuna da Chimboa e na zona periférica da sede municipal. Avançou que este numero faz parte de uma rede escolar de 188 unidades de ensino disponíveis no município, para atender cerca de 64 mil alunos matriculados do ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário na região.

Disse que, destas escolas, 27 são de construção definitiva e as restantes erguidas por ONG e comunidades, de forma rudimentar, e outros espaços alternativas, como as igrejas ou capelas, jangos e debaixo das arvores.


Ganda, 1 de Fevereiro de 2011 - Uma comissão encarregue de atender questões inerentes ao processo de cedências de terrenos habitacionais e de fomento da produção agrícola no município da Ganda, 201 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, foi criada segunda-feira, em reunião do executivo local. A comissão é coordenada pelo chefe da repartição municipal da Justiça, Boaventura Adriano, e integra representantes dos sectores da habitação, planeamento e fiscalização da administração, agricultura, polícia e regedoria. A mesma está sob supervisão do administrador adjunto local, Bartolomeu Dumbo. Durante a reunião, orientada pelo seu administrador, Caetano Mateus Lopes, o executivo da administração municipal da Ganda analisou o cumprimento das decisões do último encontro, tendo discutido e aprovado o relatório anual de 2010.


Benguela, 29 de Janeiro de 2011 - O administrador municipal da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, Caetano Lopes, reconheceu hoje que a insuficiência de verbas, associada à crise financeira mundial, inviabilizou a implementação de projectos de impacto social na região no ano prestes a findar. Falando na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, o responsável considerou negativo o balanço sobre a execução de projectos em carteira para 2010 e prometeu desencadear acções tendentes a mudar o quadro em 2011, recuperando o que ficou por se fazer.

"Não foi possível realizar tudo que estava previsto no quadro da implantação do programa de investimento público, alguns momentos bons foram registados em 2010 e outros maus também se fizeram sentir na vida das pessoas, assim como da própria instituição", disse.
Considerou menos bom o processo de expansão da educação, a assistência sanitária nalgumas zonas, o saneamento básico, energia eléctrica e fornecimento de água no município. A não reabilitação de vias de acesso as sedes comunais e povoações, as inundações de campos agrícolas e destruição de pontes foram igualmente consideradas factores desestabilizadores.


Ganda, 26 de Janeiro de 2011 - Cinquenta famílias estão actualmente desalojadas em consequência do desabamento de dez residências, causadas pelas fortes chuvas que se registam nos últimos dias no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela.
Segundo o responsável municipal do sector da Assistência e Reinserção Social na Ganda, Paulino Jacinto, a destruição das casas provocou ferimentos graves a seis pessoas que recebem tratamento no hospital local.
O responsável revelou que, desde o seu início, em Outubro do ano transacto, a chuva danificou já 182 residências que ficaram sem cobertura, tendo afectado 793 pessoas. Os bairros mais afectados foram Mustivi-Tchissamba, Boa Esperança, Atuqui, França, Dois Indongo e povoação da Katima (sede da Ganda) e nas Vacarias (Alto Catumbela).
Frisou que o sector da Assistência e Reinserção Social apoiou, na primeira fase, 15 famílias dos bairros do Mustivi e Esperança, com produtos como farinha de milho, feijão, cobertores, baldes para reservas de água e chapas de zincos.


Ganda, 24 de Janeiro de 2011 - Pelo menos cento e cinquenta jovens abrangidos pela lei geral do cumprimento do serviço militar obrigatório foram já recenseados, desde o início do processo, a 10 deste mês, no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, no âmbito do processo de recrutamento e mobilização em curso no país.
De acordo com o chefe do posto de recrutamento e mobilização da Ganda, Pedro Bernardo, que não avançou a previsão de jovens a serem registados, os jovens maiores de 18 anos de idade têm afluído em massa os postos de recenseamento, cujo processo termina a 28 de Fevereiro próximo.


Luanda, 22 de Janeiro de 2011 - O anúncio segundo o qual Angola produziu cerca de 590.162.163 barris de petróleo bruto, de Janeiro a Novembro de 2010, constitui destaque do noticiário económico dos últimos sete dias.
Segundo o titular da pasta dos Petróleos, José Maria Botelho Vasconcelos, que falava no acto de cumprimentos de ano novo, no mesmo período foram igualmente produzidos 6.263.792 barris de gás de cozinha (LPG).
Em termos de exploração, disse o ministro, foram realizados vários programas de aquisição sísmica de linhas sísmicas Bidimensional (2D), 3D e 4D, respectivamente, e perfurados um total de 21 poços de exploração, dos quais seis descobertas de petróleo e duas de gás. Ainda segundo o ministro, o Governo angolano mantém o objectivo estratégico de concluir a construção da nova Refinaria do Lobito em 2015, cuja comissão executiva está constituída desde Julho de 2010.


Ganda, 21 de Janeiro de 2011 - Cerca de duzentas vagas estão disponíveis para novos alunos, no presente ano lectivo académico, na escola do segundo ciclo do ensino secundário (Puniv), no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, com prioridades para as idades compreendidas entre 15 e 20 anos.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o director da instituição, Félix Cubango, revelou que o processo de inscrição que decorreu de 10 a 14 do mês em curso foi prolongado devido a ausência dos alunos com idade exigida na base do regulamento do Ministério da Educação. "Até a semana passada tinham aparecido poucos candidatos nas condições exigidas, os alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, facto pelo qual se prorrogou a data de inscrição que termina hoje, sexta-feira, abrindo assim vagas para os estudantes com 25 a 30 anos de idade", disse.
Frisou que no município da Ganda existem poucos alunos que terminam o primeiro ciclo com as idades exigidas para candidatura no ensino médio, forçando a instituição admitir adultos fora de idade escolar, cujo número é elevado.
Segundo o responsável, a escola do segundo ciclo, dispõe-se 13 professores licenciados em ciências de educação, bacharéis na área teológica sem formação pedagógica e técnicos médios, precisando de pelo menos 40 professores, para cobertura da área de ciências físicas e biológicas, que instituição carece desde sua criação em Maio de 1999, uma vez que não existe um docente nestas especialidades.
Apontou como preocupação da instituição, o estado actual de degradação do estabelecimento composto por sete salas de aulas, no total de 21 turmas, a funcionar em três turnos, que desde a sua criação nunca beneficiou de obras de restauro e apetrechamento.
Disse que a par desta situação, existe um plano director da Administração Municipal apresentado ao Governo Provincial na perspectiva da reabilitação da instituição na Ganda.
Realçou que nos últimos dois anos, foram criadas seis salas anexas na sede municipal, com previsão este ano lectivo de alargar-se para nove, além das três que já funcionam desde ano transacto na vila do Alto Catumbela, comuna da Babaera.

Entretanto, frequentarão o presente ano lectivo na escola do segundo ciclo do ensino secundário, cerca de 3.350 alunos, dentre os existentes e novatos que serão assegurados por 50 professores. Esta instituição do ensino médio colocou no final do ano lectivo findo no mercado de emprego cerca de 382 finalistas.


Luanda, 20 de Janeiro de 2011 - A instalação do novo cabo submarino, que ligará a África do Sul a Inglaterra tendo como ponto de amarração Angola, poderá resolver os problemas das comunicações do país, principalmente as internacionais, quer de dados, de voz e outros, disse hoje o ministro angolano das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.
Em declarações à imprensa, no final da visita à Estação do Cabo Submarino em Sangano, município da Quissama, província do Bengo, o responsável disse que espera no final da implementação projecto que haja mais capacidade para cobrir as necessidades do país e resolver os problemas das comunicações.
O cabo será estendido a Angola no próximo mês de Fevereiro, mas apenas no primeiro trimestre de 2012 estarão disponíveis os serviços a serem prestados a partir da Estação Terminal pela Angola Cable, gestora do projecto.

O projecto do cabo submarino é uma parceria pública privada, entre o Estado - representado pela Angola Telecom, e os operadores Movicel, Unitel, Mundo Sartel e Mstelcom. Angola já tem um cabo submarino de comunicações (Sat3). Em relação ao novo, a grande diferença é que este possui maior capacidade.


Ganda, 19 de Janeiro de 2011 - 1.731 docentes do ensino primário e do primeiro ciclo de formação geral terminaram sexta-feira, no município da Ganda, 201 quilómetros a Sudeste da cidade de Benguela, a participação num seminário sobre reforma educativa e acção metodológica pedagógica, aberto segunda-feira última. A acção formativa visou uniformizar matérias baseadas nos termos da nova metodologia de ensino e aprendizagem das aulas práticas participativas dos alunos, conteúdos de cada disciplina e classe.

Os participantes ao seminário, ministrado por quadros seniores do sector municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, debruçaram-se durante cinco dias sobre o plano de aulas, metodologia da matemática, sistema de avaliação e revisão dos programas do ensino primário.


Ganda, 19 de Janeiro de 2011 - Mais de cinco milhões de kwanzas, provenientes do arrendamento de imóveis habitacionais e para fins económicos, foram arrecadadas para os cofres do Estado, durante o ano passado, pelo sector da Habitação e Urbanismo, no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, um aumento de 55 porcento relativamente ao ano de 2009.

Em declarações hoje à Angop, o responsável do sector da Habitação na Ganda, Celestino Chipepe, afirmou que, do montante, 2.045.822 kwanzas resultaram da alienação de imóveis para fins habitacionais, 1.839.600 kwanzas da venda para fins comerciais e 1.477.754 de kwanzas resultaram da alienação com base da lei de venda do património estatal.

Celestino Chipepe considerou positivo o balanço efectuado em termos de arrecadação de receitas em 2010, tendo lamentado o estado de conservação dos imóveis por parte dos inquilinos, que não se preocupam na sua reparação para o melhoramento do aspecto físico das residências. Salientou que durante o ano findo foram abatidas quatro casas em termos habitacionais e seis para fins comerciais baseando na lei 29/92, enquanto 16 outros imóveis foram alienados em regime de amortização na base da lei 19/91 de 25 de Maio.

Mostrou-se preocupado com a existência de 45 inquilinos concorrentes na compra de imóveis habitacionais, cujos processos foram aprovados pelo ministério de tutela desde 2002 e até ao momento os mesmos não regularizaram junto do sector da habitação os seus pagamentos, correndo o risco de serem penalizados.
Segundo o responsável, o sector da Habitação na Ganda perspectivou para o presente ano a implementação do projecto de construção dirigida, baseado no programa nacional do governo para um milhão de casas.
Para o efeito, foram criadas reservas fundiárias suficientes para implementação deste programa que aguardam das estruturas provinciais e centrais para entrar na sua execução cabal.

O sector da habitação controla actualmente em termos de arrendatário no município da Ganda 282 imóveis, dos quais 110 para fins económicos.


Ganda, 19 de Janeiro de 2011 - A circulação de pessoas e mercadorias no troço rodoviário entre a sede municipal da Ganda/vila do Alto Catumbela/Babaera, 201 quilómetros a sul da cidade de Benguela, está interrompida há mais de três dias, em consequência da chuva registada nos últimos dias na região. Segundo constatou a Angop, a corrente da água da chuva criou ravinas na estrada nacional 260, na área de Kaissome (Alto Catumbela), impedindo assim toda a circulação rodoviária.

Face a esta situação, mais de 25 viaturas provenientes das províncias do Huambo e Bié e outras de Benguela estão paradas no local. A administração municipal da Ganda e comunal da Babaera disponibilizaram já dois tractores e pessoal, que trabalham desde segunda-feira última no local para solução da questão.
Segundo o chefe do Centro de Documentação e Informação da administração, Jaime Moço, com o interregno das chuvas há 24 horas, tudo está a ser feito para que até esta semana seja criada uma passagem alternativa para permitir a circulação rodoviária no troço entre Benguela/Huambo via Ganda.
O atraso registado na execução das obras de asfaltagem dos 18 quilómetros da estrada do Alto Catumbela à sede da Ganda, e paralisadas há cerca de um ano, é apontado como a causa do estado do troço.


Ganda, 10 de Janeiro de 2011 - O responsável do sector da Cultura no município da Ganda, 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, Júlio António Camilo, defendeu neste fim de semana a necessidade do resgate dos valores culturais no seio da juventude, visando continuar a sua preservação. Falando no acto que marcou o Dia da Cultura Nacional, assinalado a 8 do mês em curso, Júlio António Camilo considerou que o resgate dos valores culturais servirá igualmente para manter activo os hábitos e costumes deixados pelos mais velhos da região.

Júlio António Camilo apelou ainda a camada juvenil a preservar os valores culturais, baseado na tradição e no sistema costumeiro local. O acto, assistido por responsáveis do Governo local, entidades religiosas, entidades tradicionais e convidados, foi abrilhantado por várias actividades músico-culturais, como exibição e apresentação dos grupos de dança "Os Lambas" e "Os Mungoma",numa acção promovida pelo Sector Municipal da Cultura. Durante o evento, os jovens locais interpretaram igualmente algumas canções baseadas nas letras de cantores da praça como Justino Handanga, Pérola, Matias Damásio e outros.




Ver também Notícias de 2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002

Páginas Relacionadas:

Notícias de Angola
Desminagem - Trabalho de Herois.  O número total de vítimas de minas em Angola não é conhecido. O governo angolano estima que existam 80.000 sobreviventes de minas em Angola, o que corresponde a 78% das pessoas portadoras de necessidades especiais. Aproximadamente dois terços dos sobreviventes estão concentrados em Luanda.
Na Província do Huambo, uma única ONG tem a seu cargo 2.500 vítimas.

Em 2010 foram reportados 42 acidentes com minas, que resultaram em 18 mortos e 24 feridos, um crescimento significativo relativamente ao ano de 2009 em que foram reportados 28 acidentes com minas, que resultaram em 8 mortos e 18 feridos. Em 2008 os casos foram 52, com 23 mortos. Em 2006 tinham sido reportados 134 casos com 23 mortos e 111 feridos e em 2005 mais de 250.
Setenta e seis tipos diferentes de minas antipessoais oriundas de vinte e dois países foram descobertas e reportadas em Angola. Nenhuma era de produçao nacional. Entre Outubro e Dezembro de 2006, em cerimónias públicas, foram destruídas em Luanda 81.045 minas. O Plano Estratégico Nacional prevê a eliminação das minas até Janeiro 2013.